A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério."— Transcrição da apresentação:

1 Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério

2 Questão 1 - Assinale a alternativa em que o emprego do verbo dar se aproxima mais da maneira como é empregado no trecho: Houve um tempo em que minha janela dava para um canal. (A) Às vezes, minha imaginação dava com ela a sorrir ao meu lado. (B) Faz um ano que seu amigo não dá sinal de vida. (C) Deu na televisão que vai chover amanhã à tarde. (D) No final da corrida, Felipe Massa deu tudo o que pôde. (E) É preciso dar andamento àquele seu projeto.

3 Questão 2 – Assinale a alternativa em que as frases não ficam corretamente preenchidas com a palavra colocada entre parênteses. (A) Estava ___ a porta e as janelas. (aberta) (B) Encontramos ___ a sala e os quartos (ocupados) (C) Seria ___ muita paciência e cuidado. (necessária) (D) Tinha talento e habilidade ___ . (rara) (E) O 3º e o 4º ___ foram os mais aplaudidos. (lugares).

4 Questão 3 – Acerca do pronome relativo e do emprego da preposição, julgue as sentenças seguintes como verdadeiras (V) ou falsas (F) conforme a regência e, a seguir, marque a alternativa CORRETA. O termo a que me refiro é o não-índio. (B) A maneira por que a índia Margarida falava era comovente. (C) Não se pode adotar conceitos pelos quais não se concorda. (D) Há ocasiões sobre as quais é difícil ser o “outro”. (E) Eles chegaram ao país de que eram donos.

5 Questão 4 – Leia atentamente as charges para responder à questão.
Sobre a concordância verbal nas frases Vendem-se votos e Admite-se faxineiros com experiência, analise as afirmativas. I - A concordância do verbo com o sujeito na frase Admite-se faxineiros com experiência desobedece intencionalmente às normas da escrita padrão visando tornar a linguagem um traço característico da situação retratada. ________________________________________________________________________________________________________________ II - A indefinição da pessoa que vende votos (charge I) é marcada pela presença do se, índice de indeterminação do sujeito, o que torna a concordância verbal inadequada. III - Como a charge I insere-se num contexto sócio-político, a concordância entre verbo e sujeito é ideológica, subentendendo a ideia de coletivo. IV - Se uma instituição de ensino fosse exibir um cartaz com a frase da charge II, deveria reescrevê-la da seguinte forma: Admitem-se faxineiros com experiência. Estão corretas as afirmativas a) II, III e IV, apenas. b) I e IV, apenas. c) III e IV, apenas. d) I, II e III, apenas. e) I, II, III e IV.

6 Questão 5 – Analise as frases:
Essa é uma boa descrição da nova reforma ortográfica que o Brasil cogita implementar já a partir do ano que vem (...) E, em termos qualitativos, de fato o é. Assinale a alternativa que explica o valor da palavra “o” nas duas frases em que aparece. (A) Na primeira frase, em seu uso, a palavra “o” acompanha a palavra que a segue, atualizando-a; na segunda, refere-se a um termo da oração anterior, substituindo-o. (B) Na primeira frase, a palavra “o” representa um emprego especial de generalização do nome que acompanha e, na segunda, um modo específico do verbo. (C) Na primeira frase a palavra “o” representa vários modos de caracterizar o Brasil e, na segunda, ela dá ênfase à forma verbal “é”. (D) Na primeira frase a palavra “o” tem a função de indicar algo que foi declarado anteriormente e, na segunda, aplica-se a uma quantidade indeterminada. (E) Na primeira frase a palavra “o” exprime uma relação de posse e, na segunda, exprime uma quantidade indeterminada.

7 Questão 6 - No capitalismo clássico, os impostos que recaíam sobre os salários o faziam de uma forma sempre indireta. - o pronome o: tem valor corretivo e retoma o termo salários. (B) é complemento nominal e retoma o sujeito os impostos. (C) é complemento verbal e retoma a informação recaíam sobre os salários. (C) é complemento verbal e retoma a expressão os impostos. (D) tem valor explicativo e retoma o termo capitalismo.

8 Questão 7 - Leia os versos abaixo, retirados da letra de uma música composta por Carlinhos Brown e Marisa Monte, e a seguir, leia as afirmações abaixo: I. Pela gramática normativa tradicional, os dois primeiros versos da estrofe acima seriam corretamente expressos como: “Deixa-me dizer que te amo / Deixa-me pensar em ti”. II. Partindo-se da constatação de que em relação ao uso cotidiano da língua VOCÊ substitui TU, e sabendo-se que o artista dispõe da chamada licença poética para produzir sua peça, é aceitável a não uniformidade de tratamento nos dois versos iniciais. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ III. Em “Deixa-me dizer que te amo”, o pronome me exerce duas funções sintáticas ao mesmo tempo: a de sujeito do infinitivo e a de objeto indireto do imperativo. IV. A construção “eu te amo”, presente no primeiro verso citado, contraria a gramática tradicional, que exige a forma “eu a amo” ou “eu o amo”. Assinale a alternativa CORRETA: (A) Apenas I e II estão corretas. (B) Apenas III e IV estão incorretas. (C) Apenas I, II e IV estão corretas. (D) Apenas I está incorreta. Deixa eu dizer que te amo Deixa eu pensar em você Isso me acalma, me acolhe a alma Isso me ajuda a viver


Carregar ppt "Língua Portuguesa Prof.ª. Cleir Silvério."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google