A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relação Obsessiva Jean François Millet ( )

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relação Obsessiva Jean François Millet ( )"— Transcrição da apresentação:

1 Relação Obsessiva Jean François Millet (1814-1875)
Vincent van Gogh (1853 – 1890)

2 Foi aos 22 anos de idade que Vincent van Gogh descobriu, sem querer, a obra de Millet, poucos meses depois de sua morte. Todavia, sua admiração por ele aumentaria ao longo do tempo, cada vez mais. "Millet é o guia e o conselheiro para os jovens pintores", diria ele numa de suas carta a Theo van Doesburg.

3 “Os primeiros passos” - Millet - 1853

4 “Os primeiros passos” - Van Gogh - 1890

5 “A siesta” - Millet

6 “A Siesta” - Van Gogh

7 Van Gogh não tinha escrúpulos ao reivindicar suas cópias de Millet, tal como Delacroix havia feito com as de Rubens, ou como Manet e Degas com as de Velázquez. "Alguns copiam e outros não, eu comecei por acaso e sinto que sempre se aprende e se encontra consolo e companhia na obra do outro”, dizia Van Gogh se iniciou na pintura copiando primeiro a Delacroix, a Rembrandt, a Doré, mas todos esses seriam substituídos definitivamente por Millet quando tomou conhecimento de seus quadros.

8 “Mulher con rastilho” Millet

9 “Mulher con rastilho” Van Gogh

10 “O Semeador” Millet

11 “O Semeador” Van Gogh

12 Van Gogh, maravilhado com
“O Semeador”, fez oito óleos com esse motivo, reconhecendo, depois, a seu irmão Theo que “desistiu porque nunca poderia alcançar ‘O Semeador’ de Millet".

13 “O Lenhador” Millet

14 “O Lenhador” Van Gogh

15 Van Gogh considerava que copiar o motivo do quadro de outro não supunha deixar de criar, ao mesmo tempo, uma nova obra e a sua teoria não é difícil de entender se se comparam suas cores vivas e sua riquíssima técnica impressionista ao classicismo e às cores obscuras de Millet. Seu toque pessoal é inegável ainda mais nas obras que mais se parecem com as de seu mestre. Técnicamente sua percepção da luz, a utilização audaciosa das cores pouco tinham que ver com o trabalho de Millet.

16 “Os tosquiadores de ovelhas”
Millet

17 “Os tosquiadores de ovelhas”
Van Gogh

18 “Dois Lavradores” Millet

19 “Dois Lavradores” Van Gogh - 1889

20 “A caminho do trabalho” Millet - 1855

21 “A caminho do trabalho”
Van Gogh

22 Dos 870 quadros que deixou ao morrer, uma maioria das obras de Van Gogh foram cópias de motivos de Millet, ainda que em determinado momento, seu mimetismo com o seu mestro foi tão grande, que chegou a pintar uma obra muito similar a outra deste, ainda que nunca se tenha chegado a ver nem a se ouvir falar desse original, tal como sucedeu com a obra: “La Nuit ètoilée” (A noite estrelada)

23

24

25 Tradução para o português:
R. Soares-Gomes


Carregar ppt "Relação Obsessiva Jean François Millet ( )"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google