A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Olga Mendonça PPS 2008 Apresenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Olga Mendonça PPS 2008 Apresenta."— Transcrição da apresentação:

1 Olga Mendonça PPS 2008 Apresenta

2 Segundo a Tradicional Medicina Chinesa
Série Nossos Órgãos Segundo a Tradicional Medicina Chinesa

3 Este é um material para estudo e reflexão. Leia-o quando tiver tempo,
pois é longo. Relaxe. A transição é automática. Ligue o som.

4 Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu
bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor e ficará surpreso com o que vou lhe contar sobre mim!

5 entre o final do estômago e o Ceco, uma válvula que
Sou um tubo oco e enrolado, que mede de 6 a 9 m de comprimento, por 4. 5 cm de diâmetro, compreendido entre o final do estômago e o Ceco, uma válvula que se comunica com o Intestino Grosso.

6 Estou unido pela Lei da Polaridade ao coração,
meu órgão complementar Yin. E como já foi dito por ele, estamos ambos associados ao Elemento Fogo e à cor vermelha!

7 Minha função em seu corpo
é digerir e absorver o alimento que você ingeriu...

8 Também exerço uma função digestiva secreta, energética, pouco conhecida no mundo ocidental, responsável por sua saúde, bem estar e longevidade! ...curioso?

9 Vou lhe falar primeiro de meu trabalho físico,
Calma! Vou lhe falar primeiro de meu trabalho físico, que tem aspectos surpreendentes e creio, lhe será útil entendê-lo melhor !

10 Comecemos pelo meu nome...
Nunca entendi porque todo mundo me chama de Intestino Delgado, se sou tão comprido! Em inglês, a incoerência é maior – “small intestine”!... Eu...? Pequeno...?

11 Como posso ser considerado “pequeno”, se desenrolado, tenho 5 vezes a sua altura?!

12 Qual é a função de um comprimento tão longo?
E falando nisso, você já se perguntou porquê motivo a Natureza lhe deu um intestino delgado maior que você? Qual é a função de um comprimento tão longo?

13 Estou dividido em 3 partes:
A resposta está nas partes que me compõem, projetadas pela “Sabedoria do Corpo” para mantê-lo saudável...e feliz! Estou dividido em 3 partes: Duodeno, Jejuno, Íleo.

14 É por ela que o Estômago esvazia o Quimo em mim.
Minha parte inicial tem um comprimento de doze  polegadas, daí o nome Duodeno, que em latim, quer dizer “doze dedos” e começa logo em seguida  à válvula do estômago, “piloro”,  cujo significado  é  “porteiro”. É por ela que o Estômago esvazia o Quimo em mim.

15 A digestão do Quimo, ocorre predominantemente no Duodeno, sob o comando do Estômago, com a ajuda de minhas enzimas – o Suco Entérico - do Suco Pancreático, fabricado pelo Pâncreas, e da Bile, produzida no Fígado e armazenada na vesícula biliar.

16 As ações metabólicas que aí acontecem, transformam o QUIMO em partículas microscópicas;
ele agora passa a se chamar QUILO e será conduzido ao Jejuno pelos meus movimentos peristálticos.

17 A Peristalse é como uma onda do mar, que me permite misturar os alimentos e empurrar o Quilo para baixo e para frente, sempre no sentido anal. Estas ondas ocorrem em qualquer parte de minha estrutura e aumentam acentuadamente depois das refeições.

18 O produto final da digestão será impulsionado até chegar ao Jejuno, onde finalmente, poderá atravessar minhas paredes...

19 O Jejuno se segue ao duodeno e significa “jejum”.
Os antigos observaram que esta minha parte apresentava-se nas autópsias, sempre vazia ou em jejum, daí a origem do nome... 

20 O Jejuno é minha parte favorita, a mais milagrosa, humilde, abnegada e também a mais  privilegiada!
Todos os alimentos que você come têm grande variedade de bactérias, que são destruídas  pelo ácido clorídrico do estômago.  O  jejuno tem menos bactérias, por isso mesmo está menos sujeito a tumores e cânceres, é muito educado, soltando menos gases que o intestino grosso…

21 É na mucosa do meu jejuno, que acontece o “milagre” de sua digestão!
Minha parede interna é composta  por  pregas com milhões de  velosidades (vili ou ‘pelos’) semelhantes  a “dedos”  microscópicos com o tamanho de 0.5 a 1.5  milímetros. O jejuno possui o número incrível de mais de QUATRO MILHÕES de velosidades !

22 Minhas velosidades têm nervos,  artérias e veias pequeníssimas  e até canais especiais chamados linfáticos  para  transportar as gorduras.  Mais curioso ainda, é que cada velosidade está coberta por outros tantos milhões de velosidades pequeníssimas,  ou “dedinhos’  ainda  mais microscópicos! 

23 Tudo isto tem por finalidade aumentar a área total de reabsorção dentro de mim,
criando assim uma superfície equivalente a um  campo de tênis dentro da sua barriga!

24 É através destas velosidades que as  partículas microscópicas do Quilo - proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais - são reabsorvidas, para  poderem  entrar na sua circulação. 

25 Ainda nessa área fenomenal do Jejuno, eu faço a  seleção meticulosa das várias partículas microscópicas dos alimentos e determino a velocidade com que elas podem entrar na sua circulação!  Não é extraordinário?

26 Vamos comparar o processo de reabsorção a uma auto-estrada.
Assim como os automóveis, os componentes do Quilo atravessam minha mucosa em pistas com duas velocidades. 

27 mais rápida será a sua reabsorção.
A velocidade depende do tamanho  das partículas alimentares; quanto menores elas forem, mais rápida será a  sua reabsorção. Os alimentos refinados seguem viagem sem parar, enquanto os alimentos  não-refinados são reabsorvidos mais lentamente. É  na velocidade da reabsorção dos alimentos, que está o segredo de sua boa forma!

28 a qual será armazenada em suas ancas, cintura e em volta da barriga...
Os alimentos refinados quando entram em sua circulação, elevam o nível de açúcar no sangue, obrigando o Pâncreas a descarregar insulina e transformar o excesso do açúcar em GORDURA, a qual será armazenada em suas ancas, cintura  e  em volta da  barriga...  Isso faz você ganhar peso e... pneus! 

29 O Quilo é conduzido ao Fígado pela veia Porta, para que as substâncias tóxicas sejam metabolizadas.
Depois o sangue enriquecido é levado pelos vasos sanguíneos e linfáticos à todas as células do seu corpo, onde os nutrientes serão assimilados e usados na construção do organismo e no fornecimento de energia!

30 até serem expelidos como fezes, pela evacuação.
Os componentes não digeridos do Quilo, as fibras, bactérias e restos celulares da minha mucosa, são levados pela minha parte final, o Íleo, para o Intestino Grosso (cólon), mantendo-se lá por um ou dois dias, até serem expelidos como fezes, pela evacuação.

31 Agora, finalmente, vamos falar sobre o papel energético que exerço em seu corpo, um segredo antes só conhecido pelos Taoístas!

32 Segundo eles, estou localizado exatamente no centro
do seu corpo e ligado ao Chakra do Umbigo – o Plexo Solar - um ponto primordial do Chi Original que alimenta seu corpo, mente e espírito. Chamado Tan Tien pelos orientais, esse centro é ao mesmo tempo um gerador e um depósito de energias.

33 Uma função muito semelhante ao processo
O Tan Tien recebe, processa e transforma as Energias dos Planos Universal, Humano e da Terra, em Energia Vital para o corpo. Uma função muito semelhante ao processo digestivo físico!

34 Na filosofia Taoísta, o Tan Tien, é chamado o “Campo da Medicina”!
Para você desfrutar de uma saúde vibrante, as energias dessa “Usina de Força” precisam fluir com vigor através de seus vasos e canais, porque são elas que alimentam a Sabedoria do Corpo, a capacidade natural de auto-cura do seu corpo!

35 Estando você sentado, de pé ou andando, seu equilíbrio depende dele!
O Centro do Umbigo também é o centro da gravidade física. O corpo se movimenta em torno dele. Estando você sentado, de pé ou andando, seu equilíbrio depende dele!

36 energéticas, assim como o fazem os centros do
Espiritualmente, o Tan Tien é o centro da alquimia interior, capaz de transformar freqüências energéticas, assim como o fazem os centros do coração e da cabeça...

37 Seu abdômen precisa estar livre de congestões e tensões, para que a energia do Centro do Umbigo possa entrar e sair facilmente de seu corpo. Sou responsável justamente, por manter essa área limpa, livre de toxinas e de tensões emocionais!

38 Sabe aquela raiva que você sentiu, a ansiedade,
a tristeza, o medo ou a preocupação que lhe dominaram durante o dia? Os diferentes estados emocionais também brotam do seu Plexo Solar, e se descarregam sobre mim. Meu papel secreto é digerir essas emoções!

39 Por isso na Medicina Chinesa sou chamado “Cérebro Abdominal”!
Não é surpreendente que você possua em sua barriga, um órgão que tem cérebro?!

40 Sou um órgão inteligente e muito dedicado a você!
Perda Dor Resíduos Sou um órgão inteligente e muito dedicado a você! No entanto, você precisa me ajudar! É muito importante que procure lidar com suas emoções e possa exteriorizá-las o máximo possível, para viabilizar o meu trabalho!

41 Assim, terminada a digestão do seu jantar,
poderei digerir os resíduos das emoções que teve durante o dia ! Através dos movimentos peristálticos, enquanto você estiver dormindo, dissiparei o que sobrou da tensão emocional descarregada sobre mim e, na manhã seguinte, você acordará bem disposto!

42 Mas se você é acostumado a engolir sapos,
vive reprimindo suas emoções e engolindo a raiva, a dor e o choro, ou se deixando dominar pela ansiedadee a angústia, as emoções negativas vão se acumulando dentro de mim e a carga se tornará excessiva! Sobrecarregado, não conseguirei digeri-las!!

43 O resultado é que as emoções acumuladas vão se condensando dentro de mim e se transformando em “Couraças Viscerais”, as quais provocam nós, emaranhados e contrações em meus tecidos...

44 A raiva contrai meu lado direito, perto do Fígado;
a preocupação afeta meu lado superior esquerdo, perto do Baço; a ansiedade e a impaciência, minha parte alta, perto do Estômago; a tristeza, as laterais inferiores, perto dos Pulmões; o medo, as regiões mais baixas e profundas, perto dos Rins...

45 As “Couraças Viscerais” me enchem de toxinas,
bolhas de gás, líquidos, me tornam pesado, flácido, saliente, e impedirão o Centro do Umbigo de abastecer seu corpo de energia. Enfermo e fraco, provocarei diversos distúrbios em seu organismo e sistemas!

46 Se eu estiver incapaz de digerir suas emoções, você ficará sujeito à somatizações!
Assim, após uma briga, por exemplo, a descarga da raiva pode acontecer em qualquer parte do seu corpo e você sentirá... diarréias, dores de cabeça, de estômago, na nuca, náuseas; poderá pegar uma gripe, urinar frequentemente, ficar deprimido, ter erupções cutâneas ou pressão alta...

47 Se eu estiver dilatado e pesado, a velocidade de sua digestão diminui, a função de absorção é prejudicada e mesmo que você se alimente bem, pode ficar subnutrido. Também posso pressionar o fluxo sanguíneo do baixo-ventre, favorecendo o surgimento de veias hemorroidais e varicosas, e distúrbios menstruais...

48 O meu peso também pode pressionar sua coluna, aumentar excessivamente a curvatura lombar,
estirar seu diafragma, deformar a caixa torácica, contrair seus músculos intercostais, formar muco em seus pulmões, enfraquecer o sistema linfático...

49 A tensão emocional acumulada em mim,
com o tempo, se transformará em “Couraças Musculares”, que é a rigidez crônica em suas costas, tórax e pernas... E seu abdômen intoxicado, poderá virar um depósito de gorduras, massas, inchaços, nervos retorcidos, caroços e tumores...

50 O Chi Nei Tsang e orientação dietética, tem se mostrado efetivos para curar toda congestão, intoxicação, estagnação, e fazer o meu chi voltar a fluir livremente. A Massagem dos Órgãos Internos vai ajudar-me a digerir as energias e traumas emocionais, desmanchar os nós e emaranhados de seu abdômen e eliminar as toxinas que nos envenenam !

51 O calor excessivo no coração pode ser transferido
Além dos problemas provocados pela toxidade das emoções, estou sujeito aos desequilíbrios provocados por minha parceria Yin/Yang com o coração. O calor excessivo no coração pode ser transferido para mim, e quando isso ocorre, os sintomas incluem urina escura e quente, infecção urinária, sede, agitação mental, hiperatividade emocional.

52 E como sou muito sociável e trabalho com um grupo
de órgãos, também estou vulnerável aos desequilíbrios de meus parceiros...

53 O calor do Estômago, por exemplo, pode me atingir.
Nesse caso você terá prisão de ventre, fezes secas, dificuldade em defecar e suas fezes terão forma de bola, tipo ovelha...

54 enterite e disenteria crônica.
Já o excesso de frio no Baço/Pâncreas, pode me desequilibrar e provocar dor em volta do seu umbigo, diarréia líquida ou fezes diarréicas, urina clara, e um som borbulhante no abdômen. Algumas condições correspondentes na medicina ocidental são candidíases, alergias a alimentos, enterite e disenteria crônica.

55 O chi do fígado estagnado, me afetará provocando distensão e dor no seu baixo ventre e virilha, sons borbulhantes na área abdominal, com alívio da dor após a passagem dos gases. As condições ocidentais correspondentes podem ser hérnia em minha estrutura, colite, alergias alimentares e enterite.

56 Em todos esses casos, o meu chi,
o do Coração, Estômago, Fígado e Baço, pode ser tratado e equilibrado pela Medicina Chinesa, com Acupuntura, ervas refrescantes ou estimulantes, e Moxabustão!

57 Gostaria de fazer algumas sugestões que vão
ajudá-lo a manter equilibrado, um órgão tão inteligente e dedicado como esse que lhe fala!

58 Se você tem dificuldades em lidar com as emoções,
busque ajuda profissional e trabalhe sua expressividade! Deixe de engolir sapos! Desenvolver sua Inteligência emocional é um grande favor que faz a nós dois!

59 Faça um trabalho corporal para dissolver as tensões musculares!
Massagens Bioenergéticas ou Terapia com Pedras Quentes, são uma excelente pedida para soltar a musculatura cronicamente enrijecida!!

60 Aprenda a fazer auto-massagem no abdômen!
O Chi Nei Tsang dispõe de várias técnicas para ajudá-lo a eliminar as toxinas da região do umbigo. Você agora já sabe como é importante essa região estar livre de tensões!

61 Meditação, Artes Marciais, Yoga,
E nunca será demais pedir-lhe para relaxar e aprender a reduzir o estresse: Meditação, Artes Marciais, Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki, são particularmente úteis para evitar o acúmulo de tensão em mim!

62 Lembre-se de acrescentar às suas refeições,
alimentos de cor vermelha e sabor amargo, que fortalecem o meu chi! E evite alimentos refinados (farinhas e derivados) ou pelo menos misture-os com outros alimentos que sejam de reabsorção lenta, tais como vegetais, frutas e os ricos em fibra.

63 Com o centro do corpo livre de bloqueios,
minha energia pode fluir com facilidade e vigor, garantindo a você boa saúde, bem-estar, alegria de viver e longevidade!

64 Obrigado pela oportunidade de estarmos juntos!
O amigo abnegado, Seu Intestino Delgado

65 Texto adaptado do Método Taoísta de Mantak Chia
Música :Koi.wave - Kitaro Criação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Contato: Visite nosso site e conheça outros órgãos da série: Recife, Agosto de


Carregar ppt "Olga Mendonça PPS 2008 Apresenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google