A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu bem estar! bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu bem estar! bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu bem estar! bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor e ficará surpreso com o que vou lhe contar sobre mim!

6 Sou um tubo oco e enrolado, que mede de 6 a 9 m de comprimento, por 4. 5 cm de diâmetro, compreendido entre o final do estômago e o Ceco, uma válvula que se comunica com o Intestino Grosso.

7 Estou unido pela Lei da Polaridade ao coração, meu órgão complementar Yin. E como já foi dito por ele, estamos ambos associados ao Elemento Fogo e à cor vermelha!

8 Minha função em seu corpo é digerir e absorver o alimento que você ingeriu... é digerir e absorver o alimento que você ingeriu...

9 Também exerço uma função digestiva secreta, energética, pouco conhecida no mundo ocidental, responsável por sua saúde, bem estar e longevidade!...curioso?

10 Calma! Vou lhe falar primeiro de meu trabalho físico, que tem aspectos surpreendentes e creio, lhe será útil entendê-lo melhor !

11 Comecemos pelo meu nome... Nunca entendi porque todo mundo me chama de Intestino Delgado, se sou tão comprido! Nunca entendi porque todo mundo me chama de Intestino Delgado, se sou tão comprido! Em inglês, a incoerência é maior – small intestine!... small intestine!... Eu...? Pequeno...?

12 Como posso ser considerado pequeno, se desenrolado, tenho 5 vezes a sua altura?!

13 E falando nisso, você já se perguntou porquê motivo a Natureza lhe deu um intestino delgado maior que você? Qual é a função de um comprimento tão longo? Qual é a função de um comprimento tão longo?

14 A resposta está nas partes que me compõem, projetadas pela Sabedoria do Corpo para mantê-lo saudável...e feliz! Estou dividido em 3 partes: Duodeno, Jejuno, Íleo.

15 Minha parte inicial tem um comprimento de doze polegadas, daí o nome Duodeno, que em latim, quer dizer doze dedos e começa logo em seguida à válvula do estômago, piloro, cujo significado é porteiro. É por ela que o Estômago esvazia o Quimo em mim. É por ela que o Estômago esvazia o Quimo em mim.

16 A digestão do Quimo, ocorre predominantemente no Duodeno, sob o comando do Estômago, com a ajuda de minhas enzimas – o Suco Entérico - do Suco Pancreático, fabricado pelo Pâncreas, e da Bile, produzida no Fígado e armazenada na vesícula biliar.

17 As ações metabólicas que aí acontecem, transformam o QUIMO em partículas microscópicas; ele agora passa a se chamar QUILO e será conduzido ao Jejuno pelos meus movimentos peristálticos. ele agora passa a se chamar QUILO e será conduzido ao Jejuno pelos meus movimentos peristálticos.

18 A Peristalse é como uma onda do mar, que me permite misturar os alimentos e empurrar o Quilo para baixo e para frente, sempre no sentido anal. Estas ondas ocorrem em qualquer parte de minha estrutura e aumentam acentuadamente depois das refeições.

19 O produto final da digestão será impulsionado até chegar ao Jejuno, onde finalmente, poderá atravessar minhas paredes...

20 O Jejuno se segue ao duodeno e significa jejum. Os antigos observaram que esta minha parte apresentava-se nas autópsias, sempre vazia ou em jejum, daí a origem do nome... Os antigos observaram que esta minha parte apresentava-se nas autópsias, sempre vazia ou em jejum, daí a origem do nome...

21 O Jejuno é minha parte favorita, a mais milagrosa, humilde, abnegada e também a mais privilegiada! Todos os alimentos que você come têm grande variedade de bactérias, que são destruídas pelo ácido clorídrico do estômago. Todos os alimentos que você come têm grande variedade de bactérias, que são destruídas pelo ácido clorídrico do estômago. O jejuno tem menos bactérias, por isso mesmo está menos sujeito a tumores e cânceres, é muito educado, soltando menos gases que o intestino grosso…

22 É na mucosa do meu jejuno, que acontece o milagre de sua digestão ! Minha parede interna é composta por pregas com milhões de velosidades (vili ou pelos) semelhantes a dedos microscópicos com o tamanho de 0.5 a 1.5 milímetros. O jejuno possui o número incrível de mais de QUATRO MILHÕES de velosidades ! O jejuno possui o número incrível de mais de QUATRO MILHÕES de velosidades !

23 Minhas velosidades têm nervos, artérias e veias pequeníssimas e até canais especiais chamados linfáticos para transportar as gorduras. Minhas velosidades têm nervos, artérias e veias pequeníssimas e até canais especiais chamados linfáticos para transportar as gorduras. Mais curioso ainda, é que cada velosidade está coberta por outros tantos milhões de velosidades pequeníssimas, ou dedinhos ainda mais microscópicos! Mais curioso ainda, é que cada velosidade está coberta por outros tantos milhões de velosidades pequeníssimas, ou dedinhos ainda mais microscópicos!

24 Tudo isto tem por finalidade aumentar a área total de reabsorção dentro de mim, criando assim uma superfície equivalente a um campo de tênis dentro da sua barriga!

25 É através destas velosidades que as partículas microscópicas do Quilo - proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais - são reabsorvidas, para poderem entrar na sua circulação. É através destas velosidades que as partículas microscópicas do Quilo - proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas e minerais - são reabsorvidas, para poderem entrar na sua circulação.

26 Ainda nessa área fenomenal do Jejuno, eu faço a seleção meticulosa das várias partículas microscópicas dos alimentos e determino a velocidade com que elas podem entrar na sua circulação! Ainda nessa área fenomenal do Jejuno, eu faço a seleção meticulosa das várias partículas microscópicas dos alimentos e determino a velocidade com que elas podem entrar na sua circulação! Não é extraordinário?

27 Vamos comparar o processo de reabsorção a uma auto-estrada. Assim como os automóveis, os componentes do Quilo atravessam minha mucosa em pistas com duas velocidades. duas velocidades.

28 A velocidade depende do tamanho das partículas alimentares; quanto menores elas forem, mais rápida será a sua reabsorção. Os alimentos refinados seguem viagem sem parar, enquanto os alimentos não-refinados são reabsorvidos mais lentamente. É na velocidade da reabsorção dos alimentos, que está o segredo de sua boa forma!

29 Os alimentos refinados quando entram em sua circulação, elevam o nível de açúcar no sangue, obrigando o Pâncreas a descarregar insulina e transformar o excesso do açúcar em GORDURA, a qual será armazenada em suas ancas, cintura a qual será armazenada em suas ancas, cintura e em volta da barriga... e em volta da barriga... Isso faz você ganhar peso e... pneus! Isso faz você ganhar peso e... pneus!

30 O Quilo é conduzido ao Fígado pela veia Porta, para que as substâncias tóxicas sejam metabolizadas. Depois o sangue enriquecido é levado pelos vasos sanguíneos e linfáticos à todas as células do seu corpo, onde os nutrientes serão assimilados e usados na construção do organismo e no fornecimento de energia! de energia!

31 Os componentes não digeridos do Quilo, as fibras, bactérias e restos celulares da minha mucosa, são levados pela minha parte final, o Íleo, para o Intestino Grosso (cólon), mantendo-se lá por um ou dois dias, até serem expelidos como fezes, pela evacuação. até serem expelidos como fezes, pela evacuação.

32 Agora, finalmente, vamos falar sobre o papel energético que exerço em seu corpo, um segredo antes só conhecido pelos Taoístas!

33 Segundo eles, estou localizado exatamente no centro do seu corpo e ligado ao Chakra do Umbigo – o Plexo Solar - um ponto primordial do Chi Original o Plexo Solar - um ponto primordial do Chi Original que alimenta seu corpo, mente e espírito. Chamado Tan Tien pelos orientais, esse centro é ao mesmo tempo um gerador e um depósito de energias. depósito de energias.

34 O Tan Tien recebe, processa e transforma as Energias dos Planos Universal, Humano e da Terra, em Energia Vital para o corpo. Uma função muito semelhante ao processo digestivo físico!

35 Na filosofia Taoísta, o Tan Tien, é chamado oCampo da Medicina! Para você desfrutar de uma saúde vibrante, as energias dessa Usina de Força precisam fluir com vigor através de seus vasos e canais, porque são elas que alimentam a Sabedoria do Corpo, a capacidade natural de auto-cura do seu corpo!

36 O Centro do Umbigo também é o centro da gravidade física. O corpo se movimenta em torno dele. Estando você sentado, de pé ou andando, seu equilíbrio depende dele!

37 Espiritualmente, o Tan Tien é o centro da alquimia interior, capaz de transformar freqüências energéticas, assim como o fazem os centros do coração e da cabeça...

38 Seu abdômen precisa estar livre de congestões e tensões, para que a energia do Centro do Umbigo possa entrar e sair facilmente de seu corpo. Sou responsável justamente, por manter essa área limpa, livre de toxinas e de tensões emocionais!

39 Sabe aquela raiva que você sentiu, a ansiedade, a tristeza, o medo ou a preocupação que lhe dominaram durante o dia? Os diferentes estados emocionais também brotam do seu Plexo Solar, e se descarregam sobre mim. Meu papel secreto é digerir essas emoções!

40 Por isso na Medicina Chinesa sou chamado Cérebro Abdominal! Não é surpreendente que você possua em sua barriga, um órgão que tem cérebro?!

41 Sou um órgão inteligente e muito dedicado a você! No entanto, você precisa me ajudar! É muito importante que procure lidar com suas emoções e possa exteriorizá-las o máximo possível, para viabilizar o meu trabalho!

42 Assim, terminada a digestão do seu jantar, poderei digerir os resíduos das emoções que teve durante o dia! poderei digerir os resíduos das emoções que teve durante o dia ! Através dos movimentos peristálticos, enquanto você estiver dormindo, dissiparei o que sobrou da tensão emocional descarregada sobre mim e, na manhã seguinte, você acordará bem disposto !

43 Mas se você é acostumado a engolir sapos, vive reprimindo suas emoções e engolindo a raiva, a dor e o choro, ou se deixando dominar pela ansiedadee a angústia, as emoções negativas vão se acumulando dentro de mim e a carga se vive reprimindo suas emoções e engolindo a raiva, a dor e o choro, ou se deixando dominar pela ansiedadee a angústia, as emoções negativas vão se acumulando dentro de mim e a carga se tornará excessiva! Sobrecarregado, não conseguirei digeri-las!!

44 O resultado é que as emoções acumuladas vão se condensando dentro de mim e se transformando emCouraças Viscerais, as quais provocam nós, emaranhados e contrações em meus tecidos...

45 A raiva contrai meu lado direito, perto do Fígado; a preocupação afeta meu lado superior esquerdo, perto do Baço; perto do Baço; a ansiedade e a impaciência, minha parte alta, perto do Estômago; perto do Estômago; a tristeza, as laterais inferiores, perto dos Pulmões; a tristeza, as laterais inferiores, perto dos Pulmões; o medo, as regiões mais baixas e profundas, perto dos Rins... perto dos Rins...

46 As Couraças Viscerais me enchem de toxinas, bolhas de gás, líquidos, me tornam pesado, flácido, saliente, e impedirão o Centro do Umbigo de abastecer seu corpo de energia. Enfermo e fraco, provocarei diversos distúrbios em seu organismo e sistemas!

47 Se eu estiver incapaz de digerir suas emoções, você ficará sujeito à somatizações! Assim, após uma briga, por exemplo, a descarga da raiva pode acontecer em qualquer parte do seu corpo e você sentirá... diarréias, dores de cabeça, de estômago, na nuca, náuseas; poderá pegar uma gripe, urinar frequentemente, ficar deprimido, ter erupções cutâneas ou pressão alta...

48 Se eu estiver dilatado e pesado, a velocidade de sua digestão diminui, a função de absorção é prejudicada e mesmo que você se alimente bem, pode ficar subnutrido. Também posso pressionar o fluxo sanguíneo do baixo- ventre, favorecendo o surgimento de veias hemorroidais e varicosas, e distúrbios menstruais...

49 O meu peso também pode pressionar sua coluna, aumentar excessivamente a curvatura lombar, estirar seu diafragma, deformar a caixa torácica, contrair seus músculos intercostais, formar muco em seus pulmões, enfraquecer o sistema linfático...

50 A tensão emocional acumulada em mim, com o tempo, se transformará em Couraças Musculares, que é a rigidez crônica em suas costas, tórax e pernas... E seu abdômen intoxicado, poderá virar um depósito de gorduras, massas, inchaços, nervos retorcidos, caroços e tumores...

51 O Chi Nei Tsang e orientação dietética, tem se mostrado efetivos para curar toda congestão, intoxicação, estagnação, e fazer o meu chi voltar a fluir livremente. A Massagem dos Órgãos Internos vai ajudar-me a digerir as energias e traumas emocionais, desmanchar os nós e emaranhados de seu abdômen e eliminar as toxinas que nos envenenam !

52 Além dos problemas provocados pela toxidade das emoções, estou sujeito aos desequilíbrios provocados por minha parceria Yin/Yang com o coração. O calor excessivo no coração pode ser transferido para mim, e quando isso ocorre, os sintomas incluem urina escura e quente, infecção urinária, sede, agitação mental, hiperatividade emocional.

53 E como sou muito sociável e trabalho com um grupo de órgãos, também estou vulnerável aos desequilíbrios de meus parceiros...

54 O calor do Estômago, por exemplo, pode me atingir. Nesse caso você terá prisão de ventre, fezes secas, dificuldade em defecar e suas fezes terão forma de bola, tipo ovelha...

55 Já o excesso de frio no Baço/Pâncreas, pode me desequilibrar e provocar dor em volta do seu umbigo, diarréia líquida ou fezes diarréicas, urina clara, e um som borbulhante no abdômen. Algumas condições correspondentes na medicina ocidental são candidíases, alergias a alimentos, Algumas condições correspondentes na medicina ocidental são candidíases, alergias a alimentos, enterite e disenteria crônica.

56 O chi do fígado estagnado, me afetará provocando distensão e dor no seu baixo ventre e virilha, sons borbulhantes na área abdominal, com alívio da dor após a passagem dos gases. As condições ocidentais correspondentes podem ser hérnia em minha estrutura, colite, alergias alimentares e enterite. As condições ocidentais correspondentes podem ser hérnia em minha estrutura, colite, alergias alimentares e enterite.

57 Em todos esses casos, o meu chi, o do Coração, Estômago, Fígado e Baço, pode ser tratado e equilibrado pela Medicina Chinesa, o do Coração, Estômago, Fígado e Baço, pode ser tratado e equilibrado pela Medicina Chinesa, com Acupuntura, ervas refrescantes ou estimulantes, e Moxabustão!

58 Gostaria de fazer algumas sugestões que vão ajudá-lo a manter equilibrado, um órgão tão inteligente e dedicado como esse que lhe fala!

59 Se você tem dificuldades em lidar com as emoções, busque ajuda profissional e trabalhe sua expressividade! Deixe de engolir sapos! Desenvolver sua Inteligência emocional é um grande favor que faz a nós dois! é um grande favor que faz a nós dois!

60 Faça um trabalho corporal para dissolver as tensões musculares! Massagens Bioenergéticas ou Terapia com Pedras Quentes, são uma excelente pedida para soltar a musculatura cronicamente enrijecida!!

61 Aprenda a fazer auto-massagem no abdômen! O Chi Nei Tsang dispõe de várias técnicas para ajudá-lo a eliminar as toxinas da região do umbigo. Você agora já sabe como é importante essa região estar livre de tensões!

62 E nunca será demais pedir-lhe para relaxar e aprender a reduzir o estresse: Meditação, Artes Marciais, Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki, são particularmente úteis são particularmente úteis para evitar o acúmulo de tensão em mim! para evitar o acúmulo de tensão em mim!

63 Lembre-se de acrescentar às suas refeições, alimentos de cor vermelha e sabor amargo, que fortalecem o meu chi! E evite alimentos refinados (farinhas e derivados) ou pelo menos misture-os com outros alimentos que sejam de reabsorção lenta, tais como vegetais, frutas e os ricos em fibra. frutas e os ricos em fibra.

64 Com o centro do corpo livre de bloqueios, minha energia pode fluir com facilidade e vigor, garantindo a você boa saúde, bem-estar, minha energia pode fluir com facilidade e vigor, garantindo a você boa saúde, bem-estar, alegria de viver e longevidade!

65 Obrigado pela oportunidade de estarmos juntos! O amigo abnegado,

66 Texto adaptado do Método Taoísta de Mantak Chia Música :Koi.wave - Kitaro Criação e Formatação: OLGA MENDONÇA Psicóloga, Psicoterapeuta Corporal e Naturoterapeuta Contato: Visite nosso site e conheça outros órgãos da série: Recife, Agosto de 2008


Carregar ppt "Sou seu Intestino Delgado, uma víscera inteligente, educada e muito dedicada ao seu bem estar! bem estar! Certamente gostará de me conhecer melhor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google