A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MAL, ATÉ QUANDO? 21.12.2009www.searadomestre.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MAL, ATÉ QUANDO? 21.12.2009www.searadomestre.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 O MAL, ATÉ QUANDO? www.searadomestre.com.br

2 O MAL, ATÉ QUANDO? Será que foi Deus que criou o mal?

3 O MAL, ATÉ QUANDO? Se não foi Deus... por que Ele permite a existência do mal?

4 O MAL, ATÉ QUANDO? Será que a origem do mal está no Planeta Terra?

5 O MAL, ATÉ QUANDO? Ou será que o mal tem como origem o próprio homem?

6 O MAL, ATÉ QUANDO? Mas se o ser humano é criatura divina como pode proceder dele o mal?

7 O MAL, ATÉ QUANDO? Definindo o mal...

8 Definindo o BEM e o MAL... O Bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus e o mal é tudo o que dela se afasta. O Bem é tudo o que está de acordo com a lei de Deus e o mal é tudo o que dela se afasta. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( )

9 Assim, fazer o bem é se conformar à Lei de Deus; fazer o mal é infringir essa Lei. O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( ) Definindo o BEM e o MAL...

10 LEIS DIVINAS – Na consciência 1ª Revelação: MOISÉS (Decálogo) 2ª Revelação: JESUS (Evangelho) a Lei Divina (O que fazer) 3ª Revelação: KARDEC (Espiritismo) O Amor Divino (Como fazer) A Verdade Divina (Por que fazer)

11 LEIS MORAIS O Livro dos Espíritos – Livro III- questões 614 a Da Lei de Adoração; 2. Da Lei do Trabalho; 3. Da Lei de Reprodução; 4. Da Lei de Conservação; 5. Da Lei de Destruição; 6. Da Lei de Sociedade; 7. Da Lei do Progresso; 8. Da Lei de Igualdade; 9. Da Lei de Liberdade; 10. Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade.

12 A MAIS IMPORTANTE Da Lei de Justiça, de Amor e de Caridade: é a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras. O Livro dos Espíritos –Livro III- questão 648.

13 Tem meios o homem de distinguir por si mesmo o que é bem do que é mal? O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( ) Definindo o BEM e o MAL... Sim, quando crê em Deus e o quer saber. Deus lhe deu inteligência para distinguir um do outro.

14 Estando sujeito ao erro, não pode o homem enganar-se na apreciação do bem e do mal e crer que pratica o bem quando em realidade pratica o mal? O Livro dos Espíritos - Questão O Bem e o Mal ( ) Definindo o BEM e o MAL... Jesus disse: vede o que queríeis que vos fizessem ou não vos fizessem. Tudo se resume nisso. Não vos enganareis.

15 QUAL A ORIGEM DO MAL???

16 Sendo Deus o princípio de todas as coisas e sendo todo sabedoria, todo bondade, todo justiça, tudo o que dele procede há de participar dos seus atributos, porquanto o que é infinitamente sábio, justo e bom nada pode produzir que seja ininteligente, mau e injusto. A Gênese – Capítulo III A origem do MAL... Em DEUS?

17 O mal que observamos não pode ter Nele a sua origem. A Gênese – Capítulo III A origem do MAL... Em DEUS?

18 Se o mal estivesse nas atribuições de um ser especial? A Gênese – Capítulo III A origem do MAL... Num ser especial? Seria igual a Deus... Seria inferior a Deus... Existiria de todo o sempre. Duas forças... Seria criado por Deus.

19 Os males de toda espécie, físicos ou morais, que afligem a Humanidade, formam duas categorias que importa distinguir: A Gênese – Capítulo III 1) os que o homem pode evitar: 2) e os que lhe independem da vontade (os flagelos naturais). Entretanto, o mal tem uma causa... Entretanto, o mal tem uma causa...

20 Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

21 Sim, poderia.... mas, - Um bem que não se tem merecido nem conquistado será mesmo um bem? - E aquilo que se obtêm sem esforço será que se pode apreciar o seu valor?

22 Quis Deus que o ser humano ficasse sujeito à lei do progresso... Quis Deus que o ser humano ficasse sujeito à lei do progresso... Conquistar uma a uma todas as virtudes, todas as ciências. Ascender todos os degraus da imensa hierarquia dos Espíritos. Esse é o fim para o qual Deus criou as almas e dispôs os mundos. Conquistar uma a uma todas as virtudes, todas as ciências. Ascender todos os degraus da imensa hierarquia dos Espíritos. Esse é o fim para o qual Deus criou as almas e dispôs os mundos. Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

23 Na busca desse progresso, os males a que se acha exposto são um estimulante para o exercício da sua inteligência, para que fazendo uso das faculdades físicas e morais procure o meio de evitá-los. Na busca desse progresso, os males a que se acha exposto são um estimulante para o exercício da sua inteligência, para que fazendo uso das faculdades físicas e morais procure o meio de evitá-los. Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

24 O Criador quis que a perfeição resultasse da depuração gradual do Espírito, que dotado de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e chegasse à perfeição resistindo ao mal. O Criador quis que a perfeição resultasse da depuração gradual do Espírito, que dotado de livre-arbítrio, pudesse optar entre o bem e o mal e chegasse à perfeição resistindo ao mal. Deus não poderia ter criado as almas perfeitas?

25 A ORIGEM DO MAL... no homem.

26 A questão, pois, consiste em saber-se qual é, no homem, a origem da sua propensão para o mal? - O Espírito é criado por Deus, simples e ignorante... (NEUTRO) - Somos, no presente, o resultado de tudo o que vivenciamos até agora, desde a nossa criação...

27 Qual a origem do mal no homem? Nossas ações do presente estão respaldadas por todas as experiências vividas até hoje. Nossas ações do presente estão respaldadas por todas as experiências vividas até hoje.

28 - A tendência para a prática do mal, persiste no Espírito, como ressonância das experiências vivenciadas ao longo de sua caminhada evolutiva.... Qual a origem do mal no homem?

29 - Caminhada essa que inicia sempre em mundos primitivos, onde o Espírito tem como alvo principal à conservação da espécie. - E é pela necessidade da preservação da espécie que aprende a ser egoísta.... Qual a origem do mal no homem?

30 É nesse estágio da vida, que o Espírito, por questões de sobrevivência, aprendeu a agir com violência e brutalidade até contra seu semelhante. É nesse estágio da vida, que o Espírito, por questões de sobrevivência, aprendeu a agir com violência e brutalidade até contra seu semelhante. É dessa fase primitiva que trouxemos a maioria dos nossos vícios e as das nossas más paixões. É dessa fase primitiva que trouxemos a maioria dos nossos vícios e as das nossas más paixões. Qual a origem do mal no homem?

31 ... Como decorrência ficou a presença do mal nele dominante, que vem aplicando contra si mesmo - autodestruição, excesso nos vícios - e contra os outros - furtos e roubos, calúnias, perseguições, homicídios e guerras que ameaçam toda a civilização. Qual a origem do mal no homem? Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio sobre o Mal

32 Qual a origem do mal no homem? FARDO... CRUZ... Imagens Internet

33 COMO SUPERAR O MAL...

34 Como superar o mal... Vigiai e orai para não entrardes em tentação. (Mc 14, 28) Imagem: Revista Internacional de Espiritismo –

35 A fim de conscientizar-se do mal em si mesmo, faz-se imprescindível o aprofundamento do auto-exame, para encontrar os pontos vulneráveis que o despertam e o desencadeiam, predispondo-o para a agressão. Joanna de Ângelis - Dias Gloriosos - Breve Ensaio Sobre o Mal COMO SUPERAR O MAL?

36 Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações? COMO SUPERAR O MAL? "Sim, e, por vezes, fazendo esforços bem pequenos. O que lhe falta é a vontade... O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)... Ah! quão poucos dentre vós fazem esforços!"

37 PRIMEIRO: NÃO CULTIVAR O MAL COMO SUPERAR O MAL? - Não AGINDO no mal: nos pensamentos, sentimentos e atitudes; - Não DIVULGANDO o mal: tragédias, crimes, acidentes...; - Não PROMOVENDO o mal (ambientes, filmes, música, programas de TV...)

38 - (+ -) vontade; - (+ -) o conhecimento do que faz. Grau de RESPONSABILIDADE - Não só do mal que fizemos, mas do mal que indiretamente PROVOCAMOS. - Do proveito que tivemos do mal praticado pelos outros. - Do DESEJO de fazer – quando faltou a oportunidade.

39 Incorre em culpa o homem, por estudar os defeitos alheios? Incorrerá em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque será faltar com a caridade. Se o fizer, para tirar daí proveito, para evitá-los, tal ESTUDO poderá ser-lhe de alguma utilidade. O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII) Diante dos defeito dos outros...

40 ... não esquecer da indulgência para com os defeitos de outrem não esquecer da indulgência para com os defeitos de outrem... Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele. O Livro dos Espíritos - Questão Perfeição Moral (Cap. XII)

41 Para agradar a Deus e assegurar a sua posição futura, bastará que o homem não pratique o mal? Não; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas forças, porquanto responderá por todo mal que haja resultado de não haver praticado o bem. O Livro dos Espíritos - Questão 642 Será suficiente apenas não fazer o mal?

42 SEGUNDO: PROMOVENDO O BEM. COMO SUPERAR O MAL? - Nos pensamentos (indulgência), sentimentos (perdão) e atitudes (benevolência) ; - Mudando o nosso histórico; - Pela repetição... Nos acostumamos...

43 TERCEIRO: FERRAMENTAS. COMO SUPERAR O MAL? O estudo: Saber como... O porquê... A oração: A força e a proteção... A prática do bem: Não basta apenas não fazer o mal.

44 QUARTO: ATITUDES. COMO SUPERAR O MAL? Oferecer a outra face... (AGIR diferente) Orar pelos que nos perseguem e caluniam... Ser um exemplo construtivo...

45 Dei-vos o exemplo... (João 13, 1-20) (imagem da internet)

46 Será que, um dia, os maus serão banidos da terra? O mal, até quando?

47 A Humanidade progride. Esses homens, em quem o instinto do mal domina e que se acham deslocados entre pessoas de bem, desaparecerão gradualmente, como o mau grão se separa do bom, quando este é joeirado. O Livro dos Espíritos – Questão 756 Será que, um dia, os maus serão banidos da terra?

48 O bem reinará na Terra quando, entre os Espíritos que a vêm habitar, os bons predominarem. Por meio do progresso moral e praticando as leis de Deus é que o homem atrairá para a Terra os bons Espíritos e dela afastará os maus. Estes, porém, não a deixarão, senão quando daí estejam banidos o orgulho e o egoísmo. O Livro dos Espíritos – Questão 1019 Poderá jamais se implantar na Terra o reinado do bem?

49 REFLEXÕES FINAIS

50 - A origem do mal não está em Deus! - Não está no Planeta Terra - Também não está em um ser especial! - Está na inferioridade dos seres. Reflexões Finais... O mal, até quando?

51 O mal existe apenas onde o bem está ausente... Os criminosos de hoje serão os sábios do futuro... Serão os benfeitores da humanidade. Apenas um estado transitório do ser em via de evolução para o bem. (Léon Denis) Reflexões Finais... O mal, até quando?

52 Nunca te esqueças que o AMOR vence todo o ódio e que o BEM aniquila todo o mal. Nunca te esqueças que o AMOR vence todo o ódio e que o BEM aniquila todo o mal. (Gúbio – Livro Libertação) Reflexões Finais...

53 Reflexões Finais... O mal, até quando? O mal existe, mas não pela vontade Divina... O mal existe, com a permissão divina, em decorrência das escolhas equivocadas de alguns e pelas necessidades evolutivas de outros.

54 Reflexões Finais... Não estamos perdidos... Sem rumo...

55 Reflexões Finais... Jesus está no comando... Imagens da Internet

56 Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue jamais andará nas trevas. Jesus Cristo (Jo 8,12) JESUS: Mestre, Modelo e Guia... Imagem: Revista Internacional de Espiritismo –


Carregar ppt "O MAL, ATÉ QUANDO? 21.12.2009www.searadomestre.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google