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A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

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Apresentação em tema: "A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor."— Transcrição da apresentação:

1 A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

2 Princípios de aprendizagem : 1. Deve se alicerçar no valor da pessoa humana. Vós sois a luz do mundo. (Mt, 5:14)

3 2- Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa. Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga. (Mc. 4:28)

4 3- O processo ensino aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico- cultural. A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? (Mc. 4:30)

5 4- A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta, a partir da reflexão em profundidade. Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? (Lc. 10:36)

6 5- A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior. Porquanto cada árvore é reconhecida pelos seus frutos. (Lc. 6:44)

7 6- Toda aprendizagem conduz o homem à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus. Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz. (Jo. 3:21)

8 É no próprio aprendiz que encontramos o feedback sobre sua aprendizagem. Diálogo de Jesus com o moço rico. (Lc. 18:18-23)

9 8-Toda aprendizagem necessariamente possui momentos de avaliação. Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra. (Jo. 8:7)

10 9- O erro é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser transformado em estímulo de crescimento. Vai e não tornes a pecar. (Jo. 8:11)

11 10- O ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem. Por que lhes falas por parábolas? Por que a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado.(Mt. 13:10;11)

12 11- A aprendizagem verdadeira conduz à liberdade e à autonomia. Conhecereis a verdade e ela vos libertará. (Jo. 8:32)

13 12- A coerência e o modo de ser do Mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem. As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem. (Jo. 10:27)

14 13- O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um Mestre em potencial. O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele,porém, que for perfeito será como o seu mestre. (Lc.6:40)

15 14-Toda aprendizagem significativa é aquisição para o espírito imortal. (…) e então retribuirá a cada um segundo as suas obras. (Mt. 16:27)

16 Recursos didáticos utilizados por Jesus TécnicasExemplos na prática Crística Preleções Sermões Sermão do Monte (Mt. 5) Explicações Parábola do Semeador. (Mt.13:10-23) Narrativas As incontáveis parábolas. Do joio (Mt. 13:24-30)

17 Recursos didáticos utilizados por Jesus Técnicas Exemplos na prática Crística Conversação Didática Diálogo de Jesus com a mulher Samaritana. (Jo. 4:6-26) ObservaçãoNo caso do óbulo da viúva. (Lc. 21:1-4) Ilustração Olhai os lírios do campo... (Lc.12:27)

18 Recursos didáticos utilizados por Jesus PerguntasQue é que está escrito na lei? Como interpretas? (Lc. 10:26) DebateQue diz o povo ser o filho do homem? (Mt. 16:13) Exemplificação Mulher ninguém te condenou? Eu também não te condeno. (Jo. 8:11)

19 Princípios norteadores da Pedagogia de Jesus

20 O crescimento pessoal: Jesus identificou e estimulou em cada criatura a oportunidade de encontrar seus próprios valores de crescimento no rumo da perfeição.

21 Valorização do contato pessoal: Jesus é o mestre que convive, que participa, que se preocupa com a aprendizagem de seus aprendizes.

22 R elação teoria e prática: Nisso todos reconhecerão que vós sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros. (Jo.13:35)

23 Sentido imanente e transcendente da experiência humana: Todos os nossos atos do cotidiano são contabilizados perante a Justiça Divina.

24 Em verdade vos afirmo que tudo que o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes. ( Mt.25:40)

25 A construção da felicidade na vida eterna inicia-se na construção do Reino de Deus na vida terrena, através do cumprimento da Lei de Amor, Justiça e Caridade. Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos. ( Mt.19:17)

26 A ação pedagógica de Jesus é uma proposta de educação:

27 a) Comprometida com a transformação: o reino de Deus deverá ser construído entre os homens, com os homens, pelos homens e apesar dos homens.

28 b) Baseada na participação de cada um: Cada pessoa é um sol, é luz, é sal, é herdeiro de Deus e está fadado a perfeição e a felicidade.

29 c) Alicerçada na visão do homem integral: Aliando razão e emoção a serviço da busca da perfeição.

30 d) Dialógica: Centrada na interrelação pessoal, na construção coletiva dos ideais de fraternidade.

31 e) Libertadora: Pela grande finalidade de auxiliar os homens a deflagrarem o grande vôo da descoberta de sua condição de co-criadores: Vós sois deuses. (Jo.10:34)

32 Que a luz racional de Kardec, somada à luz do amor de Jesus, sejam as forças fundamentais de nossos trabalhos espíritas-cristãos. (Livro Aprendendo, Amando e Servindo Walter Barcelos)

33 Fontes de pesquisa Revista A Reencarnação, nº 427, ano LXX, A Educação Moral, publicada pela Federação Espírita do Rio Grande do Sul (FERGS). Matéria: Uma introdução à proposta pedagógica de Jesus, seus princípios norteadores e práticas de ensino, por Sandra Borba Pereira – Pedagoga e Filósofa. Bibliografia citada na matéria 1. A PEDAGOGIA DE JESUS, de J.M. Price, 4ª edição, RJ, JUERP, Roger Gal, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, Martins Fontes, SP, 1989, p L. Riboulet, HISTÓRIA DA PEDAGOGIA, Ed.FTD,SP vol.1, p P. Monroe, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14ª Ed. Nacional, SP, F. Larroyo, HISTÓRIA GERAL DA PEDAGOGIA, 2ª Ed. Mestre Jou, SP, 1964, vol.1, p.252.


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