A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO agosto/2005 I FÓRUM DE DEBATES REGIONAL/NE SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO agosto/2005 I FÓRUM DE DEBATES REGIONAL/NE SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS."— Transcrição da apresentação:

1

2 NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO agosto/2005 I FÓRUM DE DEBATES REGIONAL/NE SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

3 CONCEIÇÃO PEDROSA: Secretária da Superintendência de Gestão de Pessoas da CELPE

4 COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO – CELPE – Grupo Neoenergia Mercado: Distribuição de Energia Elétrica

5 COMPANHIA ENERGÉTICA DE PERNAMBUCO – CELPE – Grupo Neoenergia Mercado: Distribuição de Energia Elétrica ESTADO DE PERNAMBUCO, Arquipélago de Fernando de Noronha e Pedras de Fogo (PB)

6 CONCEIÇÃO PEDROSA: Secretária da Superintendência de Gestão de Pessoas da CELPE Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE; Pós-Graduanda em Secretariado Executivo com Ênfase em Sistema de Informações – ESURP; Coordenadora do Curso de Introdução à Práticas Secretariais da Escola de Voluntários da CELPE.

7

8 Atendimento clientes interno e externos; agendamento, organização e preparação de material para reuniões e dry run; acompanhamento dos issues prioritários, juntamente com o Executivo; coleta de dados e emissão de Relatórios; coordenação e acompanhamento dos objetivos da Superintendência e órgãos subordinados; acompanhamento da dotação orçamentária da Superintendência, e às áreas à elas subordinadas (quando necessário); cotação de preço, compra/contratação e emissão de pagamentos de materiais e serviços; preparação de viagens do executivo direto e eventualmente dos executivos da área; estabelecimento de link de informações com secretárias de outras áreas da Empresa e do Grupo; elaboração, redação e emissão de documentos; coleta de informações para elaboração de periódicos, etc. CONCEIÇÃO PEDROSA: Principais Atribuições

9

10 EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO QUALIFICAÇÃO APRENDIZADO CONTÍNUO

11 NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO ATUAÇÃO POR HIERARQUIA OU POR PORTE ORGANIZACIONAL

12 NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO FÓRUM RECIFE (abril 2005) – Grupo de Trabalho CELPE O grupo de trabalho chegou ao consenso que os níveis de atuação por hierarquia atingem melhor os profissionais de Secretariado, devido às competências e habilidades que as áreas requerem. A atuação por porte organizacional é muito relativa, pois, independe da empresa, já que, por exemplo, uma empresa de pequeno porte e que trabalha com comércio exterior exigirá as mesmas competências de uma multinacional.

13 ATRIBUIÇÕES DO TÉCNICO EM SECRETARIADO (de acordo com o Art. 5º da Lei 9.261, ) Organização e manutenção dos arquivos da Secretária; classificação, registro e distribuição de Correspondência; redação e datilografia de correspondência ou documentos de rotina, inclusive em idioma estrangeiro; execução de serviços típicos de escritório, tais como recepção, registro de compromissos, inclusive em idioma estrangeiro.

14 NÍVEL DE ATUAÇÃO DO TÉCNICO EM SECRETARIADO Assessoria aos Tecnólogos e Secretários Executivos independente dos níveis de hierarquia e porte organizacional.

15 Necessidade Identificada Necessidade Identificada: Ampliação do número dos cursos de Técnico em Secretariado; Atualização da Lei de Regulamentação no que concerne às atribuições do Técnico em Secretariado, principalmente com o advento da TI. Responsáveis pelas Ações: FENASSECSINDICATOS Buscar apoio das Instituições de Ensino Técnico.

16 PERFIL E ATRIBUIÇÕES DO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO

17 Curso de Tecnologia em Secretariado Executivo – Universidade do Tuiuti do Paraná - UTP: O profissional Tecnólogo em Automação de Escritórios e Secretariado, além das competências, valores e habilidades gerais inerentes ao profissional da área de secretariado, deverá ter as seguintes competências e habilidades específicas da área de automação de escritórios: a) Aplicar técnicas de suporte aos sistemas burocráticos para formalização e documentação do planejamento; b) avaliar novas tecnologias em relação àquelas já utilizadas, levando em conta agilidade do equipamento e diversidade de funções; c) analisar novas tecnologias disponíveis no mercado para suprir necessidades gerenciais da empresa; d) utilizar recursos da informática e programas básicos de computação para auxiliar o planejamento estratégico da empresa; e) definir layouts e necessidade de equipamentos para arquivos físicos ou informatizados. Conhecer o funcionamento e uso adequado de banco de dados para sistematizar cadastros de fornecedores e clientes da empresa e elaborar relatórios. Fonte:

18 Curso de Tecnologia em Secretariado Executivo – Centro Universitário Campos Andrade - Uniandrade: O curso superior de Tecnologia em Secretariado Executivo formará profissionais para atuar em qualquer tipo de organização, assessorando gestores, coordenando setores, departamentos, secretarias gerais, dando o suporte necessário para gerir o fluxo de informações e o atendimento ao cliente, como elo facilitador entre a organização, o gestor, funcionários e clientes. O(a) secretário(a) hoje é assessor(a), assistente e agente facilitador. Como assessor, ele(a) precisará não só ter boa formação e atualização cultural, como entender da área de negócios da empresa e do campo de atuação de seu superior, para poder opinar, se necessário, e otimizar o trabalho do executivo. Como assistente, além de atender telefonemas, redigir cartas e documentos e agendar compromissos, prepara relatórios e organiza dados. Como agente facilitador, usa de diplomacia para fazer a ligação entre o superior, funcionários, clientes e fornecedores. Fonte:

19 UNIANDRADE - MATRIZ CURRICULAR 1° Período Técnicas de Secretariado I Português I Espanhol I Inglês I Introdução à Informática Matemática Financeira I Psicologia das Organizações 2° Período Técnicas de Secretariado II Português II – Elaboração e Interpretação de Textos Espanhol II Inglês II Informática Aplicada à Ação Secretaria Matemática Financeira II Introdução à Administração Sociologia das Organizações 3° Período Técnicas de Secretariado III Redação Empresarial Espanhol III Inglês III Administração Contabilidade básica Filosofia e Ética Técnicas Secretariado IV Estágio

20 UNIANDRADE - MATRIZ CURRICULAR 4° Período (ênfase em Jurídico) Direito Institucional Público e Privado Direito Administrativo Direito Comercial Legislação Social e do Trabalho Direito Internacional Metodologia de Pesquisa Trabalho de Conclusão de Curso 4° Período (ênfase em Entidades e Órgãos Públicos) Administração Pública Orçamento Público Finanças Ciências Políticas Associativismo Cooperativismo Empreendedorismo Política Ambiental Metodologia de Pesquisa Trabalho de Conclusão de Curso 4° Período (ênfase em Saúde) Anatomia Humana Patologia Saúde Pública Saúde do Trabalhador Saúde Bucal Saúde da Mulher Saúde da Criança e do Adolescente Nutrição Básica Metodologia da Pesquisa Trabalho de Conclusão de Curso

21 Curso de Tecnologia em Secretariado Executivo – Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC: Capacitar profissionais tornando-os capazes de compreender a dinâmica da organização na qual está inserido, propondo estratégias para o desenvolvimento da estrutura da gestão e conseqüente avanço organizacional.Oferecer subsídios teóricos, técnicos e metodológicos referentes ao exercício da função de Secretário Executivo; - Possibilitar a formação de profissionais capazes de agregar valor a organização em que atua; - Contribuir na melhoria do perfil de empregabilidade dos alunos egressos do curso; - Favorecer a formação de perfil ágil e dinâmico capaz de assumir responsabilidades de gestão de equipes, planejamento, análise e formulação de projetos e relatórios. Fonte:

22 MATRIZ CURRICULAR - UNOESC Informática Aplicada;Teoria Geral da Administração I;Técnicas de Secretariado I; Português Instrumental e Comunicação Empresarial I; Economia Brasileira; Língua Inglesa; Teoria Geral da Administração II ; Técnicas de Secretariado II; Gerenciamento de Carreira e Marketing Pessoal; Português Instrumental e Comunicação Empresarial II; Psicologia Organizacional;Seminário;Técnicas de Secretariado III; Ética Profissional; Estratégias Competitivas; Métodos, Técnicas de Negociação e Vendas; Seminário; Língua Espanhola; Relações Humanas, Higiene e Segurança no Trabalho; Cultura e Comportamento Organizacional; Metodologia de Projetos; Marketing Estratégico; Sistema de Informações Gerenciais; Seminário; Gestão de Recursos Humanos; Relações e Negócios Internacionais; Arquivologia; Cultura Brasileira; Direito Empresarial; Estágio Supervisionado;Técnicas de Secretariado IV; 5Gestao de Mudanças; Administração Financeira; Administração de Custos.

23 NÍVEL DE ATUAÇÃO DO TECNÓLOGO EM SECRETARIADO EXECUTIVO Assessoramento ao executivo de nível departamental? assessoramento técnico específico de acordo com a ênfase do curso?

24 Necessidade Identificada Necessidade Identificada: Alteração na Lei de Regulamentação da Profissão para inserção da categoria de Tecnólogo, distinguindo-o do Técnico e do Secretário Executivo, definição suas atribuições e nível de atuação. Responsáveis pelas Ações: FENASSECSINDICATOS Buscar apoio das Instituições de Ensino.

25 ATRIBUIÇÕES DO SECRETÁRIO EXECUTIVO (de acordo com o Art. 4º da Lei 9.261, ) Planejamento, organização e direção dos serviços de Secretária; assistência e assessoramento direto a executivos; coleta de informações para consecução de objetivos e metas de empresas; redação de textos profissionais especializados; interpretação e sintetização de textos e documentos; taquigrafia de ditados, discursos, conferência, palestras de explanações, inclusive em idioma estrangeiro; versão e tradução em idioma estrangeiro, para atender às necessidades de comunicação da empresa; registro e distribuição de expediente e outras tarefas correlatas; orientação da avaliação e seleção da correspondência para encaminhamento à chefia; conhecimento protocolares.

26 O curso de graduação em Secretariado Executivo se propõe formar bacharéis com sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, interpretação articulação de conceitos e realidades inerentes à administração pública e privada, aptos para o domínio em outros ramos do saber, desenvolvendo postura reflexiva e crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas, com observância dos níveis graduais de tomada de decisão, capazes para atuar nos níveis de comportamento microorganizacional, mesoorganizacional e macroorganizacional. ( Fonte: Revista Excelência, Nº 4, maio, junho, julho/2004) PERFIL DESEJADO DO FORMANDO DE SECRETARIADO EXECUTIVO (Parecer CES/CNE 0102/2004)

27 Necessidade Identificada Necessidade Identificada: Alteração na Lei de Regulamentação da Profissão no que concerne às atribuições, alinhando-as com as exigências do mercado, e, principalmente com a habilidade de high touch.

28 HABILIDADES + COMPETÊNCIAS High TechHigh Touch Capacidade de dominar a tecnologia Alta percepção da realidade Tecnólogo em Secretariado Secretário Executivo (Adaptado de Navarro, 2000)

29 High Touch Flexibilidade; Prontidão; Disponibilidade; Capacidade de improvisação; Capacidade de diagnóstico; Curiosidade; Diálogo; Bom relacionamento intrapessoal e interpessoal; Capacidade de Gerenciar a própria vida; Liderança.

30 Necessidade Identificada Necessidade Identificada: Alteração na Lei de Regulamentação da Profissão no que concerne às atribuições, alinhando-as com as exigências do mercado, e, principalmente com a habilidade de high touch. Responsáveis pelas Ações: FENASSECSINDICATOS Observar o cumprimento pelas Instituições de Ensino das novas Diretrizes Curriculares Nacionais.

31 NÍVEL DE ATUAÇÃO DO BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO Assessoramento direto à Executivos da alta direção das Empresas: Superintendentes, Diretores, Presidentes, Conselhos (de acordo com a estrutura organizacional e do perfil de cada uma).

32

33 SECRETARIADO 20 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS!!!

34

35 Conceição Pedrosa Secretária Executiva DRT-PE 1572 Fone:


Carregar ppt "NÍVEIS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO agosto/2005 I FÓRUM DE DEBATES REGIONAL/NE SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google