A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES Palestrante: Leandro Fagner.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES Palestrante: Leandro Fagner."— Transcrição da apresentação:

1 AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES Palestrante: Leandro Fagner

2 FONTES DE ENERGIA LIMPAS E RENOVÁVEIS A energia renovável é aquela que é obtida de fontes naturais capazes de se regenerar, e portanto inesgotáveis.

3 Exemplos de Fontes de energia Energia Solar: sol Energia Eólica: vento Energia Hidráulica: rios e correntes de água doce Energia Maremotriz: mares e oceanos Energia das Ondas: ondas Biomassa, Biocombustível: matéria orgânica Energia Geotérmica: calor da terra

4 Energia Hidráulica É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país. A água possui um potencial energético e quando represada ele aumenta. Numa usina hidrelétrica existem turbinas que, na queda d água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Usina de Itaipu

5 Energia Eólica Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que, os movimentos delas geram energia elétrica. É uma fonte limpa e inesgotável, porém, ainda pouco utilizada.

6 Energia Geotérmica Usina geotérmica de Nesjavellir, na Islândia Também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado em eletricidade na usina geotérmica.

7 Energia Maremotriz É a energia que se obtém a partir do movimento das ondas, das marés ou da diferença de temperatura entre os níveis da água do mar. A diferença de altura média das marés pode ser explorada em locais estratégicos como os golfos, baías e estuários que utilizam turbinas hidráulicas na circulação natural da água, junto com os mecanismos de canalização e de depósito, para avançar sobre um eixo. Através da sua ligação a um alternador, o sistema pode ser usado para a geração de eletricidade. Central elétrica maremotriz no estuário do Rio Rance, ao noroeste da França.

8 Energia Solar A energia solar é aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com painéis solares. É uma fonte de vida e de origem da maioria das outras formas de energia na Terra. Escolhendo uma boa radiação solar, esta pode ser transformada em outras formas de energia como calor ou eletricidade usando painéis solares. Através de coletores solares, a energia solar pode ser transformada em energia térmica, e usando painéis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elétrica.

9 A energia renovável no Brasil *Inclui lenha, bagaço de cana-de-açucar, lixivia e outras recuperações.

10 Consumo nacional de energia elétrica por setor (%) O setor residencial representa 25% do consumo total de energia elétrica no país.

11 Consumo residencial de Energia Elétrica

12 Sistema Elétrico - Curva de Carga

13 Energias renováveis Solar Térmico

14 Vantagens A energia solar não polui durante seu uso. As centrais necessitam de manutenção mínima. Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território.

15 Tecnologia do Tubo a Vácuo A parede interna dos tubos está coberta por 3 camadas (ALN/ ALN- SS/ Cu). O nitrato de alumínio é um material com excelente capacidade de absorção de calor e o Cobre um ótimo condutor, tornando o processo de aquecimento de água muito mais rápido e eficiente. Devido ao vácuo existente no espaço confinado entre os dois tubos, o sistema não sofre interferência do meio externo (vento, chuva, dias nublado ou neve) e as perdas de calor são extremamente reduzidas tornando os melhores coletores disponíveis no mercado. É indicado para projetos com exigência de altas temperaturas de calor e grandes volumes de água.

16 Aquecedor Solar de Água Baixa Pressão Séries Família 120L, 180L, 200L, 240L e 360L

17 Aquecedor Solar de Água - Pressão Séries Terma 240L e 360L

18

19 Aplicações Ecológicas e Econômicas O sistema de aquecimento de tubo à vácuo Ultrasolar economiza de 70% a 90% no consumo de eletricidade com aquecimento de água. O retorno de investimento do equipamento é realizado em um período de 18 à 36 meses. Hotéis, Comércio, Indústrias e Prédios Residenciais

20 Coletor de tubos a Vácuo baixa pressão Montagem fácil

21 Sistema de Termossifão Para que o Sistema de aquecimento de tubo a vácuo Integrado funcione, o reservatório tem sempre de ser colocado por cima dos coletores. O sistema funciona com diferença de densidade entre água quente e água fria. A água quente, por ser menos densa e mais leve, tem tendência natural de ficar na parte superior do reservatório, a água fria por ser mais densa e pesada fica na parte inferior do reservatório. Assim estabelece uma corrente circulatória, fazendo com que o líquido se desloque por si mesmo de um ponto a outro.

22 Coletor de Tubo a Vácuo com supercondutor alta pressão Serie viva01

23 Tubo a Vácuo

24 Modelo Modular de várias capacidades montagem Série

25 Aquecedor de Água Modular alta pressão

26 Coletor de Tubo à Vácuo para Piscina Séries VIVA02 Coletor composto por tubos à vácuo. Menor quantidade e maior eficiência do sistema de tubo à vácuo. Coletor modular, flexibiliza o projeto e a demanda de água que uma piscina necessita. Maior resistência aos agentes externos da natureza, como geadas e granizos. O alojamento dos tubos utilizam liga de alumínio que é um material de alta resistência. É durável, seguro e corretamente ecológico. Acompanha o suporte de estrutura metálica.

27 Sistema de Circulação Forçado Os sistemas de circulação forçados usam uma bomba mecânica para fazer a água entre o coletor e o reservatório térmico. O microcontrolador inteligente programável comanda a bomba de circulação de água, fazendo esta percorrer a totalidade do circuito num curto espaço de tempo. Isto faz com que o reservatório térmico atinja a temperatura ideal rapidamente. O princípio é proporcionar flexibilidade ao projeto de circuito, de otimização de local do reservatório térmico em relação ao coletor solar existente, aquecimento de piscinas, piso radiante, aquecimento central, residencial, industrial e comercial. Ideal para áreas onde ocorrem intempéries.

28 Comparativo Aquecedor a Vácuo Resiste a chuva de Granizo Temperatura máxima 100° C Até 96% de eficiência térmica Bom rendimento em dias nublados Recebe água direto da "rua" (rede). Menor carga, a partir de 190 Kg com espaço utilizado aprox. 2M² Suportes acompanham o equipamento Aquece mais rápido (aproximadamente 1 hora de sol) Qualidade: Selo de Excelência Europeu KEYMARK (o mais rígido do mundo em qualidade) Aquecedores Solar Tradicional Não Resiste a chuva de granizo Temperatura máxima 70°C 50% de eficiência térmica Rendimento insuficiente em dias nublados Necessita de sistema em nível. Exige uma caixa Dágua acima do reservatório. Sobrecarga na edificação, a partir de 280 Kg espaço utilizado 4m² NÃO tem os suportes de reservatório e de placas Aquecimento lento (recomendável 5 horas de sol) Alguns possuem o Selo Immetro

29 Algumas dicas Importantes: Dimensionamento; Posicionamento;

30 Dimensionamento: Para dimensionar o seu aquecedor solar é necessário algumas etapas Básicas: Calcular o volume de água a ser gasto diariamente Calcular a quantidade de módulos de coletores solares Ultrasolar para aquecer tal volume. Gasto Médio em casas Brasileiras de água quente com aquecedores Ultrasolar. Ponto de consumoVolume médio de água quente Banho 10min (vazão 5l/min)40 litros Lavatórios e Bidê4 litros Banheira Simples p/ 1 pessoa50 litros Banheira Simples p/ 2 pessoa 100 litros Cozinha5 a 8 litros / refeição por pessoa Lavanderia15 a 20 litros / kg de roupa seca

31 Residenciais e uso para banho. Considerando que em residências Brasileiras temos em média de 1,5 Banhos por dia por pessoa, Com banhos médios de 10Min (Dados IBGE), podemos ter os seguintes modelos de aquecedor Ultrasolar Baixa pressão por projeto: Banhos diáriosModelo a usar 3 a 4 BanhosFamília 4 a 5 BanhosFamília 5 a 6 Banhos Família 7 a 8 Banhos Família 9 a 10 Banhos Família *Caso seu projeto mescle banhos com lavatório ou qualquer item da tabela anterior recalcule o volume de água a ser usado e otimize o seu Aquecedor Ultrasolar

32 Posicionamento: Os coletores deveram estar voltados para o norte Geográfico terrestre para todo o território Brasileiro. Para localizar na bússola o norte geográfico na sua região é contar a direita da bússola os graus conforme tabela abaixo: Diferença à direita da Orientação do Norte Geográfico 9ºAcre 14ºAmazonas, Roraima, Rondônia 16ºRio Grande do Sul 17ºSanta Catarina 18ºMato Grosso do Sul, Paraná 20ºAmapá, Mato Grosso, São Paulo 21ºGoiás, Minas Gerais, Pará 23ºBahia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe


Carregar ppt "AQUECIMENTO SOLAR PARA ÁGUA APLICAÇÃO E INSTALAÇÕES Palestrante: Leandro Fagner."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google