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BSC - Balanced Scorecard Sistema de Gerenciamento de valores balanceados Prof. Erwin Alexander Uhlmann | Guarulhos – 2011.

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1 BSC - Balanced Scorecard Sistema de Gerenciamento de valores balanceados Prof. Erwin Alexander Uhlmann | Guarulhos – 2011

2 Balanced Scorecard Um sistema de avaliação do desempenho da empresa sob a ótica dos clientes, dos acionistas, dos Funcionários e de como manter e melhorar os números 15 -2

3 Qual seu objetivo? Ao implantar o BSC passa-se a analisar as visões dos Stakeholders (clientes, funcionários e acionistas) busca-se o alinhamento estratégico da empresa para atendê-los da melhor forma, equilibrada, balanceada! 15 -3

4 Mas... O que é estratégia? Michael Porter difundiu a ideia de que estratégia ou posicionamento estratégico consiste em realizar um conjunto de atividades distinto da dos competidores, que signifique maior valor para os clientes e/ou crie um valor comparável a um custo mais baixo

5 E como era antes do BSC? 15 -5

6 E como é??? Antes analisava-se o mercado, as finanças e os clientes, depois cruzavam-se os dados com a missão e visão. Para atingirmos nossa visão e missão, o que devemos fazer para os clientes, acionistas, funcionários e processos? 15 -6

7 Missão? Como assim? A missão especifica o negócio no qual a empresa pretende competir e os clientes aos quais pretende atender. Ser o melhor empregador para nossos funcionários em todas as comunidades do mundo e oferecer excelência em todos nossos restaurantes. (McDonalds). Permitir que pessoas e negócios em todo o mundo possam alcançar seu potencial pleno. (Microsoft) Estar sempre alinhado às demandas do mercado e desenvolver softwares que auxiliem nas atividades diárias de nossos clientes.(Totvs) 15 -7

8 E a visão? A visão é um retrato do que a empresa pretende ser e, em termos amplos, do que pretende realizar. Nossa visão é ser o melhor restaurante de atendimento rápido. (McDonalds). Tornar o automóvel acessível a todos os norte- americanos. (Visão da Ford quando fundada por Henry Ford). Ser líder em qualidade, inovação, vendas e lucratividade da indústria automotiva na América do Sul, com um time de alta performance e focado no desenvolvimento sustentável

9 Como criar o alinhamento? 1º interprete a missão e visão e transforme em métricas Ser a maior empresa de softwares do Brasil em 5 anos e contar com servidores web de alta capacidade de armazenamento, fornecimento e confiabilidade. (Missão da Schwarzwaldhohestrassemann softwares) O que é ser a maior empresa do Brasil em 5 anos? Como estamos (finanças)? Como está o mercado? Como deveremos estar em 5 anos? O que são servidores de alta capacidade de armazenamento? O que é fornecimento? O que é confiabilidade? Serviço é uma forma de entregar valor ao cliente facilitando o resultado almejado por eles sem a necessidade de arcar com custos específicos e riscos. O valor do serviço é medido pela sua utilidade e garantia. Utilidade é servir um propósito, melhorando o desempenho médio. Garantia é servir para uso, reduzindo variações de desempenho. fiabilidade: medida do tempo de funcionamento de um sistema até falhar, ou da probabilidade de não falhar durante o tempo de missão (10-5 falhas/hora, 99.9%) disponibilidade: medida do tempo (ou %) em que o sistema está operacional (5000h/ano) reparabilidade: medida do tempo de reposição em serviço do sistema segurança contra acidentes durante funcionamento: medida da fiabilidade do sistema relativa a faltas que ocasionem efeitos catastróficos segurança contra acesso não autorizado: idem, relativo a faltas contra integridade, confidencialidade e autenticidade

10 Como atribuir valores? 2º Pesquisa de mercado: Quais serviços geram valor para o cliente? a) Atribuir um valor; b) Perguntar quanto é atendido

11 Valorizar as metas Ser a maior empresa de softwares do Brasil em 5 anos e contar com servidores web de alta capacidade de armazenamento, fornecimento e confiabilidade. (Missão da Schwarzwaldhohestrassemann softwares) Finanças em 2016: R$ ,00 Clientes: Indicador | TB = 2TB/cliente Processos internos: Confiabilidade = 6pts Aprendizado e crescimento: Fornecimento = 1 novo serviço a cada 7 meses

12 E os indicadores?

13 Clientes Definir valores Definir métricas Atribuir um valor; Perguntar quanto é atendido. Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto o cliente foi atendido (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida; (atendimento ao cliente / meta). Processos Internos Se valer da tabela de métricas; Pesquisa de mercado: Como é a prática da concorrência?; Atribuir um valor; Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto superamos (ou não) o mercado (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida (atendimento / meta). Aprendizado e Crescimento Se valer da tabela de métricas; Pesquisa de mercado: Quanto tempo a concorrência leva para lançar um produto x nós?; Atribuir um valor; Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto superamos (ou não) o mercado (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida (atendimento / meta). Finanças Se valer da tabela de métricas; Pesquisa de mercado: Como estão os valores da economia brasileira (juros, inflação, SELIC, Tesouro direto, poupança, outros)?; Atribuir um valor; Determinar a meta (missão e visão x mercado); Estimar em % o quanto superamos (ou não) o mercado (valor / atendido); Estimar em % o quanto da meta foi atendida (atendimento / meta)

14 A ferramenta O valor do serviço é medido pela sua utilidade e garantia. Utilidade é servir um propósito, melhorando o desempenho médio. Garantia é servir para uso, reduzindo variações de desempenho. O valor do serviço é medido pela sua utilidade e garantia. Utilidade é servir um propósito, melhorando o desempenho médio. Garantia é servir para uso, reduzindo variações de desempenho. Valor, Utilidade e Garantia Baseado em pesquisa Valor, Utilidade e Garantia Baseado em pesquisa Valor, utilidade e garantia, baseado na missão e visão Regra de 3. Atendido : Valor (VUG) em % =(Atendido/VUG) Regra de 3. Atendido : Valor (VUG) em % =(Atendido/VUG) Do atendido, quanto atendemos da Meta? ATENÇÃO! Desconsidere as outras visões. Meta : Parcial em % =Atendido/Meta Do atendido, quanto atendemos da Meta? ATENÇÃO! Desconsidere as outras visões. Meta : Parcial em % =Atendido/Meta

15 Dúvidas?


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