A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO."— Transcrição da apresentação:

1 Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO

2 Objetivos Conhecer as principais contribuições que pensadores, filósofos e cientistas deram para a astronomia até então

3 Introdução A observação do céu cidadeculturall.blogspot.com 

4 Registros da observação do céu
Newgrange É uma tumba na Irlanda. Ao nascer do sol do dia mais curto do ano (solstício de inverno), um fino raio de sol ilumina a câmara no final do corredor.

5

6 Registros da observação do céu
Stonehenge  É um alinhamento de pedra na Inglaterra. Acredita-se que era usado para estudos  astronômicos ou religiosos.

7

8 Algumas civilizações Babilônicos: eclipses, posições de planetas e da Lua, relógios solares, divisão da trajetória relativa do Sol em 12 partes, signos do zodíaco. Egípcios: ano dividido em 12 meses de 30 dias e 3 estações (Inundação, Inverno e Verão), acrescentavam 5 dias no final do ano, signos do zodíaco.

9 Algumas civilizações Chineses: eclipses, aspecto das estrelas, ano de 365 e ¼ de dia. Os árabes, astecas, incas e maias também se dedicaram à astronomia

10 Geocentrismo x Heliocentrismo
Quem está no centro? adrianapegoraroterapeuta.blogspot.com

11 Filósofos, pensadores, cientistas
Tales de Mileto: Fundamentos da geometria e da astronomia, mediu a altura das pirâmides pela sombra, imaginava a Terra como um disco plano e, depois, já sabia que o Sol ilumina a Terra.

12 Filósofos, pensadores, cientistas
Aristóteles: Fases da Lua dependente da face iluminada pelo Sol e voltada para a Terra, justificou os eclipses, argumentou a favor da esfericidade da Terra.

13 Filósofos, pensadores, cientistas
Aristarco de Samos: Propôs que a Terra movia em volta do Sol (heliocentrismo), classificou as estrelas quanto ao brilho.

14 Filósofos, pensadores, cientistas
Eratóstenes: Mediu o diâmetro da Terra. Hiparco de Nicéia: Criou o astrolábio, fez o mapa do céu, determinou a duração do ano com uma margem de erro muito pequena, criou o sistema de localização por cálculo de longitude e latitude.

15 Filósofos, pensadores, cientistas
Ptolomeu: Propôs o geocentrismo o qual foi adotado por muito tempo pela Igreja. Nicolau de Cusa: A vida não existe só na Terra, a Terra se move com movimento aparente (não é o céu que se move), seus ensinamentos não foram aceitos.

16 Filósofos, pensadores, cientistas
Nicolau Copérnico: Propôs o heliocentrismo, mas a Igreja não aceitou, sua obra foi colocada no Índex. Giordano Bruno: Queimado vivo por defender o heliocentrismo.

17 Filósofos, pensadores, cientistas
Tycho Brahe: Propôs que o Sol e a Lua orbitam a Terra e os outros planetas orbitam o Sol. Klepler: Propôs que as órbitas não são circulares, mas elípticas e quanto mais próximo do Sol o planeta está maior é a sua velocidade. Aderiu posteriormente ao heliocentrismo.

18 Filósofos, pensadores, cientistas
Galileu Galilei: Fez experiências na torre de Pisa sobre a queda livre, construiu a sua luneta, foi obrigado pela Igreja a negar o heliocentrismo e foi condenado à prisão perpétua. Newton: Idealizou cálculos muito usados na matemática atual, a lei da gravitação e a natureza das cores.

19 Newton e a gravidade A força gravitacional entre dois corpos quaisquer é proporcional ao produto de suas massas, dividido pelo quadrado da distância que os separa Quanto menor a distância entre os corpos, maior a atração. Quanto maior a massa dos corpos, maior a atração.

20 Einstein e a teoria da relatividade
A teoria de Newton não é válida para corpos de grande massa e muito próximos. “Todo movimento é relativo” “A velocidade da luz independe do movimento de sua fonte e é constante” “A velocidade da luz é a maior que existe” “A luz é o único fator constante” ‘O tempo também é relativo”

21 Exemplo de movimento relativo
Quem está parado? Quem está em movimento? estudejogando.com.br

22 Conclusão A observação do céu levou a humanidade a descobrir bastantes coisas, mas há muito por descobrir ainda.


Carregar ppt "Uma volta no tempo TERRA E UNIVERSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google