A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2ª Escola - Palavra de Deus. Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo em vista do Reino. Objetivo geral da Pré- Missão na Arquidiocese.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2ª Escola - Palavra de Deus. Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo em vista do Reino. Objetivo geral da Pré- Missão na Arquidiocese."— Transcrição da apresentação:

1 2ª Escola - Palavra de Deus

2 Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo em vista do Reino. Objetivo geral da Pré- Missão na Arquidiocese de Passo Fundo:

3 Deus Palavra Reino de Deus Três enfoques

4 1 - Deus

5 Deus não é solidão. É comunhão de três pessoas divinas. Portanto, a Primeira e a Última Realidade é relação, é extravasamento de si mesmo, é vida e amor. Tudo está contido na realidade comunhão (Leonardo Boff).

6 DeusDeus Mistério da Trindade e S. Agostinho Coeternos, coinfinitos e coiguais

7

8 Comunidade em que circula o amor... Espelho para as nossas relações serem: fraternas, humanas, responsáveis, justas, respeitosas das diferenças...

9 A Trindade é o modelo para vida familiar, comunitária e social.

10 a evangelização [missão] é um chamado à participação na comunhão trinitária (DP 218).

11 Mistério Todas as coisas são mistérios O que me faz viver O que me faz te amar Nem sequer por que eu penso em você Não consigo explicar O vento que sopra na rosa A luz que brilha em teu olhar O que ferve aqui dentro do peito ao te beijar.

12 Todas as coisas são mistérios Por que tanta dor pela rua Por que tanta morte no ar Por que os homens promovem a guerra Em nome da paz? Por que o cientista não mostra Um jeito bem feito afinal Que seja vacina do amor Contra o vírus do mal.

13 Todas as coisas são mistérios Aquele encontro surpreso Aquela emoção ao te ver Não me peça qualquer explicação Eu não posso dizer O que há de segredo amanhã O que vai ser do meu coração Te procuro amor, por favor Nesse instante o que vale é a canção

14 2 - Palavra

15 A palavra é um elo que agrega ou divide???

16 Segundo o entendimento bíblico, a palavra antes de tudo é uma realidade dinâmica pela qual Deus age no mundo, cria as coisas e suscita os acontecimentos.

17 Palavra cria informa transmite conhecimento fortalece a amizade evoca a transcendência

18 Cada pessoa é a palavra proferida por Deus apenas sobre esta pessoa singular. E nossa tarefa consiste em tornar perceptível neste mundo esta palavra de Deus que se tornou carne de nós. Para chegar à maturidade espiritual, preciso escutar a voz de Deus dentro de mim. Pe. Romano Guardini –

19 Dá-me a palavra certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. Dá-me a cantiga certa, na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. Palavra é como pedra, preciosa sim, quem sabe o valor cuida bem do que diz. Palavra é como brasa, queima ate o fim, quem sabe o que diz há de ser mais feliz.

20 3 – Reino de Deus

21 O que é o Reino de Deus? O Reino de Deus é vida justa para os pobres, aberta a um mais (Jon Sobrino).

22 Democrática Justa Reino de Deus Solidária Ecumênica Sociedade

23 Tudo que faço para a construção do Reino de Deus é válido e valioso, pode ser pouco, mas o importante é fazer algo, é servir. Deus chama a todos, o que não pode acontecer é colocar as minhas limitações a frente deste chamado.

24 Como é a dinâmica do Reino de Deus? Quais deveriam ser nossas opções?

25 Bem-Aventuranças Bem-Aventuranças Ser feliz é o motor da vida. Ser feliz é o motor da vida.

26 Caminho da felicidade Jesus subiu ao monte e sentou. Ele é Deus e pode orientar. Mt 5,1-12

27 As bem- aventuranças localizam-se no Sermão da Montanha. Jesus é o Novo Moisés. Não com a lei, mas com um novo estilo de vida.

28 Os mandamentos são leis escritas que visavam orientar as relações do Povo com Deus e entre si. Leis para não voltar à escravidão.

29 Certa vez um jornalista foi visitar a casa onde Madre Tereza cuidava dos doentes, ficou observando a dedicação, cuidado e carinho da irmã para com todos, depois de algum tempo, ele chegou perto de Madre Tereza, enquanto ela fazia um curativo em um homem muito enfermo e disse: Irmã, eu não faria isso por dinheiro nenhum desse mundo. Ela olhou para ele e falou: Eu também não.

30 Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

31 Felizes os que choram, porque serão consolados.

32 Felizes os mansos, porque possuirão como herança a terra.

33 Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.

34 Felizes os compassivos, porque alcançarão misericórdia.

35 é sentir o drama da outra pessoa como se fosse meu irmão ou a minha irmã Ser misericordioso, compassivo.... é optar por viver acolhendo os outros

36 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.

37 Ter o coração puro é optar em ter os projetos transparentes, voltados para o bem comum... Este é o caminho para ver a Deus.

38 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus.

39 Promover a paz é optar em ter atitudes justas e respeitar os direitos dos outros.

40 Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.

41 Situações Perseguição... opções Pobres em espírito

42 Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto com que poderem os salgá-lo?

43

44 Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento (Mt 5,17).

45 Tempo de Deus Olha o Reino de Deus chegando Ele já está aqui É o amor se concretizando Fazendo o povo feliz O reinado de Deus é sonho de fraternidade e amor É um tempo de luz e magia sem medo, sem luto e sem dor O reinado de Deus é força de braços que se levantam.

46 Promessa de uma vitória aos que lutam e nunca se cansam O reinado de Deus é labuta de um povo organizado Que não foge nunca da luta não se deixa ser explorado Olha o Reino de Deus chegando Ele já está aqui É o amor se concretizando Fazendo o povo feliz.

47 O reinado de Deus é canto alegrando a vida da gente É como um acalanto, nos faz seguir em frente Olhar o povo sorrindo e cantando Javé tá presente aqui É gente com a gente lutando mostrando o caminho a seguir Olha o Reino de Deus chegando Ele já está aqui É o amor se concretizando Fazendo o povo feliz.

48

49

50


Carregar ppt "2ª Escola - Palavra de Deus. Evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo em vista do Reino. Objetivo geral da Pré- Missão na Arquidiocese."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google