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Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)

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1 Jean-Paul Sartre (21 de Junho de 1905 —15 de Abril de 1980)
A Questão do Método Metódo Progressivo-Regressivo

2 BIOGRAFIA (regressiva)
CONTEXTUALIZAÇÃO DE SARTRE. NUM MUNDO EM PLENA TRANSFORMAÇÃO E COM NOVAS INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO (K. MARX, HUSSERL, FREUD, HEIDEGGER, SARTRE); TALENTO LITERÁRIO – ESCREVE SOBRE MAIS VARIADOS ASSUNTOS (TEATRO, ROMANCE, FILOSOFIA, POLÍTICA, SE ENGAJA NO SEU PROJETO DE VIDA): 1960, SARTRE NO BRASIL E NA BAHIA. CONFERÊNCIA DE ARARAQUARA.PERGUNTA, “É POSSÍVEL SUPERAR A FILOSOFIA SEM REALIZÁ-LA?

3 2ª GUERRA MUNDIAL. PRISÃO 1940.
CONDIÇÃO REAL PARA CONCRETIZAR A SUA FILOSOFIA DE ENGAJAMENTO; A GUERRA O LEVOU A COMPROMETER-SE, A SENTIR-SE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE NÃO FEZ – SARTRE ANTES DA GUERRA ERA OMISSO SOBRE AS QUESTÕES POLÍTICAS ENGAJAR-SE NA QUESTÃO POLÍTICA SE TORNA UM NECESSIDADE IMPERIOSA.

4 EXISTENCIALISMO ATEU HUSSERL, HEIDEGGER E MERLEAU-PONTY;
REVISTA OS TEMPOS MODERNOS, EM 1945; BASE DO EXISTENCIALISMO: REALIDADE HUMANA. EXISTÊNCIA PRECEDE A ESSÊNCIA – ATEÍSMO INEXSITÊNCIA DE UM BEM A PRIORI HOMEM É RESPONSÁVEL POR SEUS ATOS, “SEM DESCULPAS” LIBERDADE E PODER DE CRIAÇÃO DO HOMEM PARA O FUTURO DE POSSIBLIDADES “INSUPERÁVEL SINGULARIDADE DA AVENTURA HUMANA”

5 MÉTODO PROGRESSIVO-REGRESSIVO
TAREFA HISTÓRICA DO HOMEM: APROXIMAR O MOMENTO EM QUE A HISTÓRIA SÓ TERÁ UM ÚNICO SENTIDO; CONVERGÊNCIA DOS PROJETOS PARA UM POSSÍVEL OBJETIVADO COMUM. PROJETO. FORMA DE SER DO HOMEM E A TRADUÇÃO DO ENGAJAMENTO NA SUA FINALIDADE. TEMPORALIZAÇÃO. PENSAMENTO CARTESIANO E DETERMINISTA X INSERÇÃO DO HOMEM NO SEU TEMPO PARA ABERTURA DOS POSSÍVEIS.

6 FUTURO: CAMPO ABERTO DE POSSÍVEIS.
DETERMINISMO E CONDIÇÕES SOCIAIS X SUBJETIVISMO, POSSIBILIDADE SOCIAL ABERTO E O PROBLEMA DA PAUPERIZAÇÃO RELATIVA. PESPECTIVAS DE FUTURO PRÁXIS: INSERÇÃO DO HOMEM. O SUBJETIVO É O MOMENTO NECESSÁRIO DO PROCESSO OBJETIVO; X MARXISTAS (MATERIALISMO) MECANICISTAS.

7 Apenas o projeto como mediação da objetividades pode dar conta da historia, da criatividade humana.
OS CAMINHOS: 1 MECANICISMO; 2 DIALÉTICA COMO A LEI CELESTE; OU 3 DEVOLVE-SE AO HOMEM SINGULAR SEU PODER DE SUPERAÇÃO PELO TRABALHO E PELA AÇÃO

8 EXPLICAÇÃO DO MÉTODO PELAS OBSERVAÇÕES DAS PROBLEMÁTICAS SUMÁRIAS DO EXISTENCIALISMO
Os dados que superamos a cada instante não estão apenas no materialismo, mas passa pelo subjetivismo, adentramos neles. Freud e as possibilidades de um futuro aberto; Passado-ultrapassante; Totalização como movimento da história e como esforço teórico para “situar” um acontecimento, um grupo ou um homem

9 2 .O projeto deve necessariamente atravessar o campo das possibilidades instrumentais.
Linguagem, cultura, signos...objetos fabricados etc; alienação Ex. Historico suns-colootes. há situações econômicas que modificam a historia como há ações que também a modificam. Se for só econômico vai para um marxismo inumanista;

10 MÉTODO HEURÍSTICO REGRESSIVO-PROGRESSIVO X MÉTODO PROGRESSIVO MARXISTA DIALÉTICO A PRIORI.
CONTEXTUALIZAÇÃO DETERMINADA NA ÉPOCA O CAMPO DOS POSSÍVEIS E DOS INSTRUMENTOS. SINGULARIDADE PELA DIFERENCIAÇÃO ENTRE O COMUM E ATITUDE CONCRETA DA PESSOA ESTUDADA (MERLEAU-PONTY). TOTALIZAÇÃO DA SINGULARIDADE, é considerar o individuo por inteiro por todas as significações. TAMBÉM REGRESSIVO PELA BIOGRAFIA

11 UTILIZAÇÃO DO MÉTODO PROGRESSIVO
ENGENDRAR OS CONHECIMENTOS OBITIDOS PELAS TÉCNICAS ANTERIORES (DIFERENCIAL, BIOGRAFIA REGRESSIVA) NUM ESQUEMA MOMENTO ANTERIOR-POSTERIOR ATÉ A OBJETIVAÇÃO FINAL – DESVELAR O PROJETO.

12 NOVA ANÁLISE REGRESSIVA
PERIGO DE DESVIO DO PROJETO DO PROJETO, NUMA OBJETIVAÇÃO TERMINAL DIFERENTE DA ESCOLHA ORIGINAL; RETOMA A ANÁLISE REGRESSIVA DE MANEIRA MAIS MINUCIOSA (CAMPO INSTRUMENTAL, POSSIVEIS, DESENROLAR DA VIDA, COERÊNCIA E INCOERÊNCIA...);

13 3. O HOMEM DEFINE-SE PELO SEU PROJETO.
EXISTÊNCIA EM SEU DESEQUILÍBRIO E INSTABILIDADE X DETERMMINISMO CIENTÍFICO E O METODO DIALÉTICO DE REDUÇÃO; PROJETO UMA TENTATIVA DE RE-EQUILÍBIRO PELA INSTABILIDADE DA RELIDADE HUMANA. COMPREENSÃO: PROGRESSIVA E REGRESSIVA. COMPREENSÃO É REALIDADE HUMANA TOTALIZADORA QUE ME APROXIMA OS OUTROS, A “MIM MESMO E AO AMBIENTE NA UNIDADE SINTÉTICA DA OBJETIVAÇÃO EM CURSO”

14 3. FIM COMO OBJETIVAÇÃO. CRÍTICA AO MARXISMO E AO POSITIVISMO PELA NÃO PERCEPÇÃO DAS FINALIDADE DAS EMPRESAS; EXISTENCIALISMO: FIM É A PRÓPRIA OBJETIVAÇÃO DO PROJETO (PELA LEI DIALÉTICA DE UMA CONDUTA HUMANA E A TAMBÉM PELAS CONTRADIÇÕES INTERIORES).


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