A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estilo de Aprendizagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estilo de Aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Estilo de Aprendizagem
O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e aprendizagem, e é baseado nas teorias do americano David Kolb, PhD em Harvard, especializado nos assuntos de aprendizagem humana e célebre pela criação do Inventário de Estilos de Aprendizagem. O sistema do teste de estilo de aprendizagem on-line foi desenvolvido, implementado e é comercializado pela OmRá. Aprendendo a aprender melhor....

2 Teste de Estilo de Aprendizagem: TEA
O conceito de Estilo de Aprendizagem foi desenvolvido originalmente por David Kolb, PhD Harvard, especializado em aprendizagem Customizado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner Sistema online desenvolvido e comercializado pela OmRá Technologies for a better life O Teste de Estilo de Aprendizagem ajuda a mapear o perfil de aprendizagem de cada colaborador, ou seja, como cada um pode aprender melhor É uma ferramenta para otimizar o investimento em treinamentos na empresa, através de diversas estratégias possíveis a partir do mapeamento de toda a força de trabalho Pode ser usado para melhorar a comunicação entre gestor e colaborador além de ser uma ferramenta de autoconhecimento Pode ser usado como ferramenta de apoio em processos de Recrutamento e Seleção O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e aprendizagem, e é baseado nas teorias do americano David Kolb, PhD em Harvard, especializado nos assuntos de aprendizagem humana e célebre pela criação do Inventário de Estilos de Aprendizagem. O sistema do teste de estilo de aprendizagem on-line foi desenvolvido, implementado e é comercializado pela OmRá.

3 Estilo de Aprendizagem: Teoria
O modelo de aprendizagem de David Kolb, PhD de Harvard, é baseado em como nosso cérebro reage nas situações de aprendizagem, a partir de padrões estabelecidos em nossa mente, que indicam duas tendências de escolhas que fazemos automaticamente quando estamos aprendendo: sentir pensar acomodador assimilador convergente divergente 1. Tendência a nos envolvermos mais racionalmente ou mais com as sensações nas situações de aprendizagem 2. Tendência a se envolver na prática, agindo, ou a ser mais observador nas situações de aprendizagem observar agir Não há melhor, nem pior... Todos somos capazes de aprender de todas as formas, porém cada pessoa aprende mais facilmente por uma das 4 formas preferenciais de aprendizagem: sentir, pensar, agir ou observar. Exatamente neste contexto, foi desenvolvido o Teste de Estilo de Aprendizagem on line, o qual busca identificar quais as formas preferenciais de aprendizagem de cada colaborador. Existem 4 etapas no ciclo de aprendizagem ou formas de aprendizagem, que é a aprendizagem através dos sentimentos, a aprendizagem através da observação, através do pensamento, e através da ação. Em geral, todos nós temos a capacidade de aprender usando qualquer uma destas 4 formas, porém temos a preferência e a facilidade de aprender melhor com uma delas, e é exatamente este o primeiro conceito que precisa ser entendido. O Teste de Estilo de Aprendizagem identifica também o Estilo de Aprendizagem, que é a combinação das duas formas preferenciais de aprendizagem de cada pessoa. Assim, cada pessoa poderá ter um estilo de aprendizagem: Divergente, que é quem prioriza os sentimentos e a observação; Assimilador, que prioriza a observação e o pensamento; Convergente, que prioriza o pensamento e a ação e Acomodador, que prioriza a ação e o sentimento. O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e aprendizagem, e é baseado nas teorias do americano David Kolb, PhD em Harvard, especializado nos assuntos de aprendizagem humana e célebre pela criação do Inventário de Estilos de Aprendizagem. O sistema do teste de estilo de aprendizagem on-line foi desenvolvido, implementado e é comercializado pela OmRá. A combinação das duas principais formas preferenciais de cada pessoa, nos dá seu estilo de aprendizagem: assimilador, convergente, acomodador e divergente.

4 Forma Preferencial de Aprendizagem
Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Experimentação Ativa (agir / fazer) Conceituação Abstrata (pensar) O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

5 Estilos de Aprendizagem
Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Conceituação Abstrata (pensar) Experimentação Ativa (agir / fazer) Acomodador Divergente Convergente Assimilador A combinação das formas preferenciais de aprendizagem, nos dará o estilo de aprendizagem da pessoa, que pode ser: * Divergente (sentir e observar): Combinação da Vivência Concreta (sentir) com a Observação Reflexiva (observar). São pessoas ótimas para perceber situações concretas a partir de muitos pontos de vista. Sua abordagem às situações é mais no sentido de observar do que de agir. Gostam de situações que exigem a geração de uma ampla gama de idéias, como nas sessões de "brainstorming". Geralmente tem um grande interesse cultural e gostam de coletar informações. * Assimilador (observar e pensar): Combinação da Conceituação Abstrata (pensar) com a Observação Reflexiva (observar). São pessoas ótimas para compreender uma ampla gama de informações e colocá-las em um formato conciso e lógico. Geralmente são menos voltados para as pessoas e mais interessado em idéias e conceitos abstratos. De maneira geral, estas pessoas acham que é mais importante que a teoria tenha uma base lógica do que um valor prático. * Convergente (pensar e agir): Combinação da Conceituação Abstrata (pensar) e Experimentação Ativa (agir). Excelentes pessoas para encontrar utilizações práticas para as idéias e teorias. São capazes de resolver problemas e tomar decisões com base na procura de soluções para as questões ou problemas. Gostam mais de lidar com tarefas e problemas técnicos do que com assuntos sociais e interpessoais. Acomodador (agir e sentir): Combinação da Experimentação Ativa (agir) com a Vivência Concreta (sentir). Este estilo também poderia ser chamado de FAZEDOR. São pessoas capazes de aprender basicamente através da experiência prática. Gostam de colocar planos em prática e de se envolver em experiências novas e desafiadoras. Tendem a agir a partir de seus sentimentos mais imediatos, e não a partir da análise lógica. Ao resolver problemas, confiam mais nas pessoas para obter informações do que em sua própria análise técnica.

6 Estilos de Aprendizagem de um Grupo
Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Conceituação Abstrata (pensar) Experimentação Ativa (agir / fazer) Acomodador Divergente Convergente Assimilador A Partir da identificação do Estilo de Aprendizagem Individual, podemos analisar o perfil de aprendizagem de um grupo, quer seja este grupo um grupo de colaboradores que trabalham juntos em uma área, como por exemplo a área de vendas, quer seja um grupo de colaboradores que participará de uma turma de um treinamento específico. Sabendo qual o estilo predominante de um grupo, podemos adequar melhor os treinamentos, bem como a metodologia de ensino aplicada, a fim de facilitarmos o aprendizado de um grupo. Por exemplo, este resultado de um grupo hipotético mostra um grupo com grande tendência ao aprendizado através dos sentimentos e também da ação, portanto atividades que envolvam o grupo em ações práticas e vivenciais tenderão a facilitar com que as pessoas aprendam melhor e mais facilmente, enquanto que palestras e apresentações teóricas, onde as pessoas apenas tenham participação passiva, tendem a não favorecer a aprendizagem.

7 Benefícios do TEA Individuais: Para a Empresa: Autoconhecimento
Melhor rendimento e eficiência em treinamentos Melhor interação com a equipe e gestor Melhor capacidade de transmissão de informação Para a Empresa: Melhor comunicação e relação entre gestores e colaboradores Maior colaboração e melhoria do trabalho em equipes Conhecimento do perfil de aprendizagem de cada colaborador Possibilidade de elaboração de estratégias de treinamento Grupos homogêneos Grupos heterogêneos Pra quem e como usar e-learning Informação ao facilitador dos treinamentos sobre perfil da turma Melhoria do resultado final do treinamento, em termos de absorção de conhecimentos, resultando em menores custos de treinamento Aceleração da curva de aprendizagem da empresa sobre novos produtos, novos sistemas, novas parcerias, novos processos Relatórios no idioma do usuário: em português, inglês ou espanhol Possibilidade de uso para recrutamento e seleção Os principais benefícios da implementação do teste de estilo de aprendizagem para o colaborador estão relacionados ao fato dele se auto conhecer melhor e saber como pode aprender mais facilmente algo novo, melhorando seu rendimento em treinamentos. Também é de se esperar uma melhor interação com a equipe, e uma maior capacidade de transmissão da informação a partir dos conhecimentos adquiridos com os conceitos por trás do teste de estilo de aprendizagem. Para a empresa, além do ganho individual de cada colaborador, e de saber a forma preferencial e estilos de aprendizagem de cada colaborador, passa a ser possível analisar uma equipe, ou um grupo a ser treinado, departamentos e até mesmo a empresa como um todo, e utilizar as informações para se elaborar estratégias de treinamento adequadas às necessidades da empresa, podendo esta optar, por exemplo, por efetuar treinamentos com grupos mais homogêneos ou heterogêneos, bem como identificar quando e de que forma um e-learning pode ser efetivo. Além disto é possível fornecer antecipadamente ao facilitador de um determinado treinamento qual o perfil da turma, o que pode ajudar na determinação de que metodologias de treinamento podem dar mais resultado e melhorar o resultado do treinamento como um todo. Em se utilizando as informações sobre o teste, o principal resultado esperado é que haja uma maior absorção e retenção do treinamento, ou seja, um treinamento mais efetivo, o que viabiliza uma redução global dos custos com treinamentos, e um aceleramento da curva de aprendizagem da empresa. O Teste de Estilo de Aprendizagem pode ser utilizado também em situações de recrutamento e seleção, principalmente quando o novo contratado for passar por diversos treinamentos, como por exemplo o caso de programas de trainees.

8 Benefícios do TEA Recrutamento & Seleção
A ferramenta de Estilo de Aprendizagem é mais uma ferramenta de apoio à tomada de decisão sobre R&S, agregando valor a outras ferramentas e ao difícil processo de decisão sobre uma nova contratação Mapear a preferência de aprendizagem em processos internos ou externos de R&S através do alinhamento do candidato ao perfil da posição buscada Identificar melhores opções de compatibilidade no relacionamento / comunicação de candidatos com o gestor da posição buscada Identificar melhores opções de adaptabilidade de candidatos aos programas de treinamento existentes na empresa para a posição buscada (programas de líderes, programas de trainees etc) Avaliar formas de estilo de aprendizagem mais adequadas às áreas e negócios de empresa Os principais benefícios da implementação do teste de estilo de aprendizagem para o colaborador estão relacionados ao fato dele se auto conhecer melhor e saber como pode aprender mais facilmente algo novo, melhorando seu rendimento em treinamentos. Também é de se esperar uma melhor interação com a equipe, e uma maior capacidade de transmissão da informação a partir dos conhecimentos adquiridos com os conceitos por trás do teste de estilo de aprendizagem. Para a empresa, além do ganho individual de cada colaborador, e de saber a forma preferencial e estilos de aprendizagem de cada colaborador, passa a ser possível analisar uma equipe, ou um grupo a ser treinado, departamentos e até mesmo a empresa como um todo, e utilizar as informações para se elaborar estratégias de treinamento adequadas às necessidades da empresa, podendo esta optar, por exemplo, por efetuar treinamentos com grupos mais homogêneos ou heterogêneos, bem como identificar quando e de que forma um e-learning pode ser efetivo. Além disto é possível fornecer antecipadamente ao facilitador de um determinado treinamento qual o perfil da turma, o que pode ajudar na determinação de que metodologias de treinamento podem dar mais resultado e melhorar o resultado do treinamento como um todo. Em se utilizando as informações sobre o teste, o principal resultado esperado é que haja uma maior absorção e retenção do treinamento, ou seja, um treinamento mais efetivo, o que viabiliza uma redução global dos custos com treinamentos, e um aceleramento da curva de aprendizagem da empresa. O Teste de Estilo de Aprendizagem pode ser utilizado também em situações de recrutamento e seleção, principalmente quando o novo contratado for passar por diversos treinamentos, como por exemplo o caso de programas de trainees.

9 Forma Preferencial de Aprendizagem
Vivência Concreta (sentir) Pontos Fortes Relacionamento Aprendizagem por experiências vividas Sensibilidade aos sentimentos das pessoas Bons decisores intuitivos O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

10 Forma Preferencial de Aprendizagem
Vivência Concreta (sentir) Estratégia de Treinamento Grupos Pequenos Precisam de Feedback, confiança e suporte Aprende com os pares Face a Face Precisa de Boas Vindas Conhecer o ambiente Ouvir de alguém Entrevistar pessoas Coach Compreensivo e Paciente! O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

11 Forma Preferencial de Aprendizagem
Pontos Fortes Observa cuidadosamente antes de julgar Observa diferentes perspectivas Busca o sentido dos acontecimentos Pacientes Imparciais Observação Reflexiva (observar) O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

12 Forma Preferencial de Aprendizagem
Observação Reflexiva (observar) Estratégia de Treinamento Precisa Muita Informação de várias fontes Tomar notas Perguntas e Respostas Material extra sem ser solicitado Informação antes do treinamento Múltiplas Perspectivas Demonstre várias vezes O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

13 Forma Preferencial de Aprendizagem
Pontos Fortes Assume Riscos Influência pela ação Capacidade de realização Experimenta Experimentação Ativa (agir / fazer) O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

14 Forma Preferencial de Aprendizagem
Experimentação Ativa (agir / fazer) Estratégia de Treinamento Defina o problema Objetivos Claros Com Prazo Hands on Simuladores Dê desafios Tentativa e erro Pilotos Just Do it! O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

15 Forma Preferencial de Aprendizagem
Pontos Fortes Análise lógica das ideias Planejamento sistemático Agir a partir da compreensão intelectual Precisão dos resultados Conceituação Abstrata (pensar) O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

16 Forma Preferencial de Aprendizagem
Conceituação Abstrata (pensar) Estratégia de Treinamento Educador tem que ser Expert ou Pesquisador Quadro Geral Material ( Manual, Vídeo, Bibliografia) Pesquisas e Análises Revisão e Melhoria do programa Integração do Conhecimento Estruturado e Sistemático (Passo a Passo) Visual O Teste de Estilo de Aprendizagem é organizado a partir do preenchimento online de 12 questões, e, como já dissemos, identificará primeiramente a forma preferencial de aprendizagem da pessoa. Todos nós possuímos a capacidade de aprender utilizando qualquer uma destas formas, porém temos a preferência por uma delas, podendo ser: Vivência Concreta: Aprendizagem através dos sentimentos, do envolvimento com as emoções. São pessoas que enfatizam o envolvimento pessoal nas situações no dia-a-dia, e se baseiam mais em suas sensações e sentimentos do que em uma abordagem sistemática aos problemas e situações. Há a necessidade de contato com a realidade externa para estarem aprendendo. Precisam estar sentindo as coisas acontecendo. Este é o semi-eixo dos vivenciadores. As pessoas deste estágio de aprendizagem valorizam o envolvimento em situações reais, sentem-se confortáveis em realidades únicas e complexas e são bons decisores intuitivos. Observação Reflexiva: Aprendizagem através das observações, sem a necessidade de participar das coisas. O que mais importa para estas pessoas é refletir sobre o que observam. As pessoas deste estágio são pacientes, valorizam a imparcialidade, buscam o significado das decisões sob diferentes perspectivas. Conceituação Abstrata: Aprendizagem através do pensamento, do abstrato. Típico daqueles que compreendem, que pensam. As pessoas deste estágio valorizam o planejamento sistemático, a manipulação abstrata de símbolos, sentem-se confortáveis pelo rigor e disciplina da análise de idéias e conceitos. Constroem esquemas, modelos e teoria. São decisores que operam em grande grau de previsão e precisão dos resultados. Experimentação Ativa: Aprendizagem através da ação. A pessoa tem uma abordagem prática e uma preocupação com aquilo que realmente funciona, e não fica simplesmente observando uma situação. Valoriza o fato de tomar atitudes e ver os resultados de sua influência e criatividade. As pessoas deste estágio são impacientes, gostam de influenciar pessoas e mudar situações. Valorizam o que funciona sem se preocuparem porquê. São decisores que gostam de ver o resultado, assumindo, para isto, alguns riscos.

17 Estratégias para melhor desenvolver a capacidade de aprendizagem individual
A partir da identificação do estilo de aprendizagem, cada um poderá melhorar sua capacidade de aprendizagem de algumas formas: Quando precisar aprender rapidamente sobre algo novo, buscar situações que privilegiem seu estilo de aprendizagem; Desenvolver uma forma de adaptar os pontos fortes de seu estilo de aprendizagem com as experiências com que se defronta no seu dia a dia; Adaptar-se ao mundo: desenvolver relacionamentos de aprendizagem e trabalho com pessoas cujos pontos fortes e fracos de aprendizagem sejam opostos aos seus; Praticar e desenvolver técnicas de aprendizagem em áreas de seus pontos fracos.

18 Workshops de Aprendizagem
Workshops para Gestores: Aprendendo a Aprender..... e ENSINAR leva aos líderes o conceito de que uma das tarefas do líder é ser educador. O objetivo é que os gestores aprendam a apoiar melhor seus colaboradores no seu processo de desenvolvimento pessoal, bem como utilizar as informações sobre como cada colaborador aprende, melhorando o nível de comunicação com cada colaborador e com a equipe, resultando em um melhor nível de relacionamento entre gestor e colaborador e entre os membros da equipe, e melhorando a performance do grupo como um todo. Workshops para Equipes: Aprendizagem & Comunicação. leva aos participantes o conceito de aprendizagem e a importância da mesma nos dias atuais. O objetivo é que os participantes entendam as diferenças entre as pessoas e suas formas de aprendizagem e possam com isto se comunicar melhor com os profissionais de sua equipe e de outras equipes. Workshops para Profissionais de Treinamento / RH: Estratégias de RH a partir dos estilos de aprendizagem. Workshop para Vendas: Vendendo melhor através do entendimento dos perfis de aprendizagem de clientes Coaching de Aprendizagem: Devolutivas individuais para líderes

19 Informações sobre a empresa OmRá

20 Nosso Diferencial: Visão de Negócios e Expertise Tecnológico & Humano
Pessoas Tecnologia Consultoria de Negócios, Tecnologia e Fator Humano, especializada na introdução de novas tecnologias e no uso da tecnologia para melhoria da produtividade pessoal e profissional. Atuação em médias e grandes empresas, que valorizam o ser humano e investem no seu desenvolvimento. Experiência com mais de 250 empresas na introdução e uso de novas tecnologias, apoiando executivos, líderes e profissionais de vendas no uso de tecnologia para melhorar sua produtividade, seu dia a dia e sua vida. Expert em tecnologias e softwares de produtividade e mobilidade (Smartphones / Tablets) Buscamos superar as expectativas dos clientes, levando produtos e soluções inovadoras, com serviços de excelência, estabelecendo relacionamentos de longo prazo.

21 Nossos Clientes Nossos profissionais já conduziram projetos com empresas líderes em tecnologia de informação e mobilidade: Desenvolvemos projetos customizados de treinamentos em clientes líderes em seus mercados

22 Nossos Principais Produtos
Desenvolvimento Humano / Educação Corporativa Workshops de Produtividade Pessoal Metodologia + Aplicação Prática (Outlook/Notes) + Comportamental Produtividade para Líderes & Média Gerência Produtividade para Vendas Produtividade para Franqueados Coaching de Produtividade Pessoal para Altos Executivos Produtividade para Secretárias e Assistentes Executivas Produtividade para Talentos / Futuros Executivos Produtividade para Trainees Produtividade para níveis operacionais Dicas e Truques do Microsoft Outlook Reuniões Produtivas Efetivo Palestras de Produtividade Pessoal & Qualidade de Vida Produtividade com Smartphones / Tablets

23 Nossos Principais Produtos
Desenvolvimento Humano / Educação Corporativa Estilos de Aprendizagem Mapeamento de Estilos de Aprendizagem de Profissionais Workshop para Gestores: Liderança & Aprendizagem Workshop para Equipes: Aprendizagem & Comunicação Workshops para Profissionais de Treinamento / RH: Estratégias de RH a partir dos estilos de aprendizagem. Coaching de Aprendizagem: Devolutivas individuais para líderes Sistemas Estratégicos em Desenvolvimento Humano Canais de Aprendizagem: como aprender, além de treinamentos.. Avaliação de Desempenho / 360º / Gestão por Competências Desenvolvimento de Sistemas Customizados Palestras sobre Gestão do Tempo, Planejamento, Organização Pessoal, Vendas Consultivas, Feedback 360º Desenvolvimento de treinamentos customizados para força de vendas

24 Estilo de Aprendizagem alinhado com o moderno conceito de Andragogia, a aprendizagem dos adultos
Pedagogia Andragogia Aprendizes dependem do educador (aprendizagem direcionada) Aprendizes independentes e autodirecionados (aprendizagem facilitada) Motivação Extrínseca (competição, recompensa) Motivação intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Foco principal em técnicas de transmissão de conhecimento (aulas, leituras designadas) Aprendizagem por projetos inquisitivos, experimentação, estudos independentes Aplicação futura da aprendizagem Aplicação imediata da aprendizagem Ambiente formal, competitivo Ambiente mais informal, com equidade, respeito mútuo e cooperação Aprendizagem baseada em atividades planejadas pelo educador. Aprendizagem baseada em experiências Avaliação por métodos externos (notas, testes, provas) Pessoas centradas no desempenho em seus processos de aprendizagem Adaptado de JARVIS, P – The sociology of adult and continuing education. Beckenham: Croom Helm, 1985

25 Estilo de Aprendizagem alinhado com o inovador Conceito de Heutagogia, a aprendizagem na era da informação / internet Andragogia Heutagogia Aprendizes independentes e autodirecionados Aprendizes totalmente independentes Motivação intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Motivação totalmente intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Aprendizagem por projetos inquisitivos, experimentação, estudos independentes Aprendizagem por estudos independentes, com outros (informal) Aplicação imediata da aprendizagem Ambiente mais informal, com equidade, respeito mútuo e cooperação O aprendiz define quando, onde e com que método irá aprender Aprendizagem baseada em experiências Pessoas centradas no desempenho em seus processos de aprendizagem Adaptado de JARVIS, P – The sociology of adult and continuing education. Beckenham: Croom Helm, 1985

26 Retenção da Aprendizagem Curvas de Esquecimento
100% 75% 50% 25% 0% revisão 10 mins após revisão 1 dia após quantidade lembrada 1 dia (tempo) O aplicação do Estilo de Aprendizagem pode ajudar a melhorar a aprendizagem, melhorando o nível de retenção da informação.

27 Retenção da Aprendizagem Forgetting Curves
100% 75% 50% 25% 0% revisão 1 mês após revisão 1 semana após revisão 1 dia após quantidade lembrada revisão 10 mins após (tempo) O aplicação do Estilo de Aprendizagem pode ajudar a melhorar a aprendizagem, melhorando o nível de retenção da informação.

28 Informações disponíveis no Sistema do Teste de Estilo de Aprendizagem
Ao Colaborador (acesso online e/ou geração de PDF) Resultado individual gráfico com identificação da forma preferencial e estilo de aprendizagem de cada colaborador Informações adicionais sobre a forma preferencial do colaborador com identificação dos pontos fortes de cada forma Características do estilo de aprendizagem do colaborador Informações sobre as 4 Formas ou Estágios de Aprendizagem Informações sobre os 4 Estilos de Aprendizagem Sugestões de como melhorar a capacidade de aprendizagem, a partir do conhecimento sobre seu estilo Dicas para desenvolvimento de cada estilo de aprendizagem Dicas sobre o aprendizado de uma equipe Referências bibliográficas Ao RH e/ou Gerente Acesso aos resultados individuais dos colaboradores / liderados Visão em Grupo dos perfis e resultados O Sistema desenvolvido disponibiliza ao colaborador além de seu próprio resultado com a identificação de sua forma preferencial de aprendizagem e de seu estilo de aprendizagem, informações mais detalhadas sobre o seu resultado, bem como informações sobre as outras formas e estilos de aprendizagem, para que ele possa entender o contexto da teoria dos estilos de aprendizagem. São disponibilizadas também sugestões para melhoria da capacidade de aprendizagem e dicas para desenvolver cada um dos estilos de aprendizagem, bem como melhorar a aprendizagem em equipe. Todos os resultados e informações podem ser acessados online, e pode também ser gerado um arquivo em PDF com o resultado individual de cada colaborador, servindo este como um guia de aprendizagem para o colaborador. Para sistemas integrados ao ERP da empresa é possível disponibilizar ao gerente os resultados de seus subordinados imediatos. Poderão ser nomeados administradores do sistema, normalmente pessoas da área de Desenvolvimento Humano, que terão acesso a todos os resultados individuais, bem como poderão ver os resultados e perfis de um grupo específico.

29 Características Técnicas do Sistema do Teste de Estilo de Aprendizagem
Sistema web, com identificação via usuário / senha Hospedado pela OmRá Ambiente MS Windows Server 2000 ou superior Linguagem ASP Banco de Dados Oracle Acesso online através do Internet Explorer 7 ou superior Opcionais Consultoria para entendimento, implementação e orientação sobre os conceitos de estilos de aprendizagem Workshops Liderança & Aprendizagem para gestores Módulo de Gerenciamento de turmas de treinamento Sistema de Canais de Aprendizagem, classificados por competências Instalação no ambiente da empresa, com integração ao ERP, acesso via intranet e customização de identidade visual O Sistema do Teste de Estilo de Aprendizagem foi desenvolvido em linguagem de programação ASP com banco de dados Oracle ou SQL, como um sistema acessível pelo navegador Internet Explorer 7 ou superior, através de usuário e senha para cada usuário, sendo instalado em um ambiente Windows Server 2000 ou superior. A hospedagem do sistema pode ser feita pela OmRá ou pelo cliente. No caso de hospedagem pelo cliente, a OmRá poderá efetuar, opcionalmente, a integração com o ERP, intranet e customização para adequação à identidade visual da empresa. Opcionalmente poderá ser realizada uma consultoria com a psicóloga e consultora Carmem Rittner para entendimento aprofundado do conceitos de Estilo de Aprendizagem, implementação do teste e orientação com relação aos resultados. Também opcionalmente ao teste de estilo de aprendizagem, é possível integrar este sistema ao sistema de canais de aprendizagem, que permitirá disponibilizar aos colaboradores informações de outras formas de aprendizado, como livros, filmes, websites, etc, o que passa a fazer sentido, a partir da constatação de que pessoas diferentes aprendem de formas diferentes. Estes canais de aprendizagem são classificados de acordo com as competências da empresa.

30 Aprender passa a ser uma constante na vida das pessoas.
A Tecnologia mudou a velocidade do mundo e a forma de transmitir novos conhecimentos 1950 1960 2000 1980 2010 1990 1970 Cada vez mais as pessoas necessitam assimilar uma enorme quantidade de informações, aprender sobre novos processos, novas formas de se fazer coisas, novas variáveis do mercado, se atualizar sobre os concorrentes, novas estratégias no mercado, novos cenários políticos-econômicos-financeiros.... Principalmente a partir do boom da internet nos anos 90, a velocidade com que coisas novas aparecem e todos temos que nos adaptar aos novos cenários é cada vez mais constante. Assim, aprender passa a ser uma realidade sempre presente para a maioria dos profissionais modernos. Foi-se o tempo em que ter uma faculdade era garantia de um bom emprego.... Hoje, pós-graduação, MBA, e mais que tudo, manter-se constantemente atualizado é imprescindível para qualquer profissional, e também para as empresas que queiram continuar atuando de forma bem sucedida em seus mercados. O próprio avanço da tecnologia nos permite hoje novas formas de aprendizagem, como e-learning, compartilhamento de informações, EAD, etc Aprender passa a ser uma constante na vida das pessoas. Produtividade Pessoal é a cada dia mais importante.

31 Dilema da Educação Corporativa: precisamos treinar mais, mas as pessoas tem menos tempo
Aumento da quantidade de horas de treinamento Cada vez mais informações disponíveis que precisam ser compartilhadas Novos processos, novos conhecimentos, novos cenários internos e externos Mudanças constantes nos processos, no micro e macro-ambientes Reformulações, reestruturações, fusões, aquisições... Pessoas com cada vez menos tempo Aumento das responsabilidades de cada função Necessidade primordial de “atingir resultados” Mercado mais competitivo, concorrentes mais preparados Treinamento dificilmente é prioridade e presença cai Falta de tempo leva à perda de qualidade de vida Este cenário traz uma nova realidade para as áreas de educação corporativa das empresas e para os próprios colaboradores, pois por um lado cada dia mais é necessário treinar os colaboradores em novos conceitos e processos, e todos precisam estar atualizados sobre as mudanças internas, mudanças de mercados, novos produtos, informações sobre concorrentes, mudanças nos cenários econômicos-político-financeiro, reestruturações, fusões, aquisições, etc. Em paralelo a isto, todo este cenário de mudanças constantes faz com que as pessoas possuam cada vez menos tempo, principalmente porque cada vez mais as pessoas tem que dar conta de mais responsabilidades, são mais pressionadas por atingirem o resultado esperado e tem que lidar com novas situações e variáveis que aparecem a cada dia. Com isto, treinamento muitas vezes ficam a segundo plano, e também o próprio índice de presença nos treinamentos é prejudicado. Vivemos, portanto, um estágio atual no mundo onde o tempo parece ser o bem mais precioso que as pessoas possuem, porém neste cenário o que não mudou foi que o dia, o qual continua tendo as mesmas 24 horas, e muitos profissionais tem cada vez mais dificuldades de equilibrar o tempo profissional com o tempo pessoal. Aprender passa a ser uma constante na vida das pessoas.

32 Pessoas diferentes aprendem melhor de formas diferentes
Desafio da Educação Corporativa: melhorar a eficiência dos treinamentos Melhorar o quanto cada pessoa aprende em um novo treinamento Uso mais eficaz do tempo das pessoas Treinamentos certos, para as pessoas certas, na hora certa Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional Como? Treinamentos alinhados à gestão por competências Tecnologias de EAD, e-learning, mobile-learning Compartilhamento de informações e do conhecimento Facilitando o processo de aprendizagem de cada colaborador Quem aprende melhor de que forma? Treinamentos teóricos, práticos ou vivenciais? Auto-aprendizado? E-learning funciona pra qualquer pessoa? A área de educação corporativa tem, portanto, o desafio de melhorar a eficiência dos treinamentos, ou seja, o quando, como e quanto cada pessoa absorve em um treinamento. É preciso usar mais eficazmente o tempo das pessoas, e transmitir o conhecimento necessário de formas mais eficazes, levando o conhecimento aos colaboradores da melhor forma e em tempo hábil, melhorando inclusive a relação de equilíbrio entre vida pessoal e profissional de seus colaboradores, mostrando-se genuinamente preocupada com a sustentabilidade de seus negócios, a partir da própria preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores. Isto pode ser feito a partir do já comum alinhamento dos treinamentos às práticas de gestão por competências, cobrindo gaps específicos de cada colaborador. O próprio uso das tecnologias disponíveis atualmente faz com que novas ferramentas de aprendizagem possam ajudar neste processo, como ensino à distância, e-learning, mobile learning, sistemas de compartilhamento de informações e gestão do conhecimento como um todo. É essencial facilitar o processo de aprendizagem de cada colaborador, identificando como cada colaborador aprende melhor, sabendo como, onde e pra quem aplicar treinamentos mais teóricos, mais práticos, vivenciais, ou até mesmo sabendo quando um auto-aprendizado pode surtir efeito, bem como em que circunstâncias e para que pessoas um e-learning poderá funcionar. Pessoas diferentes aprendem melhor de formas diferentes

33 Domínios da Aprendizagem
Domínio Físico: 5 sentidos físicos do ser humano: Visual: uso dos olhos para aprender: ler um texto, assistir um vídeo, palestra, apresentação; Auditivo: capta melhor quando ouve ou quando conversa Tátil-Sinestésico: execução, praticar, por a mão na massa Domínio Cognitivo: Como pensamos, como nossa mente organiza o aprendizado e a importância da mesma no processo de aprendizagem; Domínio Emocional: Como nos sentimos em termos psicológicos e fisiológicos: Fisiológicos: Aspectos que influenciam nossa fisiologia (fome, sede, fadiga etc) e aspectos externos como luminosidade, espaço físico adequado etc Psicológicos: Internos: estilo pessoal, motivação, vontade de assumir riscos, persistência... Externo: estilo pessoal dos outros, situações estressantes na vida pessoal e profissional, apoio por parte dos demais. O Teste de Estilo de Aprendizagem foi modelado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner, que atua há mais de 30 anos em áreas de Desenvolvimento Humano e aprendizagem, e é baseado nas teorias do americano David Kolb, PhD em Harvard, especializado nos assuntos de aprendizagem humana e célebre pela criação do Inventário de Estilos de Aprendizagem. O sistema do teste de estilo de aprendizagem on-line foi desenvolvido, implementado e é comercializado pela OmRá. O Estilo de Aprendizagem tem a haver com o domínio Cognitivo

34 Etapas/Níveis da Aprendizagem segundo a Programação Neurolinguística (PNL)
Inconsciente Incompetente não sabemos que não sabemos Consciente Incompetente habilidade em desenvolvimento Consciente Competente habilidade desenvolvida; precisa de concentração Inconsciente Competente (aprendizagem consolidada) habilidade desenvolvida; resposta automática O conhecimento do Estilo de Aprendizagem ajuda a acelerar o processo de consolidação da aprendizagem

35 O que significa OmRá? Wagner Mancini wmancini@omra.com.br
OmRá = Amor, com letras invertidas.... OmRá = remete à idéia de honrar.... OmRá = Om, o mantra, equilíbrio... + Rá o Deus sol egípcio... OmRá = Organização, Mobilidade, Resultado e Atitude Isto tudo quer dizer que honramos os compromissos que assumimos e as relações humanas que desenvolvemos com nossos clientes, colaboradores e parceiros, baseando nosso trabalho no equilíbrio de nossas competências profissionais e realizando tudo com amor, que é o aspecto fundamental para fazer com que qualquer atividade seja desempenhada com maestria. Wagner Mancini  (11)


Carregar ppt "Estilo de Aprendizagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google