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Teste de Estilo de Aprendizagem: TEA O conceito de Estilo de Aprendizagem foi desenvolvido originalmente por David Kolb, PhD Harvard, especializado em.

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2 Teste de Estilo de Aprendizagem: TEA O conceito de Estilo de Aprendizagem foi desenvolvido originalmente por David Kolb, PhD Harvard, especializado em aprendizagem –Customizado pela psicóloga e consultora Carmem Rittner –Sistema online desenvolvido e comercializado pela OmRá Technologies for a better life O Teste de Estilo de Aprendizagem ajuda a mapear o perfil de aprendizagem de cada colaborador, ou seja, como cada um pode aprender melhor É uma ferramenta para otimizar o investimento em treinamentos na empresa, através de diversas estratégias possíveis a partir do mapeamento de toda a força de trabalho Pode ser usado para melhorar a comunicação entre gestor e colaborador além de ser uma ferramenta de autoconhecimento Pode ser usado como ferramenta de apoio em processos de Recrutamento e Seleção

3 Estilo de Aprendizagem: Teoria O modelo de aprendizagem de David Kolb, PhD de Harvard, é baseado em como nosso cérebro reage nas situações de aprendizagem, a partir de padrões estabelecidos em nossa mente, que indicam duas tendências de escolhas que fazemos automaticamente quando estamos aprendendo: Não há melhor, nem pior... Todos somos capazes de aprender de todas as formas, porém cada pessoa aprende mais facilmente por uma das 4 formas preferenciais de aprendizagem: sentir, pensar, agir ou observar. 2. Tendência a se envolver na prática, agindo, ou a ser mais observador nas situações de aprendizagem 1. Tendência a nos envolvermos mais racionalmente ou mais com as sensações nas situações de aprendizagem A combinação das duas principais formas preferenciais de cada pessoa, nos dá seu estilo de aprendizagem: assimilador, convergente, acomodador e divergente.

4 Forma Preferencial de Aprendizagem Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Conceituação Abstrata (pensar) Experimentação Ativa (agir / fazer)

5 Estilos de Aprendizagem Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Conceituação Abstrata (pensar) Experimentação Ativa (agir / fazer) Acomodador Divergente Convergente Assimilador

6 Estilos de Aprendizagem de um Grupo Vivência Concreta (sentir) Observação Reflexiva (observar) Conceituação Abstrata (pensar) Experimentação Ativa (agir / fazer) Acomodador Divergente Convergente Assimilador

7 Benefícios do TEA Individuais: –Autoconhecimento –Melhor rendimento e eficiência em treinamentos –Melhor interação com a equipe e gestor –Melhor capacidade de transmissão de informação Para a Empresa: –Melhor comunicação e relação entre gestores e colaboradores –Maior colaboração e melhoria do trabalho em equipes –Conhecimento do perfil de aprendizagem de cada colaborador –Possibilidade de elaboração de estratégias de treinamento Grupos homogêneos Grupos heterogêneos Pra quem e como usar e-learning –Informação ao facilitador dos treinamentos sobre perfil da turma –Melhoria do resultado final do treinamento, em termos de absorção de conhecimentos, resultando em menores custos de treinamento –Aceleração da curva de aprendizagem da empresa sobre novos produtos, novos sistemas, novas parcerias, novos processos –Relatórios no idioma do usuário: em português, inglês ou espanhol –Possibilidade de uso para recrutamento e seleção

8 Benefícios do TEA Recrutamento & Seleção A ferramenta de Estilo de Aprendizagem é mais uma ferramenta de apoio à tomada de decisão sobre R&S, agregando valor a outras ferramentas e ao difícil processo de decisão sobre uma nova contratação Mapear a preferência de aprendizagem em processos internos ou externos de R&S através do alinhamento do candidato ao perfil da posição buscada Identificar melhores opções de compatibilidade no relacionamento / comunicação de candidatos com o gestor da posição buscada Identificar melhores opções de adaptabilidade de candidatos aos programas de treinamento existentes na empresa para a posição buscada (programas de líderes, programas de trainees etc) Avaliar formas de estilo de aprendizagem mais adequadas às áreas e negócios de empresa

9 Forma Preferencial de Aprendizagem Pontos Fortes –Relacionamento –Aprendizagem por experiências vividas –Sensibilidade aos sentimentos das pessoas –Bons decisores intuitivos Vivência Concreta (sentir)

10 Forma Preferencial de Aprendizagem Estratégia de Treinamento –Grupos Pequenos –Precisam de Feedback, confiança e suporte –Aprende com os pares –Face a Face –Precisa de Boas Vindas –Conhecer o ambiente –Ouvir de alguém –Entrevistar pessoas Coach Compreensivo e Paciente! Vivência Concreta (sentir)

11 Forma Preferencial de Aprendizagem Observação Reflexiva (observar) Pontos Fortes –Observa cuidadosamente antes de julgar –Observa diferentes perspectivas –Busca o sentido dos acontecimentos –Pacientes –Imparciais

12 Forma Preferencial de Aprendizagem Estratégia de Treinamento –Precisa Muita Informação de várias fontes –Tomar notas –Perguntas e Respostas –Material extra sem ser solicitado –Informação antes do treinamento –Múltiplas Perspectivas –Demonstre várias vezes Observação Reflexiva (observar)

13 Forma Preferencial de Aprendizagem Experimentação Ativa (agir / fazer) Pontos Fortes –Assume Riscos –Influência pela ação –Capacidade de realização –Experimenta

14 Forma Preferencial de Aprendizagem Estratégia de Treinamento –Defina o problema –Objetivos Claros Com Prazo –Hands on –Simuladores –Dê desafios –Tentativa e erro –Pilotos –Just Do it! Experimentação Ativa (agir / fazer)

15 Forma Preferencial de Aprendizagem Pontos Fortes –Análise lógica das ideias –Planejamento sistemático –Agir a partir da compreensão intelectual –Precisão dos resultados Conceituação Abstrata (pensar)

16 Forma Preferencial de Aprendizagem Estratégia de Treinamento –Educador tem que ser Expert ou Pesquisador –Quadro Geral –Material ( Manual, Vídeo, Bibliografia) –Pesquisas e Análises –Revisão e Melhoria do programa –Integração do Conhecimento –Estruturado e Sistemático (Passo a Passo) –Visual Conceituação Abstrata (pensar)

17 Estratégias para melhor desenvolver a capacidade de aprendizagem individual A partir da identificação do estilo de aprendizagem, cada um poderá melhorar sua capacidade de aprendizagem de algumas formas: 1.Quando precisar aprender rapidamente sobre algo novo, buscar situações que privilegiem seu estilo de aprendizagem; 2.Desenvolver uma forma de adaptar os pontos fortes de seu estilo de aprendizagem com as experiências com que se defronta no seu dia a dia; 3.Adaptar-se ao mundo: desenvolver relacionamentos de aprendizagem e trabalho com pessoas cujos pontos fortes e fracos de aprendizagem sejam opostos aos seus; 4.Praticar e desenvolver técnicas de aprendizagem em áreas de seus pontos fracos.

18 Workshops de Aprendizagem Workshops para Gestores: Aprendendo a Aprender..... e ENSINAR –leva aos líderes o conceito de que uma das tarefas do líder é ser educador. O objetivo é que os gestores aprendam a apoiar melhor seus colaboradores no seu processo de desenvolvimento pessoal, bem como utilizar as informações sobre como cada colaborador aprende, melhorando o nível de comunicação com cada colaborador e com a equipe, resultando em um melhor nível de relacionamento entre gestor e colaborador e entre os membros da equipe, e melhorando a performance do grupo como um todo. Workshops para Equipes: Aprendizagem & Comunicação. –leva aos participantes o conceito de aprendizagem e a importância da mesma nos dias atuais. O objetivo é que os participantes entendam as diferenças entre as pessoas e suas formas de aprendizagem e possam com isto se comunicar melhor com os profissionais de sua equipe e de outras equipes. Workshops para Profissionais de Treinamento / RH: Estratégias de RH a partir dos estilos de aprendizagem. Workshop para Vendas: Vendendo melhor através do entendimento dos perfis de aprendizagem de clientes Coaching de Aprendizagem: Devolutivas individuais para líderes

19 Informações sobre a empresa OmRá

20 Nosso Diferencial: Visão de Negócios e Expertise Tecnológico & Humano Consultoria de Negócios, Tecnologia e Fator Humano, especializada na introdução de novas tecnologias e no uso da tecnologia para melhoria da produtividade pessoal e profissional. Atuação em médias e grandes empresas, que valorizam o ser humano e investem no seu desenvolvimento. Experiência com mais de 250 empresas na introdução e uso de novas tecnologias, apoiando executivos, líderes e profissionais de vendas no uso de tecnologia para melhorar sua produtividade, seu dia a dia e sua vida. Expert em tecnologias e softwares de produtividade e mobilidade (Smartphones / Tablets) Buscamos superar as expectativas dos clientes, levando produtos e soluções inovadoras, com serviços de excelência, estabelecendo relacionamentos de longo prazo. Negócios Pessoas Tecnologia

21 Nossos Clientes Nossos profissionais já conduziram projetos com empresas líderes em tecnologia de informação e mobilidade: Desenvolvemos projetos customizados de treinamentos em clientes líderes em seus mercados

22 Nossos Principais Produtos Desenvolvimento Humano / Educação Corporativa –Workshops de Produtividade Pessoal Metodologia + Aplicação Prática (Outlook/Notes) + Comportamental Produtividade para Líderes & Média Gerência Produtividade para Vendas Produtividade para Franqueados Coaching de Produtividade Pessoal para Altos Executivos Produtividade para Secretárias e Assistentes Executivas Produtividade para Talentos / Futuros Executivos Produtividade para Trainees Produtividade para níveis operacionais Dicas e Truques do Microsoft Outlook Reuniões Produtivas Efetivo Palestras de Produtividade Pessoal & Qualidade de Vida Produtividade com Smartphones / Tablets

23 Nossos Principais Produtos Desenvolvimento Humano / Educação Corporativa –Estilos de Aprendizagem Mapeamento de Estilos de Aprendizagem de Profissionais Workshop para Gestores: Liderança & Aprendizagem Workshop para Equipes: Aprendizagem & Comunicação Workshops para Profissionais de Treinamento / RH: Estratégias de RH a partir dos estilos de aprendizagem. Coaching de Aprendizagem: Devolutivas individuais para líderes –Sistemas Estratégicos em Desenvolvimento Humano Canais de Aprendizagem: como aprender, além de treinamentos.. Avaliação de Desempenho / 360º / Gestão por Competências Desenvolvimento de Sistemas Customizados –Palestras sobre Gestão do Tempo, Planejamento, Organização Pessoal, Vendas Consultivas, Feedback 360º –Desenvolvimento de treinamentos customizados para força de vendas

24 Estilo de Aprendizagem alinhado com o moderno conceito de Andragogia, a aprendizagem dos adultos PedagogiaAndragogia Aprendizes dependem do educador (aprendizagem direcionada) Aprendizes independentes e autodirecionados (aprendizagem facilitada) Motivação Extrínseca (competição, recompensa) Motivação intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Foco principal em técnicas de transmissão de conhecimento (aulas, leituras designadas) Aprendizagem por projetos inquisitivos, experimentação, estudos independentes Aplicação futura da aprendizagemAplicação imediata da aprendizagem Ambiente formal, competitivoAmbiente mais informal, com equidade, respeito mútuo e cooperação Aprendizagem baseada em atividades planejadas pelo educador. Aprendizagem baseada em experiências Avaliação por métodos externos (notas, testes, provas) Pessoas centradas no desempenho em seus processos de aprendizagem Adaptado de JARVIS, P – The sociology of adult and continuing education. Beckenham: Croom Helm, 1985

25 Estilo de Aprendizagem alinhado com o inovador Conceito de Heutagogia, a aprendizagem na era da informação / internet Adaptado de JARVIS, P – The sociology of adult and continuing education. Beckenham: Croom Helm, 1985 AndragogiaHeutagogia Aprendizes independentes e autodirecionadosAprendizes totalmente independentes Motivação intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Motivação totalmente intrínseca (satisfação pela aprendizagem) Aprendizagem por projetos inquisitivos, experimentação, estudos independentes Aprendizagem por estudos independentes, com outros (informal) Aplicação imediata da aprendizagem Ambiente mais informal, com equidade, respeito mútuo e cooperação O aprendiz define quando, onde e com que método irá aprender Aprendizagem baseada em experiências Pessoas centradas no desempenho em seus processos de aprendizagem

26 Retenção da Aprendizagem Curvas de Esquecimento 100% 75% 50% 25% 0% 1 dia (tempo) quantidade lembrada revisão 10 mins após revisão 1 dia após

27 Retenção da Aprendizagem Forgetting Curves 100% 75% 50% 25% 0% (tempo) quantidade lembrada revisão 10 mins após revisão 1 dia após revisão 1 semana após revisão 1 mês após

28 Informações disponíveis no Sistema do Teste de Estilo de Aprendizagem Ao Colaborador (acesso online e/ou geração de PDF) –Resultado individual gráfico com identificação da forma preferencial e estilo de aprendizagem de cada colaborador –Informações adicionais sobre a forma preferencial do colaborador com identificação dos pontos fortes de cada forma –Características do estilo de aprendizagem do colaborador –Informações sobre as 4 Formas ou Estágios de Aprendizagem –Informações sobre os 4 Estilos de Aprendizagem –Sugestões de como melhorar a capacidade de aprendizagem, a partir do conhecimento sobre seu estilo –Dicas para desenvolvimento de cada estilo de aprendizagem –Dicas sobre o aprendizado de uma equipe –Referências bibliográficas Ao RH e/ou Gerente –Acesso aos resultados individuais dos colaboradores / liderados –Visão em Grupo dos perfis e resultados

29 Características Técnicas do Sistema do Teste de Estilo de Aprendizagem Sistema web, com identificação via usuário / senha Hospedado pela OmRá Ambiente MS Windows Server 2000 ou superior Linguagem ASP Banco de Dados Oracle Acesso online através do Internet Explorer 7 ou superior Opcionais –Consultoria para entendimento, implementação e orientação sobre os conceitos de estilos de aprendizagem –Workshops Liderança & Aprendizagem para gestores –Módulo de Gerenciamento de turmas de treinamento –Sistema de Canais de Aprendizagem, classificados por competências –Instalação no ambiente da empresa, com integração ao ERP, acesso via intranet e customização de identidade visual

30 A Tecnologia mudou a velocidade do mundo e a forma de transmitir novos conhecimentos

31 Dilema da Educação Corporativa: precisamos treinar mais, mas as pessoas tem menos tempo Aumento da quantidade de horas de treinamento –Cada vez mais informações disponíveis que precisam ser compartilhadas –Novos processos, novos conhecimentos, novos cenários internos e externos –Mudanças constantes nos processos, no micro e macro-ambientes –Reformulações, reestruturações, fusões, aquisições... Pessoas com cada vez menos tempo –Aumento das responsabilidades de cada função –Necessidade primordial de atingir resultados –Mercado mais competitivo, concorrentes mais preparados –Treinamento dificilmente é prioridade e presença cai –Falta de tempo leva à perda de qualidade de vida

32 Desafio da Educação Corporativa: melhorar a eficiência dos treinamentos Melhorar o quanto cada pessoa aprende em um novo treinamento Uso mais eficaz do tempo das pessoas Treinamentos certos, para as pessoas certas, na hora certa Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional Como? –Treinamentos alinhados à gestão por competências –Tecnologias de EAD, e-learning, mobile-learning –Compartilhamento de informações e do conhecimento –Facilitando o processo de aprendizagem de cada colaborador Quem aprende melhor de que forma? Treinamentos teóricos, práticos ou vivenciais? Auto-aprendizado? E-learning funciona pra qualquer pessoa? Pessoas diferentes aprendem melhor de formas diferentes

33 Domínios da Aprendizagem Domínio Físico: 5 sentidos físicos do ser humano: –Visual: uso dos olhos para aprender: ler um texto, assistir um vídeo, palestra, apresentação; –Auditivo: capta melhor quando ouve ou quando conversa –Tátil-Sinestésico: execução, praticar, por a mão na massa Domínio Cognitivo: Como pensamos, como nossa mente organiza o aprendizado e a importância da mesma no processo de aprendizagem; Domínio Emocional: Como nos sentimos em termos psicológicos e fisiológicos: –Fisiológicos: Aspectos que influenciam nossa fisiologia (fome, sede, fadiga etc) e aspectos externos como luminosidade, espaço físico adequado etc –Psicológicos: Internos: estilo pessoal, motivação, vontade de assumir riscos, persistência... Externo: estilo pessoal dos outros, situações estressantes na vida pessoal e profissional, apoio por parte dos demais.

34 Etapas/Níveis da Aprendizagem segundo a Programação Neurolinguística (PNL) 1.Inconsciente Incompetente não sabemos que não sabemos 2.Consciente Incompetente habilidade em desenvolvimento 3.Consciente Competente habilidade desenvolvida; precisa de concentração 4.Inconsciente Competente (aprendizagem consolidada) habilidade desenvolvida; resposta automática

35 O que significa OmRá? OmRá = Amor, com letras invertidas.... OmRá = remete à idéia de honrar.... OmRá = Om, o mantra, equilíbrio... + Rá o Deus sol egípcio... OmRá = Organização, Mobilidade, Resultado e Atitude Isto tudo quer dizer que honramos os compromissos que assumimos e as relações humanas que desenvolvemos com nossos clientes, colaboradores e parceiros, baseando nosso trabalho no equilíbrio de nossas competências profissionais e realizando tudo com amor, que é o aspecto fundamental para fazer com que qualquer atividade seja desempenhada com maestria. Wagner Mancini (11)


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