A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND Expositor: Leandro Fernandez.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND Expositor: Leandro Fernandez."— Transcrição da apresentação:

1 O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND Expositor: Leandro Fernandez

2 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA – Nasce em 13 de janeiro de 1924, em Viena; – Ingressa nos quadros das Forças Armadas em 1943, como voluntário da escola de oficiais; – É designado para o campo de batalha, havendo sido condecorado com a cruz de ferro e promovido a tenente;

3 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA (cont.) – Ao conduzir a retirada de tropas diante do avanço comunista, é alvejado por três disparos, um dos quais atinge sua espinha. A partir desta ocorrência, necessita valer-se de uma bengala por toda a vida; – Retorna a Viena para estudar História e Sociologia; – Insatisfeito, inclina-se para o estudo da Física, sofrendo influência de Felix Ehrenhaft;

4 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA (cont.) – Passa a investigar a natureza da ciência e direciona seus estudos para a Filosofia; – Em 1948, entra em contato com Karl Popper, que viria a influenciar – de diversas maneiras – seu pensamento; – Em 1951, obtém uma bolsa para estudar sob a orientação de Wittgenstein. Contudo, com a morte deste, elege Popper como orientador, dirigindo-se para a Escola de Economia de Londres;

5 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA (cont.) – A partir de 1955, passa a lecionar em Bristol, Berkeley, Auckland, Yale, Sussex, Londres e Berlim; – Conhece Imre Lakatos. Decidem publicar uma obra denominada For and Against Method: um diálogo entre racionalismo científico e a visão anarquista; – Lakatos, contudo, falece antes de levarem adiante a idéia;

6 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA (cont.) – Sofre de neurose depressiva: relata ser a depressão sua fiel companheira; – Após sua aposentadoria, em 1991, permanece publicando artigos; – Falece em 11 de fevereiro de 1994, em razão de um tumor cerebral.

7 PAUL KARL FEYERABEND: VIDA E OBRA (cont.) – Principais publicações: - Against Method (1975); - Science in a Free Society (1978); - Farewell to Reason (1987).

8 O CONTEXTO DA FILOSOFIA DE FEYERABEND: A CIÊNCIA À PROCURA DA BATIDA PERFEITA – Crítica ao racionalismo científico; – A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico.

9 PILARES DO TRATADO CONTRA O MÉTODO – Análise do progresso científico ao longo da História: a História da Ciência não é composta apenas por fatos e conclusões, mas também por idéias, interpretações díspares e erros. – Produção do conhecimento e processo de escolha.

10 RUPTURA E PROGRESSO CIENTÍFICO – Os passos mais inovadores só foram possíveis porque cientistas ousaram desobedecer conjuntos de regras metodológicas.

11 SIMPLIFICAÇÃO DO HOMEM E DE SUAS CIRCUNSTÂNCIAS – As propostas de métodos fixos/absolutos representam a simplificação da ciência pela simplificação dos seus participantes; – Inexiste uma teoria isolada capaz de analisar a totalidade do objeto da Ciência.

12 PLURALISMO TEORÉTICO E PROGRESSO CIENTÍFICO – Metodologia pluralista contribui para a ampliação da compreensão da Ciência: Tudo vale – Conformação de uma pluralidade de alternativas – Anarquismo ou Dadaísmo?

13 A CONTRAINDUÇÃO – Duas etapas: 1) Confronto com hipóteses incompatíveis com a teoria escolhida: construção do conhecimento a partir da discordância; 2) Confronto com hipóteses que não se ajustam a observações e fatos experimentais: todos os métodos possuem limitação.

14 O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE FEYERABEND E O DIREITO: ALGUMAS QUESTÕES – Virgílio Afonso da Silva e a crítica ao Sincretismo Metodológico. – Caminho correto X Ponto de chegada correto: O Direito pode oferecer uma única resposta correta? - Dworkin - Alexy

15 REFERÊNCIAS: – BARROS, Renato da Costa Lino de Góes. Da Metodologia Pluralista Dentro da Sociedade Pós-Moderna. Metodologia da Pesquisa em Direito. Rodolfo Pamplona Filho, Nelson Cerqueira (Coord.). Vol. II. Salvador, – BRITO, Andrea; PORTUGAL, Daniela; VENTIN; Felipe. A metodologia da pesquisa no direito e Paul Karl Feyerabend. Metodologia da Pesquisa em Direito e a Filosofia. Rodolfo Pamplona Filho, Nelson Cerqueira (Coord.). São Paulo: Saraiva, – FEYERABEND, Paul. Tratado Contra el Método. Disponível em:


Carregar ppt "O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND Expositor: Leandro Fernandez."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google