A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto. As primeiras comunidades Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático. Formação do Crescente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto. As primeiras comunidades Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático. Formação do Crescente."— Transcrição da apresentação:

1 As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto

2 As primeiras comunidades Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático. Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático.

3 O Egito Antigo Aspectos Geográficos. Aspectos Geográficos. –Localizado no nordeste da África –Limites: Norte Mar mediterrâneo, sul Sudão, leste mar vermelho e oeste deserto da Líbia. O Egito é uma Dádiva do Nilo. O Egito é uma Dádiva do Nilo.

4 Formação Política Dos Nomos a unificação com Menés. Dos Nomos a unificação com Menés. O Estado é personificado no Faraó. O Estado é personificado no Faraó. –O Rei-Deus. Os Sacerdotes. Os Sacerdotes. Os Nomarcas. Os Nomarcas. Os Escribas. Os Escribas. Artesãos. Artesãos. Camponeses ou Felás. Camponeses ou Felás. Escravos. Escravos.

5 Formação Política Antigo Império – 3000 – 2300 Antigo Império – 3000 – 2300 –Grande poder dos faraós. –O Egito não era Estado militarista. –Construção das grandes pirâmides. –Revoltas de escravos e camponeses contra a aristocracia. –Fim do período com problemas urbanos.

6 Formação Política Médio Império – 2050 – 1750 a.C Médio Império – 2050 – 1750 a.C –Enfraquecimento do poder do faraó. –Aumento do poder dos nomarcas. –Desorganização administrativa – descentralização do poder com os Nomos. –Invasão dos Hicsos – 1750 a.C

7 Formação Política Novo Império – 1580 – 1080 a.C Novo Império – 1580 – 1080 a.C –Expulsão dos Hicsos. –Formação de um exército organizado. –Imperialismo e expansionismo egípcio, domínio até o rio Eufrates. –Assimilação de cultura com os mesopotâmicos. –Culto monoteísta de Amenófis IV –Enfraquecimento e domínio dos Assírios. –Renascimento Saíta. –Domínio Persa na Batalha de Pelusa.

8 Economia e Religião Basicamente agrária Basicamente agrária Comércio com os fenícios ou outros povos mediterrâneos. Comércio com os fenícios ou outros povos mediterrâneos. Religião: Religião: –Politeísta –Antropozoomórfica –Zoolátrica –Culto no retorno da alma ao corpo. Mumificação.

9 Pirâmides e Mumificações

10

11

12 As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto Mesopotâmia

13 A Mesopotâmia Aspectos Geográficos. Aspectos Geográficos. –Localizado no atual Iraque, entre os rios Tigre e Eufrates. –Limites: Norte montanhas da Armênia, sul desertos da Arábia, leste Planalto Persa e oeste deserto da Síria.

14 Formação Política Sumérios e Acádios Sumérios e Acádios –Formação das cidades-estados. –Cada cidade possui um chefe – Patesi. –Sumérios excelentes agricultores. –Elaboração da escrita cuneiforme –Criaram as primeiras escolas. –Invento do trabalho com Argila – tijolos, construções, zigurates e etc.

15 Formação Política O primeiro Império Babilônico. (2000 a.C – 1650a.C) O primeiro Império Babilônico. (2000 a.C – 1650a.C) –Domínio sociopolítico dos (Amoritas) Caldeus. –Sede na Babilônia. –Código de Hamurabi. –Domínio dos Hititas e depois dos Assírios.

16 Formação Política O Império Assírio (1875 a.C. – 612 a.C.) O Império Assírio (1875 a.C. – 612 a.C.) –Violência por estar em uma região de acesso. –Primeiro exército organizado do mundo. –Domínios e massacres. –Nabopalassar(Caldeu) e Ciáxeres (Medo) conquistaram os Assírios.

17 Mosaico assírio

18 Formação Política Segundo Império Babilônico (621 – 539 a.C.) Segundo Império Babilônico (621 – 539 a.C.) –Nabucodonosor e o império expansionista. –Domínio dos territórios Fenícios e Judeus. –Cativeiro Babilônico. –Invasão do Egito. –Criação dos Jardins Suspensos da Babilônia. –Torre de Babel – 215 metros de altura. –Fim com a conquista pelos persas (Ciro).

19 Economia e Religião Basicamente agrária Basicamente agrária Trabalhavam também com a mineração, principalmente no sul. Trabalhavam também com a mineração, principalmente no sul. Trabalhavam também com a criação de rebanhos bovinos para o fornecimento de carne e leite. Trabalhavam também com a criação de rebanhos bovinos para o fornecimento de carne e leite. Religião: Religião: –Politeísta. –Crença em sacrifícios. –Uso de Amuletos. –Roda dos Signos. –Os Zigurates

20 Zigurates

21 As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto As Sociedades Orientais Hebreus

22 Os Hebreus Conjuntural Atual Conjuntural Atual –Atualmente é o Estado de Israel, desde É uma República Parlamentarista com intensos conflitos políticos e religiosos. –O Estado de Israel tem recursos naturais escassos, tendo como principais recursos econômicos a alta tecnologia, equipamentos militares, produtos farmacêuticos, química fina e alguns produtos agrícolas. Aspectos Geográficos. Aspectos Geográficos. –Localizado as margens do rio Jordão na atual região de Israel. –Limites: Rodeada pela Síria, Fenícia e pelo deserto da Arábia e o mar Mediterrâneo. Terra que emana leite e mel. Terra que emana leite e mel.

23 Formação Política Governo dos Patriarcas. Governo dos Patriarcas. –Comunidade de pastores nômades. –Organizados em comunidades tribais, os Hebreus eram chefiados por PATRIARCAS. –Patriarcas: Abraão, Issac e Jacó (Israel). Abraão, Issac e Jacó (Israel). –Grande seca de 1750 a.C. Migração para o Egito com acordo político-econômico. Migração para o Egito com acordo político-econômico. Escravidão por 400 anos. Escravidão por 400 anos. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Êxodo (1250 a.C.) – Moisés. Dez Mandamentos. Dez Mandamentos. –Retorno para a Palestina sob o comando de Josué.

24 Formação Política Governo dos Juízes. Governo dos Juízes. –Chegada a Palestina e luta contra os Cananeus e Filisteus. –Enfraquecimento da fé e da cultura e posterior reorganização com líderes das 12 tribos. Criação dos Juizes. –Novas lutas contra os Filisteus. (Mais bem armados com o uso do ferro). –O território vivia entre vitórias e derrotas. –Crises e liderança dos Juizes – Gedeão, Sansão e Samuel. –Organização de uma nova liderança. Um rei.

25 Formação Política O Período dos Reis: O Período dos Reis: –De Saul a Davi – controle completo das terras. Vitória épica de Davi contra Golias. Vitória épica de Davi contra Golias. Reunificação das 12 tribos e remontagem do Estado Hebraico com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. Reunificação das 12 tribos e remontagem do Estado Hebraico com governo centralizado, exército permanente e organização burocrática. –Salomão: Apogeu do Estado Hebraico. Apogeu do Estado Hebraico. Construção do Templo de Jerusalém. Construção do Templo de Jerusalém. Muita ostentação de riquezas. Muita ostentação de riquezas. Inúmeros impostos, vários casamentos e concubinas e alguns cultos politeístas. Inúmeros impostos, vários casamentos e concubinas e alguns cultos politeístas. Morte: divisão das tribos Morte: divisão das tribos A maioria do povo não aceita o seu sucessor direto Roboão seguindo a um dos seus grandes generais Jeroboão. A maioria do povo não aceita o seu sucessor direto Roboão seguindo a um dos seus grandes generais Jeroboão. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Israel: Norte, 10 tribos, sob a liderança de Jeroboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão. Reino de Judá: Sul, 02 tribos, sob a liderança de Roboão.

26 Formação Política Da divisão a decadência. Da divisão a decadência. –Domínio pelos Assírios –Cativeiro Babilônico durante o governo de Nabocodonosor. –Protetorado Persa (rei Ciro). –Domínio pelos Macedônicos e com a morte de Alexandre (Magno), fica sob o domínio dos Egípcios. –Domínio dos Romanos a partir de 63 a.C. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Diáspora (70 d.c) sob o governo de Tito. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. Em 135 – Adriano destruiu os últimos focos de resistência. –Em 1948 – Criação do Estado de Israel.

27 Economia e Religião Basicamente pecuarista, no entanto desenvolveram agricultura as margens do Jordão e artesanato. Após o movimento da Diáspora foram basicamente comerciantes. Basicamente pecuarista, no entanto desenvolveram agricultura as margens do Jordão e artesanato. Após o movimento da Diáspora foram basicamente comerciantes. Socialmente eram patriarcais e oligarcas. Não podemos caracterizar a sociedade Hebraica como escravista, no entanto houveram picos dessa prática especialmente durante as grandes construções no período dos Reis. Socialmente eram patriarcais e oligarcas. Não podemos caracterizar a sociedade Hebraica como escravista, no entanto houveram picos dessa prática especialmente durante as grandes construções no período dos Reis. Religião: Religião: –Do Politeísmo ao Monoteísmo. –Crença em um Messias. –Escrito do Torá. –Crença na vida eterna após a morte.

28 As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto Fenícios

29 Os Fenícios Geografia e Conjuntura Atual. Geografia e Conjuntura Atual. –Localizado atualmente na região da República do Líbano. –Sendo uma estreita faixa de terra de 40km de largura entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do Líbano. –Hoje o Líbano é uma República parlamentarista de língua Árabe. Religiosamente tem maioria islâmica xiita e como segunda religião a cristã de proeminência católica. –Economicamente tem como maior força o turismo, o comercio e transações econômicas internacionais.

30 Formação Política Formada por um conjunto de cidades-estados autônomas. Formada por um conjunto de cidades-estados autônomas. –Principais cidades Biblos, Sidon, Tiro, Arad e Ugarit. Cada cidade tinha um rei que era controlado por um conselho de comerciantes e armadores – Sufetas. Cada cidade tinha um rei que era controlado por um conselho de comerciantes e armadores – Sufetas. As organizações Talassocráticas. As organizações Talassocráticas. A grande organização de Tiro e a montagem de colônias: A grande organização de Tiro e a montagem de colônias: –Mênfis no Egito; Sicília na Itália e Cartago (Tunísia hoje). A aliança de Tiro com os expansionistas persas e posteriormente dominados pelas tropas macedônicas de Alexandre Magno. A aliança de Tiro com os expansionistas persas e posteriormente dominados pelas tropas macedônicas de Alexandre Magno.

31 Formação Social Ricos comerciantes Funcionários e sacerdotes Trabalhadores livres Pequenos proprietários Escravos domésticos e marinheiros pobres

32 Economia e Religião Basicamente comercial, porém tinham áreas de latifúndios, formando inclusive uma oligarquia influente na sociedade e na política fenícia. Basicamente comercial, porém tinham áreas de latifúndios, formando inclusive uma oligarquia influente na sociedade e na política fenícia. Religião e Cultura. Religião e Cultura. –Politeísta. –Cultos violentos e sacrifícios humanos – Baal e a deusa da fecundidade Astarde. –Desenvolvimento do alfabeto fonético de 22 letras para facilitar as negociações comerciais. Posteriormente esse alfabeto foi modificado e foi se adaptando até os dias de hoje.

33 As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto Persas

34 Os Persas Geografia e Conjuntura Atual. Geografia e Conjuntura Atual. –Localizado atualmente na região do Irã. –Desenvolveram-se ao sul do planalto do Irã, em uma terra sem muita fertilidade. –O Irã hoje é uma República Islâmica (desde 1979 com a revolução islâmica empreendida por Aiatola Khomeini). –Economicamente vive basicamente dos poços de petróleo em segundo plano estão as vendas de tapetes, frutos secos e especiarias em geral.

35 Formação Política Unificação dos Medos e dos Persas. Unificação dos Medos e dos Persas. –Ciro II – Norte agrícola e sul comercial. Em 550 a.C. Projeto expansionista de Ciro. Projeto expansionista de Ciro. –Dominação dos mesopotâmicos e libertação dos Hebreus do cativeiro babilônico. Domínio do Egito com Cambises Domínio do Egito com Cambises –Batalha de Pelusa. Batalhas dos Persas contra os Gregos. Batalhas dos Persas contra os Gregos. –Guerras Médicas – Dario I e Xerxes. Domínio pelas tropas de Alexandre Magno e fim da hegemonia persa com a morte de Dario III. Domínio pelas tropas de Alexandre Magno e fim da hegemonia persa com a morte de Dario III.

36 Formação Política Administração de Dário I – Apogeu. Administração de Dário I – Apogeu. –Divisão do Império em satrapias. –Não existia uma cidade administrativa. –Construção das estradas – 2400 km –Criação da moeda e dos correios –Adoção da língua aramaica para manter a unidade do império.

37 Economia e Religião Basicamente comercial e com a expansão passa a cobrar tributos e fazer uso de escravos. Basicamente comercial e com a expansão passa a cobrar tributos e fazer uso de escravos. Religião e Cultura. Religião e Cultura. –Zoroastro ou Zaratrusta. –Livro Sagrado de Zend-Avesta. –Deuses Dualistas – Ahura-Mazda x Arimã. –Acreditavam em um messias, vida após a morte, paraíso e sofrimento. –A religião persa influenciou o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo.


Carregar ppt "As Sociedades Orientais Prof. Alexandre Neto. As primeiras comunidades Formação do Crescente Fértil e o Modo de Produção Asiático. Formação do Crescente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google