A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso."— Transcrição da apresentação:

1 Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana

2 Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso

3 Lectio Divina: Mt 28, Fundamentos da Ação Pastoral (texto Pe Alfeu Piso) O mandato do Senhor Raízes trinitárias

4 O núcleo da Ação pastoral Lectio Divina: Lc 4, Fazer pastoral é evangelizar Evangelizar Evangelizar na prática de Jesus Evangelizar na prática da Igreja

5 Objetivo da Ação Pastoral Categorias bíblicas Recuperação de sentido Considerações Revelar o Reino – Mc 4,11 Reunir os dispersos – Jo 11, 52 Dar a vida – Jo 10,10 Chamar os pecadores – Mc 2,17 Proclamar o perdão e a liberdade dos cativos – Lc 4,18 Revelar o Reino – Mc 4,11 Reunir os dispersos – Jo 11, 52 Dar a vida – Jo 10,10 Chamar os pecadores – Mc 2,17 Proclamar o perdão e a liberdade dos cativos – Lc 4,18 SALVAR... Na atuação de Jesus. Salvar é salvar a pessoa humana na sua totalidade. Recupera o sentido de salvação histórica e de pecado na história. SALVAR... Na atuação de Jesus. Salvar é salvar a pessoa humana na sua totalidade. Recupera o sentido de salvação histórica e de pecado na história. A evangelização é dirigida a todos os homens e ao homem todo. Tem um conotação política social, econômica, cultural, etc. Salvar o ser humano é um processo. Tem uma dimensão pessoal, mas também coletiva.

6 Dimensões da Ação Pastoral Lectio Divina 1 Pd 2, 4-10

7 A ação pastoral é um feixe de ações Na atuação de Jesus Na atuação dos apóstolos Na história Não se pode reduzir a ação pastoral à apenas uma dimensão: da palavra, do culto, da organização administrativa A ação pastoral não pode ser parcial, atua na diversidade da missão. Assim vemos a pastoral não como uma atividade simples, mas complexa. Um feixe de ações complementares. Do mandato missional único brotam vários canais da mesma natureza, mas diversificados e complementares. Não se pode reduzir a ação pastoral à apenas uma dimensão: da palavra, do culto, da organização administrativa A ação pastoral não pode ser parcial, atua na diversidade da missão. Assim vemos a pastoral não como uma atividade simples, mas complexa. Um feixe de ações complementares. Do mandato missional único brotam vários canais da mesma natureza, mas diversificados e complementares.

8 Considerações a cada dimensão Profética Sacerdotal Régia

9 Característica da Ação pastoral O que faz essa atividade ser pastoral? É uma ação teândrica É uma ação cristocêntrica É uma ação eclesial É uma ação antropocêntrica É uma ação ética É uma ação ecumênica É uma ação marial

10 Destinação da Ação Pastoral Destinação universal Opção preferencial pelos pobres Argumento em favor da Opção Histórico salvífico Cristológico Antropológico Eclesiológico

11


Carregar ppt "Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google