A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso."— Transcrição da apresentação:

1 Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana

2 Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso

3 Lectio Divina: Mt 28, 16-20 Fundamentos da Ação Pastoral (texto Pe Alfeu Piso) O mandato do Senhor Raízes trinitárias

4 O núcleo da Ação pastoral Lectio Divina: Lc 4, 14-21 Fazer pastoral é evangelizar Evangelizar Evangelizar na prática de Jesus Evangelizar na prática da Igreja

5 Objetivo da Ação Pastoral Categorias bíblicas Recuperação de sentido Considerações Revelar o Reino – Mc 4,11 Reunir os dispersos – Jo 11, 52 Dar a vida – Jo 10,10 Chamar os pecadores – Mc 2,17 Proclamar o perdão e a liberdade dos cativos – Lc 4,18 Revelar o Reino – Mc 4,11 Reunir os dispersos – Jo 11, 52 Dar a vida – Jo 10,10 Chamar os pecadores – Mc 2,17 Proclamar o perdão e a liberdade dos cativos – Lc 4,18 SALVAR... Na atuação de Jesus. Salvar é salvar a pessoa humana na sua totalidade. Recupera o sentido de salvação histórica e de pecado na história. SALVAR... Na atuação de Jesus. Salvar é salvar a pessoa humana na sua totalidade. Recupera o sentido de salvação histórica e de pecado na história. A evangelização é dirigida a todos os homens e ao homem todo. Tem um conotação política social, econômica, cultural, etc. Salvar o ser humano é um processo. Tem uma dimensão pessoal, mas também coletiva.

6 Dimensões da Ação Pastoral Lectio Divina 1 Pd 2, 4-10

7 A ação pastoral é um feixe de ações Na atuação de Jesus Na atuação dos apóstolos Na história Não se pode reduzir a ação pastoral à apenas uma dimensão: da palavra, do culto, da organização administrativa A ação pastoral não pode ser parcial, atua na diversidade da missão. Assim vemos a pastoral não como uma atividade simples, mas complexa. Um feixe de ações complementares. Do mandato missional único brotam vários canais da mesma natureza, mas diversificados e complementares. Não se pode reduzir a ação pastoral à apenas uma dimensão: da palavra, do culto, da organização administrativa A ação pastoral não pode ser parcial, atua na diversidade da missão. Assim vemos a pastoral não como uma atividade simples, mas complexa. Um feixe de ações complementares. Do mandato missional único brotam vários canais da mesma natureza, mas diversificados e complementares.

8 Considerações a cada dimensão Profética Sacerdotal Régia

9 Característica da Ação pastoral O que faz essa atividade ser pastoral? É uma ação teândrica É uma ação cristocêntrica É uma ação eclesial É uma ação antropocêntrica É uma ação ética É uma ação ecumênica É uma ação marial

10 Destinação da Ação Pastoral Destinação universal Opção preferencial pelos pobres Argumento em favor da Opção Histórico salvífico Cristológico Antropológico Eclesiológico

11 adrianosviana@yahoo.com.br


Carregar ppt "Teologia Pastoral IPAV Serrano Adriano Viana. Vamos conversar mais sobre a ação pastoral.... VER, JULGAR, AGIR... Pe Alfeu Piso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google