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Agendamento de Docas e Monitoramento de Processos Logísticos.

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Apresentação em tema: "Agendamento de Docas e Monitoramento de Processos Logísticos."— Transcrição da apresentação:

1 Agendamento de Docas e Monitoramento de Processos Logísticos

2 O software MONILOC de Agendamento, possui funcionalidades que visam através do agendamento antecipado com hora marcada, a otimização de docas e recursos para recebimento e/ou expedição de produtos, a redução de filas de veículos, redução de custos com veículos parados, redução de horas-extras, melhor alocação dos recursos, diminuição do efeito da concentração dos carregamentos, identificação de gargalos e adequação dos estoques através da visibilidade dos carregamentos programados. Sistema de Agendamento

3 Questões para Reflexão: Os carregamentos e recebimentos estão concentrado no final do mês ou num período específico do mês? Mesmo ao longo do dia, os veículos estão concentrados num horário específico? Sua infra-estrutura de expedição e recebimento fica sobrecarregada nestes períodos e ociosa no resto do mês? Freqüentemente é preciso utilizar mão-de-obra extra para dar conta dos carregamentos? Os veículos chegam a ficar dias na fila aguardando a vez de carregar? O espaço do pátio não é suficiente e os veículos ficam do lado de fora da empresa aguardando e atrapalhando o trânsito? Falta previsibilidade para expedir cargas FOB?

4 Você gostaria de uma melhor organização para expedir cargas CIF? Os estoques estão altos para absorver essas variações? Os clientes freqüentemente ligam para saber do status do carregamento? Você não gostaria de medir o desempenho das operações de carga e descarga, por doca, equipe, funcionários e terceiros? O tempo de permanência dos veículos em sua empresa é maior do que o desejado? Você mede com freqüência? Você não gostaria de ganhar eficiência e reduzir o congestionamento em suas docas? Qual seria o impacto de sistema de agendamento com hora e doca marcada para seus carregamentos e recebimentos? Questões para Reflexão:

5 Sistema de Agendamento - Overview Pedido de Compra Processamento Inbound Estoque Contas a Pagar Outbound Picking Faturamento Contas a Receber Recebimento Expedição Produção Fornecedor Cliente Pedido de Venda Processamento docas

6 Áreas Envolvidas em Projeto Padrão LogísticaTransportadorasRHTransporteFornecedores TI Manufatura Engenharia Compras

7 Processo Básico: Pedido (Compra ou Venda) Solicitação de Janela Solicitação de Janela Otimização da Grade de Horários Otimização da Grade de Horários Monitoramento Parametrizações das docas, horários, intervalos, tipos de veículos, produtos, bloqueios, etc

8 Fluxo de Informação Monitoramento Sistemas Legados Servidor de Intranet e Internet Saída de Dados (Front End) Fontes de Dados Agendamentos Análises Indicadores Acesso Web Interfaces ERP Banco de Dados Sistemas Legados

9 Sistema de Agendamento - Expedição Estoque Portaria Agendamento de acordo com restrições e estrutura disponível ME Monit. Externo ME Monit. Externo AD Agend. Docas AD Agend. Docas Solicitação de Horário Pedido do Cliente Docas Cliente MI Monit. Interno MI Monit. Interno Transportadora

10 Sistema de Agendamento - Recebimento Produção Movimentação Portaria Transportadora Janelas Reservadas de Horário ME Monitoramento Externo ME Monitoramento Externo MI Monitoramento Interno AD Agendamento Docas AD Agendamento Docas Planejamento do Transporte Fornecedores MRP, Necessidade de Materiais Docas

11 A solução tem trazido a homogeniedade no recebimento e expedição de veículos, diminuição dos tempos de permanência dos veículos, redução de filas de espera nos pátios, priorização das cargas mais críticas, redução de horas-extras, maior transparência e visibilidade para clientes e transportadoras. Resultados reais em clientes: Eliminação de processos manuais, por telefone e fax; Aumento de 30% na capacidade de expedição com mesma estrutura; Redução de 60% nas horas-extras com pessoal de expedição; Extinção do 2º turno de carregamento; Fidelização dos clientes; Redução dos valores de fretes e multas de horas paradas pagas às transportadoras; Acesso a Dados Históricos para projetos de melhorias; Benefícios para toda a cadeia logística; Alguns Resultados:

12 Segundo pesquisas nos EUA, realizadas com um grupo de transportadoras, estimou-se perdas de US$ 1,5 bilhões ao ano com espera em torno das docas para entregar ou retirar cargas. Para os transportadores, tempo parado significa perda de receita, gastos com horas- extra e adicionais, insatisfação dos motoristas e alto turnover. A produtividade perdida resulta em taxas e preços de fretes mais altos para os embarcadores e clientes finais. Acréscimo entre 8% e 10% que é repassado aos clientes. Para cada 1% de redução nos tempos de espera, é gerada uma economia de US$ 15 milhões ao ano. A maioria dos embarcadores gasta em média 40% de seu tempo com nomeações de transportadoras, definição e reajustes de horários e respondendo informações por telefone, ou fax. Os embarcadores estimam um acréscimo de 15% os gastos com horas-extra de seu pessoal para atender carregamentos fora do horário padrão. Alguns Números*: Fonte: Truckload Carrier Association, Dry Van Drivers Survey, June 1999 Alan Robinson, Fleet Management Handbook, Food logistics, August 1999 Mercer Management Consulting, Just in Time to Wait: An Examination of best practices for Streamlining Loading/Unloading Functions, July Michael Docherty, Scheduling Receiving Managing logistics, winter 1997

13 Case Indústria de Bebidas: Sazonalidade Anual

14 Recursos Case Indústria de Bebidas: Sazonalidade Mensal

15 Case Indústria de Bebidas: Estratégia dos Recursos Ociosidade Sobrecarga

16 Case Indústria de Bebidas: Controle da Sazonalidade Mensal NIvelamento dos Recursos

17 Case Indústria de Bebidas : Comparativo

18 Case Indústria de Bebidas: Sazonalidade Diária Clientes mandavam caminhões todos na parte da manhã ou quase no final do expediente; Comercial não tinha idéia da capacidade da expedição; Equipe ficava ociosa por longos intervalos; Horas-extras para atender clientes especiais; Baixa performance no atendimento a Clientes e transportadoras.

19 Tecnologia: Versão Client/Server e Versão Web. Programação em Java Acesso via Web Browser (100% html) Servidor Apache Banco de Dados Oracle e Microsoft SQL Server Diversas plataformas (Windows, Linux, OS2, etc) Integra com diversos ERPs, sistemas periféricos e sistemas legados.

20 Exemplo de Telas do Sistema:

21 Cadastros das Docas de Recebimento e/ou Expedição Tipos de Veículos que cada doca pode atender Tipos de Operação que cada doca pode atender Horário de funcionamento de cada doca Tempo de atendimento de cada doca Parametrização das Docas

22 Restrições para o agendamento e sequênciamento dos veículos nas docas (box) Tela de Programação de Horários Grade de horários por docas (box) Planta ou Local de Carregamento Tempos previstos das etapas anteriores ao carregamento

23 Data e Hora do Agendamento Número do Pedido Nome do Motorista e Placa Identificação de Produto Crítico Local designado para este agendamento Botão para solicitar reagendamento Consulta dos Próximos Agendamentos

24 Status de Alerta (Atraso) Previsão de Chegada na Portaria Identificação de Produto Crítico Campo para digitação do cartão de controle de acesso Controle da Portaria de Entrada

25 Status de Alerta (Atraso) Doca Vazia (livre) Doca com Agendamento programado Detalhes do Agendamento Monitoramentos das Docas

26 Horário programado para iniciar a viagem Horário programado para iniciar a descarga Horário programado para terminar a descarga Horário programado para chegada na Portaria Identificação de Ocorrência na viagem Status atual do Veículo (link para detalhes) Status de Alerta (Atraso) Identificação da Doca Veículo com Produto Crítico Detalhe da Doca

27 Registros de Ocorrências s para envios da ocorrência Registro de Ocorrências

28 Grade de horários da doca selecionada Filtros para pesquisar localização do veículo Janela com próximos carregamentos Bolsão de Atrasados Monitoramento Individual

29 Filtro para visualizar veículos que estão em trânsito Dados dos veículos selecionados Veículo com Produto Crítico Acompanhamento do Veículo

30 Horário agendado Horário bloqueado Horário livre Opções para mover agendamentos de horários Doca selecionada Detalhe da Grade de Horários da Doca

31 Status atual da Peça aguardada Horário agendado Código da Peça Pesquisa da Situação da Peça

32 Pesquisas por Nota Fiscal Pesquisa das Notas Fiscais da Viagem Consulta por Fornecedor e CVA

33 Menu para relatórios de tempo de operação Menu de Relatórios e Consultas

34 Consulta de Tempos de Operação Tempo Total na Empresa Etapas do Carregamento com horários

35 Cadastro de Box:

36 Exemplo de Tela de Bloqueio e Reservas:

37 Exemplo de Tela de Cofiguração de Indicadores:

38 Exemplo de Cadastro de Ordem de Transporte:

39 Tela de Horários Disponíveis para Agendamento:

40 Tela de Agendamentos Confirmados:

41 Exemplo de Monitoramento por Ponto Cadastrado:

42 Exemplo de Visão Integrada:

43 Exemplo de Comprovante de Agendamento:

44 Tela de Ocorrências na Operação Logística:

45 Exemplo de Tela de Produtos Monitorados:

46 Exemplo de Consulta do Gestor de Processo:

47 Exemplo de Consulta Específica:

48 Tela de Logs do Sistema:

49 Exemplo de Telas de Consulta Específica:

50 Horário de cada etapa Link para as ocorrências Exemplo de Tela de Monitoramento do Agendamento:

51 Exemplo de Indicadores de Desempenho:

52 Consulta aos Indicadores de Desempenho:

53 Exemplo de Cockpit Management:

54 Filtros do relatório Gerencial Relatórios de Taxa de Ocupação Grade Filtros do relatório Gerencial

55 Percentual de atrasos que ocorreu em cada etapa Exemplos de Relatórios Diversos Eficiência do Carregamento por turno e diversos filtros

56 Exemplos de Gráficos do Sistema:

57 Eficiência por transportadora Indicadores de Performance

58 Exemplos de Gráficos do Sistema:

59 Fornecedores/Clientes Sistemas dos Clientes, Fornecedores e Transportadoras Balanças Usuários nas Unidades Industriais Servidor de Banco de Dados Banco de Dados Oracle / Microsoft SQL Server Servidor Web Servidor de Transportadoras Firewall Hand Helds Avisos e Mensagens IIS + Arquitetura MONILOC ERP

60 Clientes Agendamento de Horários MONILOC Automóveis Caminhões e Ônibus


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