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Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros

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Apresentação em tema: "Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros"— Transcrição da apresentação:

1 Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros
Algoritmos Ap-3 Profª Kelly E. Medeiros

2 Estrutura Condicional CASE
O comando CASE é um comando específico de múltiplas escolhas. O comando if não é indicado para comandos de múltiplas escolhas. No caso de verificação dos meses, o mais indicado é utilizar o comando CASE, por haver varias opções de escolha, ou seja, 12 meses, seria praticamente 12 opções.

3 O raciocínio é praticamente igual ao do se, porém ficará de uma forma bem mais pratica e elegante, por ser bem especifico. Sempre que tiver múltiplas escolhas, utilize o CASE.

4 Problema: Ler para uma variável INTEIRA um número de 1 a 12 e mostrar o nome do mês correspondente. Caso o mês não existir, mostrar essa informação.

5 Algoritmo mes_case; Var mes de inteiro; Inicio Mostrar “digite o mês de 1 a 11 “; Ler(mês);

6 Caso mês seja 1: Mostrar “Janeiro”; 2: Mostrar “Fevereiro”; 3: Mostrar “Marco”; 4: Mostrar “Abril”; 5: Mostrar “Maio”; 6: Mostrar “Junho”; 7: Mostrar “Julho”; 8: Mostrar “Agosto”; 9: Mostrar “Setembro”; 10: Mostrar “Outubro”; 11: Mostrar “Novembro”; 12: Mostrar “Dezembro”; Senao mostrar “Esse mês não existe”; Fim_caso Fim

7 Você digita o número correspondente, e ele irá analisar: caso for 1 ele mostra janeiro; caso for 3 ele mostra Fevereiro e assim por diante, de uma forma bem simples e descomplicada.

8 Utilizando o MOD Depois de termos aprendido se, case, vamos aprende um comando que nos ajuda bastante, o MOD. Vamos ver o seguinte problema: Ler uma variável de numero inteiro e mostre se ele é par ou se ele é impar. Como nos iremos fazer a analise de par ou impar? Para isso utilizado uma expressão aritmética.

9 Vejamos as expressões aritméticas que
podemos utilizar: Operador Prioridade Observação ( ) * 1 Multiplicação / Divisão Div Quociente divisão inteira Mod Resto da divisão inteira + 2 Adição - Subtração

10 Veremos então o MOD e DIV: o MOD obtém o resto da divisão efetuada: ex
Veremos então o MOD e DIV: o MOD obtém o resto da divisão efetuada: ex. 8/2 = 4 e o resto é 0. Então o MOD = 0; outro ex. 9/2 = 4 e o resto é 1, então o MOD= 1; o DIV obtém o quociente da divisão. Ex. 4/2 = 2 e o resto = 0, então o DIV é 2;

11 Algoritmo par_impar; Var numero de inteiro; Inicio Mostre “Digite um numero qualquer”; Ler(numero); Se (numero mod 2 = 0) entao Mostre “esse numero é par”; Senao Mostre “esse numero não é par”; Fim

12 Fazendo uma tabuada-Laços de Repetição
Para você que gostaria de ter uma tabuada que ao digitar um numero obtivesse toda a tabuada dele, nº *1; nº*2; ...; nº*10; bom, de um modo “bruto” montaríamos O algoritmo mais ou menos assim:

13 Algoritmo tabuada_para;
Var numero de inteiro; Inicio Mostre “Digite um número para a tabuada”; Ler(numero); Mostre numero+“ x 1 = ”+(numero*1); Mostre numero+“ x 2 = ”+(numero*2); Mostre numero+“ x 3 = ”+(numero*3); Mostre numero+“ x 4 = ”+(numero*4); Mostre numero+“ x 5 = ”+(numero*5); Mostre numero+“ x 6 = ”+(numero*6); Mostre numero+“ x 7 = ”+(numero*7); Mostre numero+“ x 8 = ”+(numero*8); Mostre numero+“ x 9 = ”+(numero*9); Mostre numero+“ x 10 = ”+(numero*10);

14 Esse é um método para “leigos” em programação, mas que obtém um resultado satisfatório no final.
O método correto e mais desejável para resolver esse tipo de problema e a utilização de comandos de laços de repetição. Na programação existem 3 tipos de laço de repetição, que servem para que não fique repetindo linhas consecutivamente.

15 Laços de repetição: Repetição de comandos até que uma condição ocorra; Evitar redundância de código; É uma das práticas mais usadas em programação; Usados para: criação de contadores; obtenção e recuperação de dados; etc; São eles: PARA; ENQUANTO; REPITA;

16 Laço de repetição PARA (for):
Usando geralmente quando se sabe o número de vezes que o comando deverá ser executado. Imagine se você tivesse 1000 linhas? Você iria repeti-la mil vezes? Não. Você utiliza laço de repetição. Para usar o PARA devo saber o número de vezes que se repete e a tabuada repete 10 vezes, ou seja de 1 à 10. A sua sintaxe é:

17 Sintaxe: PARA variável de v_inicio até v_fim faça Inicio Comandos.....
Fim PARA

18 Problema: Ler uma variável de número inteiro e mostrar a tabuada desse número. Usando o laço de repetição Para. Sintaxe: For(inicialização; teste_condição; incremento) { Comandos..... }

19 Algoritmo tabuada_para;
Var numero, i de inteiro; Inicio Mostre “digite um número para a tabuada”; Ler(numero); Para (i=1;i <= 10;i=i+1 ) Mostre numero + “ x “ + i + “ = “+(numero * i); Fim

20 Laço de repetição ENQUANTO (while):
Sintaxe: Enquanto(condição) { Comandos.... } Usando o mesmo problema da tabuada:

21 Algoritmo tabuada_enquanto;
Var numero, i de inteiro; Inicio Mostre “digite um número para a tabuada”; Ler(numero); I <= 1; Enquanto(i <= 10) inicio Mostre numero + “ x “ + i + “ = “+(numero * i); i++; // igual ao i=i+1 Fim_enquanto Fim

22 Laço de repetição REPITIR ATÉ QUE
Obs.: é executa sempre no mínimo uma vez. Primeiro ele é executado depois que ele começa fazer a analise, sendo assim a condição aparece no final ele só vai para quando a condição for falsa. A sua utilização é muito pouca, ele quase não é usado. Sua estrutura é: Repita inicio Comandos.... fim Ate que (condição);

23 Algoritmo tabuada_repita;
Var numero, i de inteiro; Inicio Mostre “digite um número para a tabuada”; Ler(numero); I <= 1; Repita Mostre numero + “ x “ + i + “ = “+(numero * i); I++; FimRepita Até que (i > 10); Fim


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