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Copyright © 2009 Gesplan S/A Soluções baseadas em conhecimento e tecnologia. Visão de futuro para gerenciar o desempenho do seu negócio. Antecipando o.

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1 Copyright © 2009 Gesplan S/A Soluções baseadas em conhecimento e tecnologia. Visão de futuro para gerenciar o desempenho do seu negócio. Antecipando o futuro ! BPM PLANEJAMENTO E GESTÃO DO DESEMPENHO José Sergio Gesser Diretor Presidente Luis Antonio Johanson Gerente de Negócios

2 Copyright © 2009 Gesplan S/A OBJETIVO Desafios da Gestão do Negócio O Processo do Planejamento Corporativo Melhores Práticas de Planejamento no Setor de Saúde

3 Copyright © 2009 Gesplan S/A Agenda Desafios da Gestão do Negócio O Processo do Planejamento Corporativo Melhores Práticas de Planejamento no Setor de Saúde

4 Copyright © 2009 Gesplan S/A Diagnóstico ou Autópsia ? O DESAFIO DA GESTÃO Ocorrência PASSADO / PRESENTE... AUTÓPSIA!!! JanFevMarDez... R P B

5 Copyright © 2009 Gesplan S/A O DESAFIO DA GESTÃO AUTÓPSIA!!! PASSADO..PRESENTE + FUTURO ! DIAGNÓSTICO!!! Desempenho Risco Governança Transparência Passado Presente Futuro PASSADO..PRESENTE ! JanFevMarDez... R P B JanFevMarDez... R P

6 Copyright © 2009 Gesplan S/A SOLUÇÃO DE GESTÃO DO DESEMPENHO Muito mais do que fórmulas mágicas para resolver problemas, as empresas necessitam de uma abordagem Holística para fazer face aos novos desafios,devendo implementar metodologias/ Tecnologias adequadas nos diversos subsistemas do ambiente empresarial,como nas organizações,no modelo de gestão,no sistema de gestão,no sistema de informação,nos processos operacionais e fundamentalmente fomentar a competência das pessoas e estimulá-las ao atingimento dos objetivos da empresa. Prof. Catelli – FIPECAFI – USP

7 Copyright © 2009 Gesplan S/A É preciso Medir, Não Contar ! Delegar, Descentralizar e COBRAR! Orientar Ações para o Resultado Desenvolver o Diálogo e a Aprendizagem O DESAFIO DA GESTÃO

8 Copyright © 2009 Gesplan S/A O DESAFIO DA GESTÃO Ser um GERENTE DE DESEMPENHO Os GESTORES é quem CONTROLAM O CONTROLLER orienta para a TENDENCIA Novo perfil do CONTROLLER

9 Copyright © 2009 Gesplan S/A Financeiros Cliente Processos Operacionais Indicadores-Chave de Performance Aprendizado Fatores Críticos de Sucesso Estratégia Visão Medir os fatores que criam valor à organização O que precisamos fazer para atingirmos a estratégia? Entender os Objetivos Estratégicos Para onde vai a organização Como chegaremos lá? Como avaliamos se estamos no caminho certo?...Transformar a estratégia em ação

10 Copyright © 2009 Gesplan S/A O BSC não substitui o sistema de medição cotidiana da empresa nem sobrepõe as ferramentas do processo planejamento, orçamento e controle. As medidas do Scorecard são selecionadas de modo a direcionar a atenção de executivos e funcionários para fatores capazes de levar a empresa a grandes realizações competitivas. O BALANCED SCORECARD é um modelo de comunicação e visão da estratégia. Ele contextualiza a estratégia e monitora o desempenho na ação. O BSC induz ao exercício da Gestão Estratégica e da APRENDIZAGEM. BALANCED SCORECARD O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO

11 Copyright © 2009 Gesplan S/A PERSPECTIVA FINANCEIRA Retorno s/ Investimentos Estratégia de Receitas Estratégia de Produtividade PERSPECTIVA DO CLIENTE Preço qualidade tempo função imagem relação PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS CONSTRUIR A MARCA EFETUAR A VENDA ENTREGAR O PRODUTO ATENDER C/ EXCELÊNCIA PERSPECTIVA APRENDIZADO CRESCIMENTO Competência do Pessoal Infra_Estrutura Tecnológica Clima p/ Mudanças Administração Estratégica Metodologia de medição de Retorno s/ Investimento (Valor para o Acionista) Proposição de valor para o Cliente A Cadeia de Valor (centrada no processo) Infra-Estrutura da Organização (Pessoas, aprendizado, tecnologia e administração) - O GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO

12 Copyright © 2009 Gesplan S/A Modelo de relação de causa e efeito Resultado Operacional Resultado financeiro Aumentar vendas Crescimento sustentado Satisfação dos clientes Reter clientes alvo Conquistar clientes Melhoria dos processos Atendimen-to a clientes Criação de produtos Gerencia- mento do risco Tecnologia e informação Capital humano Conheci- mento do mercado RELAÇAO DE CAUSA E EFEITO E NÃO SÓ AS MEDIÇOES: Não basta apenas realizar medições financeiras e não-financeiras. O importante é vincular a uma relação de causa-efeito As relações de causa e efeito e os fatores impulsionadores do desempenho são dois elementos-chaves para entender o poder do BSC.

13 Copyright © 2009 Gesplan S/A O DESAFIO DA GESTÃO Atividade D Atividade A Atividade B Atividade C MERCADO BSC - ESTRATÉGIA Produtos Serviços INDICADORES DE DESEMPENHO Aquisição de Recursos Produção Serviços / Produtos Comercialização Atendimento

14 Copyright © 2009 Gesplan S/A GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS Atividade D Atividade A Atividade B Atividade C MERCADO BSC - ESTRATÉGIA Produtos Serviços Princípios de Custeio Absorção Total Absorção Parcial Variável Métodos de Custeio Custo-Padrão Centros Custos - OM / OBZ (Orcto base zero) ABC / ABM Princípios + Métodos = Sistema de Custeio

15 Copyright © 2009 Gesplan S/A O DESAFIO DA GESTÃO O ambiente de negócios mudou: Deve-se olhar do novo paradigma Planejar e executar: A QUÊ CUSTO e PREÇO? O maior desperdício é fazer eficientemente aquilo que não é necessário (que não agrega valor) EFICIÊNCIA X PRECISÃO RELEVÂNCIA X PROPÓSITO

16 Copyright © 2009 Gesplan S/A Métodos de Gestão de Custos O ambiente de negócios mudou! Os métodos e controle sobre os custos devem mudar. Os principais métodos de análise e avaliação estratégica de custos: São apresentados de forma individual e absoluta Cada um deles possui um escopo específico no qual é mais efetivo Discute-se pouco sua complementaridade em relação a métodos alternativos... A utilização combinada de vários métodos pode proporcionar resultados finais mais completos e abrangentes, permitindo uma análise mais oportuna da situação em estudo.

17 Copyright © 2009 Gesplan S/A Estratégia e Métodos de Planejamento e Controle orçamentário O BSC procura entender a demanda, enquanto que a modelagem e o modelo de custeio avaliam a economicidade e a capacidade de oferta da empresa, relacionando com objetivos de melhoria a médio e longo prazos. O Balanced Scorecard (BSC) procura desdobrar a estratégia até o nível de processos, estruturando um sistema de indicadores de desempenho balanceado e coerente com essa estratégia. Os processos precisam ser conhecidos e medidos, de forma a viabilizar o feedback estratégico. A utilização de ferramentas de gestao de custos ABC/ABM e modelagem econômico-financeira tornam-se impositivas.

18 Copyright © 2009 Gesplan S/A Estratégia e Métodos de Planejamento e Controle orçamentário Em outro extremo, o método dos centros de custos avalia a estrutura funcional da organização, analisando os recursos por ela consumidos, sem maiores preocupações com melhorias. Como elemento de ligação entre este método e o ABC/ABM surge o Orçamento Matricial (Orçamento Base Zero – OBZ), que reorganiza os itens de custo em pacotes e os centros de custos em entidades, e sugere um processo de racionalização de custos apoiado numa gestão descentralizada e participativa. A lógica de melhoria proposta pelo OBZ exige que se compreendam, num segundo momento, os processos empresariais, e para tal a complementaridade com o ABC/ABM mostra-se oportuna. Francisco José Kliemann Neto, Dr.

19 Copyright © 2009 Gesplan S/A Responsabilidades nos Controles orçamentários -GESTORES: -São técnicos ou gerentes -Tornam-se especialista no pacote -Analisam o conteúdo de cada conta e propõem as metas -Elaboram os padrões de gastos de acordo com as melhores práticas DONOS: -São Diretores corporativos -Orientam os Gestores na definição das metas -Aprovam os padrões de gastos

20 Copyright © 2009 Gesplan S/A Métodos de Controles orçamentários O maior problema em relação à implementação do Orçamento Base- Zero, e que efetivamente pode dificultar sua implantação, é o medo dos administradores em enfrentar inovações organizacionais e mudanças. Barreiras à Implantação do OBZ

21 Copyright © 2009 Gesplan S/A Agenda Desafios da Gestão do Negócio O Processo do Planejamento Corporativo Melhores Práticas de Planejamento no Setor de Saúde

22 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Top Down Planejamento Bottom Up Consolidação Simulação Análise Decisão Planejamento Top Down Planejamento Estratégico. Business Plan Definição de Linhas Mestras Estudos de Cenários Preliminares O Planejamento como um processo contínuo

23 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Top Down Consolidação Simulação Análise Decisão Planejamento Bottom Up Elaboração do Planejamento Colaborativo Planejamento Vendas Descentralizado. Planejamento Despesas e Investimentos. Elaboração do Orçamento Caixa Planejamento Bottom Up O Planejamento como um processo contínuo

24 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Top Down Simulação Análise Decisão Consolidação Visão Integrada do Planejamento Econômico Financeiro à Estratégia Tratamentos – US-GAAP/ IAS / IFRS Avaliação e Drill Down do Planejamento Por Empresas Por Plantas Por Unidade de Negócios. Planejamento Bottom Up Consolidação O Planejamento como um processo contínuo

25 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Top Down Consolidação Análise Decisão Simulação Composição de Múltiplos Cenários Análise Sensitiva Lucro / Liquidez / Valor Premissas de Projeção: Cambio, Juros e Inflação Mercado, Preços e Volumes Estrutura de Custos Planejamento Bottom Up Simulação O Planejamento como um processo contínuo

26 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Top Down Consolidação Simulação Decisão Análise Indicadores para Análise Sensitiva Simulação What if Ajustes e Revisão de Cenários. Análise de Valor EVA, EBTIDA TIR, VPL Análise Planejamento Bottom Up O Planejamento como um processo contínuo

27 Copyright © 2009 Gesplan S/A O Planejamento como um processo contínuo Planejamento Estratégico ; Business Plan Estudos de Cenários Preliminares Árvore do Valor – VALUATION / Ebitda Elaboração do Planejamento Colaborativo Orçamento Descentralizado. Planejamento de Caixa X Orçamento Acompanhamento de Desempenho Realizado X Planejado Integração com Tesouraria e Caixa Alimentação Automática INDICADORES KPIs Análise de Desvios e Justificativas: Autonomia áreas Geração de novos Cenários Impactados Consolidação Simulação Análise Decisão Realizado Planejamento Top Down Planejamento Bottom Up

28 Copyright © 2009 Gesplan S/A Arquitetura da Solução de Planejamento Integrado RECEITAS ORÇAMENTO Custos / inv PLANEJAMENTO INTEGRADO ERP GSEM/ KPIs VENDAS / RENTABILIDADE CUSTOS / CONT Á BIL / FINANCEIRO DESPESAS / INVESTIMENTOS/ RH Financeiro Dados de Mercado Mercado Agentes Reguladores Estudos / Atuária Informações Modelagem Econ/financeira Estratégia e Gerenciamento da Performance

29 Copyright © 2009 Gesplan S/A Elaboração de Planejamento Base Histórica Mercados Agentes ReguladoresEstudos Atuariais Informações REGRAS DE NEGÓCIO DADOS E INFORMAÇÕES PREMISSAS CENÁRIO REALISTA CENÁRIO REALISTA CENÁRIO BASE CENÁRIO BASE CENÁRIO OTIMISTA CENÁRIO OTIMISTA Simulação Análise Decisão Realizado Revisão Consolidação KPIs - Acompanhamento de Desempenho Realizado vs Planejado Análise de Desvios e Justificativas Projeção e análise de Novos Cenários Análise de valor e revisão de estratégias Contexto Regulatório Políticas de Mercado Procedimentos/CHs Despesas fixas Investimentos Financiamentos GESTÃO ORÇAMENTÁRIA, PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO Tx Utilização CHPM Moeda Reajustes de custos...

30 Copyright © 2009 Gesplan S/A REDUÇÃO NO TEMPO DE PROCESSO OTIMIZAÇÃO DOS RECURSOS MELHORIA NA INTERVENÇÃO GERENCIAL OTIMIZAÇÃO NA UTILIZAÇÃO DO CAPITAL MELHORIA NA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES E IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DIMINUIÇÃO DAS REQUISIÇÕES AD- HOC AMBIENTE INTEGRADO E PADRONIZADO AUMENTO DE RECEITA REDUÇÃO DE CUSTOS CUSTOS EVITADOS Qualidade das Informações Critério / Acurácia Visão Top-Down /Bottom UP Analise What If (Cenários) Projeções Flexibilidade Incorporação / alteração de regras de negócio Facilidade na transferencia do conhecimento Planejamento, Orçamento, Forecasting e Reportagem BI Beneficios Alcançados AUMENTO DO VALOR DA COMPANHIA Os Benefícios de uma solução integrada de BPM MAIS TEMPO PARA ANÁLISE Melhoria no Processo Padronização e Automatização Descentralização Colaboração

31 Copyright © 2009 Gesplan S/A Agenda Desafios da Gestão do Negócio O Processo do Planejamento Corporativo Melhores Práticas de Planejamento no Setor de Saúde

32 Copyright © 2009 Gesplan S/A Planejamento Estratégico – Perspectivas

33 Copyright © 2009 Gesplan S/A Ferramenta Executiva – Análise KPIs

34 Copyright © 2009 Gesplan S/A GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO Análise através de Mapa de Aprendizagem

35 Copyright © 2009 Gesplan S/A Indicadores para Gestão do Desempenho

36 Copyright © 2009 Gesplan S/A Indicadores para Gestão do Desempenho

37 Copyright © 2009 Gesplan S/A Estrutura de Custos

38 Copyright © 2009 Gesplan S/A Modelo do Desempenho econômico - Saúde (-) ABATIMENTOS E CANCELAMENTOS (-) CUSTOS VARIÁVEIS (=) LUCRO BRUTO RECEITA BRUTA (=) RECEITA LÍQUIDA (=) RESULT. OPERAC. LÍQUIDO REC./DESP. Ñ OPERACIONAIS REC./DESP. FINANCEIRAS DESPESAS OPERACIONAIS (-) CUSTOS FIXOS GRUPO DE PRESTADORES PRESTADORES CLASSES ESPECIALIDADES MEDICAMENOTS MATERIAIS SERVIÇOS CONTRAPREST. PLANO CONTRATAÇÃO FORMA PAGTO PRODUTO ACOMODAÇÃO FAIXA ETÁRIA C.CUSTO CONTAS DESPESAS GASTOS COM PESSOAL Gestão Orçamentária Visão Mercadológica Estrutura de Custeio CONTRAPREST. PLANO CONTRATAÇÃO FORMA PAGTO PRODUTO ACOMODAÇÃO FAIXA ETÁRIA Visão Resultado (Margem) (=) RESULT. OPERAC. LÍQUIDO Mensuração do Desempenho

39 Copyright © 2009 Gesplan S/A Estrutura Comercial em Cooperativa de Saúde Pré Pagamento Custo Operacional Intercâmbio Emitidas Brutas Co-Responsabilidade Assumida Assist. EmpresarialParticular CarnêsFaturas Co-partic. 1º Consulta Co-partic. 4º Consulta Co-partic. 4º Consulta MT Multiplan Particular Plano Econômico Plano Econômico MT Plano Hospitalar Plano Hospitalar MT Premium Super Class ISuper Class II Unimed Plus Unisaude I Unisaude II 70 a a 1718 a 2930 a a 4950 a 5960 a 69 Enfermaria Apartamento Unimed Plus MT Plano Fama Plano/Modalidade. Contratação Produto Forma de Pgto Acomodação Contra-Prestação.... Faixa Etária

40 Copyright © 2009 Gesplan S/A Estrutura do Custeio DIARIAS HOSPITALARES CONSULTAS MEDICAS FIOS TAXAS E EQUIPAMENTOS GASOTERAPIA MEDICAMENTOS ANESTESICOSS.A.D.T. ORTESE E PROTESE TAXAS PACOTES SERVIÇOS VISITAS MATERIAIS MEDICAMENTOS ORTESE E PROTESE DIARIAS HOSPITALARES CONSULTAS MEDICAS FIOS MATERIAIS TAXAS E EQUIPAMENTOS GASOTERAPIA MEDICAMENTOS ANESTESICOSS.A.D.T. ORTESE E PROTESE TAXAS SERVIÇOS MEDICAMENTOSMEDICAMENTOS MATERIAISMATERIAIS SERVIÇOSSERVIÇOS COEFIC.ESPECIALIDADES

41 Copyright © 2009 Gesplan S/A GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO DO NEGÓCIO Acesso a informações gerenciais em tempo real Análise do resultado operacional por unidade de negócio Análise do resultado dos centros de custo de apoio e administrativo Controle efetivo sobre os custos Apoio para comercialização dos serviços Segurança na tomada de decisões sobre investimento Revisão de processos operacionais e melhoria de qualidade Envolvimento e compromisso dos gestores para o resultado Aumento de produtividade Aumento da rentabilidade dos serviços

42 Copyright © 2009 Gesplan S/A Perguntas e Respostas

43 Copyright © 2009 Gesplan S/A Fluxo do Processo DRE, Balanço Fluxo de Caixa Simulações Cenários Relatorios Analise Visualização Cadeia de Valor Gestão Orçamentária Orçamento de Despesas Fixas Planejamento Econômico- Financeiro Integrado Orçamento de Recursos Humanos BASE para Planejamento de Receitas e Custos Dados do Realizado (CONTROLADORIA) Dados do Realizado (CONTROLADORIA) Sistemas de Gestão De Saúde Orçamento de Projetos de Investimentos Controle Financeiro Emprestimos / Fin e aplicações Controle Financeiro Emprestimos / Fin e aplicações


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