A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Everton da Silva Correa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Everton da Silva Correa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Everton da Silva Correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

2 Manifestação e Revelação

3 Manifestação Há religiões em que os deuses se manifestam: Surgem diante dos humanos em beleza, esplendor, perfeição e poder e os levam a ver uma outra realidade, escondida sob a realidade cotidiana. A divindade, levando um humano ao seu mundo, desvenda-lhe a verdade e o ilumina com sua luz.

4 Alétheia A palavra grega alétheia significa a verdade como manifestação ou iluminação. A iluminação pode ser terrível, porque é dado a um humano conhecer o que a inteligência humana não tem forças para conhecer

5 Revelação Há religiões em que o deus revela verdades aos humanos sem fazê-los sair de seu mundo. Podem ter sonhos e visões, mas o fundamental é ouvir o que a divindade lhes diz, porque dela provém o sentido primeiro e último de todas coisas e do destino humano. O que se revela é a vontade do deus, na qual o crente confia e cujos desígnios ele cumpre. Judaísmo, cristianismo e islamismo são religiões da revelação.

6 Duas modalidades Nas duas modalidades de religião, porém, a manifestação da verdade e a revelação da vontade exprimem o mesmo acontecimento: Aos humanos é dado conhecer seu destino e o de todas as coisas, isto é, as leis divinas.

7 Próxima aula A lei divina

8 FIM CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, p. 320.


Carregar ppt "Prof. Everton da Silva Correa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google