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Arribas na jurisdição do Instituto Portuário e dos Transportes maritimos, i.p. Estudo da Zona Centro.

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Apresentação em tema: "Arribas na jurisdição do Instituto Portuário e dos Transportes maritimos, i.p. Estudo da Zona Centro."— Transcrição da apresentação:

1 Arribas na jurisdição do Instituto Portuário e dos Transportes maritimos, i.p.
Estudo da Zona Centro

2 Localização das arribas na zona centro
São Martinho do Porto Peniche Ericeira

3 Problemas comuns Litologias frágeis: Processos erosivos graves
Alternância geral de rochas predominantemente detríticas, alternância de rochas margosas e detríticas, ou rochas francamente calcárias Processos erosivos graves Características geológicas e geotécnicas Actividades económicas e ocupação

4 São Martinho do Porto

5 Problemas detetados Arribas com grande instabilidade
Fracturação intensa Alteração das rochas carbonatadas “Creeping”

6 Solução a adoptar Vigas ancoradas na encosta
Redes de protecção contra queda de blocos na envolvente da entrada do túnel

7 Peniche

8 Problemas detectados Fracturas resultantes da acção de explosivos no desmonte da antiga pedreira Intersecção de planos de descontinuidades de diferentes famílias e origens Erosão cársica e litoral Camadas em consola Edificação a 2m do sopé Via rodoviária no topo da arriba sem passeio ou barreira de protecção

9 Análise de risco Classe de risco anterior à aplicação de medidas de mitigação Tipo de Perigo Nível da probabilidade da ocorrência (p) Classe de consequências (S) Factor de risco (R = p x S) Classe de risco Classe Descrição Queda de blocos 5 4 20 IV Grave Queda de pessoas ou animais 3 12 III Significativa Colocação de vedação no topo da arriba Desmonte de blocos com elevada probabilidade de queda Pregagem de blocos individuais passíveis de estabilização Projecção de betão com fibras para estabilização de zonas muito fracturadas Execução de uma malha de furos de drenagem

10 Análise de risco Classe de risco considerada após a aplicação de medidas de mitigação Tipo de perigo Nível da probabilidade da ocorrência (p) Classe de consequências (S) Factor de risco (R = p x S) Classe de risco Classe Descrição Queda de blocos 2 4 8 II Mínima Queda de pessoas ou animais 1 I Desprezável

11 Ericeira

12 Problemas detectados Desagregação e alteração das camadas menos resistentes Percolação de água Desenvolvimento vegetal significativo Blocos em consola Abrasão marinha Processos de meteorização

13 Identificação das zonas analisadas
ZONA 1: risco baixo ZONA 2: risco baixo ZONA 3: risco elevado ZONA 4: risco moderado ZONA 5: risco muito elevado ZONA 6: risco moderado ZONA 7: risco muito elevado ZONA 8: risco elevado

14 Zonas intervencionadas
Zonas 7 e 8 – Clube Naval e entre o Clube Naval e o limite norte da jurisdição portuária: Desmonte de blocos instáveis Pregagem de blocos que não podiam ser estabilizados Revestimento com betão projectado dos estratos brandos Execução de drenagem nos contactos entre as margas e os calcários Execução de uma viga de betão armado, ancorada

15 Antes da intervenção: Depois da intervenção:

16 Zonas intervencionadas
Zona 5 – troço de suporte da calçada entre a Capela de Sto. António e a praia dos Pescadores no extremo sul da rampa norte: Execução de um muro em betão armado, sem fundações, ancorado ao maciço rochoso

17 Zonas intervencionadas
Execução de um muro em betão ancorado nas mesmas condições da solução da zona 5 Preenchimento de locas abaixo da rampa Projecção de betão com fibras plásticas para protecção contra a erosão das camadas margosas Instalação de uma rede envolvente aos blocos menos instáveis acima da rampa Execução de uma malha de drenagem para reduzir os impulsos sobre o muro e a arriba Monitorização de movimentos na arriba e novo muro, através de inclinómetros e perfis de marcas topográficas

18 Zonas a intervencionar
Zona 4: praia dos Pescadores

19 Conclusão Estabilidade das arribas sob sua jurisdição
A monitorização contínua das arribas é fundamental para a definição das estratégias de intervenção mais adequadas Importância do IPTM, IP no passado no presente e no futuro, na manutenção da segurança de pessoas e bens junto aos portos sob sua jurisdição

20 Agradeço a vossa atenção
Alexandre Santos Ferreira -Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P./ CICEGe-Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT)-Univ. NOVA de Lisboa - Elisabete Dias - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. - Nelson Oliveira - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. - Cláudia Santos - Estagiária no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. - Liliana Ribeiro - Estagiária no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. - Mónica Cabral - Estagiária no Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, I.P. -


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