A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MURAL VIRTUAL – CIC DAMAS Jaelson Junior,Darah Lucena, Maria Helena, Sara Layse. (2º D)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MURAL VIRTUAL – CIC DAMAS Jaelson Junior,Darah Lucena, Maria Helena, Sara Layse. (2º D)"— Transcrição da apresentação:

1 MURAL VIRTUAL – CIC DAMAS Jaelson Junior,Darah Lucena, Maria Helena, Sara Layse. (2º D)

2 Consciência cristã MIEP Nova Consciência Amigos da Torá

3 Na Paraíba, quem gosta de pular Carnaval vai para a capital, João Pessoa. Campina Grande, segunda maior cidade do Estado, nesses dias era um deserto. Há 17 anos, o lançamento de uma idéia genial virou tudo isso pelo avesso. Lançado para preencher o vazio da cidade durante o Carnaval, o Encontro da Nova Consciência assumiu contornos bem mais importantes desde a sua primeira edição. Tornou-se moda e passou a atrair participantes não apenas de Campina Grande, mas de muitas outras cidades paraibanas e dos Estados vizinhos. Do Recife e de Natal chegam grupos organizados que às vezes alugam ônibus para a viagem. Nos seus anos mais agitados, o evento chegou a reunir mais de 20 mil participantes, distribuídos entre as dezenas de conferências, cursos, simpósios, encontros, workshops e espetáculos. Desde seu lançamento, em 1992, o Encontro da Nova Consciência alterou substancialmente a rotina de Campina Grande durante o Carnaval. Hotéis lotados e grande movimento dos bares e restaurantes nas áreas centrais da cidade tornaram-se a regra Consciência não é uma iniciativa religiosa, embora a temática religiosa – sobretudo a do necessário diálogo inter-religioso – costume sobressair. É um evento que trata também de religião, mas não apenas. E abrange encontros sobre terapias holísticas, xamanismo, artes da adivinhação, danças sagradas, homoerotismo, ufologia, RPG, tarô, religiões antigas, ecologia, budismo e hinduísmo, cultura e tradição afro-brasileira, mostra de curta-metragens,etc.

4 Campina Grande se transforma em um verdadeiro retiro espiritual ( afirma Rômulo Gouveia), enaltecendo como a 'Rainha da Borborema' se torna um reduto para aqueles que querem fugir do carnaval. A Consciência Cristã, que acontece no Parque do Povo. Para Encontro, a VINACC, organizadora do evento, programou 24 eventos paralelos, 114 palestras, seminários, painéis e pregações noturnas com 45 palestrantes e pregadores. Na contramão dos festejos de Momo, a Rainha da Borborema ganha destaque nacional durante o carnaval pelos eventos religiosos que são realizados na cidade. Além do apoio do Governo do Estado, os eventos contam com o apoio da Prefeitura. Encontro reúne cristãos principalmente protestantes.

5 O MIEP é um encontro que se realiza anualmente durante o período de carnaval, tendo como objetivo principal integrar a comunidade espírita, difundir e debater os temas relevantes e atuais, abordando aspectos referentes à ciência, filosofia e religião e, sobretudo, divulgar o Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita. O MIEP começou com um grupo de jovens espíritas de nossa cidade, liderado por Roberto Vilarim, presidente da então Liga Espírita Campinense, o qual, em companhia de Santana Florindo, Paulo Robson, Ana Florindo, Silvio Nery, Antônio de Lima, José Nicolau de Araujo, buscava uma alternativa de ocupação para o período das festividades do carnaval, já que naquela época a cidade ficava muito agitada, tendo o primeiro MIEP acontecido no ano de 1974, no Centro Espírita Varões do Senhor, com incentivo dos Srs. Luiz Tavares, Chico e Creuza da UFE. O crescente interesse da comunidade espírita e não-espírita por esse importante evento doutrinário, que é o mais antigo da Paraíba, é facilmente notado pelo contínuo crescimento no número de participantes inscritos e de pessoas visitantes, durante todo o evento, nas suas últimas edições e principalmente pela repercussão e crescimento do público espírita de outros Estados. Hoje podemos dizer que o MIEP já não é só paraibano e nordestino: é um evento para todos os brasileiros.

6 O Amigos da Torá, que acontece em Campina Grande (PB), se engloba dentro da programação da cidade diante dos festejos de momo e atrai turistas de vários Estados e até do exterior. O evento acontece no Museu de Artes Assis Chateaubriand (próximo ao Terminal de Integração de Ônibus, no Largo do Açude Novo), centro. O encontro já é uma realidade crescente e solidificada em Campina Grande, inclusive com inclusão no Calendário de Eventos do Município, aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal,o evento foi projetado com o objetivo de fomentar a reunião de religiosos e simpatizantes para o conhecimento histórico, cultural e religioso judaico, bem como proporcionar a paz, a solidariedade, a caridade social, promover a educação sexual, o combate ao anti-semitismo, os bons costumes e ampliar a alternativa na área do turismo religioso no município.

7 Não só nos detemos a atividades no carnaval,o Maior São João do Mundo é um exemplo de festa religiosa católica que se propagou e tomou grandes repercussões mundo a fora. Sem falar quere impulsiona a economia, fazem reviver a cultura e alavancam o turismo mais que as outras datas festivas do calendário brasileiro. É uma das maiores festas populares em todo o Brasil. São comemorados durante o mês de junho vários dias de santos,mas o principal é São João. Que é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do Jordão. É comemorado tradicionalmente com fogueiras, quadrilhas e comidas regionais em todo o Nordeste.

8 O Seminário é uma iniciativa tomada pelo Movimento Hare Krishna de formalizar a capacitação filosófica e teológia de estudantes da cultura védica, monges e monjas vaishnavas de acordo com a tradição da Índia antiga.Atráves de currículo específico distribuído em carga horária de 10 meses para estudantes internos e de cursos de extensão (via internet) para interessados em geral, o Seminário Hare Krishna visa oferecer formação básica para a prática da ciência da auto-realização espiritual e do ensino da Filosofia e Teologia Védicas.. A estratégica localização geográfica de Campina Grande em relação aos outros estados e capitais do Nordeste, onde o Movimento Hare Krishna tem suas congregações de devotos, foi uma das principais razões. Campina Grande também oferece muitos recursos acadêmicos e vários cursos em suas duas Universidades que são de interesse dos seminaristas. Em 2002, por exemplo, nossos estudantes participaram de um curso de introdução ao Sânscrito, idioma original do Vedas, oferecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos Regional Paraíba/NE, com apoio dos Departamentos de Filosofia e Ciências Sociais e de Humanidades das duas Universidades (UEPB, UFCG).

9 A Diocese de Campina Grande está situada num vasto território de km2, abrangendo 61 municípios com seus inúmeros distritos e povoados. É constituída por 45 paróquias e áreas pastorais, reunindo mais de 450 comunidades urbanas e rurais, onde vivem habitantes, dos quais se declaram católicos. A Diocese conta, hoje, com 65 padres, 50 seminaristas, 100 religiosos e religiosas, 60 leigos consagrados, e um grande número de agentes de pastorais. Ao longo do ano sempre tem eventos que mobilizam muita gente. Como por exemplo: Crescer (Comunidade Pio X) Enchei-vos (Remidos do Senhor) Entre tantos outros,mas como bom exemplo, a nossa escola Imaculada Conceição, de carisma tradicionalmente católico, traz consigo também encontros para jovens alunos e ex-alunos e até mesmo pessoas de fora que desejam participar, o EJD. Que realiza encontros semanais no sábado de manhã e a tarde formações, jovens tocados por experiências de Deus, com o intuito de evangelizar outros jovens de maneiras diversas com o lema "Ser o Ministro de Jesus Cristo entre os jovens.

10 Lembrando que nossa cidade não se resume apenas a estas crenças e culturas aqui apresentadas, nós temos vastas opções de escolha para se direcionarmos para aquilo que nos preenche de verdade. Dalai Lama uma vez perguntado: "Santidade, qual é a melhor religião? O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, olhou bem nos olhos do entrevistador e afirmou: "A melhor religião é a que mais te aproxima do teu Deus. É aquela que te faz melhor."


Carregar ppt "MURAL VIRTUAL – CIC DAMAS Jaelson Junior,Darah Lucena, Maria Helena, Sara Layse. (2º D)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google