A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:

2 CONTABILIDADE E FINANÇAS FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO

3 Módulo Contabilidade e Finanças Planejamento Orçamentário Planejamento Orçamentário Contabilidade Contabilidade Gestão financeira Gestão financeira ACI : Estudo de Viabilidade Econômico- Financeira ACI : Estudo de Viabilidade Econômico- Financeira

4 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Introdução Introdução Conceito de Planejamento Conceito de Planejamento Níveis de Planejamento Níveis de Planejamento Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento (Princípios) Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento (Princípios) Elaboração Elaboração Sistema de Orçamento Sistema de Orçamento

5 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Filosofia de Planejamento Filosofia de Planejamento Conceitos Fundamentais Conceitos Fundamentais Planilhas de Orçamento Planilhas de Orçamento Processo de Planejamento Processo de Planejamento Execução Execução Vantagens Vantagens

6 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Introdução: Para as empresas não perderem competitividade, devem estar munidos de informações confiáveis, formando um conjunto de subsistemas de informações gerenciais que permita produzir subsídios, proporcionando uma gestão adequada.

7 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Introdução II: O planejamento é uma ferramenta dos pilares da administração, através dela podem ser evidenciados, fatores que antecedem as ações a serem executadas dos objetivos fixados no planejamento. Introdução II: O planejamento é uma ferramenta dos pilares da administração, através dela podem ser evidenciados, fatores que antecedem as ações a serem executadas dos objetivos fixados no planejamento.

8 PLANEJAMENTO Conceito Conceito Consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos,... Adm. Financeira e orçamentária, segundo Hoji,(2007)

9 PLANEJAMENTO São 3 níveis: Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Tático Planejamento Operacional Planejamento Operacional

10 PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico : Planejamento Estratégico : É um planejamento complexo devido ao grande Volume de recursos e responsabilidade dos níveis mais alto da administração. É um planejamento complexo devido ao grande Volume de recursos e responsabilidade dos níveis mais alto da administração. Planejamento Tático : Planejamento Tático : Otimiza o planejamento estratégico.

11 PLANEJAMENTO Planejamento operacional – tem por objetivo maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de determinado período. Planejamento operacional – tem por objetivo maximizar os recursos da empresa aplicados em operações de determinado período.

12 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO O que e orçamento? O que e orçamento? Visualização financeira das decisões que venham prover despesas, custos e investimento.

13 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO O que é Planejamento Orçamentário? É um relatório que consolida o orçamento, de uma empresa e estabelece seus custos, despesas e investimentos.

14 ORÇAMENTO EMPRESARIAL instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras...,que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras...,que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos.

15 ORÇAMENTO GERAL Conjunto de orçamento específicos que retrata a estratégia da empresa: Conjunto de orçamento específicos que retrata a estratégia da empresa:

16 ORÇAMENTOS ESPECÍFICOS Orçamento de vendas Orçamento de vendas Orçamento de produção Orçamento de produção Orçamento de matéria- prima Orçamento de matéria- prima Orçamento de Mão de obras direta Orçamento de Mão de obras direta Orçamento de custo de produção Orçamento de custo de produção Despesas gerais, administrativas Despesas gerais, administrativas Orçamento de investimento Orçamento de investimento Orçamento de aplicações financeiras Orçamento de aplicações financeiras Orçamento de caixa Orçamento de caixa Orçamento de resultado Orçamento de resultado

17 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Custos Custos Despesas Despesas Investimentos Investimentos Imobilizado Imobilizado Estratégia Estratégia Viabilidade econômica e financeira Viabilidade econômica e financeira Planilhas de orçamento Planilhas de orçamento

18 Custo Custo São gastos direcionados á produção de bens, portanto, inerentes a atividade de produzir, com inclusão da produção da produção em si e da administração da produção. Bernardo, Luiz Antônio. Manual do empreendedorismo e gestão(2003) ELEMENTOS DO ORÇAMENTO

19 Tipos de custos: Custos fixos : N ão altera com a quantidade Produzida. Custos fixos : N ão altera com a quantidade Produzida. Custos variáveis : Altera de acordo com a produção Custos variáveis : Altera de acordo com a produção

20 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Sistema de custeio: Sistema de custeio: Custeio absorção – os custos da absorvidos nos processo de produção. Custeio absorção – os custos da absorvidos nos processo de produção. Custeio ABC – os custos são absorvidos nos devidos departamento. Custeio ABC – os custos são absorvidos nos devidos departamento.

21 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Despesas Despesas São gastos inerentes à obtenção de receitas e administração da empresa, portanto, próprios das atividades de vendas e administração. Bernardi, Luiz Antônio. Manual do empreendedorismo e gestão(2003)

22 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO

23 Investimento Investimento São gastos necessários ás atividades da produção, da administração e das vendas, que beneficiarão periodos futuros, portanto, ativos de caráter permanente e de longo prazo, que por meio de depreciação ou amortização tornar-se-ão custo ao despesas dependendo de sua origem e natureza. Bernardi, Luiz Antônio. Manual do empreendedorismo e gestão(2003) Bernardi, Luiz Antônio. Manual do empreendedorismo e gestão(2003)

24 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Imobilizado Imobilizado São recursos aplicados em bens e direitos. Ex.: maquinas, moveis e utensílios, terrenos e edificações.

25 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Estratégia Estratégia São medidas tomadas com o propósito de uma possibilidade de resposta futura.

26 ELEMENTOS DO ORÇAMENTO Viabilidade economica financeira Viabilidade economica financeira Identificar se as decisões tomadas ira impactar de forma positiva ou negativa no empreendimento.

27 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Planejar orçamento: Um novo empreendimento Um novo empreendimento Continuidade de empreendimento Continuidade de empreendimento

28 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Um novo empreendimento Um novo empreendimento O estudo de viabilidade da sua implantação como principal objetivo de planejamento.

29 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Continuidade de Empreendimento Continuidade de Empreendimento Elaborar anualmente o orçamento para continuidade do empreendimento Elaborar anualmente o orçamento para continuidade do empreendimento

30 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento Mercado Mercado Capital Capital Conhecimento Detalhado do empreendimento Conhecimento Detalhado do empreendimento

31 Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento Mercado Mercado ter condições de se estabelecer numa região típica de consumidores, o local onde terá melhor rentabilidade.

32 Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento Capital Capital o conjunto de elementos que, juntamente com o trabalho, contribui para a produção de bens e serviços. Economia e gestão(2007)

33 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Conhecimento Detalhado do empreendimento Conhecimento Detalhado do empreendimento Conhecer as diversas etapas do processo de produção do bem ou serviços a ser consumido no mercado, capacidade produtiva, recursos disponíveis.

34 ATIVIDADE 1-QUAL A DIFERENÇA DA DESPESA PARA O CUSTO? 2-QUAL A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTARIO NA EMPRESA? 3-A EMPRESA ABC S.A. DESEJA ELABORAR UM NOVO PRODUTO E SABER QUANTO ELE PODE SER VENDIDO, O QUE VOCÊ A CONSELHARIA ?

35 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! – Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: – Capa: – Capa: : ETEBRAX + Nome do Aluno – + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. – Sumário: – Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). – Introdução: – Introdução: Suas considerações sobre a atividade. – Desenvolvimento: – Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. – Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 – Conclusão : – Conclusão : Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! – Bibliografia/Fonte de Pesquisa : – Bibliografia/Fonte de Pesquisa : Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA Disponível no AVA

36 ATIVIDADE Atenção: EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

37 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat e atividades as datas e horários estão postadas no forum. Chat e atividades as datas e horários estão postadas no forum.


Carregar ppt "FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google