A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã"— Transcrição da apresentação:

1 O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã
Prof. Marçal (Pb Ipcamp) Ética Cristã - Definição Ciência que trata das origens, dos princípios e das práticas do que é certo e do que é errado à Luz das Santas Escrituras, em adição à luz da razão e da natureza. Conjunto de princípios morais que se devem observar e praticar. Segundo o Dicionário Teológico, Ética [ Do Gr. Etiké] Ciência moral. Estudo sistemático dos deveres e obrigações do indivíduo, da sociedade e do governo. Seu objetivo: estabelecer o que é certo e o que é errado. Ela tem como fonte a consciência, o direito natural, a tradição e as legislações escritas; mas, acima de tudo o que Deus estabeleceu em Sua Palavra – a ética das éticas.

2 Ética na Política, dos governantes
Por que sempre associamos a falta de ética, com a política de nosso País ? Os 3 poderes aqui representados, em Brasília sempre nos remete a escâncalos, dificuldades, explicações mal dadas, desânimo, em tempos de “vacas gordas” e principalmente de “vacas magras”.

3 Onde se aprende ? Não mais ensinada, esclarecida ou reforçada nas escolas ?

4 A Ética nas profissões começa nos bancos escolares.
Piada ? Profunda realidade: Ali começa a formação, ou o parêmetro de ética, no que pode ser uma simples “COLA”, sem parecer ter maiores consequências.

5 Pensamos nestas figuras públicas, como ausência de ética, como líderes ?
Paulo Maluf, com diversas condenações Internacionais. Mensaleiros, condenados pelo STF Mark Zuckerberg pode ter usado de “definições dele” sobre Ética pra chegar ao sucesso do Facebook Silvio Berlusconi, na vida particular (que é pública), como Primeiro Ministro, como empresário, várias polêmicas em torno de “sua ética” Filme, “Prenda-me se for capaz”, que conta a história de um dos maiores falsários dos EUA, Frank Abagnale, que chegou a ser médico, advogado, co-piloto sem nunca ter se formado em bancos escolares. Depois de condenado pelo FBI, preso, passa a juadar o FBI nas identificações de documentos falsos, para diversos casos.

6 Introdução Por que os cristãos pensam que sabem como as outras pessoas devem viver ? Os cristãos, porque fazem parte de uma nação santa, deveriam impor sua ética aos não-cristãos ? É a base cristã sendo questionada, especialmente em momentos de definição e desconforto diante das exigências bíblicas. E se na observância dos princípios éticos cristãos, perdermos a humildade ? Como agir sem sermos julgadores ? Introdução Por que os cristãos pensam que sabem como as outras pessoas devem viver ? É a pergunta em tom de acusação que ouvimos muitas vezes. Os cristãos, poque fazem parte de uma nação santa, deveriam impor sua ética a não cristãos ? Por outro lado, como nós, cristãos, podemos avaliar quando a Palavra de Deus era aplicável somente a uma certa cultura, e, portanto, talvez não o seja para nós hoje ? É a base cristã sendo questionada, especialmente em momentos de definição e desconforto diante das exigências bíblicas. E se, na observância dos princípios éticos cristãos, perdemos a humildade, como agir sem que nos tornemos julgadores ? Encontramos essas e outras perguntas quando entramos na área da ética. São problemas apresentados por descrentes ou pelos próprios cristãos, confrontados por uma época que nega valores e padrões de conduta.

7 Jesus, a mulher adúltera, os Fariseus
Não havia Ética nos julgadores ? Não hávia Ética na mulher pecadora ? De quem podemos imputar maior falta de ética neste episódio, que com maestria e Divina autoridade Jesus resolve. “Vá e não peques mais”

8 I O paganismo e sua rejeição da ética
As pessoas em geral não estão interessadas em santidade, e detestam que “religiões”sigam as perseguindo para que mudem seus valores. A idéia central: Cada um tem o direito de fazer aquilo que é certo de acordo com sua própria mente. Deus é somente Senhor dos “Religiosos” ? Sl 24.1 Gn O Senhor sabe o que aconteceu depois da queda Gn 6.5. O seu coração não está contigo Pv 23.7. Objetivos/Finalidades da Ética CRISTÃ 1 – Alguns limitam a esfera da EC ao indivíduo, e não a sociedade. 2 – Outros preocupam com problemas sociais, negligenciando as necessidades espirituais, reduzindo o Cristianismo a um programa social. 1 – Esse foi o erro da teologia liberal norte-americana do final do século XIX e início do XX, segundo a qual o reino de Deus tendia a identificar-se com a perpetuidade do homem e com o progresso social. 2. É artificial a divisão do evangelho em evangelho social e individual. O evangelho de acordo com as Escrituras possui os dois aspectos que não devem ser dissociados. O paganismo e sua rejeição da ética As pessoas em geral não estão, obviamente, interessadas em santidade e detestam ter religião empurrada goela abaixo. Elas podem até estar dispostas a tolerar que eu pratique minha religião, mas não querem que eu fique perseguindo para que elas mudem seus valores. Oculta por trás de tudo isto está a tendência da sociedade para uma visão relativista da ética; a idéia principal é de que cada pessoa tem o direito de fazer aquilo que é certo de acordo com sua própria mente.

9 A pressão do mundo moderno, especialmente dos negócios.
Viver na corda bamba, entre a solução fácil através de medidas em muitas vezes não éticas, e difícil caminho da concorrência acirrada, dos inimigos do crescimento, dos altos impostos, etc. Mesmo na vida familiar, ou na igreja estas questões também veêm a tona. Pastores e lideres, são pressionados pelo crescimento de suas comunidades, pelo resultado que estão cosneguindo diante de um mundo que cobra cada vez mais “o momento”. Alguns valores são deixados de lado, e o momento pressiona para “entrarmos na onda”. Deus é o Senhor da raça humana ... Não só do seu povo. A Ele “ ... Pertence a terra e tudo que nela se contém, o mundo e os que nele habitam” Sl É o criador de todos nós e nos fez responsáveis diante dele (Gn ). Então existe um padrão objetivo do que é certo aos seus olhos. Mas após a queda as pessoas acham que tem o direito de fazer o que consideram certo. E assim se espanha a rebeldia contra Deus: “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígno do seu coração” Gn 6.5 Videos Pirataria

10 Santidade ? Por que ? Retidão é fundamental, não é declarada pela minha ou pela sua preferência pessoal, mas pelo caráter supremo de Deus Lv Pe Se chegarmos a uma compreensão do que Deus quer das pessoas, isso significa que devemos fazer algumas coisas. Deus está exigindo certas coisas de nós como indíviduos, e das pessoas, como membros da comunidade. Como se portar, no trânsito, na fila de um banco, numa situação de desconforto, nas mais diversas situações onde nossa SANTIDADE está sendo colocada a prova. AGOSTINHO 1. Sabedoria torna-se amor, discernimento, acertadamente, o que auxilia ou impede nas suas relações com Deus. 2. Coragem apresenta-se como amor, suportando, prontamente, todas as coisas pelo amor do objeto amado. 3. Justiça aparece como amor servindo a Deus somente e, portanto, governando bem as coisas a ele sujeitas. 4. Temperança é amor que se conserva íntegro e incorrupto para Deus. A bíblia ensina que a retidão fundamental é declarada, não pela minha ou pela sua preferência pessoal, mas pelo caráter supremo de Deus: “ ... Santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso deus” Lv 20.7; “ ... Sede santos, porque eu sou santo” 1 Pe Se individualmente chego a uma compreensão de que Deus requer das pessoas, isto significa que eu devo fazer algumas coisas. Posso também entender que ele está exigindo certas coisas de mi, como indivíduo, e das pessoas, como membros da comunidade.

11 Exemplos Isaías no templo, quando teve a visão da santidade de Deus Is Ele se humilhou diante da santiade de Deus, confessou seu pecado, mas ele não era único. Mas tão pouco estava cultivando um espírito julgador. Isaías reconheceu a verdade da situação. Deus é soberano em relação a todas as pessoas, eu, você, o mundo. Deus proíbe uns e outros, Cl 3.9 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos” Isaías no templo Consideremos Isaías no templo, quando teve a visão da santidade de Deus (Is ). Ele se humilhou diante da majestade de Deus, confessou o seu pecado, mas reconheceu que sua pecaminosidade não era única. O que não significa que ele estava cultivando um espírito julgador. Ele simplesmente reconheceu a verdade da situação. Deus era soberano e santo não apenas em relação a ele, mas a todas as outras pessoas também. Por exemplo, Deus me proíbe de mentir: “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos” (CL 3.9). Mas também proíbe você de fazê-lo. Alei de Deus se estende para além de nós.

12 Video O mundo dá voltas O mundo dá votlas.
O Video faz refletirmos que na ciranda da vida temos desafios complexos, difícieis, e mesmo não citando especificamente “Ética Cristã” podemos capturar a mensagem de que somos responsáveis por contribuir para que, na próxima vez que ele (o mundo) passar novamente por nós, ele esteja um pouquinho diferente, para melhor. Video O mundo dá voltas

13 O Cristianismo e sua orientação Ética
Os cristãos tem o direito de impor sua ética sobre aqueles que não têm a mesma perspectiva religiosa ? Qual o único ser do universo que tem direito de impor uma obrigação sobre outro ser ? Somente Deus é o Senhor da consciência humana. Mas … Ele delegou o direito de: Pais imporem obrigações sobre seus filhos Governos para impor certos padrões de lei Numa sociedade livre, o direito do VOTO O Cristianismo e sua orientação ética Uma questão é colocada toda vez que um problema moral é devatido no legislativo ou em qualquer outro setor do governo, ou mesmo na televisão. Os cristãos tém o direito de impor sua ética sobre aqueles que não têm a mesma perspectiva religiosa ? Bem, há diferentes maneiras de impor padrões éticos a outras pessoas. Quando falamos sobre autoridade ética, em última análise o único ser do universo que tem o direito intrínsico de impor uma obrigação sobre qualquer outro ser, é o próprio Deus. Somento Deus é Senhor da conciência humana. Ao mesmo tempo, Deus delegou poderes a certas autoridades que têm o direito de impor obrigações éticas sobre outras pessoas. Ele delegou o direito aos pais de impor obrigações sobre filhos. Ele também estabeleceu, criou e ordenou governos para impor certos padrões de lei sobre seus constituintes. Numa sociedade livre a maioria das pessoas na sociedade recebe o direito de votar. O voto envolve o exercício da vontade de alguém e no final se tornará lei da terra, se estou votando com a maioria. Poucos cristãos e não-cristãos parecem estar conscientes da responsabilidade envolvida na votação de alguma coisa. Quando participo de um plebiscito, por exemplo, o qeu estou pedindo é que, se esta lei passar, então obviamente ela deve ser posta em prática. Estou votando para todo poder que é investido no governo federal – num estado, numa cidade qualquer ou em qualquer nível que seja – tome providências para executar a lei, estatuto ou regulamento. Toda vez que faço isto, estou impondo alguma restrição sobre a liberdade de outras pessoas. Isto é uma responsabilidade muito pesada, mas o cristão não deixa de sê-lo ao votar.

14 Video Nextel “Neymonstro”
A caricatura de Neymar, durante um episódio que poderia ter levado sua carreira ladeira abaixo (Demonstra rebeldia, soberba durante um jogo, contra seu técnico, desrespeitando-o para todo país ver). Jovem demais para a fama que começava a ter, a necessidade sempre de heróis do esporte em nosso país, faz a imprensa valorizá-lo, talvez muito além do que naquele momento ele demonstrava. Como diriamos “subiu a cabeça” Verdade ou não, seus familiares, principalmente seu pai, que também é seu empresário parecem tê-lo orientado da melhor maneira possível. Fazendo que com uma camapanha da Nextel, usasse este episódio, positivamente. Video Nextel

15 Um padrão Ético superado ou atual ?
Tudo que é estabelecido nas escrituras deve ser aplicado as pessoas em todos os tempos ? Lc Lc A aplicação do mesmo princípio hoje poderá resultar numa providência diferente O contexto histórico precisa ser entendido. O autor do livro de Juízes repete quatro vezes uma explicação para o caos da época, “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto” Jz 17.6 e ) Um padrão ético superado ou atual Tudo que é estabelecido nas escrituras deve ser aplicado a todas as pessoas de todas as pessoas de todos os tempos e em todas as culturas ? Nenhum especialista em Bíblia defenderia isso. Jesus enviou os setenta e lhes disse para não levar dinheiro, mas isto não significa que os evangelistas hoje seriam desobedientes se andassem mesmo que fosse com cartões de crédito (Lc 9.1-6). Obviamente este é um exemplo de uma ordem com sentido particular: eles deviam levar o mínimo necessário e confiar na provisão de Deus. A aplicação do mesmo princípio hoje poderá relutar numa providência diferente. Para entender e aplicar as Escrituras hoje, temos dois problemas. Primeiro, há a necessidade do entendimento do contexto histórico dentro do qual as Escrituras foram originalmente entregues. Isto é, precisamos voltar a tentar entrar na pele, na mente e na linguagem de quem que escreveu as Escrituras. A própria Bíblia tem esse cuidado. O autor do livro dos Juíses, por exemplo, repete quatro vezes uma explicação para o caos da época que ele narra: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada qual fazia o que achava mais reto” Jz 17.6; cf 18.1; 19.1; 21.25

16 Vivemos no século 21 As palavras que usamos todos os dias, são redefinidas pelo uso atual É preciso estudar como as palavras foram usadas para não lhes dar um sentido que é de hoje, ou de qualquer outra época, mas não o original bíblico Já vemos isso em Esdras: “Leram o livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia (…) então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas” (Ne 8.1-8,12) Vivemos no século 21 ! A segunda dificuldade é que vivemos no século 21 , e as palavras que usamos todos os dias são redefinidas pelo uso atual. Há um sentido no qual estou amarrado ao século 21, entretanto, a Bíblia nos fala a partir de séculos passados. Como construir a ponte sobre este intervalo? É preciso estudar como as palavras foram usadas para não lhes dar um sentido que é de hoje, ou de qualquer outra época, mas não o original bíblico, Essa preocupação em explicar para que houvesse entendimento já a encontramos no escriba Esdras: "Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia (...) Então, todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a regozijar-se grandemente, porque tinham entendido as palavras que lhes foram explicadas" (Ne 8.1-8,12). A partir do entendimento o povo se pôs a fazer como a lei determinava, tendo lugar um notável reavivamento na religião e nos costumes do povo de Deus (8.13- 10.39).

17 Penso que devemos estudar história da igreja também de modo que possamos ver os princípios e preceitos que a igreja, ao longo dos séculos, entendeu Como sendo aplicáveis aos cristãos de todas as épocas. É importante ter uma perspectiva histórica. Todos provavelmente já ouviram dizer que aqueles que ignoram o passado estão fadados a repeti-lo. Há muito a ser aprendido por meio de um estudo sério da história do mundo e da história da fé cristã, e de como outras gerações e outras sociedades entenderam Palavra de Deus e suas aplicações para a situação de vida que experimentavam. Fazendo isto imediatamente veremos princípios do conhecimento da Escrituras que a igreja de todas as épocas entendeu que não estavam limitados aos ouvintes imediatos da mensagem bíblica, mas que tinham aplicação para todas as épocas. Certamente não desejamos relativizar ou prender na história humana uma verdade eterna de Deus. A regra básica é: devemos estudar e tentar discernir a diferença entre um princípio e um costume. Mas, se depois de estudar não pudermos discernir, eu preferiria considerar algo que talvez seja um costume do primeiro século o como um principio eterno, do que arriscar ser culpado de tomar um princípio eterno de Deus e tratá-lo como um principio do século primeiro.

18 Como ser ético sem ser julgadores ?
Um dos princípios da ética cristã é que não devemos manifestar um espírito julgador Mt 7.1 Tg 4.12 Mas a Ética Cristã nos chama a mostrar discernimento: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Is 5.20 Como ser éticos sem ser julgadores Um dos princípios da ética cristã é que não devemos manifestar um espírito julgador. A bíblia é clara a respeito (Mt 7.1; Tg 4.12). Se somos julgadores em nossas atitudes e em nosso espirito, já violamos a ética cristã. Mas a ética cristã tem algo a dizer sobre a maneira como respondemos aos pecados das outras pessoas. Somos chamados a mostrar discernimento e reconhecer a diferença entre bem e mal: "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo" (Is 5.20). Parece que todo não-crente conhece pelo menos um versículo da Bíblia: "Não julgueis para que não sejais julgados", e apela para isto dizendo que ninguém tem o direito de afirmar que qualquer coisa que ele faça está errado. Mas um juiz no tribunal que declare culpada uma pessoa acusada de urn crime, não está sendo julgador. Um cristão que reconheça como pecado um comportamento de fato pecaminoso em outro cristão ou não-cristão, também não está sendo julgador.

19 A saida do não crente “Não julgueis para que não sejais julgados” o versículo interpretado erradamente, fortalece a idéia do vale-tudo e que ninguém tem nada a ver com a vida de outrem. Um juiz no tribunal declara culpado uma pessoa, mas ele não está sendo julgador. Um Cristão que reconheça como pecado um comportamento de fato pecaminoso em outro cristão ou não cristão, também não está sendo julgador. Ser julgador, no sentido em que as Escrituras proíbem, é manifestar uma atitude de censura, uma atitude farisaica de condenar pura e simplesmente as pessoas e considerá-las como absolutamente sem valor por causa do seu pecado, sem nenhun espírito de paciência, demência, bondade ou misericórdia. E por isso que Jesus adverte sobre a atitude de prestar atenção no cisco que está no olho de nosso irmão, quando temos um pedaço de madeira no nosso próprio olho (Mt 7.3-5). A pessoa que anda procurando ciscos é alguém que tem um espírito julgador, o que Jesus achou absolutamente detestável. Isto não significa que devemos ser coniventes com o pecado ou chamar o bem de mal e o mal de bem. Julgador descreve uma atitude.

20 Como ficamos então no episódio da mulher adultera ?
Ser julgador, no sentido em que as escrituras proíbem, é manifestar uma atitude de censura, uma atitude farisaica de condenar pura e simplesmente as pessoas e considerá-las como absolutamente sem valor por causa do seu pecado, sem nenhum espírito de paciência, clemência, bondade ou misericórdia. Por isso a advertência de Jesus: Mat 7.3-5 Jesus o justo Juiz A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça. Is 42.3 Quando a mulher foi trazida a Jesus porque havia sido pega num ato de adultério, como ele lidou com ela? Ele não disse que ela não era culpada; ele não atenuou os fatos com explicações, nem tampouco apoiou ou encorajou o seu pecado. Jesus lhe perguntou: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?" (Jo 8.10) Eles todos se haviam retirado constrangidos momentos antes, e Jesus disse a mulher: "Nem eu tampouco te condeno, vai e não peques mais" (v.11). Ele tratou daquela mulher. Embora ele a advertisse para que se corrigisse, o fez com gentileza, com a preocupação de curá-la, e não de destrui-la. Jesus não "esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito" (Is 42.3). Um espirito julgador esmaga as pessoas que estão machucadas, sem preocupação com o direito, até mesmo usando-o como desculpa. Não deve haver nada deste espírito presente na igreja ou entre o povo de Deus. PRINCIPALMENTE ENTRE OS LÍDERES !

21 A MÍDIA ABERTA, É UM CANAL EXCLUSIVO DE ESCÂNDALOS
Hoje poderíamos classificar os canais abertos de jornalismo ou programas diversos de variedades, como somente de conteúdo “não ético”. Não falamos somente de escândalos políticos, ou de governos, mas do privado, da famílai atual, das pessoas e da sociedade em geral.

22 UMA IGREJA QUE PASSOU (E PASSA) POR APUROS ÉTICOS
Não podemos generalizar, nem ao menos apontar as feridas desta Igreja, mesmo porque pdoemos ter também algumas em nossa organização. Cremos na “depravação total do homem”, que carece da misericórdia e perdão de Deus (todo instante, até a consumação dos séculos).

23 Corrupção no mundo, quanto mais vermelho, mais corrupto
UM MUNDO MEDIDO PELA ÉTICA DOS HOMENS Pintado de vermelho, mostra que pouquissímos países “se salvam” de uma avaliação satisfatória sobre o grau de corrupção, da ética e moral.

24 A Figura pública e a ética cristã
A Bíblia tem advertências específicas a quem está em posição de liderança Moisés foi duramente punido por ultrapassar a ordem de Deus Nm Os mestres receberão maior juizo Tg 3.1 Jesus adverte que seria melhor uma pessoa ter uma pedra de moinho amarrada ao pescoço e ser atirada ao mar, do que levar um pequenino a tropeçar Mt 18.6 A figura pública e a ética cristã No Brasil, uma ministra de Estado agiu de modo que pareceu antiético à nação e, uma vez que afirmava ser crente, a mídia citou textos biblicos como: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito" (Lc 16.10). Todo cristão é chamado a obedecer o mesmo padrão de retidão e justiça. Todos temos a mesma lei à qual somos chamados a nos submeter. Ao mesmo tempo, reconhecemos que a Bíblia traz advertências especificas àqueles que estão com posição de liderança no ministério ou no magistério. Moisés foi duramente punido por ultrapassar a ordem de Deus: "Torna o bordão (...) falai à rocha". Mas Moisés, irritado e ressentido, fez mais do que simplesmente falar, ele levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão". Não nos pareceria Falta grave, ele só estava um pouco estressado. "Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei" (Nm ). Sobre os mestres, a Bíblia diz que receberão "... maior juizo" (Tg 3.1). Esse maior juizo é devido a terem eles mais conhecimento e correspondente compreensão que devem demonstrar. Muito é exigido daquele a quem muito se dá. Quanto mais entendemos e mais conscientes ficamos sobre o que Deus exige, maior é a nossa culpa quando desobedecemos.

25 Conclusão Diante da soberania de Deus, devemos cumprí-la, mesmo diante da sociedade pagã. Somos responsáveis por ANUNCIAR o modo divino de entender a vida e a realidade. Para isso precisamos de sólida base da Palavra de Deus. É preciso vigiar para não tornarmos arrogantes julgadores. É preciso TEMOR e COMPAIXÃO, especialmente diante do desafio ético enfrentado por todos nós. Também Jesus adverte que seria melhor uma pessoa ter uma pedra de moinho amarrada ao seu pescoço e ser atirada ao mar, do que levar um pequenino a tropeçar (Mt 18.6). Deus avalia seriamente a responsabilidade que um professor tem de ser verdadeiro e disciplinado em tudo o que ensina. Se um mestre ensina Falsidade e usa a sua posição para influenciar e persuadir pessoas, isto significará problema para ele no dia do julgamento. Pelo mau procedimento de um Iíder eclesiástico ou de um crente em função pública, vem a vergonha para o evangelho e o nome de Deus é blasfemado entre os descrentes: "Se, porém, tu, que (...) estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas, instrutor de ignorantes, mestre de crianças (...) tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos? (...) o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa" (Rrn ). CONCLUSÃO O fato da soberania de Deus deve fazer- nos submissos à sua vontade e prontos para cumpri-la, mesmo diante da resistência da sociedade pagã. Somos responsáveis por anunciar o modo divino de entender a vida e a realidade. Para isso precisaremos da sólida base da Palavra de Deus, para que não sejamos pegos dando apenas mais uma opinião. Mas é preciso vigiarmos para não nos tornarmos arrogantes julgadores de pessoas. É preciso temor de Deus e compaixão, especialmente diante do desafio ético enfrentado por crentes em posição de destaque na sociedade. Como nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus temos um testemunho a dar à nossa época.

26 BRASIL Um país com dimensões continentais, com uma população de 200 milhões, a muito tempo o país de grande potencial, econômico. Porém também conhecido como um país “do jeitinho”, um país onde as leis são tão complexas que geram incapacidade dos legisladores condenar culpados ou livrar inocentes. Um país de catequese católica, de presença protestante histórica com importantes avanços, porém que nos últimos anos tem sido confundida com os avanços enormes de pseudos evangélicos, que da mesma forma se mantèm mística, idólatra, como nas diversas seitas existentes, agravada ainda mais pela doutrina da prosperidade, que leva o homem a esquecer totalmente os padrões da Ética Cristã, exercitados aqui.

27 Sugestões de leitura A Utopia, Thomas More José, Charles R. Swindoll
Os puritanos, D.M. Lloyd Jones O Terceiro Milênio e a Nova Ordem Mundial, Guilhermino Cunha Os Pioneiros Presbiterianos no Brasil, Alderi S. Matos As bases bíblicas da ética cristã, Alderi S. Matos (Portal Makenzie Adrew Jumper) Ética do comportamento cristão (Estudos Bíblicos Ultimato) do-comportamento-cristao/ Não se trata de uma referência Bibliográfica, apenas recomendações de leitura, onde nos exemplos citados e alguns textos diretos ao assunto Ética Cristã, vai ajudar sobremaneira enriquecer o “discernimento” da Ética requerida aos Cristãos. Estudo baseado nos textos da Revista EXPRESSÃO, Desafios do Século 21. Confrontando o Paganismo. Questões éticas e morais de nossos dias. Baseados no livro Boa Pergunta, de RC Sproul, CULTURA CRISTÃ --- Marçal dos Santos PCPN, Outubro 2013


Carregar ppt "O Cristão e a Ética em uma Sociedade Pagã"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google