A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O séc. XIX foi de profundas mudanças; Idéias liberalistas; Idéias socialistas; Liberalismo econômico Origens no séc. XVIII ; Divisão do trabalho diminuiria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O séc. XIX foi de profundas mudanças; Idéias liberalistas; Idéias socialistas; Liberalismo econômico Origens no séc. XVIII ; Divisão do trabalho diminuiria."— Transcrição da apresentação:

1

2 O séc. XIX foi de profundas mudanças; Idéias liberalistas; Idéias socialistas; Liberalismo econômico Origens no séc. XVIII ; Divisão do trabalho diminuiria o custo das mercadorias; Livre concorrência; O Estado garantia apenas o cumprimento dos contratos; Adam Smith defesa da propriedade privada; livre contrato de trabalho; não intervenção do Estado na economia.

3 Projeto liberal na Inglaterra Não existia legislação trabalhista; Salários baixos; Excesso de mão-de-obra; mão-de-obra feminina e infantil; Organização dos primeiros sindicatos. Thomas Malthus ( ) Ensaio sobre a população O crescimento da população ocorreria em progressão geométrica ( 1,2,4,8,16,32) enquanto a produção em progressão aritmética (1,4,7,10,13,16); Fome, guerras e epidemias; Criação das Workshouses a partir de 1834; David Ricardo ( ) A força do trabalho ( salário) sempre seria apenas o suficiente para garantir a sobrevivência física do trabalhador.

4 Em oposição ao Liberalismo os pensadores se dividiam em grupos distintos: socialistas utópicos, cristãos, científicos e anarquistas. Socialismo utópico... princípios de uma sociedade ideal sem indicar os meios para alcançá-la; Rejeitavam a grande propriedade; Saint-simon ( ) Em sua obra Cartas de um habitante de Genebra propôs a formação de uma sociedade em três classes: sábios, proprietários e não proprietários;

5 Robert Owen ( ) proprietário de fábrica comoveu-se com as condições desfavoráveis de vida e de trabalho de seus operários e criou a comunidade de New Lanark A doutrina social da Igreja A tensão entre burgueses e operários levaram o papa Leão XIII a um posicionamento 0ficial – Rerum Novarum - afirmando a importância da religião como mediadora dos conflitos sociais; Charles Fourier ( ) Criação dos falanstérios – comunidades agroindustriais autônomas.

6 O anarquismo Rejeitavam a opressão a que estariam submetidos os trabalhadores; Pierre – Joseph Proudhon ( ) Autor de O que é a propriedade? Defendia a pequena propriedade e um sistema de Cooperativas; Republica de pequenos proprietários e supressão do Estado;

7 Mikhail Bakunin ( 1814 – 1876) Catecismo revolucionário – Acreditava que a destruição do Estado e a criação de uma sociedade sem desigualdade jamais seriam aceitas pela burguesia restando aos trabalhadores a violência..terrorismo para promover mudanças.

8


Carregar ppt "O séc. XIX foi de profundas mudanças; Idéias liberalistas; Idéias socialistas; Liberalismo econômico Origens no séc. XVIII ; Divisão do trabalho diminuiria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google