A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DDSQ 033/2005 (29/08 A 02/09) SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA TRABALHO EM EQUIPE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DDSQ 033/2005 (29/08 A 02/09) SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA TRABALHO EM EQUIPE."— Transcrição da apresentação:

1 DDSQ 033/2005 (29/08 A 02/09) SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA TRABALHO EM EQUIPE

2 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Que legal!! Vovô, a professora disse que amanhã vai fazer um trabalho em equipe Eh, É realmente legal..... O que foi? Você não parece nada animado!

3 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS É que eu não sei... Não sabe o que Joãozinho? O que é trabalho em equipe?! Ah!! Então é isso?!

4 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Bom, TRABALHO EM EQUIPE é aquele REALIZADO POR UM CONJUNTO DE PESSOAS com habilidades complementares, COMPROMETIDAS umas com as outras pelos objetivos comuns e com um plano de trabalho bem definido. Como?!

5 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Imagine um time de futebol...

6 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS...Os componentes dessa equipe têm OBJETIVOS COMUNS (marcar gols, vencer jogos, ganhar campeonatos), HABILIDADES DIFERENTES ( o goleiro, o beque, o atacante) e um PLANO DE TRABALHO ( o esquema tático) Mas, qual é a DIFERENÇA entre uma EQUIPE e um GRUPO? Eles são a mesma coisa?

7 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Não, UM GRUPO E UMA EQUIPE NÃO SÃO A MESMA COISA. Trabalho em grupo é todo aquele no qual as pessoas se reúnem, cada uma com suas tarefas divididas e que são reunidas no final do projeto para que se junte tudo e seja feita uma conclusão. NESSE CASO, AS PESSOAS FAZEM O TRABALHO DE FORMA ISOLADA, CADA UM FAZ DA MANEIRA QUE ACHAR MELHOR e depois juntam-se as partes de cada um para chegar ao objetivo.

8 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Imagine um grupo de pedreiros que sabem apenas que vão construir uma casa. Cada pedreiro fica responsável por construir uma parte da casa, como o quarto, a sala, a cozinha e assim por diante.

9 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Nenhum deles tem o projeto da casa, nem conversam um com o outro para decidir a altura da casa, o comprimento, a cor da pintura... Você consegue imaginar com essa casa vai ficar?

10 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Acho que sim!!

11 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Compreendeu agora a diferença entre um grupo e uma equipe. NUMA EQUIPE EXISTE UM PLANO DE TRABALHO e as PESSOAS SE COMUNICAM. Num grupo, existe o objetivo final, mas cada um trabalha da forma que achar melhor, faz as coisas do seu modo. Quando as pessoas trabalham em equipe as coisas saem bem melhor!!

12 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Mas, vô, é fácil trabalhar numa equipe? Não, Joãozinho, não é nada fácil. Como as pessoas têm que trabalhar juntas, pode ocorrer muitos conflitos!

13 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Então, como eu posso trabalhar em equipe sem conflitos? Primeiro, temos que ter disposição para trabalhar em equipe, COMPARTILHAR RESPONSABILIDADES, OBJETIVOS E TAMBÉM RESULTADOS.

14 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Depois, é preciso DEFINIR CLARAMENTE OS OBJETIVOS E RESULTADOS que serão alcançados Outra coisa muito importante é VALORIZAR A COMUNICAÇÃO ENTRE OS MEMBROS DA EQUIPE, é essencial saber ouvir e considerar as experiências de cada membro do grupo.

15 DDS 032/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS É preciso também ter consciência que o fracasso de um pode significar o fracasso de todos e que o SUCESSO DE UM É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EQUIPE. Agora, o mais importante para resolver os conflitos é praticar a EMPATIA!!

16 DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS Empat O que? Empatia. EMPATIA significa colocar-se no lugar dos outros. É através da empatia que as pessoas se tornam mais propicias a entrar em acordo.

17 E, ai? Está mais animado para fazer o trabalho em equipe agora? Com certeza!! Espero que chegue logo amanhã! DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS

18 Então vamos treinar ser uma equipe e terminar logo de fazer esse bolo que eu estou morrendo de fome! Boa idéia! FIM! DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS

19 Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe 1. Seja paciente Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões. 2. Aceite as ideiás dos outros As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar. 3. Não critique os colegas As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa. 4. Saiba dividir Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental. 5. Trabalhe Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente. DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS

20 6. Seja participativo e solidário Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda. 7. Dialogue Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos. 8. Planeje Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto. 9. Evite cair no "pensamento de grupo" Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar. 10. Aproveite o trabalho em equipe Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles. DDS 033/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDS

21 Segurança, Saúde e Meio Ambiente DDS 026/2005 SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE - SSMA GUIA PONTO A PONTO PARA O DDSLEMBRE-SE Não há serviço tão IMPORTANTE, nem trabalho tão URGENTE que não possa ser feito com SEGURANÇA! SEGURANÇA DO TRABALHO! PARA TODOS – TODOS OS DIAS – O TEMPO TODO...


Carregar ppt "DDSQ 033/2005 (29/08 A 02/09) SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE SSMA TRABALHO EM EQUIPE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google