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Edigleide Rabêlo N ada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria.

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3 Edigleide Rabêlo

4 N ada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso,a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. Hermann Hesse

5 HEMISFÉRIO ESQUERDOHEMISFÉRIO DIREITO VERBAL Descreve com palavras NÃO VERBAL Percebe as coisas através de imagens SIMBÓLICA Usa símbolos para representar CONCRETA Concebe coisas em sua integralidade ANALÍTICA Desenvolve a habilidade passo a passo SINTÉTICA Agrupa informações e forma um todo ABSTRATA Seleciona pequena parte e forma o todo ANALÓGICA Compreende relações e percebe semelhanças TEMPORAL Marca o tempo e a sequencia NÃO TEMPORAL Não possui sensação de tempo RACIONAL Busca razão nos fatos NÃO RACIONAL Não forma julgamentos LÓGICA Extrai conclusões lógicas INTUITIVA Prefere seguir palpites

6 Dynamis é uma palavra grega que significa força, energia e ação.

7 CARACTERÍSTICAS DINÂMICA DE GRUPO Possibilita o autoconhecimento como ser único e social, confrontando e reavaliando as práticas; Possibilita experiência de abertura ao outro e participação grupal, facilitando a cooperação, a integração; Ajuda a romper a tensão inicial do ano letivo ou semestre; Energiza o grupo para um objetivo específico, possibilitando uma construção coletiva do saber; Há um alto grau de interação, pela maioria dos participantes e estimula a reflexão oral; Possibilita redefinir papéis dentro do grupo, elevando a autoestima.

8 APLICAÇÃO DO CAV : C ICLO DE A PRENDIZAGEM V IVENCIAL RELATO DOS SENTIMENTOS, EMOÇÕES E REAÇÕES; FEEDBACK DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO; EXTRAPOLAÇÃO – LINKS E INSIGTHS; COMPROMISSO PESSOAL COM MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO, ATITUDES OU AÇÕES.

9 DINÂMICA DE ENSINO Facilita o entendimento sobre o assunto apresentado, aprofundando o conhecimento através da discussão grupal, de forma espontânea e informal; Refere-se ao domínio cognitivo; Cria condições para se efetivar a aprendizagem, sintetizam as idéias através de discussões, oportunizam a avaliação do processo. Possibilita avaliar o nível de dificuldade da turma; Há um alto grau de interação entre os participantes e estimula a reflexão oral.

10 A dinâmica seria apenas uma preparação do solo para nele plantar depois a semente, sendo o aprendizado o ato de germinar e tornar-se uma planta.

11 De nada adianta preparar o solo até a exaustão se não plantamos convenientemente a semente no momento certo e na quantidade necessária.

12 JOGO Atividade onde os participantes se envolvem em algum tipo de disputa com uma pessoa (ou com um grupo de pessoas), sujeitando-se a um determinado conjunto de regras. O jogo, comumente, prevê pontuação e permite definir perdedores e vencedores.

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15 USO DE DINÂMICAS E JOGOS 1. Adequar a dinâmica ou o jogo aos objetivos, considerando o programa em curso; 2. Considerar as características dos alunos; 3. Verificar o nível de complexidade da dinâmica ou jogo;

16 USO DE DINÂMICAS E JOGOS 4. Verificar o espaço, o tempo e o material necessário; 5. Realizar o fechamento da atividade com os alunos.

17 AO UTILIZAR JOGOS E DINÂMICAS, O PROFESSOR, DEVE: 1. Saber ouvir e conduzir as discussões de forma neutra; 2. Perceber o nível de relações e entendimento dos alunos; 3. Estar preparado para atuar diante de conflitos e resistências, possibilitando um clima de espontaneidade;

18 AO UTILIZAR DINÂMICAS E JOGOS, O FACILITADOR, DEVE: 4. Ser autêntico(a), evitando comportamentos manipuladores; 5. Deve refletir: - Como é possível melhorar ? - Que variações posso criar? - Que outros objetivos posso atingir?

19 VANTAGENS DO USO DINÂMICAS E JOGOS 1. Maiores chances de desenvolvimento de competências cognitivas e interpessoais; 2. Resgate do lúdico – essência do ser humano.

20 AI APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO TIPOS DE DINÂMICAS DE GRUPO 1.P 1.P odem ser utilizadas no início do ano letivo, do semestre, com a finalidade de apresentação, integração e inclusão dos alunos; 2.C 2.C ontribuem para a diminuição das expectativas e medos (de errar, de arriscar, de não agradar).

21 APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO 01. DOMINÓ HUMANO Objetivos: 1. Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); 2. Promover a integração entre os alunos; 3. Possibilitar a descoberta de semelhanças, gerando um clima de aproximação; 4. Desenvolver a oralidade e a criatividade.

22 02. MINHA BANDEIRA PESSOAL Objetivos: 1. Estimular os hemisférios cerebrais e esquerdo direito ( FUNÇÕES: NÃO VERBAL, SIMBÓLICA, ANALÍTICA, RACIONAL E LÓGICA) ; 2.Possibilitar o autoconhecimento; 3.Promover a socialização e a interação entre os alunos; 4.Identificar qualidades e habilidades. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

23 1.Qual a sua melhor qualidade? 2.O que gostaria de mudar em você? 3.Qual a pessoa que mais admira? 4.Qual o seu maior sonho? 5.Qual seu desafio para 2010? 6.O que te motivou a estudar no Colégio ou Escola...? APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO 44444

24 03. VIAGEM INTERNA Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (FUNÇÕES: VERBAL, TEMPORAL, CONCRETA, ANALÍTICA, NÃO RACIONAL, INTUITIVA); 2. Ampliar o vocabulário; 3. Aperfeiçoar a escrita; 4. Desenvolver a oralidade; 5. Desenvolver a criatividade; 6. Possibilitar a integração. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

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27 04. AUTÓGRAFOS Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, TEMPORAL, ANALÍTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E INTUITIVA); 2. Promover o conhecimento entre os alunos, aproximando-os; 3. Lidar com situações inesperadas e julgamentos 4.Identificar diferenças e semelhanças entre os alunos. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

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29 05. ZIP, ZAP, ZOP Objetivos: 1. Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( FUNÇÕES: VERBAL, CONCRETA, ANALÍTICA, RACIONAL E LÓGICA ); 2. Promover a integração entre os alunos, aproximando-os; 3. Facilitar a fixação dos nomes dos alunos; 4. Estimular a atenção, raciocínio rápido, a memorização e a agilidade. APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

30 06. ATIVIDADES COM CRACHÁS 1.MINHAS QUALIDADES 1.MINHAS QUALIDADES - a partir do próprio nome, cada aluno escreve características que considera peculiar e se apresenta ao restante da sala. Obs.: Disponibilizar hidrocor. M M ansa A A morosa R R esponsável I I nteligente A A tenciosa APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

31 06. ATIVIDADES COM CRACHÁS 2. DO MEU NOME SURGEM OUTROS NOMES 2. DO MEU NOME SURGEM OUTROS NOMES - a partir do próprio nome, escrito na vertical, o aluno vai escrevendo os nomes de outros colegas, na horizontal. Obs.: Os alunos até o 1º Ano, deverão receber fichas, como o modelo abaixo: E D N A APRESENTAÇÃO/ INTEGRAÇÃO

32 DA DESENVOLVIMENTO/ APRENDIZADO D D evem ser utilizadas após a inclusão dos participantes. Servem para diagnosticar dificuldades e desenvolver habilidades e competências. Neste momento despontam as lideranças, surgem os questionamentos das regras. TIPOS DE DINÂMICAS DE ENSINO

33 01. MEDALHÃO DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); 2.Trabalhar o raciocínio lógico matemático; 3. Fixar as quatro operações básicas; 4. Desenvolver as relações interpessoais.

34 S – Substituir C – Combinar A – Adaptar M – Modificar P – Procurar outro uso E – Eliminar R – Rearrumar 02. SCAMPER DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

35 DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( VERBAL, CONCRETA, ANALÓGICA, SINTÉTICA, RACIONAL, LÓGICA E INTUITIVA); 2. Exercitar o pensamento crítico, a escrita e a fluência verbal; 3. Contextualizar o tema abordado, trabalhando a interdisciplinaridade; 4. Apresentar espaço para a liberdade de novas idéias inovadoras e criativas; 5. Desenvolver as relações interpessoais.

36 03. REPOLHO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL, LÓGICA, E INTUITIVA); 2.Estimular o trabalho em equipe; 3. Desenvolver a oralidade e o improviso; 4.Oportunizar fixação dos conteúdos trabalhados anteriormente. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

37 Agora Agora é hora de revisar O que aprendemos e vamos aplicar Cantando alegres Repolho de mão em mão Quando parar a música vai ter explicação.

38 04. TÉCNICA DO BATE BOLA Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito ( VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); 2.Desenvolver o trabalho em equipe; 3. Desenvolver a oralidade e o improviso; 4.Oportunizar fixação dos conteúdos trabalhados anteriormente com a sua realidade. DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO

39 01. JOGOS DE MESA DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO ORTOGRAFIA & ADIVINHAÇÃO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (VERBAL, SINTÉTICA, ANALÓGICA, RACIONAL E LÓGICA); 2. Desenvolver o raciocínio e a criatividade; 3. Exercitar a escrita e o trabalho em equipe. VAMOS JOGAR?

40 02. PIM DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( FUNÇÕES: VERBAL, CONCRETA, RACIONAL E LÓGICA); 2. Desenvolver a atenção, concentração e o trabalho em equipe; 3. Estudar múltiplos de um determinado número. VAMOS JOGAR?

41 03. JOGO DA VELHA COOPERATIVO DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( VERBAL, CONCRETA, ANALÍTICA, ABSTRATA, RACIONAL E LÓGICA); 2. Desenvolver as relações interpessoais; 3. Trabalhar a interdisciplinaridade, fixando conhecimentos trabalhados anteriormente; 4. Desenvolver raciocínio lógico. VAMOS JOGAR?

42 04. COLOCANDO A CASA EM ORDEM DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo e direito (FUNÇÕES: CONCRETA, SINTÉTICA, ANALÓGICA, INTUITIVA, VERBAL, ANALÍTICA, ABSTRATA, LÓGICA); 2. Fixar a aprendizagem; 3. Trabalhar as inteligências múltiplas; 4. Desenvolver as relações interpessoais. VAMOS JOGAR?

43 O resultado final é 73, organize números e sinais: =*56+ DESENVOLVIMENTO / APRENDIZADO * = 73

44 RR RECREAÇÃO/ RELAXAMENTO O O bjetivam resgatar a energia e a motivação dos participantes. Devem ser lúdicos, rápidos e promover a descontração. Podem estar diretamente ligados ao objetivo do programa ou não. TIPOS DE DINÂMICAS DE GRUPO

45 RECREAÇÃO / RELAXAMENTO 01. FORMIGAS Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( FUNÇÕES: NÃO VERBAL, CONCRETA, NÃO RACIONAL); 2. Promover a integração entre os alunos; 3.Trabalhar a lateralidade e a coordenação; 4. Descontrair.

46 ILUSÃO OPTICA

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49 01. ENIGMA Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( FUNÇÕES: NÃO VERBAL, SIMBÓLICA, ANALÍTICA, LÓGICA); 2. Promover a integração entre os alunos; 3.Trabalhar a interdisciplinaridade de forma desafiadora e divertida. VAMOS JOGAR?

50 A= 12 B= 48 C= 7 D= 19 E= 10 F= 40 G= 3 U= 6 V= 23 W= 100 X= 5 Y= 98 Z= 20 H= 80 I= 18 J= 2 K= 54 L= 30 M= 5 N= 65 0= 9 P= 90 Q= 4 R= 8 S= 1 T= 17 DICA: UM PAÍS DO ORIENTE MÉDIO

51 02. DESAFIOS MENTAIS Objetivos: 1.Estimular os hemisférios cerebrais esquerdo direito ( FUNÇÕES: NÃO VERBAL, CONCRETA, SINTÉTICA, NÃO RACIONAL); 2. Promover a integração entre os alunos; 3.Trabalhar a lateralidade e a coordenação; 4. Descontrair. VAMOS JOGAR?

52 O quadrado que se vê a direita, foi dividido em 4 quadrantes de igual tamanho, que foi denominado A, B, C eD, de acordo com o ilustrado na figura. Na continuação, seguem 4 desafios para que você resolva. BAD C JOGO DOS QUADRADOS

53 BAD C DESAFIO N°1: Divida a área BRANCA do quadrante A, de modo que resulte em duas (2) peças de igual tamanho.

54 DESAFIO N°2: Agora, divida a área BRANCA do quadrante B, de modo que resulte em três (3) peças de igual tamanho.BA D C

55 DESAFIO N°3: Calma! Agora você se sentirá desafiado. Divida a área BRANCA do quadrante C, de modo que resulte em quatro (4) peças de igual tamanho.BA D C

56 DESAFIO N°4: Finalmente, o desafio final. Divida a área BRANCA do quadrante D, de modo que resulte em sete (7) peças de igual tamanho.BA D C

57 BA D C Ok, ok… Não se sinta um fracassado. Para tudo tem uma explicação.

58 Não se preocupe, quase ninguem consegue resolver este 4° desafio apesar de ser tão fácil. Este teste é só outra prova de que o cérebro pode ser condicionado a determinado tipo de respostas. É nosso papel, professores, acordar o cérebro e fazer pensar DIFERENTE!!!BA D C

59 35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5! CÓDIGO SECRETO

60 TESTE DE 1 MINUTO

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62 Eu agora diria a nós, educadores e educadoras: ai daqueles e daquelas, dentre nós, que pararem com a capacidade de sonhar, de inventar, com a sua coragem de denunciar. Ai daqueles e daquelas que em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina. FREIRE, 1996

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