A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Regulamentação e Padronização da Tecnologia PLC: Discussão de Algumas Questões Interessantes Prof. Moisés Vidal Ribeiro Programa de Pós-Graduação em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Regulamentação e Padronização da Tecnologia PLC: Discussão de Algumas Questões Interessantes Prof. Moisés Vidal Ribeiro Programa de Pós-Graduação em."— Transcrição da apresentação:

1 1 Regulamentação e Padronização da Tecnologia PLC: Discussão de Algumas Questões Interessantes Prof. Moisés Vidal Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Brasil

2 2 Processamento de Sinais, Inteligência Computacional e Comunicações de dados para e via Sistemas de Potência

3 3 Motivação Motivação Perspectiva História Perspectiva História Ambientes para PLC Ambientes para PLC Breve Histórico Breve Histórico Qual é a nossa vocação? Qual é a nossa vocação? Consultoria da UFJF para a ANEEL Consultoria da UFJF para a ANEEL Questões para Regulamentação Questões para Regulamentação Pesquisas sobre PLC na UFJF Pesquisas sobre PLC na UFJF Conclusões e Questões Conclusões e Questões Estrutura da Apresentação

4 4 Motivações aplicações narrowband e broadband O uso da redes elétricas de BT/MT/AT como meio de transmissão de dados para aplicações narrowband e broadband > 95% > 95% das residências e prédios já possuem a infra-estrutura instalada. +/-50% do investimento +/- 50% do investimento em redes de acesso está associado a instalação, gerenciamento e manutenção da infra-estrutura de acesso.

5 5 Fibras Penetração da Tecnologia PLC Redes BT Redes MT

6 6 Capacidade Teórica dos canais PLC (9 kHz- 500 MHz): > 2 Gbps (acesso, média e rural) Outdoor: > 2 Gbps (acesso, média e rural) > 2 Gbps (predial e residencial) Indoor: > 2 Gbps (predial e residencial)

7 7

8 8 Outdoor: redes AT/MT/BT High-VoltageMedium VoltageLo-VoltageLow-Voltage Substation Transformer Ambientes Para PLC

9 9 Indoor: construções residenciais, industriais e comerciais

10 10 Indoor: Aplicação automotiva

11 11 Indoor: Aplicação Navais

12 12 Indoor: Aplicação Aeroespaciais

13 13 Década 80: até 144 kbps (< 500kHz); Início da década de 90: até 10 Mbps (<10 MHz); Início do século XXI: até 45 Mbps (<30 MHz); Atualmente: até 224 Mbps (1-30 MHz); >2 Gbps (1-500 MHz). Futuro: >2 Gbps (1-500 MHz). Breve Histórico

14 14 horrible channels As redes de distribuição de energia são horrible channels; O uso da tecnologia PLC é bastante restrita devido ao uso dos dispositivos de proteção e operação dos sistemas de potência; As atenuações dependem da distância e da faixa de freqüência; Questões de segurança contra o acesso não autorizado; Falta de regulamentação e padronização mundial da tecnologia. Argumentos contra a Tecnologia PLC

15 15 Consultoria da UFJF para a ANEEL Levantar de informações técnica sobre a tecnologia PLC Tecnologias/Aplicações Banda-Estreita; Tecnologias/Aplicações Banda-Larga; Regulamentação e Padronização no mundo; Características das redes elétricas de BT/MT/AT; Modelo de Negócios; Minuta contendo procedimentos para testes. Contribuir com a definição do papel da ANEEL na regulamentação Brasileira voltada para a tecnologia PLC.

16 16 Questões Importantes Qual a faixa do espectro a ser regulada? Necessidade de características cognitivas Como avaliar as conseqüências do uso da tecnologia PLC nas redes de BT/MT/AT (indoor ou outdoor)? Como avaliar e regular o impacto de outros serviços de telecomunicações sobre a infra- estrutura das redes BT/MT/AT (indoor ou outdoor)?

17 17 Como quantificar os ganhos aferidos com o uso de sistemas de telecomunicações (PLC, zigbee, GPRS, etc) em aplicações voltadas para o sistema de potência dentro do paradigma de redes inteligentes (Smart Grid)? Sem um padrão mundialmente aceito, vale a pena investir no negócio PLC?

18 18 sistema PLC Desenvolvimento de um sistema PLC Brasileiro? Da América Latina?.... Qual é a nossa estratégia? A regulamentação da tecnologia PLC pode incentivar ou desestimular o uso da mesma. Qual é a nossa estratégia? Inglaterra, EUA e China. Qual é a nossa Vocação?

19 19 Pesquisas/Atividades na UFJF Desenvolvimento de chipset e protótipo (dispositivo FPGA) de modem Cognitivo baseado em OFDM para sistemas PLC; 9kHz até 500 MHz Investigação de canais PLC (BT/MT) na faixa entre 9kHz até 500 MHz; simulador Desenvolvimento de simulador para as redes: Indoor (BT) Outdoor (BT/MT)

20 20 International Symposium on Power Line Communications and Its ApplicationsISPLC09 Estamos preparando a proposta para sediar o International Symposium on Power Line Communications and Its Applications (ISPLC09) Temos boas chances: Rodízio de continentes; Apoio de alguns membros do comitê; O mais importante O mais importante: apoio dos agentes interessados no uso da tecnologia PLC no Brasil.

21 21

22 22 Conclusões A tecnologia PLC é uma candidata importante para a solução de problemas de comunicação na última milha e nos últimos metros; somos um dos principais mercados somos um dos principais mercados; A regulamentação é vital para incentivar ou não uso da tecnologia; Nossa visão Estamos nesta direção Nossa visão: após a padronização desta tecnologia poderá haver o uso maciço da mesma. Estamos nesta direção.

23 23 Contato: prof.Moisés Vidal Ribeiro prof. Moisés Vidal Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora Homepage: skype: moviribeiro Tel.: Cel.: Cel.:


Carregar ppt "1 Regulamentação e Padronização da Tecnologia PLC: Discussão de Algumas Questões Interessantes Prof. Moisés Vidal Ribeiro Programa de Pós-Graduação em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google