A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?"— Transcrição da apresentação:

1

2 Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?

3 Quem é ele?

4 Pero Vaz de Caminha Pouco se sabe sobre a vida de Pero Vaz de Caminha. Sabe-se ao certo que ele era filho de Vasco Fernandes de Caminha, cavaleiro do duque de Bragança e que, provavelmente, ele nasceu na cidade do Porto. Casou-se com Catarina e dessa união nasceu a filha Isabel. Em 1476, substitui o pai na função de mestre da balança da Casa da Moeda. Logo depois dedicou-se ao comércio e, em seguida, é designado escrivão da esquadra e segue com Cabral, em 1500, a caminho do Brasil.

5 A Carta de Pero Vaz de Caminha
A história da Literatura Brasileira inicia-se em 1500, com A Carta, de Pero Vaz de Caminha. Pero Vaz de Caminha, com sua Carta de “achamento”, dirigida a Dom Manuel, é quem produz a primeira obra literária no Brasil. A Carta não apenas relata o descobrimento, descreve os primeiros contados com a terra e com seus habitantes, mas tudo é descrito, até mesmo as mínimas providências tomadas pela frota de Cabral. Caminha não se contentou em fazer um relato frio e impessoal sobre a terra descoberta no Atlântico Sul. Deixa aflorar em seu íntimo a pena de um literato. Fala com entusiasmo da terra, dos habitantes, da fauna e flora. Há nas palavras escritas de Caminha um espírito ufanista que até hoje, 500 anos depois, paira em nossas cabeças.

6 Quinhentismo 1500 a 1601 Quinhentismo é o nome genérico de todas as manifestações literárias ocorridas no Brasil durante o século XVI. Ainda não podemos falar de uma literatura DO Brasil e sim NO Brasil. Chamada também de literatura informativa ou literatura dos jesuítas. Eram textos escritos pelos portugueses sobre a nova terra, sobre as tribos indígenas e sobre a sociedade que aqui nascia. Principal representante: Padre José Anchieta.

7 Padre José de Anchieta 1534-1597

8 Saiba mais… Carta na íntegra:


Carregar ppt "Quando tudo começou? Qual o primeiro texto da história da literatura brasileira? Quando foi escrito? Por quem foi escrito? Do que falava esse texto?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google