A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referências Prof. Ms. José Alberto.. Como material de referências, dê prioridade a livros ou artigos científicos, teses, dissertações, monografias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referências Prof. Ms. José Alberto.. Como material de referências, dê prioridade a livros ou artigos científicos, teses, dissertações, monografias."— Transcrição da apresentação:

1 Referências Prof. Ms. José Alberto.

2 Como material de referências, dê prioridade a livros ou artigos científicos, teses, dissertações, monografias.

3 I) Normas para notação de referências Aqui, mostram-se alguns dos principais tipos mais comuns de notações bibliográficas Nesta primeira parte, mostraremos os seguintes tópicos: a) Livros ; b) Artigos científicos; c) Dissertações e teses; d) Trabalhos publicados em congressos e similares

4 a) Livros a) Um autor: Autor-Titulo da obra-Edição da obra-Local- Editora-Ano-Páginas. Ex: SILVA, Roberto da. Os filhos do governo: a formação da identidade criminosa em crianças órfãs abandonadas.São Paulo:Ática, p.

5 b) Dois autores: Ex: MARCONI, M.; LAKATOS, E.V. Fundamentos de Metodologia Científica. 5ed. São Paulo:Atlas,2003. c) Três autores: Ex: CERVO, A.L; BERVIAN, P.A; SILVA, R. da. Metodologia Científica. 6ed. São Paulo:Prentice Hall,2007.

6 d) Mais de três autores: Ex: BRITO, Edson Vianna et.al. Imposto de renda das pessoas físicas:livro prático de consulta diária.6ed.São Paulo:Frase editora, p.

7 a.1) Capítulo do livro( quando o autor do capítulo não é o autor do livro) Sobrenome do autor do capítulo-Prenome- título do capítulo-In:sobrenome do autor do livro-prenome-título do livro-edição- local:editora,ano-páginas inicial e final do capítulo utilizado. Ex: ULIVI,L.U.Bertrand Russel.In:ROVIGHI,S.História da filosofia contemporânea.São Paulo:Loyola,1999,p

8 a.2) Capítulo do livro( quando o autor do capítulo é também o autor do livro) Sobrenome do autor do capítulo-prenome- título do capítulo.In:___.título do livro- edição-local:editora,ano-paginas inicial e final do capítulo Ex: ROVIGHI,S.A esquerda hegeliana.In:___.História da filosofia contemporânea.São Paulo:Loyola,1999,p

9 b) Artigos Científicos Autor do artigo-Título do artigo-Título da revista(abreviado ou não)-Local da publicação- Número do volume-Número do fascículo-Páginas inicial/final-Mês/Ano. Ex: MUELLER, Charles C. O debate dos economistas sobre a sustentabilidade.Estudos Econômicos,São Paulo,v.35,n.4,p ,out/dez.2005.

10 Obs: No caso de autores, os mesmos procedimentos adotados para os livros, vale para os artigos.Veja as regras para um autor,dois autores,três autores etc.( dos livros).

11 c) Dissertações, Teses e Monografias Autor-Título:subtítulo(se houver)-Ano de apresentação-Número de folhas ou volume- Categoria( grau e área de concentração)-Instituição- local. Ex: RODRIGUES, M.V. Qualidade de vida no trabalho p.Dissertação(mestrado em economia)- Faculdade de ciências econômica,Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

12 d) Trabalhos apresentados em congressos,seminários,colóquios e similares. Sobrenome-prenome-título do trabalho.In: nome do evento,número,ano,local.Título do trabalho publicado- local:editora,ano.páginas inicial e final. Ex: PUIG,J.A. A destruição dos filósofos.In:COLÓQUIO IBEROAMERICANO DE FILOSOFIA,3,1998,Madrid.A destruição dos filosófos.Madrid:IMEC,1999,p

13 II) Documentos Eletrônicos Nesta parte, serão vistas algumas das referências referentes a documentos eletrônicos. Ou seja, o material que se encontra na internet ou intangível. Assim, as referências de documentos eletrônicos vistas serão: i) Base de dados em CD-Rom( no todo); ii) Base de dados em CD-Rom(parte do documento);

14 iii) Monografias consideradas no todo( on- line); iv) Artigos científicos( on-line); v) Artigos de jornal( on-line); vi) Homepage; Para um material mais completo e aprofundado sobre referências bibliográficas, será deixado na Xérox uma cópia de referências atualizada.

15 i) Base de dados em CD-Rom( no todo) Autor-Título-Local:Editora-Data-Tipo de suporte-Notas. Ex: INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IBICT.Bases de dados em ciência e tecnologia.Brasília:IBICT,n.1,1996.CD-Rom.

16 ii) Base de dados em CD-Rom( parte do documento) Autor da parte- Título da parte-In:Autor do todo- Título do todo-Local:Editora-Data-Tipo de suporte- Notas. Ex: PEIXOTO, Maria de Fátima Vieira.Função citação como fator de recuperação de uma rede de assunto.In:IBICT.Base de dados em ciência e tecnologia.Brasília:IBICT,n.1,1996.CD-Rom.

17 iii) Monografias consideradas no todo( on-line) Autor-Título-Local(cidade):Editora-data- Disponível em: - Acesso em:data. Ex: O ESTADO DE SÃO PAULO.Manual de redação e estilo.São Paulo,1997.Disponível em:http://www1.estado.com.br/redac/manual. html. Acesso em:19 de maio de 1998.http://www1.estado.com.br/redac/manual. html

18 iv) Artigos Científicos(on-line) Autor-Título do artigo-Título da publicação seriada- Local-volume-número- pag(inicial e final do artigo)- período da publicação.Disponível em:.Acesso em:data. Ex: MALOFF,Joel. A internet e o valor da internatização. Ciência da informação,Brasília,v.26,n.3,p.30-50,maio/junho Disponível em:http://www.ibict.br/cionline/.Acesso em:18 de maio 1998.http://www.ibict.br/cionline/

19 v) Artigos de jornais(on-line) Autor-Tíitulo do artigo-Título do jornal-Local-data de publicação-seção ou caderno ou parte do jornal - a paginação correspodente. Disponível em:. Acesso em: data. Ex: TAVES, Rodrigo França.Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores.O Globo, Rio de Janeiro,19 de maio 1998,política,p.12. Disponível em:http://www.oglobo.com.br/Acesso em:19 de maio 1998.http://www.oglobo.com.br/

20 vi) Homepage Autor-Título-Informações complementares ( coordenação, desenvolvida por,apresentação...etc., quando houver).Disponível em:.Acesso em:data. Ex: EtSnet.Toefl on line:Test of english as a foreign language.Disponível em:http://www.toefl.org. Acesso em: 19 maio 1998.http://www.toefl.org.

21 Observação Importante! Todo o material destes slides foram retirados na íntegra do livro: CERVO, A.L; BERVIAN, P.A; SILVA, R. da.Metodologia Científica. 6ed. São Paulo:Prentice Hall,2007. ISKANDAR,J.I.Normas da ABNT:comentadas para trabalhos científicos.3ed.Curitiba:Juruá,2008.

22 Aplicações 1)Organize, os itens a e bde acordo com as normas da ABNT e dadas em sala de aula para as referências bibliográficas: Material 1: Dissertação Ano: Local: Recife Autor: Fábio de Oliveira Campos. Pág:130p Título: Determinantes do crescimento local: um estudo a partir dos municípios Pernambucanos. Instituição: Centro de Ciências Sociais Aplicada- UFPE Categoria( grau e área de concentração): Mestrado em economia

23 – Material 2:Livro Ano: Local: Rio de Janeiro. Autores: Primeiro Autor- Renato Baumann Segundo Autor- Otaviano Canuto Terceiro Autor- Reinaldo Gonçalves Editora: Elsevier Título: Economia internacional: teoria e experiência brasileira. Edição: 2ed.


Carregar ppt "Referências Prof. Ms. José Alberto.. Como material de referências, dê prioridade a livros ou artigos científicos, teses, dissertações, monografias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google