A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Popular em Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Popular em Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Popular em Saúde
Ministério da Saúde Departamento de Atenção Básica EAD – Doenças Crônicas

2 UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE TRADICIONAL NO BRASIL

3 República velha A educação em saúde tradicional, inicialmente chamada de Educação Sanitária, surge no Brasil a partir da necessidade do Estado brasileiro de controlar as epidemias de doenças infecto-contagiosas que ameaçavam a economia agroexportadora do país durante a República Velha, no começo do século XX. Nesse período a população brasileira era atingida por doenças como a varíola, febre amarela, tuberculose e sífilis, que estavam relacionadas às péssimas condições sanitárias e socio-econômicas em que o povo vivia. Este modelo, chamado de Campanhista, foi concebido dentro de uma visão militar em que os fins justificavam os meios, e no qual o uso da força e da autoridade eram considerados os instrumentos preferenciais de ação. Assim, eram realizadas as campanhas sanitárias compostas por vacina obrigatória, vistoria nas casas, internações forçadas, interdição, despejos e informações sobre higiene e a forma de contágio das doenças através de uma abordagem biologista e mecanicista.

4 Uma das situações mais marcantes desta época foi a Revolta da Vacina que ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou esta revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola. Uma das imagens mais representativas desta campanha, foi a charge ilustrada no fundo deste slide.

5 Era Vargas Superada a República Velha, com o início da Era Vargas, começa em 1930 a criação de Centros de Saúde para difundir ainda mais as noções de higiene individual e prevenção de doença infecto-parasitária. Porém, a saúde da população continuava a declinar, começando a haver nesse período uma valorização da assistência médica individual em detrimento da saúde pública. Assim, as ações educativas em saúde nesse período, ficaram restritas aos programas e serviços destinados à população de baixa renda.

6 Ditadura Militar Com a Revolução de 1964, em que o governo militar ascendeu ao poder, inicia-se no país um período de repressão e a saúde da população piora ainda mais, fato este evidenciado pelo recrudescimento de doenças como a tuberculose, malária e doença de Chagas e pelos altos índices de mortalidade, morbidade e acidentes de trabalho.

7 Até então... ... o método de educação empregado era a mera transmissão de conhecimentos sem reflexão crítica, conhecido como educação bancária. A visão dos professores era que a mente do educando era como um banco no qual o educador depositava conhecimentos para serem arquivados (decorados) sem serem questionados a respeito do seu teor. Assim, o conteúdo desse tipo de educação é dissociado da realidade do educando servindo apenas para manter a dominação sobre a massa.

8

9 Diante desses fatos, os profissionais de saúde, insatisfeitos com essa situação, começaram no início da década de 70, experiências de educação em saúde voltadas para a dinâmica e realidade das classes populares. A essas experiências muitas vezes realizadas em parcerias com outros segmentos sociais, deu-se o nome de Movimento Popular em Saúde ou Educação Popular em Saúde.

10 Educação Popular em Saúde
A Educação Popular em Saúde configura-se como um processo de formação e capacitação que se dá dentro de uma perspectiva política de classe e que toma parte ou se vincula à ação organizada do povo para alcançar o objetivo de construir uma sociedade nova de acordo com seus interesses. Ela é caracterizada como a teoria a partir da prática e não a teoria sobre a prática como ocorre na educação em saúde tradicional. Seguindo a ideologia freireana, o objetivo da educação popular em saúde não é formar sujeitos polidos, que bebam água fervida, mas ajudar as classes mais humildes na conquista de sua autonomia e de seus direitos. Para tanto, a Educação Popular em Saúde é pautada no diálogo e na troca de saberes entre o educador e educando, em que o saber popular é valorizado e o alvo do Movimento Popular em Saúde está nas discussões sobre temas vivenciados pela comunidade que levem a mobilização social para uma vida melhor.

11 Método dialógico ou Radical
Com a consolidação da Reforma Sanitária, culminando com a criação do Sistema Único de Saúde-SUS, em 1988, com a proposta de um novo modelo de atenção em saúde voltado para a prevenção e a integralidade no atendimento, a educação popular em saúde passou a ser mais difundida. Neste cenário também propiciou o surgimento de outro modelo de educação em saúde denominado por alguns especialistas da área como dialógico ou radical.

12 Método dialógico ou Radical
Esse modelo de educação em saúde é assim denominado por caracterizar-se pelo diálogo bi-direcional entre as duas partes envolvidas no processo educativo, profissional de saúde e comunidade. É radical por que rompe com as práticas educativas tradicionais como, por exemplo, as palestras e os grupos de patologias. Outras características importantes desse modelo são a valorização do saber popular, o estímulo e respeito à autonomia do indivíduo no cuidado de sua própria saúde e o incentivo à sua participação ativa no controle social do sistema de saúde do qual é usuário. Por essas características percebe-se que esse modelo se enquadra às demandas do atual sistema de saúde, o SUS, uma vez que essas características coincidem com as diretrizes desse sistema, como o controle social e a autonomia.

13 Textos retirados de: MACIEL, Marjorie Ester Dias, EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONCEITOS E PROPÓSITOS. Cogitare Enferm 2009 Out/Dez; 14(4):

14 Continuando o aprendizado...
Após esta leitura, assista o vídeo em anexo e perceba como a frase “Outras características importantes deste modelo (dialógico) é a valorização do saber popular, o estímulo e respeito à autonomia do indivíduo no cuidado de sua própria saúde e o incentivo à sua participação ativa no controle social do sistema de saúde do qual é usuário” está viva!


Carregar ppt "Educação Popular em Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google