A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SOCIOLOGIA NO BRASIL. Brasil enquanto colônia. Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa. A burguesia emergente dependente da estrutura social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SOCIOLOGIA NO BRASIL. Brasil enquanto colônia. Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa. A burguesia emergente dependente da estrutura social."— Transcrição da apresentação:

1 A SOCIOLOGIA NO BRASIL

2 Brasil enquanto colônia. Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa. A burguesia emergente dependente da estrutura social colonial. Final do século XIX: tentativa de formação de um pensamento sociológico.

3 Euclides da Cunha: Os sertões (considerada obra precursora da Sociologia e da literatura modernista no Brasil – Tratava de Canudos). Gilberto Freyre: Casa Grande & Senzala (essa obra deu origem ao mito da democracia racial no Brasil; falava da vida cotidiana e das relações que eram estabelecidas entre as culturas que iam se cruzando – criou o Instituto Joaquim Nabuco, hoje, Fundação Joaquim Nabuco no Recife).

4 Joaquim Nabuco: diplomata e abolicionista. Criou a Sociedade Antiescravidão Brasileira em Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Sérgio Buarque de Holanda: Raízes do Brasil (1936: investigando sobre a formação do povo brasileiro – considerada uma das obras que lançam luzes sobre a Sociologia no Brasil.)

5 Década de 1930: fundação da Escola Livre de Sociologia e Política, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, em São Paulo. Objetivava formar técnicos, assessores e consultores que pudessem produzir conhecimento científico sobre a realidade brasileira sem a visão etnocêntrica europeia. Esse conhecimento deveria servir de subsídio para a tomada de decisão por parte das autoridades públicas.

6 A USP e a Universidade do Distrito Federal (RJ) se preocuparam em formar professores para o Ensino Médio, principalmente, para as escolas normais, formadoras de professores para o Ensino Fundamental. O impulso inicial para o desenvolvimento da Sociologia no Brasil contou com um grupo de professores estrangeiros que vieram para o Brasil para esse fim.

7 Donald Pierson – Doutor nos EUA com a tese sobre as relações raciais na Bahia.

8 Radcliff Brown: Antropólogo inglês, foi professor visitante em São Paulo entre

9 Claude Levi-Strauss: Antropólogo belga, com estudos sobre povos indígenas brasileiros.

10 Roger Bastide: Sociólogo francês que participou da criação da USP. Estudou as religiões afrobrasileiras.

11 Primeira geração de sociólogos brasileiros: Gilberto Freyre (Casa Grande & Senzala) Oliveira Viana (Os Grandes Problemas Sociais) Sérgio Buarque de Holanda (Raízes do Brasil) Caio Prado Júnior (Formação do Brasil Contemporâneo).

12 Outra geração: Florestan Fernandes (Tese: A integração do negro na sociedade de classes.) Aziz Simão Hélio Jaguaribe Octavio Ianni Fernando Henrique Cardoso Francisco Weffort

13 MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL: 1858: greve dos trabalhadores gráficos no Rio de Janeiro. Início da formação da classe operária no Brasil.

14 1917/1920: greves de trabalhadores no Rio de Janeiro e em São Paulo.

15 Década de 1970, em meio à repressão iniciam-se os movimentos no ABC paulista. Sindicato dos Metalúrgicos.

16 1974: Quebra-quebra de trens suburbanos em SP e RJ. Manifestações violentas.

17 Década de 1980: as greves se espalham pelo País e pelas mais variadas categorias.

18 1984: Diretas Já!

19 1986: greve geral - CUT e CGT

20 1992: Impeachment de Collor.

21 MST: movimento social ou criminoso?

22 Movimentos sociais pela valorização da raça negra.


Carregar ppt "A SOCIOLOGIA NO BRASIL. Brasil enquanto colônia. Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa. A burguesia emergente dependente da estrutura social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google