A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gramática Profª Regina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gramática Profª Regina."— Transcrição da apresentação:

1 Gramática Profª Regina

2 O que é gramática? “É uma disciplina, didática por excelência, que tem por finalidade codificar o ‘uso idiomático’, dele induzindo, por classificação e sistematização, as normas que, em determinada época, representam o ideal da expressão correta” Rocha Lima

3 A gramática se divide em dois tipos básicos:
- NORMATIVA - Estabelece a norma culta, ou seja, o padrão linguístico que, socialmente, é considerado modelar. Em síntese, aponta as regras a serem obedecidas por todos aqueles que querem falar e escrever corretamente; - DESCRITIVA - Tem como objetivo descrever e analisar a língua utilizada por determinado grupo de pessoas num dado momento histórico. Não leva em conta o conceito de “certo” ou “errado”, pois considera que não são os gramáticos que fazem a língua, mas o povo.

4 POR QUE APRENDER GRAMÁTICA?
A importância do estudo da gramática está no fato de se desenvolver a capacidade expressiva dos usuários da língua, isto é, torná-los competentes para que possam empregá-la adequadamente nas várias situações de comunicação. Essa competência implica o conhecimento dos diversos níveis de linguagem, desde o bem coloquial até o mais culto.

5 PARA EVITAR O MICO

6

7

8

9

10 Para refletir: “ O pessimista senta-se e lastima; o otimista levanta-se e age!”


Carregar ppt "Gramática Profª Regina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google