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A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
As empresas precisam de informações a respeito de: Ambiente de marketing Concorrência Necessidades dos clientes Os gerentes não precisam de mais informações, eles precisam de melhores informações.
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SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING
Prof. Jadiel Mestre ADAPTADAO DE MARCOS VASCONCELLOS S.I.M.
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O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING?
“Um SIM consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias, precisas e oportunas para tomadores de decisões de Marketing” Marketing Management, Philip Kotler Nota: Todas as empresas possuem dados e informações. O potencial para alavancar vantagem competitiva está no nível de estruturação de seu SIM, em sintonia com as variáveis do negócio.
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O QUE É UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING (SIM)?
O SIM ajuda os gerentes a: Identificar suas necessidades de informação, Gerar as informações necessárias, Distribuir as informações.
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações
DADO É qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz à compreensão de um determinado fato ou situação. Dados Primários São elementos originais levantados com uma finalidade específica EX.: Opinião de um grupo de pessoas sobre um determinado assunto Obtidos através de pesquisa formal - público alvo definido observação, grupo de foco, levantamento & experimentação Dados Secundários São elementos que já existem em algum lugar os primeiros que devem ser analisados podem solucionar o problema total ou parcialmente custo de obtenção baixo e pronta disponibilidade
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações
INFORMAÇÃO É o dado trabalhado e que permite concluir e tomar decisões. É recurso vital da empresa, que quando devidamente estruturada, integra as diversas funções, processos e sistemas organizacionais. Tomada de Decisão Refere-se a conversão das informações em ação. Decisão é uma ação tomada com base na análise das informações CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDOR VAREJO MATERIAIS INFORMAÇÕES
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CARACTERÍSTICAS DA INFORMAÇÃO
Estão em toda parte mas nem sempre são adequadas Toda empresa as usa para sustentar seus negócios Grande esforço para localizá-las, tratá-las e integrá-las Poucas empresas tem sistema estruturado para: utilizá-las na otimização do processo decisório disponibilizá-las de maneira abrangente mantê-las atualizadas Quando importantes: São retidas com exclusividade Geralmente chegam tarde Podem ser distorcidas - pouco confiáveis A perda do controle é implacável
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FUNÇÕES DE UM SIM: IDENTIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÃO NECESSÁRIAS
Informações que os gerentes gostariam de ter Informações que os gerentes realmente precisam
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A base – Inteligência de mercado
Necessidade da pesquisa de marketing Descrever o mercado; Monitorar as mudanças do mercado; Decidir as atitudes a serem tomadas e avaliá-las.
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Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas
Análise/Comparação/Avaliação Informação de marketing Experiência interna Dados do mercado obtidos pela equipe de vendas Pesquisa de marketing
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DO MERCADO Conceitos Básicos & Aplicações
INTELIGÊNCIA Análise INFORMAÇÃO Organização DADOS
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EVOLUÇÃO DO MERCADO & INFORMAÇÕES
Orientação Para o Produto Década de 40 a 60 Orientação Para o Mercado Década 70 a 90 Orientação Para o Cliente
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Determinação ou avaliação de potenciais cursos de ação
Testes de marketing; Lançamentos (e desenvolvimentos) de novos produtos; Teste de aceitação de produtos modificados; Comunicação da imagem da companhia; Desenvolver e avaliar as campanhas de propaganda e promoção, bem como as campanhas por correspondência.
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VARIÁVEIS DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Ambiente de marketing VARIÁVEIS DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS Sistema de marketing: simples e moderno Concorrentes: concorrência genérica, específica e por segmentos ou nichos Consumidores: pessoa física, pessoa jurídica e setor público
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Sistema de Marketing Moderno
Ambiente de marketing Sistema de Marketing Moderno Fornecedores Intermediários Consumidores Ofertantes Ambiente Externo Fluxo de bens e serviços Fluxo de dinheiro Adaptado de Ângela Rocha e Carl Christensen, Marketing: Teoria e Prática no Brasil
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VARIÁVEIS DO AMBIENTE DA EMPRESA
Empregados Ética, valores e cultura Clima organizacional e estilo gerencial Estrutura, processos e logística Modo de fazer negócios Estratégia de atuação Empowerment de seus empregados Gestão do capital intelectual Composto de marketing
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING
Consiste de pessoas, equipamentos e procedimentos para reunir, classificar, analisar e distribuir as informações necessárias,oportunas e precisas para os decisores de marketing P. Kotler
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Sistema de Informações de Marketing
Registros Internos (acontecido) Inteligência de Marketing (acontecendo) Avaliações e decisões de Marketing Pesquisa de Marketing Apoio às decisões de Marketing Banco Estatístico Banco de Modelos Adaptado de Kotler, Administração de Marketing
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING
Registros Internos Fornece dados sobre vendas, estoques, custos, fluxo de caixa e contas a receber e a pagar
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MAKETING
Inteligência de Marketing Conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre os acontecimentos pertinentes aos seus ambientes de marketing
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MAKETING
Análise e Apoio às Decisões de Marketing Conjunto coordenado de dados, sistemas, ferramentas e técnicas com software e hardware de apoio, pelos quais a empresa reúne e interpreta informações relevantes sobre si e o ambiente
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SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING
Pesquisa de Marketing Planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa P. Kotler
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Questões: Quais são as informações do mercado que necessito melhorar as minhas tomadas de decisão: AMBIENTE O QUE? INFORMAÇÃO COMO OBTER? MÉTODO ONDE OBTER FONTE CONCORRÊNCIA CLIENTES FORNECEDORES ?????
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