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Painel Integração & Mobilidade

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Apresentação em tema: "Painel Integração & Mobilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Painel Integração & Mobilidade
A Tecnologia na Integração Física e Tarifária no Transporte Urbano Empresa 01

2 A tecnologia na integração Física e Tarifária no transporte
urbano e metropolitano Bilhetagem Eletrônica Érico Moraes Diretor Comercial

3 A Empresa 1 Desde 1994 desenvolvendo tecnologia de automação para o transporte de passageiros Início dos trabalhos em Campinas - SP Soluções baseadas em smart cards Cartões Mifare, 1024 Bytes (PVC) Cartões Paper Ticket: Mifare Ultra Light, 64 Bytes ASK 32 e 64 Bytes Atualmente com sede em Belo Horizonte - MG

4 48 cidades optaram pelo sistema de bilhetagem SIGOM
A Empresa 1 48 cidades optaram pelo sistema de bilhetagem SIGOM Estado São Paulo Rio de Janeiro Minas Gerais Amapá Santa Catarina Bahia Ceará Espírito Santo Paraíba Pernambuco Roraima Goiás No de Cidades 19 7* 8 2 1 3 * Angra dos Reis e Região dos Lagos

5 A Empresa 1 Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Macapá e Boa Vista
Base operacional instalada: 97 garagens de ônibus 15 terminais de embarque/integração equipamentos em operação plena + de cartões contactless em operação diária Estamos presentes em 12 estados brasileiros e 5 capitais: Florianópolis, Fortaleza, Vitória, Macapá e Boa Vista

6

7

8 O Validador

9 Plug-in: Fixação e engate rápido do validador

10 O Validador instalado em Van’s
Integrado com sistema Urbano e Metropolitano Guarulhos (SP), desde Jun/2003 Betim (MG), em implantação Fortaleza (CE), em implantação

11 Integração entre fornecedores de solução

12 Tempos de Processamento e Transferência de Dados do Validador
Processamento para liberar a catraca: 380ms Leitura/escrita Verificação da Lista de Restritos Verificação da Lista de Recarga Rotinas de criptografia Assinatura eletrônica com módulo SAM/SIM card Cálculo da Chave Diversificada Utilizando processo de coleta via Wi-Fi (WLAN): Coleta do movimento diário: 10 s p/ eventos Tempo de transf. Lista de Restritos: 10 s p/ crt. Tempo de transf. Lista de Recarga: 20 s p/ crt

13 Posição do Operador em relação ao Validador

14 Validador Embarcado

15 Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)

16 Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)

17 Bloqueio Fixo com recolhimento de cartão Cidade: Guarujá (SP)

18 Bloqueio fixo sem recolhimento de cartão
Cidade: Florianópolis (SC)

19 Cidades com Integração Temporal / Modal:
Set/1995: Salto - SP Urbano - Integração Temporal e Espacial Fev/2000: Presidente Prudente – SP Out/2000: Votorantim – SP Urbano com Metropolitano - Integração Temporal e Espacial Maio/2002: Guarulhos - SP Urbano com Metropolitano e Transporte Alternativo com 12 patamares tarifários Ago/2003: Florianópolis – SC Urbano – Integração Temporal e Espacial, com 14 patamares tarifários e cobrança de complemento de tarifa diferenciado por tipo de cartão

20 Votorantim (SP), desde 2000 Características do Sistema 60 carros;
34 urbanos 26 intermunicipais (Votorantim  Sorocaba) Integração somente com cartões Dinheiro no cartão Somente 1 integração permitida 70 minutos de tempo de integração Débito na 1a linha e cobrança de complemento tarifário na 2a linha Controle por meio da Matriz de Integração (com Ida e Volta) Sistema com Terminal Aberto Tarifa única no urbano Tarifa única no intermunicipal (maior que urbano) 63 % das transações com cartão 16 % de Integração transações com cartões por dia

21 Guarulhos (SP), desde 2002 Características do Sistema 1.592 veículos
525 urbanos ( em operação ) 600 metropolitanos (Região de Guarulhos e Arujá ) – EMTU 441 Alternativo Urbano 26 Complementar Metropolitano (ORCA) Sem integração Temporal Dinheiro no cartão Sistema único de passagem (cartão contactless) tarifa única no urbano 13 tarifas no metropolitano Operadora: Guarupas (emite cartões e vende créditos) cartões em operação (urbano) Objetivo: Eliminar transporte clandestino na região e melhorar a relação usuário x operadora

22 Guarulhos (SP), desde 2000

23 Guarulhos (SP) Tipo de Cartão Municipal Intermunicipal Van Municipal
Van Intermunicipal Comum urbano S Vale Transporte Urbano N Estudante Urbano Aposentado urbano Pensionista urbano Deficiente urbano Deficiente c/ Acomp. Idoso-Ultralight Estudante Intermunic.ipal VT Intermunicipal

24 Florianópolis - SC 910 carros 1a.. Fase – Urbano 2a. Fase – Intermunicipal (8 municípios)

25 Florianópolis - SC Características do Sistema
430 carros – sistema tronco-alimentador urbano 5 terminais de embarque/integração 20 minutos de tempo de integração 60% das transações são feitas com cartão Percentual de integrações: 15% 7 Patamares Tarifários Integração somente com cartões Dinheiro no cartão Somente 1 integração permitida Débito na 1a linha e 2a linha com complemento tarifário Controle por meio da Matriz de Integração 150 linhas cartões emitidos Maior oferta de horários Menor distância percorrida

26 Extensão da Ilha: 80 Km

27 Terminais Urbanos TICEN – Centro TISAC – Saco dos Limões
TIRIO – Rio Tavares TILAG – Lagoa da Conceição TICAN – Canasvieiras TISAN – Santo Antonio TITRI – Trindade TICAP – Capoeiras TIJAR – Jardim Atlântico

28 Sistema Tronco-Alimentador

29 Passe Rápido - SETUF

30 Terminais Metropolitanos

31 SIGOMplus Paper Ticket Ultralight – 64 Bytes
Permite integração temporal Valor mínimo: R$10,00 Casco: R$3,00 Uso: R$7,00

32 Sistema Gerenciador de Operação e Manutenção
SIGOM Sistema Gerenciador de Operação e Manutenção

33 SIGOMplus Sistema totalmente parametrizável
Fácil de operar (“interface” amigável) Possibilita integração temporal e espacial Manutenção e evolução constantes Permite auditar todas as ações executadas Homologado por profissionais da área de transportes Possibilita a Recarga a Bordo Garantia de Interoperabilidade com “SAM” tipo SIM-Card

34 SIGOMplus – Tipos de Cartão

35 SIGOMplus - Integração

36 Módulo Tarifação Diferenciada por Horário

37 Módulo Tarifação Diferenciada por Horário

38 Módulo Tarifação Diferenciada por Horário

39 Conclusão Com o crescimento das cidades e regiões metropolitanas
Com a exaustão da malha viária Com o aumento do transporte clandestino É necessário um planejamento operacional, oferecendo um serviço de melhor qualidade para a população. E isso só é possível com a aplicação de tecnologia. Ao escolher/implantar soluções de bilhetagem eletrônica, analise: Segurança versus custo da tecnologia Capacidade para integração temporal com complemento tarifário, modal e entre modais

40 O que é necessário para garantir a “Interoperabilidade”
Padronizar: Estrutura interna de dados dos cartões (Mifare e tipo B) Estrutura dos arquivos a serem transferidos Módulos de segurança (SAM tipo SIM card) com sistema operacionais de mercado Clearing: garantir para aquele que executou o serviço o recebimento daquele que vendeu a passagem, ou seja, recebeu o dinheiro

41 Padrões existentes Calypso - França ITSO – Inglaterra
IMS – Transportes + Sistema Bancário Brasil: Não possui ainda um padrão próprio

42 Obrigado pela atenção! Érico Simon de Moraes Diretor Comercial
Fone: (31) – Fax: (31)


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