A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Industrialização recente no Oeste do Paraná.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Industrialização recente no Oeste do Paraná."— Transcrição da apresentação:

1 OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Industrialização recente no Oeste do Paraná.

2 A face oculta da industrialização em Marechal Cândido Rondon

3 Em Marechal Cândido Rondon, antes da industrialização, a agricultura era o fio condutor da economia; O trabalho do agricultor tornou-se mais dependente do controle das indústrias e muitos filhos desses agricultores estão trabalhando nas fábricas, mas a maioria dos trabalhadores procede de outros municípios ;

4 Inserção de trabalhadores nas Agros-indústrias rondonenses apresentou significativo aumento, passou de 13,3% da mão de obra em 1996 para 30,6% em 2006;

5 Frigoríficos e trabalhadores: vivência e limites da industrialização recente. Início do processo de industrialização no final dos anos 1970. Desenvolvimento das empresas frigoríficas da região, organizados a partir de: I. Capital de outras localidades; II. Capital regional.

6 Temos a construção de discursos positivos desse processo de industrialização recente. Empresas empreendedoras, que geram empregos e oportunidades para a população local. Mas qual e/ou quais são as condições vivenciadas pelos trabalhadores dessas empresas no seu cotidiano?

7 Nos relatos de trabalhadores fica evidente condições adversas vivenciadas neste processo de industrialização: Velocidade intensa; Temperaturas demasiadamente altas ou baixas; Posições de trabalho desfavoráveis e prejudiciais, postura e esforços repetitivos; Pressão para continuar trabalhando mesmo em situações de enfermidades.

8 Clique no ícone para adicionar uma imagem Linha de Produção

9 [...] aqueles caras que iam mais devagar, a chefia passava e derrubava só com o olho. Cara fraquinho no trabalho, nem na experiência passa (FINKLER,2007). O médico da [...] falou que eles não irão pagar a cirurgia, porque esta tendo muita cirurgia cara para eles pagarem. Até a enfermeira falou que era normal travar a coluna, não deixaram eu abrir a CAT, a equipe falou que não era acidente de trabalho, que não tinha nada quebrado com o tombo.

10 Quais são as perspectivas reais que este processo oferece aos jovens, se considerarmos a vivência mostrada nas entrevistas? As dores nas articulações, coluna, braços e pernas são o prêmio oferecido pelos frigoríficos pelo esforço dos trabalhadores em alcançarem as metas de produtividade. A perspectiva que é oferecida a estes trabalhadores, mas também as próximas gerações da juventude, são de um futuro onde o passado nem sempre pode deixar de ser sentido e a todo momento relembrado nas dores.

11 TRABALHO INFORMAL NAS CONFECÇÕES NO OESTE DO PARANÁ

12 A exploração não está presente apenas no setor formal da economia, mas também em grande medida de forma oculta nas diversas ocupações informais, ou seja, relações de trabalho sem direitos trabalhistas. Parte significativa da população que não encontra vaga no mercado de trabalho formal, por não se enquadrar em grande medida no perfil exigido pelas indústrias, termina por trabalhar em ocupações informais. Algumas ocupações informais: Pintor Encanador Catadores de lixo Costureira Bordadeira

13

14 Alguns exemplos/fatores que levam muitas mulheres a ocupar o trabalho informal: Por não estarem no perfil exigido pelas empresas. Necessidade de ter uma renda auxiliar no fim do mês. O exemplo das Costureiras (domiciliares) de Marechal Cândido Rondon:

15 Algumas empresas buscam essas mulheres que possuem algum conhecimento de corte e costura, para produzir parte ou a te mesmo todo um produto. Sem ter qualquer obrigações com essas mulheres como direitos trabalhistas por exemplo: férias, aposentadoria, descanso remunerado. O que se observa é que torna-se preferível para essas empresas ter essas mulheres na informalidade pois não precisam ter qualquer responsabilidade implícita sobre esta mão-de- obra. Empresas buscam essas costureiras:

16 Condições de Trabalho O trabalho é realizado em casa pois assim podem conciliar funções domésticas com outros meios (no caso a costura sob encomenda) para poder ter uma renda auxiliar. Como esclarece Terezinha Carvalhal: Isso obviamente, além da própria execução das funções domesticas. Como limpar, passar roupa, cozinhar, cuidar dos filhos e marido, que depende de tempo para ser realizado e que consumam num intervalo e outro da costura, ou durante o tempo em que param para preparar as refeições da família. São varias as funções, num intervalo, que consomem as trabalhadoras em jornadas intensas e extensas. (Carvalhal, 2009, p.72).

17 Condições de Trabalho Árduas jornadas de trabalho que chegam, em muitos casos, ha 12 horas por dia. Grande parte dessas trabalhadoras não dispõe de um lugar próprio para costurar, bordar enfim, de um lugar para a execução das tarefas. Deste modo utilizam cômodos da sua casa para por maquinas e os equipamentos necessários, o que torna o lugar abafado.

18

19

20 Exemplos dessa relação além, das costureiras de Marechal Cândido Rondon são as de Terra Roxa que costuram para algumas empresas de confecções como, Príncipe Baby, Tropical Baby, Paraíso Bordados, Berço de Ouro, etc. O que se observa é que está prática utilizada pelas empresas não é algo isolado, mas muito utilizado por muitas empresas. Outros exemplos:

21

22

23 Equipe do Observatório Coordenador: Antônio de Pádua Bosi. Estagiários: Fabíola Waiss Farher. Fagner Gluglielmi Pereira. Francieli Pinheiro Guilherme Dotti Grando. Lúcio Fellini Tazinaffo. Marcos da Silva de Oliveira. Marechal Cândido Rondon, Abril, Maio e Junho de 2010.

24 http://www.opresenterural.com.br/noticias.php?n=732 http2.bp.blogspot.com_ljLX1HshslkSc0OZjYk_OIAAAAAAAAAwcN2UkBmRRcaQs400P1 010016.JPG http4.bp.blogspot.com_AukymQYoyOwSftYFyojI4IAAAAAAAAAbAKWL47IkwWS4s400C harge+Dia+do+Trabalho.jpg httpg1.globo.comNoticiasBrasilfoto0,,20895541-EX,00.jpg http:/www.blogdosempreendedores.com.brwp- contentuploads201001costureira12.bmp http:/www.ocbrj.coop.brwebemanagervideosupload_fibraburiti.jpg http:/www.sindeletricpb.org.brimagemCharge_precarizacao.jpg http:/www.ururau.com.bradminfotos_cidadesCarteira%20de%20trabalho.jpg Bibliografia das imagens:

25 Bibliografia dos textos: CARVALHAL, Terezinha Brumatti. A inserção das mulheres no Trabalho domiciliar em Terra Roxa e a Horizontalização do capital no Século XXI. Tese de Doutorado.Presidente Prudente, 2009. FINKLER; Anna Luisa. TCC: Os Problemas de Saúde dos Trabalhadores e a Relação com o Processo de Trabalho em Frigoríficos, Cascavel; 2007. BOSI, A. P.; VARUSSA, R. J.. Trabalhadores e trabalho no Oeste do Paraná. In Relatório Técnico Final. Fundação Araucária, Fevereiro de 2009. O Presente, um jornal de bom gosto, editorial: industrialização X Desenvolvimento. Marechal Cândido Rondon,2008.


Carregar ppt "OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO Industrialização recente no Oeste do Paraná."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google