A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Profa. Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Profa. Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Profa. Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE

2 POR ONDE COMEÇAR? D) Segundo Eco (1985) e Azevedo (1992), o tema deve responder aos interesses teóricos do pesquisador (ligado às leituras, às atitudes, à política, à cultura ou a religião, por exemplo). E) As fontes de consulta devem ser acessíveis e manejáveis, ou seja, ao alcance cultural do pesquisador. F) É importante que o quadro metodológico seja compatível com a experiência do candidato e o professor orientador com formação adequada. G) O tema deve ser relevante científico e socialmente. O Que Pesquisar? A) A escolha do "assunto" é o ponto de partida da investigação e conseqüentemente do próprio trabalho (pesquisa), constituindo-se no objeto de pesquisa. B) É preciso escolhê-lo com convicção. Deve ser um tema, selecionado entre os conteúdos, que mais interessa ao aluno, durante o curso, e que atenda as preferências pessoais e profissionais. c) Pode ser o início de uma realização profissional. Só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou marcado de acordo com as tendências e aptidões do pesquisador.

3 Qualidades de um Pesquisador a) Conhecimento do assunto; b) Curiosidade; c)Criatividade; d)Integridade intelectual; e) Atitude autocorretiva; f) Sensibilidade social; g) Imaginação disciplinada; h) Perseverança e paciência; i) Confiança na experiência; j) Capacidade para gerenciar recursos; l) Conhecimento de funções administrativas; m) Postura crítica; n) Vontade para alcançar a amplitude e a profundidade do problema; o) estar motivado por interesses próprios (razão intelectual ou prática). A quem interessa uma pesquisa? Ao pesquisador e sua equipe; Àquele que contrata o serviço (pesquisa); A entidade que irá financiá-la (CNPQ, CAPES, FAPERGS, IES/UFSM); Aos beneficiários; Aos interessados na área

4 Onde Publicar? Normalmente os artigos são publicados em periódicos/revistas científicas. O que são periódicos/revistas científicas? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) considera periódico científico aquele veículo que divulga resultados de investigações, que possui ISSN e fonte bibliográfica de referência (bases de indexação). Além de sua relevância social e acadêmica, o periódico necessita possuir qualidade editorial, a qual compreende: originalidade e qualidade dos artigos publicados, seleção de artigos por corpo editorial reconhecido na comunidade acadêmica da área e processo de avaliação por pares. Exemplos de Periódicos/Revistas: Revista Movimento (UFRGs); Revista Kinesis (CEFD); Revista Motrivivência (UFSC); Revista Logos (UERJ) Classificação de Periódicos/Revistas: A1(100 ptos); A2 (80 ptos); B1 (60 ptos); B2 (40 ptos); B3 (20 ptos); B4 (10 ptos); B5 (05 ptos)

5 Como se faz um projeto? 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição, Unidade, Setor /Departamento, Título do projeto, coordenador, Participantes e órgão de vinculação. 2 INTRODUÇÃO Introduzir significa apresentar o trabalho de forma geral, explicando aspectos que contribuam à compreensão da proposta. Apontar de forma clara o que pretende investigar (problema da pesquisa). Abordará aspectos que justificam a pesquisa, seu objetivo, os resultados que pretende chegar, os conceitos e autores que sustentaram o trabalho. È importante falar da estrutura do trabalho, ou seja, do que o leitor vai encontrar. 3 JUSTIFICATIVA Justificar a importância do trabalho. Apresentar argumentos que justificam a pesquisa, tanto em nível teórico quanto pratico. È fundamental apontar as contribuições dos resultados aos contexto social, cientifico e tecnológico. Descrever as razoes determinantes do projeto, elucidando os fatores de motivação que levaram a abordagem do assunto, bem como demonstrar a importância do projeto. 4 TEMA Assunto a ser pesquisado (Futebol OU Jogos Olímpicos OU Jogos Pan-Americanos)

6 4.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA Parte do amplo para o mais específico (Copa do Mundo de 2010 OU Jogos Olímpicos de 2009 ou Jogos Pan-Americanos de 2007). 5 OBJETIVOS - Dizem respeito ao resultado final que o projeto visa produzir: 5.1 Objetivo Geral - É a soma do tema e da delimitação do tema antecedida de um verbo transitivo ( analisar, elaborar...) – Analisar o estilo de futebol apresentado pelo Brasil no Copa do Mundo de Objetivos específicos - Envolvem mensuração( medir, verificar...). Verificar o estilo de jogo dos atacantes; identificar as características dos atletas, etc. 6 REVISÃO DE LITERATURA Abordar o tema a ser pesquisado a partir de diferentes autores. O que já existe sobre o assunto? Quem já escreveu sobre o tema? Conceitos? Características? Funções? História?

7 7 METODOLOGIA Como o projeto será executado? Descrever todos os passos a serem seguidos para viabilizar a pesquisa na pratica. Definir os instrumentos de coletas de dados ( entrevistas, questionários, analise de programas, aplicação de testes, definir a amostra( Publico que fará parte da pesquisa, etc) e os procedimentos de coleta ( descrever a forma de aplicação dos instrumentos). Descrever os procedimentos a serem adotados para analisar os dados ( estatística, descrição, interpretação). Para todos os objetivos do estudo, por exemplo, devem ser definidas estratégias para a obtenção de respostas. O sucesso de uma pesquisa depende da metodologia a ser utilizada, bem como do rigor com que é colocada em prática.

8 8 Cronograma Atividademarço abril maio junho julho Elaboração Projeto X Revisão de Literatura/grupo estudos X X X X X Coleta de dados X Análise dos dados X X Elaboração artigo X Apresentação em evento científico X X Publicação em revista científica X

9 9 Previsão Orçamentária Material necess á rio QuantidadePreço unidadeValor total Folhas A 4500 CDs05 Xérox300 Tinta Impressora02 Etc Etc.

10 10 PREVISÃO DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS Listar as pessoas envolvidas, bem como os materiais necessários que são precisam ser comprados (materiais permanentes). 11 BIBLIOGRAFIA Referência Bibliográfica completa Consultar MDT da UFSM. Consultar ABNT 12 PLANO DE ATIVIDADES DO BOLSISTA As atividades são praticamente as mesmas que constam no item 7. Podem, no entanto, ser melhor detalhadas. Comitê de Ética Registro no GAP

11 REVISÃO Na aula de hoje você teve acesso às informações para elaborar um projeto de pesquisa ou extensão. Conheceu as características necessárias a um pesquisador; revistas científicas, e sua classificação junto a CAPES, para publicar os resultados das pesquisas e projetos de extensão. Para finalizar, você seria capaz de comentar os 12 passos necessários para elaborar um projeto? Comente os principais aspectos, bem como a importância da introdução, da metodologia e dos objetivos geral e específicos de um projeto. Agora... Visite um Laboratório ou Núcleo do CEFD e conheça diferentes projetos. Participe de um grupo de pesquisa e elabore um projeto, de acordo com seus interesses, e execute-o com o auxílio de um colega ou um pequeno grupo.

12 Muito Obrigada! Profa. Drª Marli Hatje


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO Profa. Drª MARLI HATJE CEFD/UFSM NEP-COMEFE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google