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JORGE CAMPOS PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS PARA O FUTURO.

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1 JORGE CAMPOS PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS PARA O FUTURO

2 JORGE CAMPOS LÓGICA DA PESQUISA E DO DESENVOLVIMENTO OBJETIVO 1- CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS 2-FUNÇÃO DOS TRANSPORTES x DESAFIOS 2.1-VEÍCULOS DE TRANSPORTE x POLUIÇÃO 2.2-AUMENTO POPULACIONAL

3 JORGE CAMPOS 4-AUMENTO DA VELOCIDADE x GARGALO NOS TERMINAIS. 5-DESENVOLVIMENTO BALANCEADO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 6-IRREGULARIDADES ATUAIS x TEMPO

4 TRANSPORTES : INOVAÇÕES. 1-BAIXA VELOCIDADE: -TRÂNSITO RÁPIDO E PERSONALIZADO-PRT. Ex: BONDINHO. JORGE CAMPOS

5 2-ALTA VELOCIDADE: LOCALIZAÇÃO DAS VIAS. PROBLEMAS HUMANOS : -ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO; -CLAUSTROFOBIA; -DOENÇAS CAUSADAS POR MOVIMENTOS RÁPIDOS; JORGE CAMPOS

6 - PRESSURIZAÇÃO DO AR; - NÍVEL DE RUÍDO; - VIBRAÇÃO; - SISTEMAS DE CONTROLES. 3 -PROBLEMAS TECNOLÓGICOS: PROPULSÃO CONTROLE DE VELOCIDADE CONTROLE DE DIREÇÃO SISTEMA DE APOIO E LEVITAÇÃO

7 ALTA VELOCIDADE : IDÉIAS 1- ESTRADAS AUTOMÁTICAS 2-AUTO TRANSPORTADOR – PARA CARROS. JORGE CAMPOS

8 DESENVOLVIMENTO DE OBJETIVOS QUAIS SÃO OS OBJETIVOS QUE DEVEM ORIENTAR AS PESQUISAS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS? JORGE CAMPOS

9 1-VELOCIDADE : PESSOAS E PRODUTOS 2-ACESSIBILIDADE : ROTAS E/OU VEÍCULOS 3-USO INTENSIVO DA TERRA JORGE CAMPOS

10 4-TRANSPORTES ALTERNATIVOS : 4.1- USO INTENSIVO DA TERRA COM ALTERNATIVAS CONFIÁVEIS DE TRANSPORTE. EX.: TV, TELEFONE, FAX. 4.2 –UNIDADES HABITACIONAIS AUTÔNOMAS. JORGE CAMPOS

11 PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE FATORES DE NÍVEL DE SERVIÇO – CRITÉRIOS DE PERFORMANCE

12 A)NÍVEL DE SERVIÇO : * CAPACIDADE *VELOCIDADE *ACESSIBILIDADE *FLEXIBILIDADE *FREQUÊNCIA FATORES JORGE CAMPOS

13 B) QUALIDADE DE SERVIÇO : *SEGURANÇA *VELOCIDADE *ACELERAÇÃO *TEMPO DE VIAGEM PORTA-A-PORTA *CONFORTO E COMODIDADE *EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE *POLUIÇÃO *USO DE ENERGIA *USO DA TERRA *EFEITOS SOBRE A COMUNIDADE. FATORES JORGE CAMPOS

14 SISTEMA DE TRÁFEGO : CAPACIDADE É FUNÇÃO: *DA CAPACIDADE DO VEÍCULO *DA VELOCIDADE *DO NÚMERO DE VEÍCULO AB JORGE CAMPOS

15 CAPACIDADE DE VEÍCULO CARGA: * UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO * FORÇA DA MÁQUINA (HP) * PESO DA CARGA * COMPRIMENTO DO VEÍCULO * LEIS PESSOAS : * CONFORTO/COMODIDADE. JORGE CAMPOS

16 MEDIDA DE PRODUTIVIDADE CARGA: TON POR VEÍCULO x VELOCID. EM MILHAS P/H. PESSOAS : PASSAGEIROS POR VEÍCULO x VELOCID. EM MP/H. JORGE CAMPOS

17 PRODUTIVIDADE : MAXIMIZAÇÃO. 1-USAR CAPACIDADE MÁXIMA DO VEÍCULO 2-VEÍCULOS MAIORES 3-AUMENTAR A VELOCIDADE JORGE CAMPOS

18 PERFORMANCE DO VEÍCULO : FATORES BÁSICOS 1-VELOCIDADE DO VEÍCULO 2-TONELAGEM BRUTA POR MILHA 3-TEMPO DE TRANSPORTE: Hs/Viagem Hs/100mil. JORGE CAMPOS

19 PERFORMANCE DO VEÍCULO : CÁLCULO T = S / V T=Tempo de transporte S=Distância V=Velocidade JORGE CAMPOS

20 EXEMPLO 1: RELAÇÃO ENTRE O PESO BRUTO E A VELOCIDADE CONDIÇÕES ASSUMIDAS: NÍVEL DA ESTRADA=PLANO MOTOR=250hp JORGE CAMPOS

21 VELOCIDADE-KM POR HORA VELOCIDADE-MILHA POR HORA VEÍCULO CARREGADO-PESO BRUTOVEÍCULO CARREGADO-PESO BRUTO PESO BRUTO MÁXIMO COM VÁRIAS VELOCIDADES E MOTOR COM HP CONSTANTE JORGE CAMPOS

22 CÁLCULOS DIVERSOS TON.BRUTA TRANSPORTADA POR VEÍCULO DIA - Wd W d = ( W n + 2W e ) N t Onde:Wn = Tonelagem líquida(carga); We = Peso do veículo vazio; Nt = Número de viagens por dia por veículo; Nt = 24 Tc + Te + Tt Onde:Tc = Tempo de viagem com carga; Te = Tempo de retorno(vazio); Tt = Tempo de carga e descarga(terminal);

23 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO MAS: Tc = S / V1 e Te = S / Ve Onde:V 1 = Velocidade do veículo com carga em mph; Ve= Velocidade do veículo sem carga em mph; S = Distância de ida ou volta em milhas;

24 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO ENTÃO: Tc = S / (375 X hp X e / R1); e Te = S / (375 X hp X e / Re) Onde: R 1 e R e = Resistência propulsora do veículo com carga e sem carga; hp = Força disponível por veículo; e = Eficiência mecânica do veículo; Tc = R 1 S / (375 X hp X e); e Te = Re S / (375 X hp X e).

25 JORGE CAMPOS E : Wd = (Wn + 2 We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt Wg = (W+2W/Rp) Onde: Wg = Tonelagem Bruta. W = Tonelagem líquida total a ser transportada por dia. R p = Capacidade ociosa(peso vazio) e o 2 representa o retorno do veículo s/ carga. Tonelagem Bruta= Wg

26 JORGE CAMPOS NÚMERO DE VEÍCULOS NECESSÁRIOS : N = Wg / Wd ENTÃO: N=(W+2W/Rp) / (Wn+2We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt Wg = Tonelagem Bruta W d = transportada por veículo dia

27 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO NÚMERO DE VEÍCULOS EM RELAÇÃO TEMPO DE CARREGAMENTO ONDE: t= Tempo de carga p/ um veículo; N=Número de veículos; Nt=Tempo p/ um veículo fazer uma viagem; T= Fator de tempo gasto com carga/descarga; S =Distância de ida ou volta. V1= Velocidade com carga; V2=Velocidade sem carga. Nt = T + + S V 1 S V 2 POR ESSE MOTIVO: N= + + S V 1 t S V 2 t T t

28 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA ONDE: H = Distância entre a frente de um veículo e a frente do veículo seguinte Lv = Comprimento do veículo Sd = Distância de parada. H = L v + S d

29 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA AB LvLv LvLv LvLv etc. LrLr (a) AB LvLv LvLv LrLr SdLv + Sd SdSd (AVANÇO) (b)

30 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA AB LvLv LrLr (c) LbLb Pare Pros- siga Apro- xima LbLb LbLb Pare

31 EXEMPLO 2- ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO Objetivo – Definir o momento ótimo para alargar um pavimento de 3,60m para 6,0m. Considerando o fluxo de veículos. DADOS: 1- Plataforma dos pavimentos (em geral) 9,20m dos quais apenas 3,60m com asfalto. 2- Custo : $ /km. Sendo: $ para pavimentação e $ para obras de drenagem e itens diversos. 3- Índice de Ajuste : 1,75 aplicado à taxa de câmbio oficial visando refletir o preço do componente em moeda estrangeira. 4- Vida econômica do projeto : 10 anos. 5- Composição do Tráfego : -Caminhões = 50%; Ônibus = 30%; Carros de passeio = 20%; Total = 100% 6-Previsão da taxa de crescimento anual de tráfego :7.5%.

32 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS Estimativa de Tráfego (veículos por dia) CaminhõesÔnibusCarrosTotais Tráfego estimado por tipo de veículo( volumes de 400 a 800 veículos/dia ).

33 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS veículos por dia Custos Benefícios Custos Benefícios Custos Benefícios (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) Custos/Benefícios em relação ao Tráfego (valores em Centavos por Km) Média pondera- da dos Benefícios CaminhõesÔnibusCarros

34 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS veículos por dia Diferenças de custos de conservação por km entre pavimentos de 3,60m e 6,00m (em $) Custo de Conservação Pavimento de 6,00m Custo de Conservação Pavimento de 3,60m Benefício (+) ou Custo (-) do Pavimento de 6,00m

35 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS TRÁFEGOBENEFÍCIOS ANUAISVALOR ATUAL DOS BENEFÍCIOS Média de veículos por dia Redução dos Custos de operação dos Veículos Variação dos Custos de Conserva- ção Benefí- cios Totais Desconta- dos a 12 por cento Desconta- dos a 8 por cento (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) 244 5,3 -0,9 4, ,7 -0,8 5, ,3 -0,8 6, ,2 -0,8 8, , ,4 -0,8 11, ,3 10, ,5 -0,7 14,8 - 13,2 10,5 12, ,0 -0,7 18,3 16,3 14,6 11,7 14, ,7 -0,7 23,0 18,4 16,3 13,1 17, ,6 -0,6 30,0 21,3 19,2 15,2 20, ,8 -0,6 36,2 23,2 20,6 16,3 22, ,6 -0,6 45,0 25,7 23,0 18,0 26, ,8 -0,5 55,3 28,2 24,9 19,9 29, ,3 -0,4 66,9 30,1 26,8 21,4 33, ,1 -0,3 84,8 33,9 30,5 - 39, ,3 -0,2 105,1 37,8 33, ,5 -0,1 128,4 41, , , , , ,3 -0,1 237, ,0 222,7 142,9 226,7 TABELA 2 ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO (em $ milhares)

36 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS TEMPO DE CARGA E DESCARGA JORGE CAMPOS RECEBIMENTO EMBARQUE LOJA Z LOJA B LOJA A REEMBALAGEM E S T O- Q U E FAB N FAB 2 FAB 1 FAB 2 ESTEIRA PARA C. DOCKING E S T O Q U E IDENTIFICAÇÃO PALETIZAÇÃO

37 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS

38 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS


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