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JORGE CAMPOS PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS PARA O FUTURO.

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1 JORGE CAMPOS PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE SISTEMAS PARA O FUTURO

2 JORGE CAMPOS LÓGICA DA PESQUISA E DO DESENVOLVIMENTO OBJETIVO 1- CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS 2-FUNÇÃO DOS TRANSPORTES x DESAFIOS 2.1-VEÍCULOS DE TRANSPORTE x POLUIÇÃO 2.2-AUMENTO POPULACIONAL

3 JORGE CAMPOS 4-AUMENTO DA VELOCIDADE x GARGALO NOS TERMINAIS. 5-DESENVOLVIMENTO BALANCEADO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 6-IRREGULARIDADES ATUAIS x TEMPO

4 TRANSPORTES : INOVAÇÕES. 1-BAIXA VELOCIDADE: -TRÂNSITO RÁPIDO E PERSONALIZADO-PRT. Ex: BONDINHO. JORGE CAMPOS

5 2-ALTA VELOCIDADE: LOCALIZAÇÃO DAS VIAS. PROBLEMAS HUMANOS : -ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO; -CLAUSTROFOBIA; -DOENÇAS CAUSADAS POR MOVIMENTOS RÁPIDOS; JORGE CAMPOS

6 - PRESSURIZAÇÃO DO AR; - NÍVEL DE RUÍDO; - VIBRAÇÃO; - SISTEMAS DE CONTROLES. 3 -PROBLEMAS TECNOLÓGICOS: PROPULSÃO CONTROLE DE VELOCIDADE CONTROLE DE DIREÇÃO SISTEMA DE APOIO E LEVITAÇÃO

7 ALTA VELOCIDADE : IDÉIAS 1- ESTRADAS AUTOMÁTICAS 2-AUTO TRANSPORTADOR – PARA CARROS. JORGE CAMPOS

8 DESENVOLVIMENTO DE OBJETIVOS QUAIS SÃO OS OBJETIVOS QUE DEVEM ORIENTAR AS PESQUISAS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS? JORGE CAMPOS

9 1-VELOCIDADE : PESSOAS E PRODUTOS 2-ACESSIBILIDADE : ROTAS E/OU VEÍCULOS 3-USO INTENSIVO DA TERRA JORGE CAMPOS

10 4-TRANSPORTES ALTERNATIVOS : 4.1- USO INTENSIVO DA TERRA COM ALTERNATIVAS CONFIÁVEIS DE TRANSPORTE. EX.: TV, TELEFONE, FAX. 4.2 –UNIDADES HABITACIONAIS AUTÔNOMAS. JORGE CAMPOS

11 PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE FATORES DE NÍVEL DE SERVIÇO – CRITÉRIOS DE PERFORMANCE

12 A)NÍVEL DE SERVIÇO : * CAPACIDADE *VELOCIDADE *ACESSIBILIDADE *FLEXIBILIDADE *FREQUÊNCIA FATORES JORGE CAMPOS

13 B) QUALIDADE DE SERVIÇO : *SEGURANÇA *VELOCIDADE *ACELERAÇÃO *TEMPO DE VIAGEM PORTA-A-PORTA *CONFORTO E COMODIDADE *EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE *POLUIÇÃO *USO DE ENERGIA *USO DA TERRA *EFEITOS SOBRE A COMUNIDADE. FATORES JORGE CAMPOS

14 SISTEMA DE TRÁFEGO : CAPACIDADE É FUNÇÃO: *DA CAPACIDADE DO VEÍCULO *DA VELOCIDADE *DO NÚMERO DE VEÍCULO AB JORGE CAMPOS

15 CAPACIDADE DE VEÍCULO CARGA: * UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO * FORÇA DA MÁQUINA (HP) * PESO DA CARGA * COMPRIMENTO DO VEÍCULO * LEIS PESSOAS : * CONFORTO/COMODIDADE. JORGE CAMPOS

16 MEDIDA DE PRODUTIVIDADE CARGA: TON POR VEÍCULO x VELOCID. EM MILHAS P/H. PESSOAS : PASSAGEIROS POR VEÍCULO x VELOCID. EM MP/H. JORGE CAMPOS

17 PRODUTIVIDADE : MAXIMIZAÇÃO. 1-USAR CAPACIDADE MÁXIMA DO VEÍCULO 2-VEÍCULOS MAIORES 3-AUMENTAR A VELOCIDADE JORGE CAMPOS

18 PERFORMANCE DO VEÍCULO : FATORES BÁSICOS 1-VELOCIDADE DO VEÍCULO 2-TONELAGEM BRUTA POR MILHA 3-TEMPO DE TRANSPORTE: Hs/Viagem Hs/100mil. JORGE CAMPOS

19 PERFORMANCE DO VEÍCULO : CÁLCULO T = S / V T=Tempo de transporte S=Distância V=Velocidade JORGE CAMPOS

20 EXEMPLO 1: RELAÇÃO ENTRE O PESO BRUTO E A VELOCIDADE CONDIÇÕES ASSUMIDAS: NÍVEL DA ESTRADA=PLANO MOTOR=250hp JORGE CAMPOS

21 0 100 200 300 400 500 600 700 800 010 203040 50 VELOCIDADE-KM POR HORA VELOCIDADE-MILHA POR HORA VEÍCULO CARREGADO-PESO BRUTOVEÍCULO CARREGADO-PESO BRUTO 0 1020304050 60 70 80 PESO BRUTO MÁXIMO COM VÁRIAS VELOCIDADES E MOTOR COM HP CONSTANTE JORGE CAMPOS

22 CÁLCULOS DIVERSOS TON.BRUTA TRANSPORTADA POR VEÍCULO DIA - Wd W d = ( W n + 2W e ) N t Onde:Wn = Tonelagem líquida(carga); We = Peso do veículo vazio; Nt = Número de viagens por dia por veículo; Nt = 24 Tc + Te + Tt Onde:Tc = Tempo de viagem com carga; Te = Tempo de retorno(vazio); Tt = Tempo de carga e descarga(terminal);

23 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO MAS: Tc = S / V1 e Te = S / Ve Onde:V 1 = Velocidade do veículo com carga em mph; Ve= Velocidade do veículo sem carga em mph; S = Distância de ida ou volta em milhas;

24 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO ENTÃO: Tc = S / (375 X hp X e / R1); e Te = S / (375 X hp X e / Re) Onde: R 1 e R e = Resistência propulsora do veículo com carga e sem carga; hp = Força disponível por veículo; e = Eficiência mecânica do veículo; Tc = R 1 S / (375 X hp X e); e Te = Re S / (375 X hp X e).

25 JORGE CAMPOS E : Wd = (Wn + 2 We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt Wg = (W+2W/Rp) Onde: Wg = Tonelagem Bruta. W = Tonelagem líquida total a ser transportada por dia. R p = Capacidade ociosa(peso vazio) e o 2 representa o retorno do veículo s/ carga. Tonelagem Bruta= Wg

26 JORGE CAMPOS NÚMERO DE VEÍCULOS NECESSÁRIOS : N = Wg / Wd ENTÃO: N=(W+2W/Rp) / (Wn+2We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt Wg = Tonelagem Bruta W d = transportada por veículo dia

27 JORGE CAMPOS CONTINUAÇÃO NÚMERO DE VEÍCULOS EM RELAÇÃO TEMPO DE CARREGAMENTO ONDE: t= Tempo de carga p/ um veículo; N=Número de veículos; Nt=Tempo p/ um veículo fazer uma viagem; T= Fator de tempo gasto com carga/descarga; S =Distância de ida ou volta. V1= Velocidade com carga; V2=Velocidade sem carga. Nt = T + + S V 1 S V 2 POR ESSE MOTIVO: N= + + S V 1 t S V 2 t T t

28 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA ONDE: H = Distância entre a frente de um veículo e a frente do veículo seguinte Lv = Comprimento do veículo Sd = Distância de parada. H = L v + S d

29 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA AB LvLv LvLv LvLv etc. LrLr (a) AB LvLv LvLv LrLr SdLv + Sd SdSd (AVANÇO) (b)

30 JORGE CAMPOS CAPACIDADE DE ROTA AB LvLv LrLr (c) LbLb Pare Pros- siga Apro- xima LbLb LbLb Pare

31 EXEMPLO 2- ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO Objetivo – Definir o momento ótimo para alargar um pavimento de 3,60m para 6,0m. Considerando o fluxo de veículos. DADOS: 1- Plataforma dos pavimentos (em geral) 9,20m dos quais apenas 3,60m com asfalto. 2- Custo : $ 250.000/km. Sendo: $ 200.000 para pavimentação e $ 50.000 para obras de drenagem e itens diversos. 3- Índice de Ajuste : 1,75 aplicado à taxa de câmbio oficial visando refletir o preço do componente em moeda estrangeira. 4- Vida econômica do projeto : 10 anos. 5- Composição do Tráfego : -Caminhões = 50%; Ônibus = 30%; Carros de passeio = 20%; Total = 100% 6-Previsão da taxa de crescimento anual de tráfego :7.5%.

32 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS Estimativa de Tráfego (veículos por dia) CaminhõesÔnibusCarrosTotais 200 120 80 400 216 130 86 432 234 140 92 466 252 152 100 504 272 164 108 544 296 176 116 588 320 190 126 636 344 206 136 686 370 222 148 740 400 240 160 800 Tráfego estimado por tipo de veículo( volumes de 400 a 800 veículos/dia ).

33 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS veículos por dia Custos Benefícios Custos Benefícios Custos Benefícios (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) 100 47 0 59 0 27 0 0 200 51 4 63 4 28 1 4 300 56 9 68 9 29 2 8 400 62 15 75 16 31 4 13 500 69 22 84 25 33 6 20 600 77 30 94 35 35 8 27 700 86 39 105 46 37 10 35 800 96 49 117 58 39 12 44 900 107 60 130 71 41 14 54 1.000 120 73 144 85 44 17 65 Custos/Benefícios em relação ao Tráfego (valores em Centavos por Km) Média pondera- da dos Benefícios CaminhõesÔnibusCarros

34 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS veículos por dia 200 3.100 2.200 -900 300 3.100 2.300 -800 400 3.100 2.400 -700 500 3.100 2.500 -600 600 3.100 2.600 -500 700 3.100 2.800 -300 800 3.100 3.000 -100 900 3.200 3.200 - 1.000 3.300 3.400 +100 Diferenças de custos de conservação por km entre pavimentos de 3,60m e 6,00m (em $) Custo de Conservação Pavimento de 6,00m Custo de Conservação Pavimento de 3,60m Benefício (+) ou Custo (-) do Pavimento de 6,00m

35 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS TRÁFEGOBENEFÍCIOS ANUAISVALOR ATUAL DOS BENEFÍCIOS Média de veículos por dia Redução dos Custos de operação dos Veículos Variação dos Custos de Conserva- ção Benefí- cios Totais Desconta- dos a 12 por cento Desconta- dos a 8 por cento (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) 244 5,3 -0,9 4,4 - - - - 264 6,7 -0,8 5,9 - - - - 286 7,3 -0,8 6,5 - - - - 314 9,2 -0,8 8,4 - - 7,5 - 340 12,4 -0,8 11,6 - - 9,3 10,8 369 15,5 -0,7 14,8 - 13,2 10,5 12,7 400 19,0 -0,7 18,3 16,3 14,6 11,7 14,5 432 23,7 -0,7 23,0 18,4 16,3 13,1 17,0 466 30,6 -0,6 30,0 21,3 19,2 15,2 20,4 504 36,8 -0,6 36,2 23,2 20,6 16,3 22,8 544 45,6 -0,6 45,0 25,7 23,0 18,0 26,1 588 55,8 -0,5 55,3 28,2 24,9 19,9 29,9 636 67,3 -0,4 66,9 30,1 26,8 21,4 33,5 686 85,1 -0,3 84,8 33,9 30,5 - 39,0 740 105,3 -0,2 105,1 37,8 33,6 - - 800 128,5 -0,1 128,4 41,1 - - - 860 156,9 - 156,9 - - - - 927 192,9 - 192,9 - - - - 1.00 237,3 -0,1 237,4 - - - - ------- ------ ------ ------ 276,0 222,7 142,9 226,7 TABELA 2 ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO (em $ milhares)

36 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS TEMPO DE CARGA E DESCARGA JORGE CAMPOS RECEBIMENTO EMBARQUE LOJA Z LOJA B LOJA A REEMBALAGEM E S T O- Q U E FAB N FAB 2 FAB 1 FAB 2 ESTEIRA PARA C. DOCKING E S T O Q U E IDENTIFICAÇÃO PALETIZAÇÃO

37 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS

38 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS


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