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TEMA: SISTEMAS PARA O FUTURO

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Apresentação em tema: "TEMA: SISTEMAS PARA O FUTURO"— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: SISTEMAS PARA O FUTURO
DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS TEMA: SISTEMAS PARA O FUTURO JORGE CAMPOS

2 LÓGICA DA PESQUISA E DO DESENVOLVIMENTO OBJETIVO
1- CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS 2-FUNÇÃO DOS TRANSPORTES x DESAFIOS 2.1-VEÍCULOS DE TRANSPORTE x POLUIÇÃO 2.2-AUMENTO POPULACIONAL JORGE CAMPOS

3 4-AUMENTO DA VELOCIDADE x GARGALO NOS TERMINAIS.
5-DESENVOLVIMENTO BALANCEADO DO SISTEMA DE TRANSPORTE 6-IRREGULARIDADES ATUAIS x TEMPO JORGE CAMPOS

4 TRANSPORTES : INOVAÇÕES. 1-BAIXA VELOCIDADE: -TRÂNSITO RÁPIDO E
PERSONALIZADO-PRT. Ex: BONDINHO. JORGE CAMPOS

5 -ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO; -CLAUSTROFOBIA;
2-ALTA VELOCIDADE: LOCALIZAÇÃO DAS VIAS. PROBLEMAS HUMANOS : -ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO; -CLAUSTROFOBIA; -DOENÇAS CAUSADAS POR MOVIMENTOS RÁPIDOS; JORGE CAMPOS

6 - SISTEMAS DE CONTROLES.
- PRESSURIZAÇÃO DO AR; - NÍVEL DE RUÍDO; - VIBRAÇÃO; - SISTEMAS DE CONTROLES. 3-PROBLEMAS TECNOLÓGICOS: PROPULSÃO CONTROLE DE VELOCIDADE CONTROLE DE DIREÇÃO SISTEMA DE APOIO E LEVITAÇÃO JORGE CAMPOS

7 ALTA VELOCIDADE : IDÉIAS 1- ESTRADAS AUTOMÁTICAS
2-AUTO TRANSPORTADOR – PARA CARROS. JORGE CAMPOS

8 DESENVOLVIMENTO DE OBJETIVOS QUAIS SÃO OS OBJETIVOS QUE DEVEM ORIENTAR
AS PESQUISAS E DESENVOLVIMENTOS FUTUROS? JORGE CAMPOS

9 3-USO INTENSIVO DA TERRA
1-VELOCIDADE : PESSOAS E PRODUTOS 2-ACESSIBILIDADE : ROTAS E/OU VEÍCULOS 3-USO INTENSIVO DA TERRA JORGE CAMPOS

10 4-TRANSPORTES ALTERNATIVOS : 4.1- USO INTENSIVO DA TERRA COM
ALTERNATIVAS CONFIÁVEIS DE TRANSPORTE. EX.: TV, TELEFONE, FAX. 4.2 –UNIDADES HABITACIONAIS AUTÔNOMAS. JORGE CAMPOS

11 TEMA: FATORES DE NÍVEL DE SERVIÇO – CRITÉRIOS DE PERFORMANCE
DISCIPLINA: ANÁLISE MODAL E INTERMODAL DE SISTEMAS DE TRANSPORTE PROF. M.Sc. JORGE CAMPOS TEMA: FATORES DE NÍVEL DE SERVIÇO – CRITÉRIOS DE PERFORMANCE JORGE CAMPOS

12 * CAPACIDADE *VELOCIDADE
FATORES NÍVEL DE SERVIÇO : * CAPACIDADE *VELOCIDADE *ACESSIBILIDADE *FLEXIBILIDADE *FREQUÊNCIA JORGE CAMPOS

13 B) QUALIDADE DE SERVIÇO : *SEGURANÇA *VELOCIDADE *ACELERAÇÃO
FATORES B) QUALIDADE DE SERVIÇO : *SEGURANÇA *VELOCIDADE *ACELERAÇÃO *TEMPO DE VIAGEM PORTA-A-PORTA *CONFORTO E COMODIDADE *EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE *POLUIÇÃO *USO DE ENERGIA *USO DA TERRA *EFEITOS SOBRE A COMUNIDADE. JORGE CAMPOS

14 A B SISTEMA DE TRÁFEGO : CAPACIDADE É FUNÇÃO:
*DA CAPACIDADE DO VEÍCULO *DA VELOCIDADE *DO NÚMERO DE VEÍCULO JORGE CAMPOS

15 CARGA: * UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO * FORÇA DA MÁQUINA(HP) * PESO DA CARGA
CAPACIDADE DE VEÍCULO CARGA: * UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO * FORÇA DA MÁQUINA(HP) * PESO DA CARGA * COMPRIMENTO DO VEÍCULO * LEIS PESSOAS : * CONFORTO/COMODIDADE. JORGE CAMPOS

16 MEDIDA DE PRODUTIVIDADE
CARGA: TON POR VEÍCULO x VELOCID. EM MILHAS P/H. PESSOAS : PASSAGEIROS POR VEÍCULO x VELOCID. EM MP/H. JORGE CAMPOS

17 PRODUTIVIDADE : MAXIMIZAÇÃO.
1-USAR CAPACIDADE MÁXIMA DO VEÍCULO 2-VEÍCULOS MAIORES 3-AUMENTAR A VELOCIDADE JORGE CAMPOS

18 PERFORMANCE DO VEÍCULO : FATORES BÁSICOS
1-VELOCIDADE DO VEÍCULO 2-TONELAGEM BRUTA POR MILHA 3-TEMPO DE TRANSPORTE: Hs/Viagem Hs/100mil. JORGE CAMPOS

19 PERFORMANCE DO VEÍCULO : CÁLCULO
T = S / V T=Tempo de transporte S=Distância V=Velocidade JORGE CAMPOS

20 EXEMPLO 1: RELAÇÃO ENTRE O PESO BRUTO E A VELOCIDADE
CONDIÇÕES ASSUMIDAS: NÍVEL DA ESTRADA=PLANO MOTOR=250hp JORGE CAMPOS

21 VELOCIDADE-KM POR HORA
10 20 30 40 50 60 70 80 800 VE Í CULO CARREGADO - P E SO BRUTO 700 600 500 400 300 200 PESO BRUTO MÁXIMO COM VÁRIAS VELOCIDADES E MOTOR COM HP CONSTANTE 100 10 20 30 40 50 VELOCIDADE-MILHA POR HORA JORGE CAMPOS

22 Wd = ( Wn + 2We ) Nt Nt = 24 Tc + Te + Tt CÁLCULOS DIVERSOS
TON.BRUTA TRANSPORTADA POR VEÍCULO DIA - Wd Wd = ( Wn + 2We ) Nt Onde:Wn = Tonelagem líquida(carga); We = Peso do veículo vazio; Nt = Número de viagens por dia por veículo; Nt = Tc + Te + Tt Onde:Tc = Tempo de viagem com carga; Te = Tempo de retorno(vazio); Tt = Tempo de carga e descarga(terminal); JORGE CAMPOS

23 Tc = S / V1 e Te = S / Ve CONTINUAÇÃO MAS:
Onde:V1= Velocidade do veículo com carga em mph; Ve= Velocidade do veículo sem carga em mph; S = Distância de ida ou volta em milhas; JORGE CAMPOS

24 Tc = S / (375 X hp X e / R1); e Te = S / (375 X hp X e / Re)
CONTINUAÇÃO ENTÃO: Tc = S / (375 X hp X e / R1); e Te = S / (375 X hp X e / Re) Tc = R1 S / (375 X hp X e); e Te = Re S / (375 X hp X e). Onde: R1 e Re = Resistência propulsora do veículo com carga e sem carga; hp = Força disponível por veículo; e = Eficiência mecânica do veículo; JORGE CAMPOS

25 Wg = (W+2W/Rp) Wd = (Wn + 2 We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt E :
Tonelagem Bruta= Wg Wg = (W+2W/Rp) Onde: Wg = Tonelagem Bruta. W = Tonelagem líquida total a ser transportada por dia. Rp = Capacidade ociosa(peso vazio) e o 2 representa o retorno do veículo s/ carga. JORGE CAMPOS

26 N = Wg / Wd N=(W+2W/Rp) / (Wn+2We) 24 (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt
NÚMERO DE VEÍCULOS NECESSÁRIOS : N = Wg / Wd Wg = Tonelagem Bruta Wd = transportada por veículo dia ENTÃO: N=(W+2W/Rp) / (Wn+2We) (R1 + Re) S 375 X hp X e + Tt JORGE CAMPOS

27 Nt = T + + S V1 V2 N= + + S V1t V2t T t
CONTINUAÇÃO NÚMERO DE VEÍCULOS EM RELAÇÃO TEMPO DE CARREGAMENTO Nt = T S V1 V2 ONDE: t= Tempo de carga p/ um veículo; N=Número de veículos; Nt=Tempo p/ um veículo fazer uma viagem; T= Fator de tempo gasto com carga/descarga; S =Distância de ida ou volta. V1= Velocidade com carga; V2=Velocidade sem carga. POR ESSE MOTIVO: N= S V1t V2t T t JORGE CAMPOS

28 H = Distância entre a frente de um veículo e
CAPACIDADE DE ROTA H = Lv + Sd ONDE: H = Distância entre a frente de um veículo e a frente do veículo seguinte Lv = Comprimento do veículo Sd = Distância de parada. JORGE CAMPOS

29 A B Lv etc. Lr A B Lv Lr CAPACIDADE DE ROTA (a) (b) Sd Lv + Sd
(AVANÇO) (b) JORGE CAMPOS

30 Lb Lb Lb Lv A B Lr CAPACIDADE DE ROTA (c) Pare Pros-siga Apro-xima
JORGE CAMPOS

31 1- Plataforma dos pavimentos (em geral) 9,20m dos quais apenas 3,60m
EXEMPLO 2- ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO Objetivo – Definir o momento ótimo para alargar um pavimento de 3,60m para 6,0m. Considerando o fluxo de veículos. DADOS: 1- Plataforma dos pavimentos (em geral) 9,20m dos quais apenas 3,60m com asfalto. 2- Custo : $ /km. Sendo: $ para pavimentação e $ para obras de drenagem e itens diversos. 3- Índice de Ajuste : 1,75 aplicado à taxa de câmbio oficial visando refletir o preço do componente em moeda estrangeira. 4- Vida econômica do projeto : 10 anos. 5- Composição do Tráfego : -Caminhões = 50%; Ônibus = 30%; Carros de passeio = 20%; Total = 100% 6-Previsão da taxa de crescimento anual de tráfego :7.5%.

32 Estimativa de Tráfego (veículos por dia) Caminhões Ônibus Carros
RESULTADO MÁXIMO Estimativa de Tráfego (veículos por dia) Caminhões Ônibus Carros Totais Tráfego estimado por tipo de veículo(volumes de 400 a 800 veículos/dia). JORGE CAMPOS

33 veículos por dia Caminhões Ônibus Carros 100 47 0 59 0 27 0 0
RESULTADO MÁXIMO Média pondera-da dos Benefícios veículos por dia Caminhões Ônibus Carros Custos Benefícios Custos Benefícios Custos Benefícios (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) Custos/Benefícios em relação ao Tráfego (valores em Centavos por Km) JORGE CAMPOS

34 RESULTADO MÁXIMO Benefício (+) ou Custo (-) do Pavimento de 6,00m veículos por dia Custo de Conservação Pavimento de 6,00m Custo de Conservação Pavimento de 3,60m Diferenças de custos de conservação por km entre pavimentos de 3,60m e 6,00m (em $) JORGE CAMPOS

35 ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO (em $ milhares)
TABELA 2 ALARGAMENTO DE UM PAVIMENTO (em $ milhares) RESULTADO MÁXIMO TRÁFEGO BENEFÍCIOS ANUAIS VALOR ATUAL DOS BENEFÍCIOS Redução dos Custos de operação dos Veículos Média de veículos por dia Variação dos Custos de Conserva-ção Benefí- cios Totais Desconta-dos a 12 por cento Desconta-dos a 8 por cento (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) 5, , , 6, , , 7, , , , , , , , , , , ,8 , , , , , ,7 , , , , , , ,5 , , , , , , ,0 , , , , , , ,4 , , , , , , ,8 , , , , , , ,1 , , , , , , ,9 , , , , , , ,5 , , , , , ,0 , , , , , , , , , , , , , , , , 276, , , ,7 JORGE CAMPOS

36 TEMPO DE CARGA E DESCARGA
RESULTADO MÁXIMO TEMPO DE CARGA E DESCARGA E S T O- Q U E E S T O Q U E IDENTIFICAÇÃO PALETIZAÇÃO REEMBALAGEM ESTEIRA PARA C. DOCKING FAB “N” “2” “1” EMBARQUE LOJA “Z” “B” “A” RECEBIMENTO JORGE CAMPOS JORGE CAMPOS

37 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS

38 RESULTADO MÁXIMO JORGE CAMPOS


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