A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características e nomenclatura ! FENÓIS Tópico 2 – Compostos Orgânicos II – p. 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características e nomenclatura ! FENÓIS Tópico 2 – Compostos Orgânicos II – p. 20."— Transcrição da apresentação:

1 Características e nomenclatura ! FENÓIS Tópico 2 – Compostos Orgânicos II – p. 20

2 Os fenóis são compostos que apresentam o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um átomo de carbono do anel aromático. GRUPO FUNCIONAL -OH ligado diretamente ao anel aromático FENOL

3 Quando, em uma indústria, há necessidade de desinfetar uma grande área, não se costuma utilizar esses desinfetantes comprados nos supermercados, pois fica muito caro. Utiliza-se então a creolina, fabricada a partir de fenóis.

4 Na nomenclatura oficial, o grupo (OH) é denominado hidróxi e vem seguido do nome do hidrocarboneto. Veja os exemplos:

5 Caso ocorram ramificações, é necessário indicar suas posições. Para isso, a numeração dos carbonos do anel aromático é iniciada por aquele que apresenta o grupo hidroxila, prosseguindo-se de modo que as ramificações estejam ligadas a carbonos de menor número possível. Observe os exemplos:

6 O mais simples dos fenóis é o hidróxi-benzeno, conhecido também por fenol, fenol comum ou ácido fênico.

7 Na nomenclatura usual, o nome dos outros fenóis é dado considerando-se esses compostos como derivados do fenol comum, também conhecido como cresol. Observe:

8 Principal Aplicação do Fenol A característica mais importante dos fenóis é que eles apresentam propriedades antibactericidas e fungicidas. O fenol foi o primeiro anti-séptico comercializado. O fenol comum deixou de ser usado com essa finalidade quando se descobriu que ele é corrosivo, podendo causar queimaduras quando em contato com a pele.

9 Muitos dos atuais anti-sépticos, fungicidas e desinfetantes são derivados do fenol como, por exemplo: CREOLINA

10 Essas substâncias podem fazer parte de um dos desinfetantes mais industrializados em indústrias e em recintos fechados destinados à criação de animais de corte, conhecido com o nome de creolina. Misturas dessas substâncias também são comercializadas com o nome de lisol.

11 THC Principal componente da maconha, conhecida como marijuana. O uso da maconha provoca secura na boca e produz distorções auditivas e visuais e despersonalização acentuada. Foi comprovado que seu uso provoca o abandono de atividades sociais e diminui, quase extinguindo, o desejo sexual.

12 Nitrocompostos Você certamente já ouviu falar em TNT. Trata-se de um explosivo muito potente. Você certamente já ouviu falar em TNT. Trata-se de um explosivo muito potente. Quimicamente falando, o TNT pertence à classe de compostos conhecidos como NITROCOMPOSTOS Quimicamente falando, o TNT pertence à classe de compostos conhecidos como NITROCOMPOSTOS CH 3 NO 2 O2NO2N

13 NO 2 NITROCOMPOSTO A nomenclatura dos nitrocompostos são muito parecidos com a dos haletos orgânicos. H 3 CNO 2 Nitro-metano H 3 CCH 2 CH 2 CH 2 NO 2 1-Nitro-butano H 3 CCH 2 CHCH 3 NO 2 2-Nitro-butano

14 Atividades Trabalhem.... Mulinhas Trabalhem.... Mulinhas P. 21 – exercícios 1 a 4 P. 21 – exercícios 1 a 4


Carregar ppt "Características e nomenclatura ! FENÓIS Tópico 2 – Compostos Orgânicos II – p. 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google