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Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico
Prof. Annibal Affonso Neto Doutor em Estratégia Competitiva, UFMG

2 Estrutura do Curso PLANELAMENTO: CONCEITUAÇÃO PLANELAMENTO ESTRATÉGICO
ABORDAGEM CONVENCIONAL VERSUS NOVA ABORDAGEM PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico

4 Planejamento: conceituação
Planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela organização.

5 Plano: conceituação Corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento.

6 Tipologia de Planejamento
Planejamento estratégico Planejamento tático, diretivo ou de gestão Planejamento operacional

7 Planejamento Estratégico
Processo de desenvolver e manter uma viabilidade entre os objetivos organizacionais, os recursos e as oportunidades de mercado em constante mutação. O alvo do planejamento estratégico é configurar e reconfigurar as atividades da organização e seus produtos/serviços de forma que eles combinem resultados e perpetuação.

8 Planejamento Estratégico
OBJETIVOS RECURSOS OPORTUNIDADES

9 Planejamento Estratégico
Compromisso da gerência em olhar para as possibilidades futuras e escolher prioridades. Questões críticas: Que tipo de organização queremos ser daqui a 5 ou 10 anos ? Quais são nossos grandes objetivos ? Em que atividade vamos atuar ?

10 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado. Pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois de sua elaboração e implementação na organização.

11 Propósito do Planejamento
Desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função dos objetivos organizacionais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.

12 Principais Aspectos do Planejamento Estratégico
Definir as atividades essenciais para alcançar certa estratégia; determinar os atributos organizacionais que devem estar presentes para incentivar esses comportamentos; alinhar a organização com a estratégia; descobrir como a organização impede a realização da estratégia.

13 Desafios do Planejamento
Visão Estratégica Quem ? Compartilhada Como ? O que ? Missão Cenários externos Vetores Estratégicos e internos Plano de Ações

14 Desafios à Implementação
Visão Somente 5% do nível operacional compreende a visão de futuro Pessoas Gestão da Estratégia Mais de 90% das organizações falham na implementação da estratégia Mais de 75% das organizações brasileiras não vinculam incentivos e remuneração com a estratégia Somente 32% das organizações brasileiras possuem mecanismos eficazes de monitoramento e controle de sua evolução 78% das organizações brasileiras não vinculam o orçamento com a estratégia Recursos

15 Características da Função Planejamento
O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes. O planejamento não é um ato isolado. O processo de planejamento é muito mais importante que seu resultado final.

16 Princípios do Planejamento
O princípio da contribuição aos objetivos e, nesse aspecto, o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos máximos da organização. O princípio da procedência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras. O princípio da maior penetração e abrangência.

17 Princípios Específicos do Planejamento
Planejamento participativo Planejamento coordenado Planejamento integrado Planejamento permanente

18 Principais Funções do Planejamento Estratégico
Determinar o propósito da organização e a filosofia de gestão; Identificar forças e fraquezas internas; Monitorar mudanças do ambiente externo; Prever condições futuras e estabelecer premissas de planejamento; Determinar oportunidades e ameaças; Formular metas específicas; Identificar e avaliar estratégias e políticas alternativas; Selecionar a melhor alternativa em termos de plano estratégico; Possibilitar a elaboração de planos de ação.

19 Alinhamento da Estratégia com Processo Decisório
OBJETIVOS E ESTRATÉGIA

20 Abordagem Convencional de Planejamento Estratégico
Segregação entre planejamento e execução. Dicotomia lógica planejamento-implementação: primeiro se planeja depois se executa. Endógeno: as avaliações sobre o contexto e seus atores refletem exclusivamente a visão interna. Baseado em planos. As pessoas devem seguir os planos. Focado nos clientes ou nos instituidores. O desempenho é visto como o realizado sobre o previsto. Ocasional: intervalos regulares ou motivados por crises.

21 Nova Abordagem no Planejamento Estratégico
Integração e participação entre planejamento e implementação. Gestão estratégica: monitoramento, formulação, ação e avaliação estratégica são momentos lógicos e não cronológicos. Exógeno: os processos de planejamento estratégico são voltados para o contexto. Baseado em pensamento estratégico Visão dos stakeholders O desempenho é visto como resultado de eficiência, eficácia e efetividade dos processos organizacionais. Contínuo: parte de um processo de gestão estratégica.

22 Etapas do Planejamento Estratégico
Identificação da visão de futuro Análise de cenários Diagnóstico: matriz SWOT Definição da Missão Determinação de objetivos Formulação de estratégias Desdobramento das estratégias: plano de ação

23 Visão de Futuro É uma imagem viva de uma situação futura desejável, que esteja ligada ao cliente e que seja, de alguma maneira, muito melhor do que a situação atual.

24 Visão Pode ser considerada como os limites que os principais responsáveis pela organização conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla.

25 Importância da Visão de Futuro
As operações tem o poder de anular as estratégias. A estratégia deve orientar as operações e não o pensamento operacional determinar a orientação da empresa.

26 Visão de Futuro • Estimula a visão controlada. •
Impele os administradores a se prepararem para o futuro. Dirige e alinha as atividades corporativas.

27 Visão de Futuro Características positivas Características negativas F
Deve ter significado para todos n Precisa ser algo atingível n Deve ter um cunho motivacional n Características negativas F Subjetividade n Ex: “Sermos a melhor do mundo”.

28 Importância da Visão no Planejamento
“Quando os sinais vitais da visão são saudáveis, a visão torna-se um guia forte, preciso e vibrante para o planejamento a longo prazo e para as operações do dia a dia.” (Benjamin B. Tregoe)

29 Cenários Estratégicos
“Seqüência hipotética de eventos construídos com o propósito de focalizar processos causais e ponto de decisão.” (Herman Kahn ) Mapear cenários: Descrever as condições futuras dos setores em estudo, a partir da análise de todos os aspectos interdisciplinares envolvidos.

30 Objetivos da Utilização de Cenários
Estimar se políticas hoje implicam acontecimentos previstos no futuro. Auxiliar na seleção de políticas e estratégias alternativas. Fornecer uma visão do sistema no futuro. Apresentar de forma clara as possibilidades para o futuro. Possibilitar a convivência com as incertezas. Indicar força e fraqueza, óbices e vulnerabilidades.

31 Construção de Cenários
Preparação do estudo Diagnóstico da situação atual Determinação das variáveis relevantes Verificação do consenso no que concerne as variáveis relevantes Análise das mútuas influências entre as variáveis relevantes Projeção das variáveis com base nas tendências verificadas Verificação de consenso no que concerne aos resultados projetados Montagem de cenários alternativos Verificação da consistência, plausibilidade e coesão dos cenários Seleção dos cenários mais prováveis

32 Metodologia para a Construção de Cenários
Preparação do estudo Diagnóstico da situação atual Determinação das variáveis relevantes consenso sobre as variáveis relevantes ? Análise das mútuas influências entre as variáveis relevantes 1

33 Matriz SWOT STRENGHTS WEAKNESSES OPPORTUNITIES THREATS

34 Definição da missão A missão é a razão de ser da organização, necessidades sociais a que ela atende e e seu foco fundamental de atividades. A missão é um compromisso da organização com a Sociedade.

35 Determinação de objetivos estratégicos
Estado, situação ou resultado futuro que a organização pretende alcançar. É o alvo ou ponto que se pretende atingir.

36 Aspectos do estabelecimento de objetivos
Envolve a concepção de diversos objetivos; exige consistência com os recursos internos; exige consistência com as condições ambientais; envolve a relação custo versus benefícios; envolve um sentido de qualidade de toda a organização; envolve riscos; envolve o reconhecimento do possível frente ao impossível.

37 Formulação de estratégias
A finalidade das estratégias é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos.

38 Formulação Estratégica
INTENÇÃO ESTRATÉGICA VALORES DEFINIÇÃO ORGANIZACIONAIS MISSÃO DO “TARGET” COMPETÊNCIAS POSICIONAMENTO CARACTERÍSTICAS Fonte : Desenvolvido a partir de Hooley, Cox e Adams (1992).

39 Importância das estratégias
As estratégias organizacionais determinam as necessidades da estrutura organizacional em termos de qualificações, as quais, por sua vez, estabelecem a estrutura de pessoas, sistemas, estilo administrativo e valores comuns. (Mills, 1993:116)

40 Desdobramento das estratégias
As estratégias devem ser desdobradas por ocasião da elaboração do documento chamado plano de ação.

41 Desdobramento das estratégias
O que ? Quem ? Como ? Quando ? Por que ? Onde ? Quanto ?

42 Conclusão “Ou controlamos nosso próprio destino ou
deixamos que forças externas o façam por nós.” Richard Smucker J. M. Smucker Company


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