A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS"— Transcrição da apresentação:

1 Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS
Laerte Cardoso Professora Adriana Lemes

2 Biografia Vygotsky Biografia:
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 17 de novembro de 1896, na cidade de Orsha, (114 anos) em uma prospera família judaica. Em 1917 formou-se em Direito pela Universidade de Moscou. Dois anos mais tarde, contraiu de se irmão mais novo, tuberculose. No ano de 1924, foi convidado por Kornilov (Investigações) para trabalhar no Instituto de Psicologia de Moscou. Neste mesmo ano, casou com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas.

3 Biografia Um ano mais tarde, em 1925, escreveu Psicologia da Arte, que só será publicado apenas em 65. Organiza o Laboratório de Psicologia para crianças deficientes – que em 1929 seria transformado no Instituto de Estudos de Deficientes e, após sua morte, no Instituto Cientifico de Pesquisas sobre Deficientes da Academia de Ciências Pedagógicas. No dia 11 de junho de 1934, com 37 anos, morreu de tuberculose.

4 Principais Idéias Sua obra busca um modelo explicativo do funcionamento psicológico e a constituição do sujeito no processo histórico – cultural. Por ter vivido no momento histórico que eclodiu a revolução marxista, Vygotsky é um marxista no sentido forte do termo: para ele, a consciência é um simples reflexo da historia – pois a própria materialidade histórica é constantemente plasmada pela ação de consciências envolvidas em processos de interação social.

5 Linguagem como ferramenta
Destaca a linguagem como ferramenta (capacidade de simbolização). Linguagem = intercâmbio dos indivíduos durante o trabalho, atividade especificamente humana. Para ele, a Psicologia não pode lidar apenas com o que é aparente, tem que penetrar em mecanismos mais complexos do humano.

6 Vygotsky afirma que a criança “pensa lembrando”, enquanto o adulto “lembra pensando”.
Enfatiza a importância dos chamados meios artificiais para o controle de processos psicológicos. Estes são produto do desenvolvimento histórico. Vygotsky teve papel fundamental na introdução da cultura na constituição da psique.

7 As idéias passam por muitas transformações à medida em que se transformam em linguagem. Elas não apenas encontram expressão na fala, mas nela tornam-se reais e adquirem forma.

8 Constituição Septenária
(1.) O Corpo, ou Rupa. (2.) Vitalidade, ou Prana-Jiva. (3.) Corpo Astral, ou Linga-Sharira. (4.) Alma Animal, ou Kama-Rupa. (5.) Alma Humana, ou Manas. (6.) Alma Espiritual, ou Buddhi. (7.) Espírito, ou Atma.

9 Máxima de Marco Aurélio
" Se não suporta os homens: educa-os" "Se não és reto endireita-te“ “Se não queres punir o adulto, eduque a criança”.

10 O professor, na perspectiva de Vygotsky, é aquele que, detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação do aluno com o conhecimento. Ele está sempre, em seu esforço pedagógico, procurando criar zonas de Desenvolvimento Proximal, isto é, atuando como elemento de intervenção, de ajuda

11 Assim, na Zona de Desenvolvimento Proximal, o professor atua de forma explícita, interferindo no desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente . Vygotsky, resgata a importância da escola e do papel do professor como agente indispensável do processo de ensino- aprendizagem. É nesse sentido que a teoria educacional de Vygotsky é uma teoria da transmissão cultural, tanto quanto do desenvolvimento.

12 Referências FREITAS, M. T. A. As apropriações do pensamento de Vygotsky no Brasil: um tema em debate. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v. 10/11, n. 1, p. 9-28, dez Vários autores. Coleção memória da pedagogia: Liev Seminovich. Revista viver: mente e cérebro, Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, v. 2, 2005. ZACHARIAS, V. L. C. F. Vygotsky e a Educação.

13

14 Alguma Obras A memória e seu desenvolvimento na infância
A percepção e seu desenvolvimento na infância A memória e seu desenvolvimento na infância O pensamento e seu desenvolvimento na infância As emoções e seu desenvolvimento na infância A imaginação e seu desenvolvimento na infância O problema da vontade e seu desenvolvimento na infância A construção do pensamento e da linguagem VYGOTSKY, L.S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1998. VYGOTSKY, L.S. Educational psychology. Boca Raton, Florida: St. Lucie Press, 1997. VYGOTSKY, L.S. El arte e la imaginación en la infancia. Madrid: Akal, 1982.

15 Texto de vigotski "No teatro da convenção o espectador não esquece em nenhum momento que diante dele está um ator que representa, e o ator não esquece que diante dele está a platéia; sob seus pés, o palco e ao redor, a cenografia. É a mesma coisa com um quadro: ao olhá-lo não se pode esquecer por um segundo que se trata de tintas, tela, pincel (...)"


Carregar ppt "Vigotsky O PRECURSOR DAS INTELIGÊNCIAS EMOCIONAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google