A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG"— Transcrição da apresentação:

1 Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG

2 Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

3 Webquest Cultura de novos gadgets: novas formas de interação e colaboração

4 Letramento Digital Leia este artigo do Prensky e reflitam sobre as características dos nossos alunos, nativos-digitais. Click neste link: Less downloads, more uploads! Nativos digitais vs. Imigrantes digitais Prensky, 2001 Compromisso de uma educação emancipadora. Compromisso da escola pública com seus alunos nativos digitais.

5 Nativo ou imigrante digital? Nativos digitais Aqueles que nasceram na era cibernética dos computadores, câmeras digitais, Iphones, brinquedos eletrônicos, robots, TV digital etc. Lidam facilmente com a tecnologia digital e são exímios utilitários de todos os gadgets da era atual. Mark Prensky (2001). Visite seu site:

6 Nativo ou imigrante digital? Imigrantes digitais Aqueles que aprenderam a utilizar as tecnologias atuais por força do trabalho, da necessidade decomunicação e interação, para aprender mais. Como qualquer imigrante, retêm um sotaque que pode ser mais ou menos perceptível, dependendo da fluência adquirida atual. PRENSKY. Digital Natives, Digital Immigrants

7 Compromisso com nossos alunos,nativos digitais da era contemporânea.

8 DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação.

9 DIAS, R. A integração das TICS ao ensinoe aprendizagem de língua estrangeira e o o aprender colaborativo on-line. Moara n 30. Belém: UFPA. Programa de Mestrado, Cultura Digital: movimento cognitivo, social e cultural amplo, estreitamente conectado às tecnologias da informação e da comunicação.

10 Ferramentas que podem promover a colaboração e o desenvolvimento da capacidade do aluno para produzir textos de vários gêneros, tanto da modalidade oral quanto da escrita.

11 pesquisa guiada na internet (presença de recursos de scaffolding). Webquest DIAS, R. Webquests no processo de aprendizagem de L2 no meio on-line.

12 Webquest

13

14 Nível de desenvolvimento real Competênciareal Atuação independente Nível de desenvolvimento potencial Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) InterAÇÃO - MediAÇÃO * Scaffolding Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender Papel do Professor Estratégias de aprendizagem Aprender a aprender

15 Less downloads, more uploads!

16 A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

17 Reception:Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

18 Reception:Reading A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

19 Reception:Reading Production:Writing A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias ml Reading. Researching. Collaborating. Learning.

20 Reception:Reading Production:Writing A WebQuest on how to create a WebQuest by Reinildes Dias WQ.html Reading. Writing. Collaborating. Revising. Learning. A WebQuest about WebQuests by Reinildes Dias WebQuest.html Reading. Researching. Collaborating. Learning.

21

22

23

24 Desafio a um grupo de alunos - que trabalha em equipe - na busca de informações sobre um determinado assunto para a realização de uma tarefa, configurada como uma situação-problema Utilização da web e de seus recursos durante a busca da solução a um problema (tarefa) pelos participantes de um grupo de alunos. Webquest

25 Suporte oferecido aos envolvidos na busca (quest). Links a sites na própria web. Estes links podem ser a informações escritas, arquivos de áudio ou vídeos. Orientações detalhadas para os participantes sobre os passos a serem seguidos durante o processo WebQuests: pesquisas guiadas no espaço virtual Scaffolding Webquest

26 Bernie Dodge Tom March Proponentes do modelo

27 A WebQuest is an inquiry-oriented lesson format in which most or all the information that learners work with comes from the web. The model has spread around the world, with special enthusiasm in Brazil, Spain, China, Australia and Holland. What is a WebQuest?

28 Qual a função de cada uma das seções, componentes, ou blocos edificadores? Os componentes ou seções são também chamados de blocos edificadores de uma WebQuest (building blocks of WQ). Quais são os componentes ou seções de uma WebQuest?

29 Orienta o grupo de alunos sobre o que deve ser feito e vivenciado durante a WebQuest. Desperta o interesse dos participantes. Argumenta a favor da tarefa a ser cumprida. Possui elementos argumentativos para envolver os alunos no processo de investigação e descobertas de uma WebQuest. Introdução

30

31 Tarefa Descreve o que será feito no percurso da WebQuest. Enfatiza a situação-problema da quest. Influencia diretamente no envolvimento e na motivação dos participantes. É o espaço para a atribuição de papeis aos participantes Deve ser co-construída on-line com todos colaborando para uma solução bem- sucedida. É o componente mais importante de uma WQ. protagonismo do aluno

32 Protagonismo do aluno

33 Processo Descreve com clareza os passos a serem seguidos. Lista os sites da web para ajudar e orientar o grupo de alunos, ao longo da quest, na realização da tarefa (situação-problema). Fornece suporte para cada um dos papeis a serem assumidos pelos membros do grupo. Define claramente a logística da organização dos grupos de trabalho. Scaffolding

34

35 Avaliação Estabelece os critérios pelos quais o grupo vai ser avaliado, ao final da quest, pelo cumprimento da tarefa. Fornece a rubrica de avaliação. Protagonismo do aluno

36

37 Conclusão Faz o fechamento da quest. Evidencia o que foi aprendido no percurso da quest. Incentiva o aluno a estender a experiência de aprendizagem a outros domínios.

38

39 Créditos (opcional) Fornece as referências a websites que foram utilizados durante a quest. Agradece aos colaboradores de mais destaque durante o processo de realização da quest. Coloca a WebQuest produzida à disposição de interessados em realizá-la. Indica um de contato com os autores da WebQuest.

40

41 KRESS, G. Literacy in the new media age. London, New York: Routledge, 2003 DIAS, R. DIAS, R. Gêneros digitais e multimodalidade: oportunidades on-line para a escrita e a produção oral em inglês no contexto da educação básica. In: DIAS, R.; DELLISOLA, R.L.L. Gêneros Textuais: Teoria e prática de ensino em LE. Campinas: Mercado de Letras, p Desenvolvimento da capacidade dos alunos para interação com os diferentes modos ou códigos semióticos de veiculação de sentido nos textos multimodais: o linguístico ou verbal, o oral, o imagético, o sonoro, o espacial. Multimodalidade / Multiletramento

42 A lógica da imagem e a lógica da tela sobrepõem a lógica da escrita. O mundo narrado ou contado é bem diferente do mundo mostrado. (KRESS, 2003).

43 Cultura da aprendizagem colaborativa. Cultura da aprendizagem por descoberta (self-discovery learning, Bruner, 1960). Cultura do aprender a aprender (aprender para a vida). Cultura digital ou cibernética Protagonismo do aluno

44 Pesquisar. Criar. Colaborar. Transformar Autenticidade: Oportunidades de interações em situações reais de comunicação. Múltiplas Inteligências - Multimodalidade. Gêneros digitais: ações sociais pela linguagem. Benefícios pedagógicos

45 Interdisciplinaridade. Temas sociais. Educação cidadã. Aprendizagem colaborativa. Aprendizagem significativa. Multimodalidade / Multiletramento Protagonismo do aluno

46 Reception:Reading Production:Writing Escrita como processo colaborativo (DIAS, 2004). Aprendizagem como prática social.

47 Mantenha contato! Obrigada pela atenção. Meet me at


Carregar ppt "Webquest Ambientes multimodais de aprendizagem Professora Reinildes Dias FALE - UFMG"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google