A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BIOQUÍMICA. Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BIOQUÍMICA. Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas."— Transcrição da apresentação:

1 BIOQUÍMICA

2 Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas

3 LIPÍDEOS São ÉSTERES derivados de ácidos graxos superiores. Ex 1 :

4 São divididos em: Cerídeos Glicerídeos Fosfatídeos Esteroides

5 CERÍDEOS Formados a partir de um ácido graxo e um álcool superiores. Conhecidos como ceras. Podem ser de origem animal ou vegetal. Ex: folhas dos vegetais e nas aves aquáticas. C 15 H 31 -COOH + HO-C 31 H 63 C 15 H 31 -COO-C 31 H 63 + H 2 O Cera de abelha

6 GLICERÍDEOS Ésteres que por hidrólise fornecem três moléculas de ácidos graxos superiores e uma molécula de glicerol. São óleos ou gorduras e podem ser de origem animal ou vegetal.

7 saturados sólidos Gorduras: triésteres derivados de ácidos graxos superiores predominantemente saturados. Apresentam-se sólidos à temperatura ambiente. As gorduras têm sua cadeia "quebrada" no organismo pela ação de uma enzima chamada lipase, produzida pelo pâncreas. lipasepâncreas

8 insaturados líquidos Óleos: triésteres derivados de ácidos graxos superiores predominantemente insaturados. Apresentam-se líquidos à temperatura ambiente.

9 Existem várias formas de descrever onde (e como) as ligações duplas se encontram na molécula. Uma forma concisa mas ambígua é Cn:m, em que n é o número de carbonos e m é o número de ligações duplas. Ácido cis -9,12,15-octadecatrienoico (18:3) (ω3)

10 Gorduras cis e trans

11 F OSFOLIPÍDEOS ( FOSFATÍDEOS ) Compostos que por reação de hidrólise produzem ácidos graxos superiores, ácido fosfórico, glicerol e um aminoálcool. Aparecem revestindo as células sob a forma de uma membrana fosfolipídica reguladora da entrada e saída de substâncias das células.

12 A disposição das cadeias de fosfolipídeos em uma membrana obedece ao que chamamos de mosaico fluido: uma dupla camada de fosfolipídeos entre as quais aparecem as proteínas de transportes ou carreadoras. Este arranjo permite a célula transportar substâncias de uma região de alta concentração para outra menos concentrada.

13 Mosaico fluido

14 E XEMPLOS DE FOSFOLIPÍDEOS Lecitina

15 Cefalina

16 ESTEROIDES Classe de lipídeos que apresentam em comum a estrutura de um hidrocarboneto de 17 átomos de carbono sob a forma de quatro ciclos. Ex: Colesterol

17 CARBOIDRATOS (AÇÚCARES) Compostos polifuncionais: poliálcool-aldeído ou poliálcool –cetona ou qualquer outro composto que por hidrólise produz um desses compostos. Fórmula geral: Cx(H 2 O)y Ex: glicose, frutose, sacarose, celulose, amido...

18 C LASSIFICAÇÃO Oses Monossacarídeos Não sofrem hidrólise Divididos em aldoses (poliálcool-aldeído) e cetoses (poliálcool –cetona)

19 Ex: glicose frutose

20 Osídeos: Sofrem hidrólise formando, no mínimo, uma ose. Ex: C 12 H 22 O 11 + H 2 O C 6 H 12 O 6 + C 6 H 12 O 6 sacarose glicose frutose

21 Representação simplificada das oses

22 Ciclização das oses

23

24 AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS As proteínas são compostos formados na reação de polimerização de α-aminoácidos dando origem a mais de 100 ligações peptídicas.

25 Aminoácidos Possuem caráter anfótero Ácido carboxílico: ácido Amina: base

26 Nos sistemas biológicos, existem 20 tipos de aminoácidos diferentes usados para a síntese proteica.

27

28 Desses 20, 19 apresentam moléculas quirais. Apenas a glicina não apresenta atividade óptica.

29 Sal de Zwittérion Apresentam boa solubilidade em água Apresentam a forma aniônica e catiônica

30 Aniônica: Predominante em pH básico Catiônica: Predominante em pH ácido

31 L IGAÇÃO PEPTÍDICA

32 E STRUTURA DO DNA ( ÁCIDO DESOXIRRIBONUCLEICO )

33

34


Carregar ppt "BIOQUÍMICA. Lipídeos Carboidratos (Açúcares) Aminoácidos e Proteínas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google