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TIDIR / PA. INTRODUÇÃO O Núcleo Acadêmico da Una vem conduzindo discussão dos processos relativos ao TIDIR e ao PA. Serão introduzidas no 1º semestre.

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1 TIDIR / PA

2 INTRODUÇÃO O Núcleo Acadêmico da Una vem conduzindo discussão dos processos relativos ao TIDIR e ao PA. Serão introduzidas no 1º semestre de 2014 modificações, sobretudo quanto à padronização de processos e formulários de acompanhamento. Além disso, visa-se garantir também a efetiva participação das disciplinas obrigatórias em EaD.

3 OBJETIVOS DA DISCUSSÃO Realizar amplo debate na instituição sobre o TIDIR/PA: Otimizar processos Potencializar as boas práticas Avaliar os últimos anos (balanço) Melhorar a qualidade

4 PROCESSO Participativo, envolvendo diretores, coordenadores de curso, coordenadores de TIDIR/PA, professores de TIDIR/PA. 2º semestre de 2013 – foco: discutir e buscar possíveis padronizações para os processos referentes ao TIDIR/PA – foco: discussão metodológica, definição de eixos/temas e produtos.

5 ETAPAS 1) Trabalho no Simpósio dos Professores com coordenadores de curso (01/08) e professores de TIDIR/PA (02/08/13) 2) Reuniões com diretores de Instituto e coordenadores de TIDIR /PA 3) Discussões por Instituto (diretores e coordenadores de curso e de TIDIR/PA) 4) Seleção / confecção de modelos e procedimentos padronizados 5) Validação dos modelos selecionados com representantes dos Institutos 6) Alinhamento dos modelos com professores de TIDIR / PA (hoje)

6 RESULTADOS Discussões com coordenadores de curso

7 FORÇAS Interdisciplinaridade Meio para trabalho em equipe (alunos e professores) Interação Tangibilizar conhecimentos Visão holística Projeto aplicado / aplicável Letramento científico Oportunidade de carreira Forma – apresentação em feira(EXPOUNA) Possibilidade de diálogo Edital Instrumento de aprendizagem

8 FRAGILIDADES Aplicação do conceito de interdisciplinaridade Forma de avaliação (margem à subjetividade) Preparação do avaliador para a banca Desconhecimento do Edital Conceito em construção (multi X inter) Processo imaturo Convivência entre professores durante o TIDIR/PA Gestão não compartilhada e centrada no professor de TIDIR/PA Cultura interdisciplinar isolada no TIDIR/PA Atuação da coordenação de curso (viabilização) Mau entendimento dos produtos possíveis ou possibilidades Composição das bancas

9 SUGESTÕES Critérios unificados do avaliador (banca) Oficinas de interdisciplinaridade Oficinas de TIDIR/PA Editais padronizados de TIDIR/PA Calendário / agenda de trabalhos preestabelecida Reunião de professores ao longo do semestre Padronizar bancas de qualificação, procedimentos e requerimentos aos alunos

10 RESULTADOS Discussões com professores e coordenadores de TIDIR/PA

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13 2013/22014 Calendário unificado Processos definidos Kit de ferramentas para professor Viabilizar maior participação dos professores do módulo Viabilizar maior acompanhamento pela coordenação de curso Melhorar a comunicação Acompanhamento do processo mais transparente Definição de métricas de avaliação Trabalho em equipe dos professores Escolha do tema (processo participativo) Discutir / disponibilizar metodologias Aprofundar discussão sobre produtos Formação de equipes com alunos Módulos como espaços de aprendizagem TIDIR/PA como meio e não como fim Envolvimento com entorno / sociedade; impacto e mensuração dos projetos na sociedade

14 RESULTADOS 2013/2 DISCUSSÃO E PADRONIZAÇÃO Régua TIDIR / PA Critérios de avaliação Acompanhamento de professores do módulo pelo coordenador do curso Funcionamento e processo banca de qualificação Formulários de acompanhamento

15 CRONOGRAMA UNIFICADO TIDIR/PA – 1º SEM/14 Formação de gruposFevereiro e março Alterações/Inclusões de gruposAté 10/03 1ª Semana de orientação10 a 14/03 Reunião coordenação e professores do módulo24 a 28/03 Data–limite para realização de provas31/03 a 04/04 2ª Semana de orientação / Banca qualificação5 a 9/05 Reunião coordenação e professores do módulo12 a 16/05 Entrega dos trabalhos finais19 a 23/05 Prova Colegiada / Multidisciplinar / Integradora26 a 30/05 Reunião Nota Consensual2 a 6/06 Bancas Finais2 a 6/06

16 TODOS os professores de TIDIR/PA deverão replicar e disponibilizar os grupos no ambiente Mira. Necessário para que professores de disciplinas em EaD possam participar do processo. Base de dados para composição das bancas de qualificação e de apresentação (evitando o preenchimento de formulários ou planilhas). FORMAÇÃO DE GRUPOS E CADASTRAMENTO NO APOIO AO PRESENCIAL (MIRA)

17 Prazos para cadastramento dos grupos: Módulos com disciplinas obrigatórias em EaD Até 10 de março Módulos sem disciplinas obrigatórias em EaD Até 11 de abril FORMAÇÃO DE GRUPOS E CADASTRAMENTO NO APOIO AO PRESENCIAL (MIRA)

18 FORMULÁRIOS / MODELOS UNIFICADOS - TIDIR / PA ANEXOS OBRIGATÓRIOS PARA EDITAL DO TIDIR/PA : Anexo A – PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA Anexo B – FICHA DE ORIENTAÇÃO DO GRUPO PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO MÓDULO Anexo C – TERMO DE AUTORIZAÇÃO Anexo D – AVALIAÇÃO PROCESSUAL DO TIDIR/PA Anexo E – CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO 360 GRAUS Anexo F – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO Anexo G – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL (BANCA) Anexo H – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA BANCA DE QUALIFICAÇÃO

19 FORMULÁRIOS / MODELOS UNIFICADOS - TIDIR / PA FORMULÁRIO-PADRÃO PROFESSORES EAD EAD: PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DO TRABALHO FORMULÁRIOS-PADRÃO PROFESSORES TIDIR/PA PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA CONTROLE DE ORIENTAÇÕES DO TIDIR/PA PELO PROFESSOR ORIENTADOR (opcional )

20 FORMULÁRIOS / MODELOS UNIFICADOS - TIDIR / PA FORMULÁRIO-PADRÃO COORDENADORES DE CURSO ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA PRÊMIO SANTANDER SANTANDER: Tutorial Geral SANTANDER: Tutorial Universidade Solidária

21 DOCUMENTOS-PADRÃO Todos os documentos relativos ao processo de TIDIR/PA encontram-se disponíveis no link https://aplicativos.animaeducacao.com.br /shared/salavirtualPastasGerais/Editais/TI DIR-PA-Una/ https://aplicativos.animaeducacao.com.br /shared/salavirtualPastasGerais/Editais/TI DIR-PA-Una/

22 PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA Documento integrante dos EDITAIS, sumarizando a proposta do TIDIR/PA do módulo: eixo/tema, objetivos, metodologia, produto (is) final (is), conteúdos/tarefas propostos pelos demais professores do módulo, inclusive das disciplinas obrigatórias em EaD.

23 PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA O trabalho final deve obrigatoriamente ter uma cópia. Fundamenta / orienta: o planejamento da disciplina de TIDIR/PA o planejamento dos demais professores do módulo o semanas de orientação o avaliação do trabalho final escrito o acompanhamento das semanas de orientação e do processo pelo coordenador de curso

24 PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA (ANEXO A) CURSO: TURMA: PROFESSOR DE TIDIR/PA: EIXO/TEMA DO MÓDULO: OBJETIVOS: METODOLOGIA: PRODUTO (S) FINAL (IS):

25 PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA (ANEXO A) DISCIPLINAPROFESSOR CONTEÚDO PROPOSTO / TAREFA(S) AGENDA DE TRABALHO Disciplina do módulo Nome do professor da disciplina do módulo Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor do módulo Data(s) de realização da(s) atividade(s) ou indicação de quando devem ocorrem (exemplo: início, meados ou final do semestre) CONTEÚDOS (OU TAREFAS) PROPOSTOS PELOS PROFESSORES PARA O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

26 ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO MÓDULO (inclusive em EaD) Tomando por base informações do ANEXO A, todos os professores devem orientar a construção dos trabalhos dos alunos. 10% da carga horária de todas as disciplinas do módulo devem ser destinadas a esse fim. As orientações devem ser concentradas nas duas semanas de orientação de TIDIR/PA: 1ª semana de orientação: 10 a 14 de março 2ª semana de orientação: 5 a 9 de maio Eventualmente as orientações podem ser necessárias em momentos diferentes dos acima indicados.

27 ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO MÓDULO (inclusive em EaD) Formulário subsidia a avaliação do trabalho escrito no quesito Orientações específicas dos professores do módulo para a construção do trabalho. A ficha de orientação preenchida por TODOS os professores do módulo (juntamente com as orientações de professores de disciplinas em EaD) é um anexo obrigatório do trabalho final escrito entregue pelos alunos.

28 ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO MÓDULO (inclusive em EaD) Observação: A 2ª semana de orientação coincide com a semana de realização de bancas de qualificação. Atenção: A reponsabilidade pela guarda e manutenção da ficha é dos alunos. Cada grupo deve ter uma ficha de orientação, compartilhada para todas as disciplinas do módulo.

29 FICHA DE ORIENTAÇÃO DO GRUPO PELOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS DO MÓDULO (ANEXO B) DisciplinaProfessorOrientação repassada ao grupoData Assinatura do Professor

30 PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD Nas disciplinas obrigatórias em EaD, o professor-tutor disponibilizará uma porcentagem de sua carga horária para acompanhamento e avaliação do PA ou do TIDIR. Na disciplina de orientação de PA/TIDIR serão formados os grupos de trabalho, que serão replicados e disponibilizados no ambiente Mira.

31 PROCESSO DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD Essa orientação corresponderá aos 10 pontos destinados à parte escrita do trabalho, essa nota será atribuída consensualmente por todos os professores do módulo e lançada pelo professor de PA/TIDIR. Essa nota será replicada para todas as disciplinas cursadas pelo aluno, sejam elas na modalidade presencial ou EaD.

32 FICHA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD MOMENTO 1 – INÍCIO DO SEMESTRE

33 FICHA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD MOMENTO 2 – 1ª SEMANA DE ORIENTAÇÃO

34 FICHA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD MOMENTO 3 – 2ª SEMANA DE ORIENTAÇÃO

35 FICHA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DO PA/TIDIR – EaD MOMENTO 4 – CONTRIBUIÇÃO PARA A NOTA CONSENSUAL

36 FLUXO DE ORIENTAÇÃO EaD

37 TERMO DE AUTORIZAÇÃO Os professores de TIDIR/PA devem solicitar aos alunos o preenchimento do TERMO DE AUTORIZAÇÃO, que deverá ser posteriormente encaminhado ao Núcleo Acadêmico. O formulário visa garantir a autorização pelos grupos de TIDIR/PA para encaminhamento dos trabalhos aprovados para repositório a ser desenvolvido, bem como para envio dos mesmos para o Prêmio Santander Universidades.

38 TERMO DE AUTORIZAÇÃO (ANEXO C) Nós, alunos de graduação do curso de ____________________________________________, do Centro Universitário UNA, na qualidade de titulares dos direitos autorais da obra cujo título em português é: ____________________________________________________ apresentada no ____ semestre do ano de ___________, que se encontra no formato Trabalho de TIDIR/PA, com base no disposto na Lei Federal Nº 9160, de 19 de fevereiro de 1998: Autorizamos ao Centro Universitário UNA, através da Biblioteca e/ou outro meio, a disponibilizar gratuitamente, em seu banco de dados, sem ressarcimento dos direitos autorais, o texto integral do trabalho de nossa autoria, em formato digital, para fins de leitura e/ou impressão pela internet, ou apresentação em concurso, a partir desta data, possibilitando a retirada de circulação ou suspender qualquer forma de utilização já autorizada quando assim nós desejarmos.

39 TERMO DE AUTORIZAÇÃO (ANEXO C) Integrantes do grupo Nome: RG:CPF: Tel.: Assinatura: Local: Data: ___ /___ /_____ Professor de TIDIR/PA Nome do orientador: RGCPF: Tel.: Ciente do orientador / Assinatura:

40 AVALIAÇÃO PROCESSUAL DO TIDIR/PA No Edital, deve constar documento detalhando: principais tarefas / etapas para a construção do TIDIR / PA datas previstas / datas de entrega das atividades / tarefas respectivas notas Esse documento complementa o Plano de Ensino da disciplina.

41 AVALIAÇÃO PROCESSUAL DO TIDIR/PA (ANEXO D) Etapa / TarefaValor Data prevista Data da entrega Nota SUB-TOTAL(80) Produto Final (Avaliação Consensual) (10) Banca Final(10) TOTAL100

42 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO 360 GRAUS (ANEXO E) 1.ENTREGA DAS ATIVIDADES NO PRAZO ESTABELECIDO E DOMÍNIO DO TRABALHO DESENVOLVIDO (capacidade de desenvolvimento, argumentação e defesa do trabalho desenvolvido) 2.PARTICIPAÇÃO NOS ENCONTROS COM O ORIENTADOR E COM O GRUPO DE TRABALHO (presença efetiva nas atividades que envolvam a construção do trabalho) 3.CONTRIBUIÇÃO (cooperar, ajudar, auxiliar, dividir as responsabilidades para a construção do trabalho) 4.CAPACIDADE DE TRABALHO EM EQUIPE (cordialidade, pontualidade, colaboração, capacidade de argumentação) 5.PROATIVIDADE (capacidade de execução das atividades previstas, incluindo sugestões de ações e estratégias)

43 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO 360 GRAUS (ANEXO E)

44 Os trabalhos escritos devem ser entregues a todos os professores do módulo no prazo indicado, para que todos possam contribuir para a construção da nota consensual. PRAZO FINAL: 19 a 23 de maio As reuniões para a nota consensual também devem ocorrer nas datas indicadas. PRAZO FINAL: 2 a 6 de junho Se possível, antecipar as reuniões para a semana de 26 a 30 de maio, para que os alunos ao participarem das bancas já tenham conhecimento da nota consensual. AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

45 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO (ANEXO F)

46 Para o quesito (1) CONTEÚDO, item (c) Incorporação das sugestões e contribuições das demais disciplinas do módulo, considerar: Orientações gerais das disciplinas do módulo para a construção do trabalho - Anexo A (o trabalho escrito final deverá apresentar uma cópia desse anexo). Orientações específicas dos professores do módulo para a construção do trabalho - ANEXO B (o trabalho escrito final deverá apresentar uma cópia desse anexo) Orientações dos professores das disciplinas obrigatórias em EaD, se pertinente. Os trabalhos que não apresentarem essas informações não devem ser pontuados nesse quesito. AVALIAÇÃO DO TRABALHO ESCRITO

47 AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL (BANCAS) As avaliações das apresentações orais (bancas) ocorrerão na semana de 2 a 6 de junho. ATENÇÃO : Os critérios de avaliação sofreram alterações. Para o quesito Consistência da integração das sugestões e contribuições das demais disciplinas do módulo, considerar, nos cursos que realizarem bancas de qualificação dos trabalhos, as informações constantes da ficha de avaliação do grupo (ANEXO H).

48 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL (ANEXO G)

49 BANCA DE QUALIFICAÇÃO As bancas de qualificação, para os cursos que optarem pela realização das mesmas, ocorrerão na 2ª semana de orientação do TIDIR/PA (5 a 9 de maio). – Recomenda-se expressamente que tenham a mesma composição da banca de avaliação da apresentação oral. – Dessa forma, os avaliadores podem verificar a evolução do trabalho no período entre as duas avaliações, e os alunos são avaliados segundo os mesmos parâmetros.

50 BANCA DE QUALIFICAÇÃO A ficha de avaliação (ANEXO H) dever ser preenchida e assinada pelos avaliadores, e entregue ao professor de TIDIR/PA. O professor de TIDIR/PA guarda uma cópia dessa ficha e devolve o original aos alunos. Quando das bancas finais, cópia deve ser fornecida aos professores integrantes da banca, para que possam verificar o quesito Consistência da integração das sugestões e contribuições das demais disciplinas do módulo.

51 BANCA DE QUALIFICAÇÃO – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os mesmos da apresentação oral (banca). Contudo, em vez de pontuação nos quesitos avaliados, trabalha-se com conceitos: – Na coluna avaliação considerar as possibilidades P (positivo), N (negativo), AM (a melhorar). – A banca de qualificação não tem pontuação, e sim a consideração do estágio de desenvolvimento dos quesitos avaliados. Além dessas considerações, devem ser registradas as principais observações da banca.

52 ANEXO H - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA BANCA DE QUALIFICAÇÃO

53 CONTROLE DE ORIENTAÇÕES DO TIDIR/PA PELO PROFESSOR ORIENTADOR A seguir apresenta-se documento (utilização opcional) a ser utilizado pelo professor de TIDIR/PA, para registro de frequência dos alunos, orientações e distribuições de tarefas, documentando as mesmas, no intuito de fundamentar a avaliação processual. O professor de TIDIR/PA tem autonomia para desenvolver formulários ou formas de acompanhamento próprias, tratando- se apenas de uma sugestão para o processo.

54 CONTROLE DE ORIENTAÇÕES DO TIDIR/PA PELO PROFESSOR ORIENTADOR Nome 1 (líder) CONTROLE DE PRESENÇA

55 Data Etapas da orientação Assuntos discutidos Providências para próxima orientação Assinatura do Líder do grupo CONTROLE DE ORIENTAÇÕES DO TIDIR/PA PELO PROFESSOR ORIENTADOR

56 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA O Plano de Ensino (DEVE SER POSTADO NO SOL) sumariza a proposta do módulo: – eixo/tema, objetivos, metodologia, produto (is) final (is) – conteúdos/tarefas propostos pelos demais professores do módulo. – principais tarefas / etapas para a construção do TIDIR / PA e respectivas notas e datas previstas – referências bibliográficas e demais orientações pertinentes

57 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA Dois documentos obrigatórios do Edital subsidiam a construção do Plano de Ensino: Anexo A – PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA Anexo D – AVALIAÇÃO PROCESSUAL DO TIDIR/PA

58 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA INSTITUTO:SEMESTRE:ANO: CICLO:MÓDULO/PERÍODO:CARGA HORÁRIA: DISCIPLINA:

59 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA CURSO: TURMA: PROFESSOR DE TIDIR/PA: EIXO/TEMA DO MÓDULO: OBJETIVOS: METODOLOGIA: PRODUTO (S) FINAL (IS): Informações a seguir: constantes do documento Anexo A – PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA

60 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA

61 INTERDISCIPLINARIDADE (atividades / tarefas / orientações / contribuições das demais disciplinas do módulo) DISCIPLINAPROFESSOR CONTEÚDO PROPOSTO / TAREFA(S) AGENDA DE TRABALHO Disciplina do módulo Nome do professor da disciplina do módulo Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor do módulo Data(s) de realização da(s) atividade(s) ou indicação de quando devem ocorrem (exemplo: início, meados ou final do semestre) Informações constantes do documento Anexo A – PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA

62 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA PREVISÃO DE CONTEÚDO / CRONOGRAMA N.º AULADIA/MÊSTEMAATIVIDADE 01 – – – – – – – – – – – – – – – – – – 40

63 PLANO DE ENSINO - TIDIR / PA CONSIDERAÇÕES GERAIS: BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: INDICAÇÕES DE BIBLIOGRAFIA VIRTUAL :

64 SANTANDER

65 TUTORIAIS Tutoriais para inscrição dos projetos no Prêmio Santander encontram-se disponíveis para consulta no link https://aplicativos.animaeducacao.com.br /shared/salavirtualPastasGerais/Editais/TI DIR-PA-Una/ https://aplicativos.animaeducacao.com.br /shared/salavirtualPastasGerais/Editais/TI DIR-PA-Una/

66 TUTORIAL (GERAL) PARA CADASTRO DE PROJETOS - SANTANDER UNIVERSIDADE ORIENTAÇÕES GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS NO PRÊMIO SANTANDER UNIVERSIDADES. OBSERVAÇÃO: JÁ EXISTE UM TUTORIAL ESPECÍFICO PARA PROJETOS NA ÍNTEGRA NA MODALIDADE UNIVERSIDADE SOLIDÁRIA OS TUTORIAIS ESPECÍFICOS PARA PROJETOS NA ÍNTEGRA NAS MODALIDADES EMPREENDEDORISMO E TECNOLOGIA ESTÃO EM CONSTRUÇÃO.

67 TUTORIAL (GERAL) PARA CADASTRO DE PROJETOS - SANTANDER UNIVERSIDADE Para iniciar o cadastro de projetos entre no link a seguir: Clique em quero me inscrever - Escolha a área em que quer cadastrar o projeto: empreendedorismo, ciência e inovação ou universidade solidária. / Cadastre seus dados. / Leia o regulamento. Clique em salvar e avançar. Cadastre os dados do professor orientador. Clique em salvar e avançar. Cadastre os dados da universidade –Nome do reitor: Átila Simões da Cunha, / Nome do pró-reitor de extensão: Natália Cristina Ribeiro Alves, Clique em salvar e avançar. Cadastre dados da equipe. Para esta etapa serão necessários os dados de todos os alunos participantes do projeto Informações obrigatórias: nome completo, RG, CPF, curso, , telefone. Cadastre todos os alunos e clique em salvar e avançar Cadastre os dados do projeto Necessário: título, resumo e projeto na íntegra para upload * Clique em salvar e avançar. Confira os dados e clique em confirmar e enviar Para a categoria Empreendedorismo: Texto sobre a UNA – deve ser copiado do site da instituição / Valores – devem ser copiados do site da instituição

68 COORDENADORES DE CURSO

69 ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA PELO COORDENADOR DE CURSO Visando garantir o melhor aproveitamento das semanas de orientação de TIDIR/PA previstas no cronograma unificado, sugere-se o acompanhamento posterior pelo coordenador de curso. Nessas reuniões realizadas com os professores do módulo, que devem ser registradas em ata assinada por todos os participantes, podem ser propostas melhorias, colhidas sugestões, e identificada a necessidade de solução de desvios e problemas.

70 ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA PELO COORDENADOR DE CURSO As contribuições previstas de cada disciplina do módulo para o trabalho e o cronograma proposto podem ser identificados no ANEXO A - PLANEJAMENTO DO TIDIR/PA. Datas previstas para a realização das reuniões: Após 1º semana de orientação: 24 a 28/03 Após 2º semana de orientação: 12 a 16/05

71 ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA DOCUMENTO PARA REGISTRO DAS REUNIÕES DE ACOMPANHAMENTO DO COORDENADOR DE CURSO COM OS PROFESSORES DO MÓDULO, APÓS AS SEMANAS DE ORIENTAÇÃO

72 ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA CONTEÚDO PROPOSTO / TAREFA(S) Orientação dada pelo professor Observações do coordenador de curso Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor 1 do módulo Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor 2 do módulo Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor 3 do módulo Tarefa(s), atividade(s), leitura(s), orientação (ões) sugeridas pelo professor 4 do módulo

73 ATA DE REUNIÃO DE ACOMPANHAMENTO DO TIDIR/PA Ata da Reunião: Registro das discussões da reunião Lista de Presença: Data: Professor:


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