A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Lugar da música na liturgia Sobre o lugar da música na liturgia, trata a Carta aos agentes de música.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Lugar da música na liturgia Sobre o lugar da música na liturgia, trata a Carta aos agentes de música."— Transcrição da apresentação:

1 Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil

2 Lugar da música na liturgia Sobre o lugar da música na liturgia, trata a Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Vejamos alguns pontos desta carta. Ela se encontra na íntegra no site da CNBB. Antes de tudo: que significa liturgia?

3 Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força (SC 10). Sentido da Liturgia 1º O número no canto superior direito corresponde ao parágrafo da Carta aos Agentes de Música Litúrgica do Brasil onde se encontra o tema abordado no slide. SC, n. 10 = Sacrosanctum Concilium, n. 10, É uma constituição dogmática sobre liturgia.. Documento do Concílio Vaticano II.

4 Liturgia = Louvor e pedido de bênçãos Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força (SC 10). Sentido da Liturgia 1º Que significa dizer que a liturgia é o cume da ação da igreja? Ela é a finalidade É o alto da montanha. ( ) Possivelmente, não neste caso. Exato Clique no parênteses da melhor resposta: Clique Enter para continuar; Pgup para voltar.

5 Na liturgia, o Pai enche-nos das suas bênçãos no Filho e derrama o Espírito Santo nos nossos corações. Ao mesmo tempo a Igreja bendiz o Pai, mediante a adoração, o louvor e a ação de graças, e implora o dom do seu Filho e do Espírito Santo (CIC, p. 221). Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força (SC 10). Sentido da Liturgia 1º Que significa dizer que a liturgia é o cume da ação da igreja? Ela é a finalidade É o alto da montanha De que modo o Pai é a fonte e o fim da liturgia? CIC, p. 221 = Catecismo da Igreja Católica, pergunta 221.

6 Nela, o discípulo realiza o mais íntimo encontro com seu Senhor e dela recebe a motivação e a força máximas para a sua missão na Igreja e no mundo (cf. DGAE nº 67). Qual o efeito para a vida do batizado? 1º * Sigla de Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Doc. da CNBB 71.

7 A igreja acompanha com entusiasmo e alegria o florescer de grupos de canto e música litúrgica, grupos instrumentais e vocais. Eles zelam pela beleza e profundidade da liturgia através do canto e da música. Importância dos cantores e músicos na liturgia Alguns aspectos importantes que contribuem para a grandeza do mistério celebrado: 3º e 4º Qual a importância dos cantores e músicos na liturgia?

8 A letra tem a primazia, a música está a seu serviço. A descoberta da beleza de um canto litúrgico passa necessariamente pela análise cuidadosa do conteúdo do texto e da poesia. A importância da letra na música litúrgica 5º No canto litúrgico, que é mais importante: a letra ou a música?

9 Há muitos cantos litúrgicos que não têm uma melodia bonita. Concorda? Sim Não concordo Clique Enter para continuar; Pgup para voltar A beleza estética não é o único critério. Muitas músicas cantadas em nossas liturgias estão distanciadas do contexto celebrativo. 5º A beleza da melodia na música litúrgica ( ) Ok. Você pertence a um grupo especial de pessoas. De fato. A beleza é também subjetiva. Clique no parênteses da alternativa com a qual você concorda

10 Não é possível cantar qualquer canto em qualquer momento ou em qualquer tempo. O canto precisa estar intimamente vinculado ao rito, ou seja, ao momento celebrativo e ao tempo litúrgico (DGAE 76). 5º Canto deve estar integrado na liturgia Então não se pode cantar um canto religioso bonito, que todo mundo goste, uma vez que o que vale para Deus é que se reze? Em liturgia, não podemos dizer que tanto vale um cântico como outro. É necessário também evitar a improvisação genérica. O canto deve integrar-se na forma própria da celebração.

11 5º Antes de escolher um canto litúrgico é preciso aprofundar o sentido dos textos bíblicos, do tempo litúrgico, da festa celebrada e do momento ritual. Como deve ser a escolha de um canto litúrgico? A importância da letra na música litúrgica

12 O Concílio Vaticano II enfatiza a participação ativa, consciente, plena, frutuosa, externa e interna de todos os fiéis (cf. SC 14). O canto litúrgico não é propriedade particular de um cantor, animador, ou de um seleto grupo de cantores. A participação da assembléia no canto Não se deve, então fazer solos na liturgia ? 6º A liturgia permite alguns momentos para solos (tanto vocais quanto instrumentais), porém a assembléia deve ter prioridade na execução dos cantos litúrgicos.

13 Para que a assembléia apareça, quem puxa o canto, não deve aparecer muito? O animador ou o cantor tem a importante missão de favorecer o canto da assembléia, ora sustentando, ora fazendo pequenos gestos de regência, contribuindo para a participação ativa de toda a comunidade celebrante. 6º Papel do animador de canto

14 Em muitas comunidades, o excessivo volume dos instrumentos, como também a grande quantidade de microfones para os cantores, às vezes, não contribuem para um mergulho no mistério celebrado. Cuidado com o volume dos instrumentos e microfones! 7º Antes, provocam a agitação interior e a dispersão, além de inibir a participação da assembléia no canto. Pede-se cuidado com o volume do som, a fim de que as celebrações sejam mais orantes, pois tudo deve contribuir para a beleza do momento ritual.

15 Os cantores e instrumentistas exercem um verdadeiro ministério litúrgico (SC 29). A celebração não é um momento para fazer um show, para apresentação de qualidades e aptidões. Instrumentistas: habilidades, sim; mas não em primeiro lugar. 8º

16 Tocar rezando... 8º Os cantores e instrumentistas devem, antes de tudo, mergulhar no mistério, ouvir e acolher com a devida atenção a Palavra de Deus e participar intensamente de todos os momentos da celebração. Música litúrgica e espiritualidade litúrgica devem andar juntas, são duas asas de um mesmo vôo, duas nascentes de uma mesma fonte. Como fazer para que não seja uma momento de apresentação de qualidades e aptidões?

17 Compreendeu qual o lugar da música na liturgia? Revendo...

18 Lugar da liturgia na vida da Igreja Lugar central. * Sigla de Catecismo da Igreja Católica, n. 219, disponível em Constitui ________, o objetivo, a direção para onde tendem todas as ações da Igreja e, ao mesmo tempo, é ______ donde provém toda a sua força vital (CIC, n. 219) *. Clique numa das palavra que aparecerão abaixo, conforme seja adequada para preencher o espaço em branco do texto sobre a importância da liturgia na igreja: o cumea fonte Na liturgia se entrelaçam a beleza e o divino. o cume a fonte

19 A música como genuína expressão de beleza. O que é mais correto dizer: Que música na liturgia tem a função de contribuir para a celebração do amor? ou do mistério pascal? Mais especificamente, do mistério pascal. As palavras e a música devem estar em sintonia na celebração deste mistério. Tem especial capacidade de atingir os corações. ( ) Exat o! Verifique melhor!

20 Por outro lado, os volumes baixos não podem tirar um pouco da beleza da música? Nem sempre. Os volumes devem ser discretos, a fim de contribuírem para que as celebrações sejam mais orantes. Tudo deve contribuir para a beleza e vivência do momento ritual e não para a dispersão. Você já participou de celebrações em que os cantos e a música estavam mais para show do que para a oração? Sim Felizmente não A música litúrgica precisa favorecer a vivência do mistério celebrado! ( ) Ainda bem! Acontec e.

21 Conclua você mesmo preenchendo os espaços em branco do texto abaixo, clicando sobre a palavra ao pé do slide conforme for adequada para formar a síntese do lugar da música na liturgia: Contextualizada adequadamente, a _______ litúrgica estará sempre revelando a _______divina e celebrando a __________ do Mistério Pascal de Jesus Cristo. beleza música atualização música beleza atualização A música tem lugar especial na liturgia.

22 A liturgia é o momento em que o ____ enche de bênçãos seus filhos, através do ______ encarnado, morto e ressuscitado, e derrama o ____________ nos seus corações. Ao mesmo tempo, a Igreja, a comunidade dos seus filhos, bendiz o Pai, mediante a adoração, o louvor, o pedido e ação de graças. O Pai é a ______ e o ____ da liturgia (CIC, n. 221). Filho Fonte Espírito Santo Fim fim fonte Espírito Santo Filho Pai Clique na palavra adequada ao pé do slide para preencher o respectivo espaço em branco do texto abaixo: Para voltar tecle PgUp. Para continuar tecle Enter. Pai ?

23 4. A importância da letra na música litúrgica Exatamente. A letra tem primazia no canto litúrgico. A música está a seu serviço. Entre um canto com uma letra adequada e outro apenas com música bonita, que faz rezar, qual preferir? A letra adequada A música bonita A beleza estética não é o único critério para se escolher um canto para a liturgia ( ) Não necessariament e. Exat o!

24 A participação da assembléia no canto Já percebeu que às vezes a música parece ser propriedade particular e depende do gosto do cantor ou de uma pessoa? Sim Não observei Isto não poderia acontecer. ( ) Contudo ocorre! Ocorre mesmo!

25 A participação da assembléia no canto Já percebeu que às vezes a música parece ser propriedade particular e depende do gosto do cantor ou de uma pessoa? Sim Não observei Isto não poderia acontecer. E os solos nas missas, são permitidos? ou devem ser evitados? A liturgia permite alguns momentos para solos (tanto vocais quanto instrumentais). Momentos. A participação da assembléia deve ter prioridade. ( ) São permitidos desde que da forma dequada. Sí m! ( ) As equipes sentem mais de perto. É um fato!

26 Qual a função básica do animador do canto na liturgia: Manter o ritmo? favorecer o canto da assembléia? O animador ou o cantor deve favorecer o canto da assembléia, ora sustentando, ora fazendo pequenos gestos de regência. ( ) Exato. Também, mas não é o mais importante Enfim....

27 Enfim, qual o lugar dos agentes da música na liturgia ? Lugar importante, como todo ministério litúrgico. Um site a serviço da formação católica Importância dos Agentes litúrgicos da música na liturgia Que o Espírito Santo derrame suas luzes sobre todos os agentes de música litúrgica de nosso país. 9º


Carregar ppt "Carta aos agentes de música litúrgica no Brasil. Lugar da música na liturgia Sobre o lugar da música na liturgia, trata a Carta aos agentes de música."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google