A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html."— Transcrição da apresentação:

1 Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço:

2 O que é Radioatividade? O problema energético do Brasil.... Prós e contras o uso da energia nuclear! As partículas que formam o núcleo dos átomos (handrons) não são indivisíveis. Elas são formadas por entidades ainda mais fundamentais, os quarks

3 Em uma Usina Hidroelétrica, converte-se em eletricidade a energia de movimento de correntes de água. O dispositivo é formado por um turbina acoplada a um gerador.

4 Se as pás forem movidas por passagem de vapor, obtido por aquecimento da água, como se fosse uma grande chaleira, tem- se então uma Usina Termoelétrica.

5 Fissão nuclear 235 U n Ba Kr n 0 Reação em cadeia

6 Urânio enriquecido Urânio 235: 92 prótons e 143 nêutrons. Sua massa é de 235 Urânio 238: 92 prótons e 146 nêutrons. Sua massa é de 238 Fissão com nêutrons de elevada energia cinética Fissão com nêutrons de baixa energia cinética A Cada 1000 átomos de urânio, 7 são Urânio 235 e 993 urânio 238 Para que seja possível uma reação de fissão nuclear, deve-se passar a concentração de U-235 de 0,7 % para 3,2 %. Concentrações maiores de 90 % de U-235 provocam reações em cadeia muito rápidas, de difícil controle, passando a constituir-se uma explosão: é a bomba atômica! 238 U n U U Np Np Pu

7 Controle da reação de fissão nuclear Alguns elementos químicos, como o boro, na forma de ácido bórico ou de metal, e o cádmio, em barras metálicas, têm a propriedade de absorver nêutrons, porque seus núcleos podem conter um número de nêutrons superior ao existente em seu estado natural.

8 A grande vantagem de uma central térmica nuclear é a enorme quantidade de energia que pode ser gerada, ou seja, a potência gerada. E energia liberada da fissão aquece a água sob pressão (160 atm) a qual, com o seu vapor, faz movimentar as turbinas.

9 não Um reator nuclear não pode explodir como uma bomba atômica.

10 Contaminação x irradiação

11 Radiação ionizante e a vida

12

13

14 Fusão Nuclear (uma alternativa???) Os gases estão na forma de plasma O campo magnético evita que o plasma atinja as paredes do recipiente, que seriam imediatamente fundidas pela altíssima temperatura. Em novembro de 1991, o reator JET-Torus, fabricado por um consórcio europeu, conseguiu produzir de watts, durante 2 s, usando uma mistura de 14 % de trítio e 86% de deutério.

15 A política nuclear brasileira está sendo redesenhada Fragmentos da entrevista com Aldo Rebelo, ministro da Coordenação política, dada à revista Nuclear Brasil.... a geração hidráulica é altamente dependente de chuvas, como podemos sentir durante o racionamento de energia em 2001 e As energias eólica e solar são pontuais; não são capazes de movimentar um parque industrial.... a retomada de Angra 3 é uma questão de Estado brasileiro e não apenas deste governo.... em maio cria um grupo de trabalho responsável pelo parecer sobre a continuidade das obras.... O grupo tem prazo de 180 dias para se manifestar.

16 James Lovelock*: energia nuclear é solução para aquecimento global Fragmentos da entrevista dada à revista Nuclear Brasil em setembro/outubro de 2004 Autor da Teoria de Gaia O aquecimento global é o problema mais sério que o mundo enfrenta hoje A energia nuclear é hoje um procedimento de engenharia bem estabelecido e está disponível imediatamente. A energia nuclear está disponível, é a mais segura, deixa menor rastro e tem combustível para milhares de anos. Não é a solução ideal (energia nuclear), mas pode nos levar a um mundo melhor onde ela não seja mais necessária, como se fosse uma terapia.

17 qual é sua opinião ?... e depois de ouvir tudo isso, qual é sua opinião ?

18 Dicas para leituras na Web QMCWeb – Revista Eletrônica de Química – UFSC Radioactivity in Everyday Life Vol. 74 No. 5 May Journal of Chemical Education CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear Apostilas didáticas Dicas de leitura Oppenheimer e a Bomba Atômica em 90 min – Paul Strathern - Editora Jorge Zahar, Revista Brasil Nuclear – Ano 4 – Número 27 – Setembro/Outubro 2004 Raios X e Radioativiade QNEsc – Áttico Chassot Carbono 14, datando o passado Textos Interativos – NAEQ - Emiliano Chemello Marie Curie e a Radioatividade Textos Interativos – NAEQ - Emiliano Chemello Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço:


Carregar ppt "Www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html Esta apresentação estará disponível no seguinte endereço: www.quimica.net/emiliano/ensino-medio.html."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google