A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES. O que é um vertebrado?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES. O que é um vertebrado?"— Transcrição da apresentação:

1 ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES

2 O que é um vertebrado?

3 Quem respondeu um ser que possui vértebras errou!

4 Nem todos os animais considerados vertebrados possuem, de fato, vértebras, como, por exemplo, as lampreias e feiticeiras – classificadas como agnatos. No entanto, a principal característica que une os animais do grupo dos vertebrados é a presença de crânio, seja constituído de osso, como na maioria das espécies, seja constituído de cartilagem.

5 Semelhanças entre os esqueletos dos vertebrados.

6 PEIXE ANFÍBIO RÉPTIL AVE MAMÍFERO

7 CLASSIFICAÇÃO DOS PEIXES

8 Adaptados exclusivamente ao ambiente aquático, os peixes compreendem cerca de espécies, um número maior do que a soma de todas as espécies de vertebrados terrestres conhecidos.

9 Os peixes são classificados em três grandes classes: Agnatha, Chondricthyes, Osteichthyes

10 CICLOSTOMADOS OU ÁGNATOS

11 Apresentam corpo alongado, cavidade oral com inúmeros dentes dispostos circularmente e não apresentam mandíbulas. Parasitam outros peixes, fixando-se em brânquias e alimentando-se, até que o peixe morra. LAMPREIAS PEIXE-BRUXA

12 Com a evolução das mandíbulas e dos apêndices pares, os peixes tornam-se mais ativos e capazes de alimentarem-se de diferentes maneiras. Os peixes mandibulados atuais estão separados em duas classes: os tubarões e raias na classe Chondrichthyes, com esqueleto cartilaginoso, e os outros peixes similares da classe Osteichthyes, que possuem um esqueleto ossificado pelo menos em parte. As características distintas das classes existentes são resumidas a seguir.

13 CONDRICTES

14 Os condrictes ou peixes cartilaginosos são os tubarões, as arraias e as quimeras. O esqueleto é cartilaginoso; Possuem mandíbulas móveis, são predadores e todos são marinhos; Possuem nadadeiras; A boca é na região ventral, com muitos dentes; Respiram por brânquias;

15 Possuem a válvula espiral que aumenta a área de absorção dos nutrientes e as excreções são eliminadas pela cloaca;

16 Possuem ampolas de Lorenzini; Estruturas que captam a corrente elétrica gerada pela atividade de contração muscular dos animais que servem como presas aos condrictes.

17 Não possuem bexiga natatória, sua flutuabilidade ocorre devido à presença de altos níveis de óleo em seu fígado; São dióicos, com fecundação interna, podendo ser ovíparos, ovovivíparos ou vivíparos.

18 Tubarões ovovivíparos: tubarão-touro e tubarão-branco, ambos são praticantes do canibalismo intra-uterino (sendo as crias mais frágeis e os ovos ainda por abrir devorados por seus irmãos mais fortes). Tubarão vivíparo: tubarão –limão que pode atingir cerca de 3 metros de comprimento. Seu nome é devido a coloração amarelada do seu dorso e as fêmeas dão a luz de 4 a 17 filhotes por gestação. Tubarão ovíparo: tubarão-lixa, chegando a nascer cerca de 30 filhotes por cria; pode chegar a 4 metros de comprimento; dormem empilhados entre si, chegando a formar pilhas de até 30 tubarões. Com pequenos dentes, mas extremamente poderoso esse tubarão mal sente o sabor de suas vitimas, por que simplesmente as esmagam.

19 TUBARÃO BRANCO ARRAIA QUIMERA

20 OSTEÍCTES

21 São os peixes que possuem um esqueleto formado por ossos; Possuem boca na posição terminal e com dentes; São dióicos com fecundação externa e o desenvolvimento indireto sendo a larva chamada alevino;

22 A respiração é branquial ou pulmonar; As brânquias são protegidas por uma estrutura chamada opérculo;

23 Possuem uma bexiga natatória, localizada na região dorsal, ligada à faringe por um ducto pneumático em alguns peixes ela é cheia de gases (O 2, N 2, CO 2 ) e serve para regular o peso do peixe, auxiliando na flutuação, através da absorção e secreção destes gases. É semelhante a um pulmão nos peixes pulmonados.

24

25 EXEMPLOS DE PEIXES ÓSSEOS

26 PEIXE PALHAÇO BAGRE PEIXE DOURADO CAVALO-MARINHO

27 ADAPTAÇÕES PARA A VIDA AQUÁTICA

28 Respiração branquial; Presença de nadadeiras;

29 Presença de escamas; À exceção dos ciclostomados que não possuem escamas, elas ajudam a diminuir o atrito com a água. Forma do corpo; Corpo fusiforme, ou seja, quase cilíndrico com as extremidades afiladas.

30

31 Linha lateral. Formada por escamas porosas que prolongam-se longitudinalmente pelas laterais do corpo do animal. Percebe vibrações na água, direção das correntes de água, etc.

32 PERGUNTAS E CURIOSIDADES

33 Qual órgão os peixes utilizam para respirar?

34 As brânquias, pois as narinas têm apenas função olfativa. Não é exagero quando dizem que, em certas regiões, é perigoso mergulhar no mar se estiver com alguma ferida aberta. Os tubarões sentem cheiro de sangue a quilômetros de distância, afirma o biólogo e zootecnista Daniel Pereira Rocha. "Um grande tubarão-branco seria capaz de detectar uma única gota de sangue em uma piscina olímpica", exemplifica.

35 Qual peixe macho é capaz de gerar seus filhotes?

36 Cavalo-marinho A gestação dura dois meses. O macho se contorce violentamente para expelir os filhotes, em média 500 por gestação. Os filhotes nascem com menos de 1 cm, transparentes. Apesar de sua fragilidade, já se tornam completamente independentes dos pais ao nascer. A primeira coisa que fazem é subir a superfície para encher as bexigas natatórias de ar, para que tenham equilíbrio ao nadar. Apenas 3% dos filhotes sobrevivem aos predadores naturais.

37 Qual o maior peixe de água doce do mundo?

38 Conhecido como bacalhau da Amazônia, o nome Pirarucu tem origem indígena: pira, significa peixe, e urucum, significa vermelho, devido à cor de sua cauda. Pode chegar a três metros de comprimento e a pesar até 250 quilos. Possuem dois aparelhos respiratórios, as brânquias para a respiração aquática, e a bexiga natatória que serve como uma espécie de pulmão. Pirarucu

39 Qual o maior tubarão do mundo?

40 TUBARÃO-BALEIA

41 Possui cerca de 20 metros de comprimento e mais de kg. São encontrados em oceanos quentes de clima tropical e se alimentam principalmente de plâncton, de onde sugam as suas presas antes de filtrá-las. Além de plâncton, o tubarão-baleia come regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas. Ao contrário dos outros tubarões, que são predadores agressivos e violentos, os tubarões-baleia são dóceis criaturas.

42 OUTRAS CARACTERÍSTICAS DOS PEIXES

43 O coração é formado por duas câmaras: 1 átrio e 1 ventrículo; Não possuem pálpebras e a visão é pouco desenvolvida; Possuem audição e paladar; As excreções são eliminadas pela cloaca;

44 São ectotérmicos, pois a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura da água; A reprodução é sexuada com fecundação interna ou externa e há espécies ovíparas, ovovivíparas e vivíparas; O desenvolvimento do embrião pode ser direto ou indireto.


Carregar ppt "ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES. O que é um vertebrado?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google