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//. retangulo. c - exibe um retangulo vermelho no vídeo

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Apresentação em tema: "//. retangulo. c - exibe um retangulo vermelho no vídeo"— Transcrição da apresentação:

1 //. retangulo. c - exibe um retangulo vermelho no vídeo
//* retangulo.c - exibe um retangulo vermelho no vídeo */ #include <stdio.h> #include <conio.h> #include <time.h> void exibe (int c, int x, int y) { _gotoxy(x,y); putchar(c); } void retangulo (int x1, int y1, int x2, int y2, int c){ int x, y; _textcolor(c); exibe(218,x1,y1); _sleep(1); exibe(191,x2,y1); _sleep(1); exibe(192,x1,y2); _sleep(1); exibe(217,x2,y2); _sleep(1); for(x=x1+1; x<=x2-1; x++) { exibe(196,x,y1); _sleep(0.2); exibe(196,x,y2); _sleep(0.2); } _sleep(1); for(y=y1+1; y<=y2-1; y++) { exibe(179,x1,y);_sleep(0.2); exibe(179,x2,y);_sleep(0.2); } _textcolor(7); } int main (void) { retangulo(10,5,70,20,63); // 4 = vermelho _gotoxy(1,25); return 0;

2 /. São dadas duas provas (p1, p2) e dois trabalhos(t1, t2)
/*São dadas duas provas (p1, p2) e dois trabalhos(t1, t2). Calcule a média considerando somente a maior nota da prova e a maior nota do trabalho*/ #include <stdio.h> float maior(float a, float b) { if ( a>b ) return a; else return b; } float media(float a, float b) { float c; c = (a+b)/2; return c; } int main(void) { float p1, p2, t1, t2, m; printf("provas: ?"); scanf("%f %f", &p1, &p2); printf("traqbalhos: ?"); scanf("%f %f", &t1, &t2); m = media(maior(p1,p2),maior(t1, t2)); printf(" \nMedia = %.1f\n", m); return 0; }

3 Exercício 1 – passagem de parâmetro por valor
Crie uma função (que você criou) para receber dois valores reais (a,b) e devolver o valor a^b( a elevado a b). Use esta função para calcular e mostrar a ^b onde (a,b) são dois parâmetros locais que devem ser lidos pelo programa principal. Teste para a=1 e b=1; a=1 e b=2; a=2 e b=1; a= 3e b=2; a=4.37 e b= 2.5. #include <stdio.h> #include <math.h> float a_pot_b(float a, float b) { // coloque aqui os cálculos da função } int main(void) { /* coloque aqui: a entrada de dados; o uso da função e a saída de dados. */ return 0; }

4 Exercício 2 – passagem de parâmetro por referência
Faça uma função para receber: altura, largura e o comprimento (a, l, c) de um paralelepípedo. Calcular e fornecer: o volume (a.l.c) e a área total (2.a.l + 2.a.c + 2.b.c). Esta função deve pirâmide quadradade um cone e fornecer . #include <stdio.h> void a_vol(float a, float b, float c, float *area, float *volume) { /*coloque aqui o cálculo da área e volume*/ } int main(void) { //defina as varáveis e tipos //Faça a leitura das três dimensões do paralelépípedo a_vol(x,y,z, &area, &volume); printf("Area = %.2f Volume = %.2f\n", area, volume); return 0;

5 Exercício 3- Estrutura de registro: typedef
Crie uma estrutura registro clima para armazenar hora (int) e temperatura (float). Leia dois registros com suas temperaturas e horas correspondentes. Informe qual a maior temperatura e a que horas ocorreu. #include <stdio.h> typedef struct {float temperatura; int hora;} clima; clima temp_dia[2]; int main(void) { int i, imax; for (i=0; i<=1; i++) {printf("\nDigite temperatura e hora"); scanf("%f%d", &temp_dia[i].temperatura, &temp_dia[i].hora); } for (i=0; i<=1; i++) {printf("\n%.2f%d\n", temp_dia[i].temperatura, temp_dia[i].hora); } if ( temp_dia[0].temperatura > temp_dia[1].temperatura ) imax=0; else imax=1; printf("\n t max = %.1f\n",temp_dia[imax].temperatura); return 0; }

6 Exercício 1- solução #include <stdio.h> #include <math.h>
float a_pot_b(float a, float b) { return pow(a,b);} int main(void) { float x=3.2, y=1.4, z; z=a_pot_b(x,y); printf("%.2f^%.2f=%.2f\n", x,y,z); return 0; }

7 Exercício 2 – passagem de parâmetro por referência-solução
#include <stdio.h> void a_vol(float a, float b, float c, float *area, float *volume) { *area = 2*(a*b+a*c+b*c); *volume = a*b*b;} int main(void) { float x=1, y=1, z=1, area, volume; a_vol(x,y,z, &area, &volume); printf("Area = %.2f Volume = %.2f\n", area, volume); return 0; }

8 Macros e Funções. Processos envolvidos na IDE
.h .lib Pre-processador Compilador Linkeditor .exe Prog.c .obj

9 Pelles C Pelles C  IDE (Interface Development Environment):
Edita; compila; liga; executa. Arduino  IDE com HW e SW integrados

10 Fases para execução de um programa
Edição do programa: código-fonte; Pre-processador: Inclusão de bibliotecas (#include e #define). Compilador: Tradução do código-fonte em forma intermediária de linguagem (.obj); Linkeditor: Inclusão de funções de biblioteca e transformação em programa executável. O Pre-processador tem capacidade de executar alterações ao programa fonte através de diretivas embutidas no código-fonte:

11 Formas de uso das diretivas #include
A diretiva include quando executada pelo pré-processador, faz com que uma cópia do arquivo seja incluída no programa. 1 - #include <arquivo_do_compilador> Uma cópia do arquivo_do_compilador é incluída no programa. Exemplo: #include <stdio.h> Inclui cópia do arquivo stdio.h existente no compilador

12 Formas de uso das diretivas #include
2 - #include “arquivo_do_programador” Uma cópia do arquivo_do_programador é incluída no programa. Exemplo: /* "port.h" */ #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) Crie o arquivo e salve como port.h : Save as; Na opção Tipo, escolha: Include File (tipo .h)

13 Faça um programa que defina pi = 3,14
Faça um programa que defina pi = 3,14. Receba o raio e calcule a área de um circulo: s=pi * raio raio #include <stdio.h> #include <conio.h> #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) #define PI 3.14 float r, area; algoritmo inicio exiba("Digite o raio: "); scanf("%f", &r); area=PI*r*r; exiba("Area = "); printf("%f\n", area); fim

14 Uso de #include “port.h”
/* arquivo port.h */ #define algoritmo int main(void) #define inicio { #define fim } #define exiba(mensagem) puts(mensagem) #define PI 3.14 //salvar o arquivo com extensão .h

15 Criação de arquivo de biblioteca .h

16 Cont. Crie o arquivo fonte portugues2.c. Salve com a extensão .c
#include <stdio.h> #include "port.h" algoritmo inicio exiba("alo"); fim


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