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UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Plataforma de apoio à aprendizagem NAVI - Ambiente Interativo de Aprendizagem Grupo de Estudos NAVI Coord.

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1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul Plataforma de apoio à aprendizagem NAVI - Ambiente Interativo de Aprendizagem Grupo de Estudos NAVI Coord. Prof. Luis R. Klering – UFRGS 25/08/2011

2 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Construção da Plataforma Navi -foi desenvolvida dentro da Escola de Administração da UFRGS, desde 1998, por uma equipe multidisciplinar, tendo como autores principais: 4Luis Roque Klering, prof. coordenador de desenvolvimento e de definição conceitual do projeto Fábio Moreira da Silva, consultor e analista-programador 4 Fábio Moreira da Silva, consultor e analista-programador 4Daniel Thomé de Oliveira, analista-programador 4André Panisson, bolsista-programador

3 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Construção da Plataforma Navi 4Deise Maestri, analista-programadora, documentadora 4Christine da Silva Schröeder, colaborador conceitual 4Caroline Concatto, bolsista-programadora 4Gisele Bonapaz da Silva, bolsista-programadora 4Bruno Parisotto Guimarães, bolsista-programador 4Luis Alberto Guadagnin, colaborador conceitual 4Mary da Rocha Biancamano, colaboradora conceitual 4Alexandre da Silva Santos, técnico de suporte à rede e analista- programador

4 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Construção da Plataforma Navi incorpora diferentes tecnologias e conceitos modernos de origem e de apoio à educação Significado de plataforma de ensino: estrutura tecnológica de apoio a processos de ensino-aprendizagem

5 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Construção da Plataforma Navi Veja a seguir um breve histórico e contexto de desenvolvimento da plataforma NAVI, que resultaram na produção de uma plataforma que tem como características principais a interatividade e o enfoque sistêmico de utilização de recursos voltados para a aprendizagem

6 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do Ensino a Distância na EA/UFRGS: Estudos iniciais. Decisão: soluções próprias baseadas na internet – Projeto de EAD para apoio a disciplinas presenciais de graduação; 1a. versão de plataforma própria – Aprovação do edital 01/2000, de apoio a cursos de extensão pelo NAVI, voltados a temas municipais

7 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do Ensino a Distância na EA/UFRGS (cont.): 2001 – Constituição do Navi – foco: viabilizar transmissões a distância. Implementação do curso de extensão a distância Planejamento Estratégico em Saúde, a partir de 02/04/2001; Preparação do curso AMERF (Adm. Pública Eficaz com Responsabilidade Fiscal); uso de pequenos vídeos ilustrativos (esquetes); desenvolvimento da 2a. versão de plataforma própria, para o curso AMERF.

8 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) Em 18/05/2001: 1a. transmissão ao vivo pela internet de uma defesa de proposta de dissertação (pela mestranda Shirley Ortiz da Silva, da EA/UFRGS); Em 24/11/2001: início do curso AMERF para 104 gestores municipais

9 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2002 – Desenvolvimento da 3a. versão da plataforma NAVI, com enfoque para cursos em geral. aprovação do curso CEAPE (especialização a distância) pelo MEC; ênfase em videoconferências com chat; início da EATW, TV na WEB, em 20/06/2002, pelo endereço

10 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2003 e 2004 – Aprimoramento mais intenso da Plataforma NAVI, com apoio da EA (recursos do GNF- BB) e SEAD/UFRGS (Edital XX/XXX); migração da plataforma para software livre (usando PhP e MySql); desenvolvimento de cursos de extensão; uso da plataforma em disciplinas de graduação e pós- graduação em Administração, presenciais – Início dos curso de especialização a distância CEAPE-1 (Administração Pública Eficaz - 15 alunos) e GNF-1 (Gestão de Negócios Financeiros – BB, 621 alunos), apoiados pela plataforma NAVI

11 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2006 – Desenvolvimento de nova versão (4a.) da plataforma Navi com enfoque sistêmico e para processamento em ambiente Linux, no CPD da UFRGS, para uso por toda comunidade acadêmica da UFRGS; início do curso CEAPE- 2 (11 alunos), GOFC-SUS (extensão, MS, alunos) e Administração a distância (graduação, MEC, 650 alunos); preparação do curso: Gerenciamento de Restaurantes Populares (MDS, 150 alunos) e outros cursos de extensão.

12 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2007 – Desenvolvimento de complementações e melhorias na plataforma NAVI (especialmente: incorporação de recursos de software livre, multivídeo-chats, torpedos e identificação de usuários on-line); apoio tecnológico à curso externo (Processo Civil, na ESM, 100 alunos); apoio ao curso de extensão Formação Avançada de Gestores de Negócios do BB (via CEPA, 100 gerentes); uso da plataforma por professores e alunos de outros cursos de graduação e pós-graduação presenciais da UFRGS; apoio ao curso GNF-2-BB (recuperação de alunos do GNF-1-BB); início do CEAPE-3; apoio tecnológico à 1a. edição do Curso de Preparação à Magistratura, da ESM/AJURIS.

13 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2008 – Implementação de recursos complementares de gerenciamento, visando a facilitar a configuração do ambiente de administração da plataforma NAVI; desenvolvimento dos atributos de Autoridades, Papéis e Comportamentos de usuários; flexibilização da navegação pelo quadro de níveis ou instâncias de instituições; criação de rede de cursos para MDS (REDESAN – Rede de Segurança Alimentar); implantação da plataforma no CIAGS da UFBA e no TJ-MT; início do curso CEAPE-4; início da 2a. edição do curso de Preparação à Magistratura, da ESM/AJURIS.

14 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2009 Apoio tecnológico ao curso de especialização a distância em Negociação Coletiva, para 600 alunos do MPOG; Apoio tecnológico à 4a. Edição do Curso de Capacitação em GOFC, do Ministério da Saúde (400 alunos); Apoio tecnológico à capacitação de novos servidores da UFRGS (7 turmas). Implantação da 5ª. versão da Plataforma NAVI, com a característica de ter navegação flexível, na UFRGS e no TJ-RS

15 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2010 Início da 3ª. edição do curso de Gestão de Negócios Financeiros do BB (450 alunos) Transferência da gestão da Plataforma NAVI da EA/UFRGS para a SEAD/CPD-UFRGS, com vistas à uma maior institucionalização da mesma na UFRGS, ampliação de uso e preparação para sua disponibilização para outras instituições públicas e para a sociedade em geral; Início do processo de registro (patenteamento) da plataforma NAVI no INPI, via SEDETEC-UFRGS

16 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Breve Histórico do EAD/EA/UFRGS (cont.) 2011 Início da 3ª. edição do curso de Gestão de Negócios Financeiros do BB (450 alunos) Aprimoramento e documentação da Plataforma NAVI, bem como implantação da sua 5ª. versão no CPD- UFRGS, em julho de 2011; Entrada do pedido de registro da Plataforma NAVI no INPI, em 19/01/2011, via SEDETEC-UFRGS; Ampliação do uso da Plataforma NAVI no apoio à REDESAN – Rede Integrada de Segurança Alimentar e Nutricional, do governo federal

17 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Analogias da Plataforma NAVi uma prateleira montável um jornal um organismo um sistema

18 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi possibilidade de definir estruturas virtuais com ramificações variadas, em forma de árvores com ramos de diferentes definições e níveis de profundidade; podendo existir ramos para definir áreas de ensino; de extensão, de pesquisa; de infraestrutura etc.

19 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi navegabilidade livre pela estrutura ou hierarquia do ambiente virtual - possibilidade de navegar ou pular pelos diferentes níveis e instâncias de forma livre, sem obedecer a um caminho (protocolo) fixo ou linear;

20 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi acesso às pessoas (professores, alunos e outros) na instância focada; tendo desta maneira uma visão das pessoas das instâncias inferiores ou subordinadas à instância focada; se a instância focada for a máxima, ter-se-á acesso a todas as pessoas do ambiente virtual

21 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi Simplicidade - facilidade de navegação; estruturação e organização simples e lógica; toda navegação ocorre a partir de um único quadro ou tela de comando, tendo o piloto todas as informações a sua frente para tomar as decisões;

22 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi Recursividade: os diferentes recursos podem ser usados de forma repetida nas várias instâncias do ambiente virtual – em nível de instituição, de curso, de disciplina, de turma; e inclusive nas comunidades virtuais

23 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi enfoque para a interação: enfatizando recursos como fórum, chat, videochat, estudos de caso, relatos, blog, notícias com espaços para os alunos; disponibilização de diferentes opções de comunicação (correio, torpedos, recados, mural de recados);

24 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi Enfoque de uso da plataforma para atividades de aprendizagem em geral - nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, assim como administrativas, tanto na modalidade a distância, quanto na modalidade presencial

25 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi (cont.) Concessão de autonomia para atualização de dados pelas pessoas (ou usuários da plataforma: professores, alunos e outros participantes); Possibilidade de uso de soluções externas - softwares e aplicativos prontos, inclusive de soluções no padrão SCORM;

26 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi (cont.) Possibilidade de uso de videochats e multivideochats – viabilizando a realização de chats com apoio de videotransmissões; de uma pessoa para muitos (videochat - professor para alunos) ou de muitos para muitos (multivideochats - vários professores e alunos para muitos alunos);

27 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi (cont.) Enfoque sistêmico – implementando as propriedades da teoria de sistemas: da recursividade, probabilidade, foco e auto- controle, multidisciplinaridade, multinivelamento, dos fluxos livres, e demais;

28 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Características distintivas da Plataforma NAVi (cont.) Introdução de recursos visando a facilitar e estimular o uso da plataforma NAVI, bem como a solução de dificuldades técnicas – via introdução de soluções emprestadas de outras tecnologias, como os torpedos; via uso de minifotos; de um mural de notícias para alunos; uso de blogs; e outros;

29 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Acesso à plataforma Navi disponibilizada pela EA/UFRGS: Via endereço: (aba educação a distância)http://www.ea.ufrgs.br Na UFRGS, existem 4 ambientes virtuais Navi em uso, sendo que o ambiente principal é o que apóia os cursos presenciais de graduação e pós- graduação presenciais, com cerca de 5 mil usuários:

30 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Estrutura de apresentação da plataforma NAVi para a UFRGS: Níveis de abordagem para UFRGS: 1)Unidades Universitárias 2)Áreas 3)Departamentos 4)Disciplinas 5)Turmas

31 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Estrutura de apresentação da plataforma NAVi para a UFRGS: Os diversos recursos de aprendizagem podem ser disponibilizados tanto nos diversos níveis da estrutura (ou instâncias) do sistema, assim como nas comunidades temáticas, que constituem grupos organizados livremente (informalmente) ao redor de temas ou interesses, e não representam partes formais da estrutura

32 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma NAVI, no nível de turmas de alunos: Apresentação de informações gerais das disciplinas, inclusive a lista de professores e alunos, com seus perfis, dados cadastrais e recados enviados por outros integrantes da respectiva turma Notícias editadas pelos professores; e mural virtual de recados, pelos alunos

33 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Vídeo-aulas, disponibilizando apresentações resumidas de aulas, em vídeos digitais Conteúdos das aulas, em arquivos de diferentes formatos: texto, powerpoint, planilha eletrônica, pdf etc.

34 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Agenda das aulas, apresentando os conteúdos com um cronograma de atividades

35 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Fórum temático, de construção do conhecimento da disciplina, disponível 24 hs, para conversação assíncrona com os professores e colegas de turma; tem uma estrutura encadeada, permitindo respostas a anotações feitas, assim como respostas de respostas, até vários níveis; permite abertura de diferentes temas de discussão

36 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Acervo de informações: links, videos, leituras recomendadas, aulas interativas de dias anteriores etc. Enquetes sobre temas da disciplina, disponibilizados pelos professores

37 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Chat (ou Aula Interativa), para conversação on-line ou síncrona; pode ser gerada com ou sem vídeo de emissão (ou transmissão); e pode ser capturada com ou sem vídeo; Multivideo chat (ou reunião on-line), para conversação on-line ou síncrona, com vídeo, entre vários participantes (ao mesmo tempo), monitorado por um moderador, e que pode ser acompanhado por outros participantes via chat; permite apresentação complementar de slides;

38 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Exercícios on-line, onde podem ser disponibilizados exercícios de diferentes tipos, para fins de aprendizagem de forma mais informal e divertida (palavras cruzadas etc.) Scorm, para disponibilização de recursos gerados por outros softwares e plataformas, nesse formato

39 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Avaliações, para disponibilização de provas objetivas on-line, ou na forma de arquivos de diferentes formatos Portfólio de materiais, para entrega em escaninho virtual aos professores, que poderão comentar os mesmos; o acesso pode ser geral (alunos e professores) ou particular (somente professores)

40 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Estudos de casos, para disponibilização de textos pelos alunos com esta estrutura de apresentação Relatos, para disponibilização de textos pelos alunos, relatando experiências relacionadas à matéria

41 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Suporte Técnico, para envio de dúvidas ou de problemas técnicos, às equipes de helpdesk ou do Navi Café Virtual constituindo um espaço virtual informal de descontração

42 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Correio interno, para remessa e recebimento de mensagens, para alunos e professores selecionados; as mensagens podem ser enviadas para caixas postais internas (da plataforma) e também para s externos, conforme assinalado na página de dados cadastrais

43 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Indicadores, para acompanhamento dos acessos a recursos por parte dos usuários do sistema Ferramentas de Gerência dos recursos do sistema, para criação, atualização e exclusão dos recursos ou ferramentas, tais como conteúdos, enquetes, exercícios, acervo etc.

44 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Principais recursos da plataforma Navi (cont.): Painel de Controle do Ambiente, para configurar (definir) o conjunto (menu) de recursos a serem usados nas instâncias, administrar pessoas, criar e acompanhar avaliações, gerenciar inscrições, configurar o uso do portfólio, ativar recursos fixos, configurar o uso de ferramentas de edição, configurar recursos, como de conteúdos.

45 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Recursos complementares especiais da plataforma Navi (cont.): Indicação de quem está on-line, visando a permitir trocas de comunicações síncronas, conforme combinações; Uso de torpedos, que constituem pequenas mensagens enviadas a colega usuário, que está ou não on-line;

46 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Recursos complementares da plataforma Navi (cont.): Envio de recados, que constituem mensagens visíveis a colegas, como num mural; Uso de blogs, que constituem espaços próprios de desenvolvimento de páginas

47 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Recursos complementares da plataforma Navi (cont.): Uso de minifotos na página de apresentação dos alunos/professores, no cadastro de usuários, em fóruns, chats, torpedos e outros locais da plataforma

48 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Endereços de acesso a aplicações da plataforma Navi: cursos acadêmicos da UFRGS: uso geral da EA/UFRGS: cursos GNF-BB-2005 e 2008: / Tutorial da plataforma NAVI: al.htm

49 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Vantagens do EAD: a) ganho de escala; a) ganho de escala; b) especialização de funções e criação de estrutura- meio: professores-autores, professores-tutores, equipes de desenvolvimento de materiais, equipe técnica-administrativa, equipe de helpdesk; c) preparação de materiais de ensino mais organizados, e com maior qualidade, que ficam em acervos;

50 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Vantagens do EAD: d) especialização do professor na sua capacidade em escrever e em se expressar para públicos maiores d) especialização do professor na sua capacidade em escrever e em se expressar para públicos maiores e) Desenvolvimento de acervos de materiais de ensino f) desenvolvimento de materiais de ensino alternativos: jogos, exercícios, desafios, estudos de casos, enquetes etc.

51 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Vantagens do EAD: g) menores custos com itens físicos (infraestrutura, café, lanches etc.) g) menores custos com itens físicos (infraestrutura, café, lanches etc.) h) possibilidade de ter alunos em diferentes horários de aula, e de diferentes origens (municípios, estados, países); i) desenvolvimento de uma nova mentalidade de aprendizagem, mais calcada em conversações, raciocínios conjuntos, e recursos virtuais.

52 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Vantagens do EAD: j) apoio mais constante ao ensino (quase 24hs), e não apenas durante poucas horas de aulas presenciais; j) apoio mais constante ao ensino (quase 24hs), e não apenas durante poucas horas de aulas presenciais; k) maior liberdade de aprendizagem para os alunos (em horários e espaços mais livres);

53 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Novas Exigências do EAD: a) de planejamento prévio dos materiais de ensino e da agenda: os cursos precisam ser planejados e preparados pelos professores antes de serem ativados; a) de planejamento prévio dos materiais de ensino e da agenda: os cursos precisam ser planejados e preparados pelos professores antes de serem ativados; b) de novas regras acadêmicas e de funcionamento dos cursos, coerentes com a nova modalidade (de EAD); b) de novas regras acadêmicas e de funcionamento dos cursos, coerentes com a nova modalidade (de EAD);

54 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Novas Exigências do EAD: c) de materiais de ensino de maior qualidade, assim como meios de comunicação com melhor qualidade (rede, provedores, infraestrutura 24hs, helpdesk etc); c) de materiais de ensino de maior qualidade, assim como meios de comunicação com melhor qualidade (rede, provedores, infraestrutura 24hs, helpdesk etc); d) exigência de infraestrutura de acesso, externa (usuários) e interna (instituição);

55 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Novas Exigências do EAD: e) de equipes intermediárias de apoio, principalmente equipes de tutores capacitados; e) de equipes intermediárias de apoio, principalmente equipes de tutores capacitados; f) de investimentos em infraestrutura e tecnologia (equipamentos (provedores), rede, helpdesk e softwares);

56 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Novas Exigências do EAD: g) necessidade de professores e alunos com novos perfis (para aulas de EAD: com capacidade e disposição para interagirem virtualmente em diferentes horários); g) necessidade de professores e alunos com novos perfis (para aulas de EAD: com capacidade e disposição para interagirem virtualmente em diferentes horários); h) novos regulamentos e cuidados, tendo em vista que a presença dos alunos é virtual

57 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Atitudes importantes dos alunos para uma boa aprendizagem baseada em tecnologias de EAD: a) vontade de aprender (com interesse real pelo assunto focado); e aprender a aprender a) vontade de aprender (com interesse real pelo assunto focado); e aprender a aprender b) disciplina (regularidade) e constância (acessar seguidamente o curso);

58 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Atitudes importantes para uma boa aprendizagem baseada em tecnologias de EAD: c) aprender com autonomia, participando criticamente da construção de conhecimentos (saberes); d) aprender com parceria (com os outros), como participante ativo de uma comunidade virtual (turma);

59 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Atitudes importantes para uma boa aprendizagem baseada em tecnologias de EAD: e) aprender pela práxis, refletindo criticamente a respeito das práticas (experiências); f) aprender como cidadão, como um sujeito participante ativo da construção de uma sociedade com maior qualidade de vida

60 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Exemplos de Usos Potenciais da Plataforma NAVi, tendo em vista principalmente seu enfoque sistêmico: a) em Universidades, contendo várias Unidades Acadêmicas, cada qual com diferentes departamentos e cursos (sub-sistemas); b) em Ministérios e secretarias de governos, reunindo diferentes cursos, programas e atividades na forma de redes ou sistemas de governo ou concertação (tais como: Rede de Segurança Alimentar, Territórios da Cidadania e outros;

61 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Exemplos de Usos Potenciais da Plataforma NAVi, tendo em vista principalmente seu enfoque sistêmico: c) em Secretarias de Educação de Estados e Municípios, visando a reunir a gestão de diferentes Escolas, por diferentes segmentações (regiões, municípios ou distritos); d) em Tribunais de Justiça, visando a simplificar, agilizar e unificar a atuação das sedes centrais com as diferentes comarcas e varas de justiça, principalmente daquelas mais distantes;

62 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Exemplos de Usos Potenciais da Plataforma NAVi, tendo em vista principalmente seu enfoque sistêmico: e) em Assembléias Legislativas, visando a facilitar, extender e sintonizar a representação e atuação dos deputados estaduais com seus municípios e regiões; f) em Centros e Instituições de fomento à pesquisa, visando a reunir pesquisadores de diferentes lugares e países em redes de pesquisadores (exemplos: CNPq, Embrapa, Finep);

63 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Exemplos de Usos Potenciais da Plataforma NAVi, tendo em vista principalmente seu enfoque sistêmico: g) em Redes Sociais, visando a reunir as atividades de diferentes instituições, associações, entidades, atores e apoiadores de causas sociais; h) em Empresas e Redes de Empresas, visando a reunir (osquestrar) as ações, interesses e compromissos de diferentes filiais, ou empresas associadas ou relacionadas;

64 1/5/ NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem Exemplos de Usos Potenciais da Plataforma NAVi, tendo em vista principalmente seu enfoque sistêmico: i) em Empresas de capacitação, visando a reunir e desenvolver diferentes cursos; j) em Organizações Virtuais, visando a reunir interessados para a discussão de diferentes temas sociais.

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