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Multimídia Educativa Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo CNS – FACINTER.

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2 Multimídia Educativa Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo CNS – FACINTER 2006

3 Educação e Comunicação Não há educação sem comunicação ; mas que tipo de comunicação se realiza no espaço educacional? Não há educação sem comunicação ; mas que tipo de comunicação se realiza no espaço educacional?

4 Comunicação processo de interação social – baseado no uso de sistemas simbólicos – pelos quais os seres humanos trocam experiências cognitivas e afetivas por meio de diálogos, influenciando, uns aos outros reciprocamente e com diferentes propósitos (BELTRAN, 1972, p. 22).

5 Comunicação não são 'as mensagens' que são transferidas na troca comunicativa (o que pressupunha uma posição de igualdade entre emissor e receptor) mas antes é a relação comunicativa a que se constrói ao redor de um 'conjunto de práticas textuais (WOLF, 1987: )

6 Como se realiza a comunicação, para Freire (um educador) e para Lévy (um estudioso da comunicação)?

7 Paulo Freire Co-participação de emissor e receptor na compreensão da significação do significado de forma crítica, como elemento essencial da educação, comprometida com o contexto histórico.

8 Pierre Lévy Relacionamentos entre interlocutores, mediatizados pelas TICs, num contexto dinâmico que provoca... redes de conexões, transformando a mensagem recebida e construindo novas mensagens.

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10 Comunicação Social –profusão de mídias interativas; –Redes de comunicações; –Multidirecional. –profusão de mídias interativas; –Redes de comunicações; –Multidirecional.

11 Comunicação Escolar

12 Emissor (professor) para receptor passivo (aluno) Quadro de giz, retro-projetor, livro, vídeo, data-show. Unidirecional. Emissor (professor) para receptor passivo (aluno) Quadro de giz, retro-projetor, livro, vídeo, data-show. Unidirecional.

13 Como se transforma a Comunicação Escolar em Comunicação Educativa, próxima da Comunicação Social?

14 Professor Conteúdo Mídia Aprendiz Professor Conteúdo Mídia Aprendiz Comunicação Educativa

15 Curitiba PR Balsas Ma Joinville SC Valparaiso GO Chopinzinho PR Campinas SP Manaus AM Junqueiro Al Santa Maria RS

16 Mídia e Educação A origem do termo é latina, medium (singular) e media (plural) querem dizer meio e meios. Em inglês, os termos são usados para designar um meio (medium) e os meios (media) de comunicação, pronunciando-se midium e midia" (SANTAELLA, 1996:24).

17 Cada mídia que aparece na escola substitui a anterior, ou, combinadas, formam uma rede de mídias?

18 Redes de Mídias TV – noticiário com imagens rápidas Rádio – notícias comentadas Jornal – notícias comentadas com ilustrações Revista semanal – aprofundamento do tema a partir de uma pesquisa Filme ou vídeo – ficção ou documentário Livro – aprofundamento a partir de investigação TV – noticiário com imagens rápidas Rádio – notícias comentadas Jornal – notícias comentadas com ilustrações Revista semanal – aprofundamento do tema a partir de uma pesquisa Filme ou vídeo – ficção ou documentário Livro – aprofundamento a partir de investigação

19 Redes de Mídias na escola Vídeo – apresentação motivadora Quadro-negro – apresentação Retro-projetor -texto com ilustrações Jornal, revista, fotocópias trazidas pelos alunos – aprofundamento em equipe Filme ou vídeo – aprofundamento Livro – aprofundamento a partir de investigação Internet – aprofundamento com diferentes visões Vídeo – apresentação motivadora Quadro-negro – apresentação Retro-projetor -texto com ilustrações Jornal, revista, fotocópias trazidas pelos alunos – aprofundamento em equipe Filme ou vídeo – aprofundamento Livro – aprofundamento a partir de investigação Internet – aprofundamento com diferentes visões

20 Comunicação com a comunidade - Presencial - Mediada: Correio regular, telefone, celular, fax, , rádio, TV Comunicação com o mundo -Internet ( , Lista de discussão, WWW) Redes de Comunicações

21 Comunicação na escola - presencial - Mediada impressa, sonora e visual audiovisual multimídia Comunicação na escola - presencial - Mediada impressa, sonora e visual audiovisual multimídia

22 Multimídia Educativa: fundamentos Emirecs : emissores e receptores a uma só vez Meios (as tecnologias de comunicação) a mensagem ou documento multimídia; e Contexto Emirecs : emissores e receptores a uma só vez Meios (as tecnologias de comunicação) a mensagem ou documento multimídia; e Contexto

23 Comunicação Multimídia Educativa Interações de professores e alunos Dados, informações e conhecimentos sobre o mundo, a natureza, a cultura utilização dos meios combinados integrados pelo computador Interações de professores e alunos Dados, informações e conhecimentos sobre o mundo, a natureza, a cultura utilização dos meios combinados integrados pelo computador

24 Multimeios integrando as diferentes linguagens de forma interativa de acordo com os objetivos estabelecidos,. Criando uma rede de significados que integra textos verbais de diferentes fontes, ou som, imagem e texto verbal (hipertexto). integrando as diferentes linguagens de forma interativa de acordo com os objetivos estabelecidos,. Criando uma rede de significados que integra textos verbais de diferentes fontes, ou som, imagem e texto verbal (hipertexto).

25 Multimeios a transparência, o audiocassete, slides vídeos, o quadro-negro fotos a transparência, o audiocassete, slides vídeos, o quadro-negro fotos

26 Hipertexto... um hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos, ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos (LEVY, 1993, p. 33)

27 Como o professor pode usar os multimeios na sua prática pedagógica?

28 Uso dos multimeios Construção de novos conhecimentos, Utilização dos diversos meios Busca de outras fontes de informação Reconstrução do conhecimento Utilização de diferentes linguagens, Articulando da escrita, fala, sons, imagens, e movimentos. Construção de novos conhecimentos, Utilização dos diversos meios Busca de outras fontes de informação Reconstrução do conhecimento Utilização de diferentes linguagens, Articulando da escrita, fala, sons, imagens, e movimentos.

29 Autores: Adonai e Kika, 1996

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33 Atenção! Não basta o uso combinado dos meios, é necessário um planejamento educacional A abordagem pedagógica que os vai combinar, precisa estar associada aos objetivos que se quer alcançar e à interação que se quer provocar Não basta o uso combinado dos meios, é necessário um planejamento educacional A abordagem pedagógica que os vai combinar, precisa estar associada aos objetivos que se quer alcançar e à interação que se quer provocar

34 Utilização dos multimeios De forma interativa, o professor coordena um roteiro em que acontecem –a apresentação, –a prática, –a avaliação e –a retro-alimentação (feedback ) De forma interativa, o professor coordena um roteiro em que acontecem –a apresentação, –a prática, –a avaliação e –a retro-alimentação (feedback )

35 Apreensão e Expressão Linguagem oral Linguagem Escrita Linguagem Audiovisual Linguagem oral Linguagem Escrita Linguagem Audiovisual

36 Imagem do Mundo Percepção pelo livro Percepção pelo audiovisual Percepção pelo computador Percepção pelo livro Percepção pelo audiovisual Percepção pelo computador

37 Imagem do Mundo – pelo livro Compreensão através de dupla abstração; Campo visual determinante; Compreensão linear ; Realidade em um espaço e tempo finitos; Imaginação estimulada; Possibilidade de polissemia. Compreensão através de dupla abstração; Campo visual determinante; Compreensão linear ; Realidade em um espaço e tempo finitos; Imaginação estimulada; Possibilidade de polissemia.

38 Imagem do Mundo – pelo audiovisual Compreensão através da interioridade; Campo visual conjugado com o auditivo; Compreensão multidimensional; Espaço móvel e tempo sem limites; Imaginação restrita; Redução de polissemia. Compreensão através da interioridade; Campo visual conjugado com o auditivo; Compreensão multidimensional; Espaço móvel e tempo sem limites; Imaginação restrita; Redução de polissemia.

39 Novos Modos de Conhecer Inteligência Geométrica - Compreender –Atitude especulativa –Análise e síntese - abstração –Conceitual, formal, simbólica –Encadeamento Inteligência Geométrica - Compreender –Atitude especulativa –Análise e síntese - abstração –Conceitual, formal, simbólica –Encadeamento

40 Novos Modos de Conhecer Inteligência Tissular – Sentir –Atitude afetiva –Analogia Global, – sensorial, –Trama Inteligência Tissular – Sentir –Atitude afetiva –Analogia Global, – sensorial, –Trama

41 Compreender pelo audiovisual Estímulo-sensação Estado emocional novo Elaboração sensorial Reflexão – conceitualização, –apropriação e crítica Estímulo-sensação Estado emocional novo Elaboração sensorial Reflexão – conceitualização, –apropriação e crítica

42 Multimídia Educativa O professor não precisa carregar para a sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens; Pode utilizar o computador com seus periféricos e os programas de multimídia. O professor não precisa carregar para a sala de aula um variado conjunto de suportes tecnológicos para trabalhar com as diferentes linguagens; Pode utilizar o computador com seus periféricos e os programas de multimídia.

43 Definição de Multimídia Múltiplas mídias integradas na comunicação de uma mensagem utilizando-se as linguagens verbal, sonora e visual gerenciadas pelo computador na comunicação social e escolar

44 Definição de Hipermídia coletânea de mensagens elásticas que podem ser esticadas ou encolhidas de acordo com as ações do leitor. As idéias podem ser abertas e analisadas com múltiplos níveis de detalhamento (Negroponte, 1995:66) coletânea de mensagens elásticas que podem ser esticadas ou encolhidas de acordo com as ações do leitor. As idéias podem ser abertas e analisadas com múltiplos níveis de detalhamento (Negroponte, 1995:66)

45 Características apresentação ou recuperação de informações de maneira – multi-sensorial sentidos da audição e da visão –Integrada texto, som e imagem relacionados –intuitiva uso de ícones –interativa várias possibilidades de navegação para o usuário apresentação ou recuperação de informações de maneira – multi-sensorial sentidos da audição e da visão –Integrada texto, som e imagem relacionados –intuitiva uso de ícones –interativa várias possibilidades de navegação para o usuário

46 A partir de quando se teve tecnologia para Multimídia?

47 1984: texto escrito, integrado com sons, ilustrações, imagens, tabelas, gráficos; 1987: CD ROM, possibilidade de animações e seqüências em movimento. Hypercard: –multimídia interativa por hipertexto, com apenas um apertar de tecla, vai-se para outro texto, para uma imagem, para um som ou para um gráfico –todos integrados a partir de seus significados. 1984: texto escrito, integrado com sons, ilustrações, imagens, tabelas, gráficos; 1987: CD ROM, possibilidade de animações e seqüências em movimento. Hypercard: –multimídia interativa por hipertexto, com apenas um apertar de tecla, vai-se para outro texto, para uma imagem, para um som ou para um gráfico –todos integrados a partir de seus significados.

48 Quando chega a Multimídia no Brasil?

49 No Brasil: década de 1990 Computadores Apple, Macintosh, – nos centros de pesquisa acadêmicos, e –nas empresas de publicidade. PC e sistema operacional Windows – alguns projetos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa das Universidades com escolas – através dos projetos do MEC e das Secretarias Estaduais e Municipais, mais tarde nas escolas. Computadores Apple, Macintosh, – nos centros de pesquisa acadêmicos, e –nas empresas de publicidade. PC e sistema operacional Windows – alguns projetos desenvolvidos nos Centros de Pesquisa das Universidades com escolas – através dos projetos do MEC e das Secretarias Estaduais e Municipais, mais tarde nas escolas.

50 Como os professores podem utilizar a multimídia?

51 como um instrumento de construção individual do conhecimento (enquanto trabalha com simulações, que permitem a experimentação em um mundo virtual, por exemplo), como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros, – o(s) aluno(s) "desenha(m)" um novo conhecimento com software de autoria, utilizando som, imagem, texto, integrando-os para comunicar o aprendido como um instrumento de construção individual do conhecimento (enquanto trabalha com simulações, que permitem a experimentação em um mundo virtual, por exemplo), como um instrumento de compartilhamento de sua produção com os outros, – o(s) aluno(s) "desenha(m)" um novo conhecimento com software de autoria, utilizando som, imagem, texto, integrando-os para comunicar o aprendido

52 Importante as tecnologias e os suportes tecnológicos por si só não promovem a aprendizagem; dependem de uma decisão consciente do aluno, da intencionalidade, de atitudes adequadas, além de habilidades e de conhecimentos prévios.

53 Que dimensões do desenvolvimento do aluno podem ser articuladas com os multimeios e suas diferentes linguagens?

54 Linguagem audiovisual leitura do todo, que atinge os sentidos; começa com uma composição de teatro e fotografia, mas captura o que vê e ouve. leitura do todo, que atinge os sentidos; começa com uma composição de teatro e fotografia, mas captura o que vê e ouve.

55 A linguagem digital incorpora a seqüencialidade da linguagem verbal ao global da linguagem audiovisual permite segmentar e recompor o texto, simulando realidades não existentes incorpora a seqüencialidade da linguagem verbal ao global da linguagem audiovisual permite segmentar e recompor o texto, simulando realidades não existentes

56 Os professores ao se apropriarem da linguagem audiovisual e da linguagem digital com a mesma proficiência que usam a linguagem verbal podem orientar seus alunos a ultrapassarem o nível do afetivo e perceberem o jogo, a manipulação, as mensagens sub-liminares que existem por trás da comunicação audiovisual e digital.

57 Qual é a função dos os professores?

58 Os professores podem trabalhar com os multimeios de modo que as informações multimediais não se desfaçam no campo sensorial, e para que, do campo afetivo, sirvam de base para uma reconstrução e um aprofundamento do conhecimento no nível cognitivo, desenvolvendo estratégias de questionamento reflexivo e crítico.desenvolver com os alunos uma leitura crítica dos meios.

59 Que possibilidades se abrem com o uso da Multimídia educativa?

60 motivação, interesse dos alunos, investigação, individualização da aprendizagem, trabalho em equipe trabalho colaborativo, aprofundamento de conhecimentos. motivação, interesse dos alunos, investigação, individualização da aprendizagem, trabalho em equipe trabalho colaborativo, aprofundamento de conhecimentos.

61 revisão do que já foi aprendido e redirecionamento do que não ficou bem caro; diferentes formas de aproximação do mesmo conteúdo mantendo a motivação possibilidade de acesso a –materiais, –dados e –informações variadas em diferentes linguagens conhecimento de ambientes de aprendizagem diferenciados revisão do que já foi aprendido e redirecionamento do que não ficou bem caro; diferentes formas de aproximação do mesmo conteúdo mantendo a motivação possibilidade de acesso a –materiais, –dados e –informações variadas em diferentes linguagens conhecimento de ambientes de aprendizagem diferenciados

62 Para que os professores podem utilizar a multimídia?

63 docência, –apresentação de novos conceitos, conteúdos, e tendências da área específica de conhecimento orientação –escolha de programas que atendam aos diferentes estilos individuais de seus alunos –percursos diversos para desenvolver estratégias de aprendizagem regulação da aprendizagem dos seus alunos –possibilidade de uma forma de se rever a mesma temática. docência, –apresentação de novos conceitos, conteúdos, e tendências da área específica de conhecimento orientação –escolha de programas que atendam aos diferentes estilos individuais de seus alunos –percursos diversos para desenvolver estratégias de aprendizagem regulação da aprendizagem dos seus alunos –possibilidade de uma forma de se rever a mesma temática.

64 A Educação Especial pode receber boas contribuições da Multimídia?

65 Podem ampliar as potencialidades sensoriais e cognitivas dos alunos com necessidades educativas especiais Podem ser utilizados como tecnologia assistiva –para a orientação dos alunos com necessidades educativas especiais no ambiente escolar, –para sua inclusão como cidadão na sociedade. Podem ampliar as potencialidades sensoriais e cognitivas dos alunos com necessidades educativas especiais Podem ser utilizados como tecnologia assistiva –para a orientação dos alunos com necessidades educativas especiais no ambiente escolar, –para sua inclusão como cidadão na sociedade.

66 Que relação pode haver entre a investigação e o desenvolvimento de habilidades com a aplicação da multimídia?

67 Autonomia –responsabilidade pelos resultados conseguidos. –controle de sua aprendizagem –Tomada de decisões diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas verificação da necessidade –de desenvolvimento das habilidades –de reflexão sobre as interações entre professor e alunos, entre alunos e alunos, na utilização da Multimídia no processo ensino aprendizagem. Autonomia –responsabilidade pelos resultados conseguidos. –controle de sua aprendizagem –Tomada de decisões diagnosticar limites e possibilidades não desenvolvidas verificação da necessidade –de desenvolvimento das habilidades –de reflexão sobre as interações entre professor e alunos, entre alunos e alunos, na utilização da Multimídia no processo ensino aprendizagem.

68 proficiência na leitura e na escrita de programas de Multimídia e conhecer as diferentes linguagens que eles veiculam a observação, o questionamento, de registro em um diário de campo, busca de informações e de conhecimentos em diferentes linguagens de integração na exploração de programas de multimídia em CD-ROMS e DVDs ou disponibilizados, na WWW, via Internet. proficiência na leitura e na escrita de programas de Multimídia e conhecer as diferentes linguagens que eles veiculam a observação, o questionamento, de registro em um diário de campo, busca de informações e de conhecimentos em diferentes linguagens de integração na exploração de programas de multimídia em CD-ROMS e DVDs ou disponibilizados, na WWW, via Internet.

69 Como ocorre o desenvolvimento dos alunos como produtores na Multimídia Educativa?

70 Processo de produção de Multimídia –criação, –planejamento e – elaboração Desenvolvimento de –habilidades sensoriais e cognitivas, –estratégias de aprendizagem e –pensamento crítico, Realização de – levantamento bibliográfico –o, coleta de dados, –análise, –interpretação, –argumentação e –negociação. Processo de produção de Multimídia –criação, –planejamento e – elaboração Desenvolvimento de –habilidades sensoriais e cognitivas, –estratégias de aprendizagem e –pensamento crítico, Realização de – levantamento bibliográfico –o, coleta de dados, –análise, –interpretação, –argumentação e –negociação.

71 Qual é o papel do professor nesse processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa.

72 No processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa professor desempenha o papel de – orientador, –referência –interlocutor – avaliador No processo de produção da aprendizagem em Multimídia Educativa professor desempenha o papel de – orientador, –referência –interlocutor – avaliador

73 Como a interação, a cooperação e a colaboração estão articuladas com a Multimídia?

74 Interação interação com o ambiente e aos desafios que ele oferece para o processo de adaptação e equilibração (piaget) interação social que propicia modelos de pensamento em relação aos objetos, às atividades e ao mundo (Vygotsky) interação com o ambiente e aos desafios que ele oferece para o processo de adaptação e equilibração (piaget) interação social que propicia modelos de pensamento em relação aos objetos, às atividades e ao mundo (Vygotsky)

75 Cooperação Professor orienta a interação Professor escolhe alunos Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns –Em diferentes tarefas –Com cronograma estabelecido pelo professo Professor orienta a interação Professor escolhe alunos Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns –Em diferentes tarefas –Com cronograma estabelecido pelo professo

76 Colaboração Professor orienta a interação Alunos se escolhem Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns –Em diferentes tarefas –Com cronograma estabelecido pela equipe Professor orienta a interação Alunos se escolhem Alunos trabalham para alcançar objetivos comuns –Em diferentes tarefas –Com cronograma estabelecido pela equipe

77 O acesso à Internet pode auxiliar a Multimídia Educativa?

78 propicia o desenvolvimento de habilidades de busca, de recuperação e de seleção de conhecimentos propicia a configuração de aprendizagens colaborativas e aprendizagens significativas decorrentes da investigação e da produção da Multimídia Educativa por alunos e professores parceiros permite discutir, divergir, negociar e alcançar um consenso independente do tempo e do espaço físico que possuam. propicia o desenvolvimento de habilidades de busca, de recuperação e de seleção de conhecimentos propicia a configuração de aprendizagens colaborativas e aprendizagens significativas decorrentes da investigação e da produção da Multimídia Educativa por alunos e professores parceiros permite discutir, divergir, negociar e alcançar um consenso independente do tempo e do espaço físico que possuam.

79 Como se configura a interdisciplinaridade na Multimídia Educativa Multimídia

80 A hipertextualidade promove o tratamento de informações que se articulam em diferentes áreas de conhecimento, as interlocuções que surgem levam os alunos a criarem novos hipertextos e relacionando as diversas áreas reconstruindo os conhecimentos de forma interdisciplinar.

81 A Multimídia Educativa tem alguma relação com a Educação a Distância?

82 Com a convergência de diferentes mídias em diferentes linguagens, integrando diferentes saberes e conhecimentos viabiliza a aprendizagem de pessoas que não tem possibilidades de freqüentar a escola em horários e locais determinados. Os programas de Multimídia Educativa estão disponibilizados em CD-ROM, os alunos podem recebê-los pelo correio regular e na WWW, acesso pela Internet.

83 E a avaliação, qual a sua relação com a Multimídia Educativa na prática pedagógica?

84 na seleção dos programas Multimídia, na utilização durante a apresentação dos temas ao longo da disciplina/curso; na escolha dos programas Multimídia pelos alunos dentre ou a partir das referências indicadas pelo professor; no projeto de produção de trabalhos de Multimídia pelos alunos para a elaboração da produção de aprendizagem; e na entrega dos produtos realizados pelos alunos. na seleção dos programas Multimídia, na utilização durante a apresentação dos temas ao longo da disciplina/curso; na escolha dos programas Multimídia pelos alunos dentre ou a partir das referências indicadas pelo professor; no projeto de produção de trabalhos de Multimídia pelos alunos para a elaboração da produção de aprendizagem; e na entrega dos produtos realizados pelos alunos.

85 Os alunos não teriam essa mesma oportunidade com o livro didático ou com livro de ficção?

86 O livro tem uma seqüencialidade e uma linearidade própria, o programa multimídia permite que o aluno vá de um ponto significativo a outro, a ele articulado, com um simples clique do mouse, retornando a o ponto original com outro simples clique –Instantaneidade O livro tem uma seqüencialidade e uma linearidade própria, o programa multimídia permite que o aluno vá de um ponto significativo a outro, a ele articulado, com um simples clique do mouse, retornando a o ponto original com outro simples clique –Instantaneidade


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