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26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão

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Apresentação em tema: "26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão"— Transcrição da apresentação:

1 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Empreendedorismo em rádio e os desafios da comunicação online @caiotulio_costa Brasília, 21 de junho de 2012

2 O Brasil tem 9.500 rádios 4.500 são comerciais

3 A proposição O mercado do rádio no Brasil anda de lado no share de publicidade desde o começo do século* Neste ínterim, a internet criou um mercado mundial de +U$ 2,5 trilhões de faturamento Como ser criativo e empreendedor no mundo online usando a expertise que o mercado de rádio nos dá? Por falta de premissas é que não haverá desculpas... *Conforme Projeto Inter-Meios

4 Como antigamente tudo era melhor...
Solidez Segurança Força Conquista Instituição/Empresa Animação – frase: Uma de cada vez

5 Como agora tudo se complicou…
Fluidez Insegurança Fragilidade Ameaça Indivíduo 1º aparece as frases, depois somem e aparece frases do novo mundo

6 No novo mundo da instabilidade
Fluidez Insegurança Fragilidade Ameaça Indivíduo Relação de interdependência Novos modos de ser, conversar e fazer Do administrador para o líder

7 Desagregação das esferas públicas
Dispersão Revolução CONCENTRAÇÃO

8 Novos meios agregam informação de terceiros
AGREGADORES DE NOTÍCIAS

9 Novos meios agregam informação de terceiros
AGREGADORES DE RÁDIOS NA WEB

10 Novos meios agrupam pessoas e elas manipulam as informações
MÍDIAS SOCIAIS

11 Em diversas plataformas e aparelhos
Smartphones iPhone, Android, Windows, BlackBerry Tablets Desktops e Laptops

12 COM UMA COMPLEXIDADE APARENTEMENTE INFINITA

13 QUALQUER UM – INDIVíDUO, uma instituição, empresa, partido, ONG ou governo – passa a ter acesso fácil e barato as ferramentas de mídia

14 Partidos, governos, e instituições políticas tradicionais perderon o monopólio da fonte

15 A EMPRESA DE COMUNICAÇÃO E O JORNALISTA perderam o monopólio da informação

16 Este novo comunicador pode não ter audiência nem alcance nem frequência, mas tem…

17 PODER DE MÍDIA

18 No caso do rádio, que já se considerava interativo (em função do uso do telefone), o que muda é que hoje qualquer pessoa sem nenhum recurso econômico, pode ter uma rádio na web

19 EXEMPLOS DE UM NOVO MUNDO

20 Manila, 2001 GO 2 EDSA WEAR BLACK
Joseph Estrada, presidente das Filipinas, primeiro chefe de Estado a perder o poder por conta de manifestações organizadas por meio do celular. Mais de um milhão de moradores de Manila convergiram para a avenida Epifanio de Los Santos, conhecida como “Edsa”, uma hora após o primeiro SMS. Durante quatro dias, milhares de cidadãos apareceram vestidos de preto na avenida. O presidente caiu. Apenas 5 milhões de filipinos possuíam celulares, numa população de 70 milhões de pessoas. Clique para adicionar texto

21 Madri, 2004 Atentado em 11//3/2004 na estação Atocha em Madri e que resultou em 191 mortes Clique para adicionar texto

22 São Paulo, 2006 Clique para adicionar texto São Paulo, Brasil, 20 horas, en 15 de maio de 2006 – TOQUE DE RECOLHER

23 Mianmar, 2007 Clique para adicionar texto Série de protestos antigovernamentais em Mianmar (antiga Birmânia) em agosto de 2007 contra a degradação da economia e a situação difícil. A polícia reprimiu as manifestações pacíficas de maneira extremamente beligerante. O celular foi usado para vazar as imagens.

24 EUA, 2008 Clique para adicionar texto John McCain Barack Obama

25 Irã, 2009 Clique para adicionar texto Neda Soltani, junho de 2009

26 Brasil, 2010 Clique para adicionar texto Marina Silva, candidata a presidente do Brasil: 19,6 milhões de votos

27 Praça Tahir, Egito, 2011 Clique para adicionar texto Celebração da vitória na PraçaTahir, Cairo, 18 de fevereiro de 2011

28 Inglaterra, 2011 Clique para adicionar texto Agosto de Os organizadores dos protestos na Grã-Bretanha se mobilizaram rapidamente por meio de mensagens via celulares BlackBerry, já que o aparelho tem uma vantagem sobre as redes sociais como o Twitter – o texto é encriptado dificultando o rastreamento. O governo britânico desejou controlar isso e levou o assunto para o Parlamento. Não conseguiu aprovação para bloquer os BBs..

29 O FUTURO DA COMUNICAÇÃO

30 O mercado digital = US$ 2,4 trilhões
7% 14% 20% 60% Fontes: PWC, Gartner, IDC, InFinancials, BCG

31 Mudou a cadeia de valor 100% DOMINADO TV Jornal e Revista
CADEIA DE VALOR NO NEGÓCIO DA MIDIA CLÁSSICA TV domínio de conteúdo, tecnologia e distribuição 100% DOMINADO Jornal e Revista domínio de conteúdo, compra de matéria-prima, impressão e distribuição CADEIA DE VALOR NO NEGÓCIO DA NOVA MÍDIA Nova realidade empresas jornalísticas dominam conteúdo Teles e empresas de cabo dominam o acesso agregadores dominam tecnologia para usar conteúdos de terceiros e serviços empresas de tecnologia dominam a ponta final da distribuição, os devices (PCs, laptops, tablets, smartphones... SÓ DOMINA CONTEÚDO

32 A audiência mudou e cresceu
Visitantes únicos (em milhões) x circulação paga dos grandes diários americanos

33 O monopólio da mídia clássica era assim
Fonte da notícia Agências de notícias Noticiário de Rádio Jornais Noticiário de TVs Revistas Ouvinte Leitor Telespectador Leitor

34 O novo caminho da notícia é assim
Fonte Agências de notícias Indivíduo interessado(Blogs) Mídia Clássica Indivíduos (em redes sociais) Sites e Portais noticiosos Sites institucionais ou empresariais

35 Ou melhor, assim... Fonte Agências de notícias Fonte Fonte Fonte
Iindivíduo interessado(Blogs) Fonte Fonte Midia Clássica Individuos (em redes sociais) Fonte Fonte Sites e Portais noticiosos Site institucionais ou empresarial Fonte

36 Enfim, é assim: Mídia Fonte Mídia Fonte Agências de notícias Mídia
Iindivíduo interessado(Blogs) Fonte Mídia Fonte Midia Clássica Individuos (em redes sociais) Mídia Fonte Mídia Sites e Portais noticiosos Fonte Site institucionais ou empresarial Mídia Fonte

37 A transformação do fazer jornalístico
Antes ATOR PRINCIPAL Pesquisa Fonte Texto Foto Vídeo Narração/Locução Ancoragem Menos opinativo Zero em tecnologia Agora ATOR COADJUVANTE Mais fácil, trabalhosa Continua a mesma Escreve e fotografa Fotografa e escreve Começa a usar Muito pouco Mais opinativo Usa programas automáticos Depois MAIS UM ATOR Ainda mais fácil Continuará importante Será multimídia Sim Ainda mais opinativo Tudo automatizado

38 A transformação do discurso jornalístico
Textual Sintético Imagético Restrito à jornada Instantâneo onipresente

39 Para entender a transformação
Dispersão Redes Sociais Concentração Qualquer tipo de controle é mais complexo O descontrole é permanente

40 A indústria tradicional da música foi à falência
A indústria dos classificados foi substituída pelo Google

41 Os jornais estão confusos e testam vários modelos
Paywall Poroso/Publicidade+Assinaturas Somente Publicidade/1 ou múltiplos sites Só Publicidade/modelo inverso Só Assinaturas/modelo Premium Publicidade + Serviços de Valor Agregado

42 E ainda há as que prometem dar certo
As empresas que dão certo são as que aliam publicidade à tecnologia e aos serviços de valor adicionado SVA+Publicidade+Tecnologia Software + Serviços de Valor Adicionado Tecnologia + Publicidade + mobilidade E ainda há as que prometem dar certo Tecnologia + Publicidade

43 Só escala não resolve a publicidade
10 vezes menos Só 15% a menos 10 vezes menos

44 O modelo tradicional da imprensa
Conteúdo + Publicidade + Venda avulsa + Assinaturas Composição + Pré-impressão + Impressão DISTRIBUIÇÃO + =

45 O novo modelo da imprensa
Conteúdo + Publicidade + Venda Avulsa+ Assinaturas Serviços de Valor Agregado Tecnología C R M + + =

46 Seis pontos de atenção 1 A indústria da comunicação está confusa, A confusão está no fato de que esta indústria pretende transpor para o ambiente digital seu modelo de negócio tradicional e está enfrentando enorme dificuldades. Por isso, girando em torno de si mesma, abrindo e fechando conteúdos, mas já sabe que somente as receitas de publicidade não resolvem a equação Não entendeu como funcionam as redes sociais (nas quais o público usa e abusa do seu conteúdo) e não consegue administrar muito bem esta nova realidade. 2 3

47 Seis pontos de atenção 4 Também não conseguiu ainda entender como segmentar a publicidade, como praticar behavior targeting respeitos (para valorizar o CPM), como aproveitar melhor a publicidade de texto e como tratar com os agregadores que usam gratuitamente o seu conteúdo. Não conseguiu entender que a cadeia de valor mudou e que as receitas terão que vir da publicidade + assinaturas (do conteúdo que o público valorize) mas também de serviços de valor agregado. A nova cadeia de valor mostra que esta não é mais uma indústria de informação e sim uma indústria de comunicação sustentada por tecnologia e Customer Relationship Management - CRM. 5 6

48 O desafio para as rádios
Como informar, entreter e/ou prestar serviços no ambiente online com um modelo de negócio vencedor?

49

50

51 O share das rádios Faturamento total em dez de 2000: R$ 9,5 bi
Radio em dez de 2000: R$ 0,48 mi 2011: R$ 1,13 bi O mercado cresceu 198% em onze anos e o meio radio cresceu 134% A TV pulou de 58% em 2000 para 63% em 2011

52 1 2 3 Em resumo... O negócio online não é complementar, é único.
A comunicação online se converteu em algo onipresente, pervasivo O jornalista perdeu o papel de ator principal e agora divide o cenário com pessoas e instituições presentes na mídia interativa 3

53 ENFIM

54 O rádio tem que abraçar a internet e a comunicação móvel – não apenas como ferramentas de venda ou de marketing, mas principalmente como negócio que depende da interatividade e do desenvolvimento tecnológico. E a publicidade não vai pagar a conta.


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